Empreendedorismo

Os 7 desafios do empreendedorismo no Brasil

09/07/2020
Os 7 desafios do empreendedorismo no Brasil

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Empreender no Brasil e abrir um negócio é sonho de muitos. Para consolidar seu negócio no mercado atual é preciso buscar sempre conhecimento e investir em boas ferramentas e métodos de gestão empresarial. Não há uma “receita de bolo” que garanta lucros, por isso é preciso muito trabalho para vencer os desafios do empreendedorismo.

No Brasil, a dificuldade do empreendedor é ainda maior. Existem vários desafios que este enfrenta e neste artigo abordaremos sete deles.

1º Alta carga tributária

Se o empreendedorismo no Brasil não tiver bom planejamento durante a criação da empresa com relação Carga Tributária correspondente, então ela poderá estar fadado ao fracasso. Vale consultar um contador e saber o que será preciso arcar após criar seu CNPJ. 

O regime tributário é pesado no Brasil. A sonhada reforma tributária anunciada pelo governo federal ainda será votada pelo Congresso.

Fazer uma pesquisa especializada sobre a possibilidade de enquadramento em um regime tributário mais leve como o Simples Nacional e sobre a isenção de certos impostos como no caso do Microempreendedor Individual pode ser útil para ter um certo alívio financeiro.

O porte da empresa e atividade do próprio negócio contam como critérios objetivos para ser aceito nesses modelos de tributação.

O Brasil possui uma legislação extremamente complexa com relação aos impostos, com muitos detalhes e variações sobre a população economicamente ativa gerenciado pela Receita Federal.

É necessário estar sempre atento ao acompanhar a parte fiscal de sua empresa. As situações mudam constantemente. 0 que foi mais favorável no início, por exemplo, pode não ser mais vantajoso em determinado momento. Consulte sempre um contador de confiança. 

2º Falta de estímulo de crédito

É comum que o empreendedorismo no Brasil não consiga facilmente incentivo financeiro com taxas de juros muito baixas. Por isso, é fundamental planejar bem a vida financeira da empresa e fazer o controle de gastos constante.

Acontece que muitas pessoas precisam do pontapé inicial para começar suas atividades como empresários e donos da própria empresa.

muitas pessoas precisam do pontapé inicial para começar a empreender no Brasil
Fazer uma minuciosa análise de mercado é importante antes de começar a empreender

A análise do mercado precisa ser feita por um profissional especializado, geralmente economista, o que gera um custo extra. Porém, com o auxílio desses profissionais, fica mais fácil de conseguir recursos e investir na sua empresa com melhores taxas. Uma dica fundamental é sempre fazer um plano de negócio. 

Para o controle fiscal e contábil também é essencial usar um sistema de gestão, que permitem atualização de dados em tempo real. 

3º Concorrência alta

Um dos grandes desafios do empreendedorismo no Brasil é a concorrência forte presente no mercado brasileiro.

O ambiente é cada vez mais competitivo para os empreendedores, o que torna a entrada no mercado muito mais complicada.

Entre os desafios do empreendedorismo está a competição
Lembre-se que muitos já começaram a empreender no seu segmento antes de você

Os concorrentes no Brasil geralmente já são os grandes empreendedores e conhecidos por seus produtos, preços, entre outros.

No entanto, isso não é motivo para desanimar: você deve analisar e buscar sua forma de diferenciação dos concorrentes mais fortes, investir em marketing e vendas, a fim de conquistar seu próprio público-alvo.

4º Grande possibilidade de fechamento da empresa

A probabilidade de uma empresa fechar no Brasil é maior entre os empreendedores que estavam desempregados antes de iniciarem seus negócios.

Quanto menor o planejamento, maior a probabilidade da empresa fechar. São muitos os fatores que podem contribuir como:

  • Não conseguir fornecedores ideais;
  • Não manter diferenciação entre os concorrentes;
  • Deixar de cobrar os preços corretos de produtos e serviços, perdendo lucro;
  • Deixar de identificar o público-alvo corretamente;
  • Ter o lucro muito baixo sem possibilidade de reinvestir;
  • Não fazer plano de negócio;
  • Não medir seu capital de giro corretamente.

Dados do IBGE de 2014 mostram que mais da metade das empresas que foram abertas no país são fechadas antes de completarem cinco anos de vida. É um tempo muito curto considerando todo o investimento e dedicação envolvidos.

Caso você fique um dia nessa situação, saiba a melhor maneira de buscar a recuperação judicial ou extrajudicial.

5º Burocracia para empresas

Outro desafio do empreendedorismo no Brasil a ser enfrentado é a morosidade para legalizar uma nova empresa.

É comum ouvirmos que a burocracia no Brasil para abrir uma empresa ou iniciar negócios é gigantesca. É, por esse motivo, que muitas idéias não saem do papel. O Brasil é um dos países mais burocráticos quando se fala de abertura de empresas.

Estamos falando de processos, formulários, entrada de documentos para CNPJ, CNAE, comprovante de inscrição e de situação cadastral entre muitos outros.

Uma verdadeira maratona!

Isso sem contar as diferentes regras na contratação de mão de obra. Contudo, desde a reforma trabalhista, muita coisa mudou na CLT. Isso é um ponto positivo para quem quer contratar.

6º Escolher um nicho que o empreendedor goste

É comum ouvirmos sobre pessoas que escolhem cursar determinada área porque “dá dinheiro”. No entanto, se você não tiver nenhum tipo de afinidade com a área escolhida não conseguirá ter satisfação pessoal e se manterá apenas por obrigação.

O mesmo pode acontecer na empresa, podendo resultar em falência. Isso acontece porque muitas pessoas ouvem dicas de terceiros sobre a situação do mercado para determinado nicho. Por vezes essas acabam não se concretizando se não houver satisfação em se dedicar ao negócio.

Empreender é doar seu sangue, seu suor e seu tempo para dar forma à sua vontade de ganhar dinheiro.

7º Conseguir fazer a gestão empresarial

Um dos principais desafios que os empreendedores enfrentam é a dificuldade de fazer a gestão financeira e administrar tudo sozinho.

Cuidar do marketing, do controle de vendas, da frente de caixa, do controle financeiro, da gestão de pessoas, do controle de estoque, entre outras coisas pode não ser muito fácil. Isso exigiria um conhecimento múltiplo, o que dificilmente se tem quando não há experiência anterior. Com o tempo, é claro, a dificuldade diminui devido as situações diárias.

Há diversas ferramentas disponíveis no mercado como o sistema ERP online, por exemplo que auxiliam na gestão e tomada de decisão. Ele pode ser usado até mesmo gratuitamente e auxiliar na:

Empreendedorismo e Pandemia

Com a pandemia, há novos modelos de negócios e canais de comercialização. Os empreendedores que ainda não possuem ferramentas e canais digitais devem refletir sobre isso. Os novos canais tornaram-se importantes fontes para o fortalecimento de receitas.

Hoje, conforme diversas pesquisas revelam, há um crescimento nessas demandas e é importante enxergar essa oportunidade dentro do negócio, adaptando para manter o funcionamento e a fidelidade dos clientes.

Os canais digitais aumentam ainda mais sua influência na vida de todos, seja para comprar itens de primeira necessidade, seja para se relacionar socialmente. É uma revolução causada pelo fato de pessoas passarem mais tempo em casa. Ou seja, as coisas que não eram prioridades no passado passaram a ter outra dimensão agora.

Low Touch Economy

Uma empresa que não está apta a compreender essa mudança, conceber uma adaptação de seus produtos, crenças e modo de operar, está fadada ao fracasso. Ao perceber que algo está segurando o crescimento do negócio, um bom empreendedor sabe reagir de forma rápida para mudar o que for preciso. Apegar-se às próprias ideias de forma obtusa não combina com quem quer empreender nesse cenário.

Portanto, se necessário, transforme-se e aposte no empreendedorismo digital na low touch economy!

Visão além da crise

Quem lidera uma micro ou pequena empresa, a prioridade máxima deve ser manter a família e os funcionários em segurança. Nesses períodos de dificuldades, é preciso rever os processos da empresa, conversar com a equipe e ouvir o que eles têm a dizer, além de observar pontos de melhoria, analisar formas de redução de custo com fornecedores, pode ajudar a segurar o negócio durante esse período de dificuldades.

Aprimorar a qualidade do serviço, buscar treinamentos e melhorias não percebidas antes. Além de evitar desperdícios de tempo e de mão de obra.

Não ignore as mudanças no mercado

O empreendedorismo em diversos setores precisa aproveitar oportunidades. Na área de decoração e arquitetura, por exemplo, certamente vai haver demanda por pequenas reformas e adaptação de casas às necessidades do home office. Uma vez que o modelo de trabalho também passou por transformações.

Vislumbre!

Além disso, aspectos da economia colaborativa, tão em alta antes da pandemia, também serão impactados. Itens como: transporte e acomodação precisarão se adaptar para continuarem atraindo consumidores.

O empreendedorismo é marcado pela contínua cooperação
O empreendedorismo no Brasil por vezes é marcado pela contínua cooperação entre diferentes partes

A mudança também inclui uma maior aproximação com seus fornecedores, reconstruindo a relação mais próxima da sua empresa. Dessa forma, eles podem se tornar parceiros e fazerem parte do negócio. Isso também deve ser levado em consideração fora dos períodos de crise.


Conclusão

Em resumo, esses são os sete maiores desafios do empreendedorismo de alto impacto inicial a serem enfrentados no Brasil.

É possível evitá-los? Não. Contudo, conhecê-los os torna menos assustadores. Com a devida ajuda e boa gestão é possível superá-los de forma que não afetem tanto seu negócio e o desenvolvimento econômico.

Por fim, o cenário para empreendedores brasileiros não é muito favorável, mas com o devido planejamento, foco no negócio e busca de conhecimento constante é possível driblar a crise e alcançar o sucesso, independente das atividades econômicas escolhidas.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

24 Replies to “Os 7 desafios do empreendedorismo no Brasil”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Como definir pró-labore de empresários e sócios?

[…] Mesmo favorecendo possíveis riscos financeiros, e podendo demonstrar má administração, a ausência do pró-labore ainda ocorre em muitas empresas. Muitos gestores deixam de lado o pró-labore e comprometem o bom andamento de seus empreendimentos.  […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Atendimento ao cliente: Mais qualidade com uso do CRM

[…] Contudo, gerir um relacionamento eficiente com seus clientes é um desafio constante para as empresas. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Estoque consignado: O que é e como lucrar com ele

[…] negócio é uma luta para o empreendedor, pois esse gerenciamento varia de acordo com inúmeros fatores. Não existe uma fórmula pronta, e isso faz com que o empresário sempre busque […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Negócios lucrativos para abrir em 2020; veja sugestões

[…] Além disso, o que o empresário precisa é de muito trabalho e planejamento para fazer boa gestão empresarial e vencer os principais desafios do empreendedorismo no Brasil.  […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Quer abrir negócio em 2020? Veja 7 itens importantes para empresários

[…] Entenda que ao se tornar empresário, suas responsabilidades crescem.Outro aspecto fundamental diz respeito ao volume de dificuldades e desafios do empreendedorismo no Brasil. Carga tributária e burocracia estão entre eles. Leia mais sobre o assunto no link.  […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Trabalho autônomo - O que é e como é realizado

[…] secundária tem-se a opção do trabalho autônomo, que não possui vínculo empregatício e tem vantagens para ambas as partes. Neste artigo abordaremos sobre o que é e como funciona […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Ponto, Alvará, e-Social: MP da Liberdade Econômica

[…] Leia mais sobre os desafios de quem se torna empreendedor no Brasil […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Resultados indicam boa administração de negócios; Veja dicas

[…] A situação de alguém abrir uma empresa, sem saber muito sobre finanças e gestão, acontece em muitos casos de quem decide criar um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica – CNPJ e se aventura no desafios do empreendedorismo no Brasil. […]

Nome Fantasia de empresa - Veja 8 dicas infalíveis para escolher - MundoEmpresa

[…] Quais os 7 desafios do empreendedorismo no Brasil […]

Dólar sobe para R$ 5,388 e fecha no maior nível em duas semanas - MundoEmpresa

[…] Quais os 7 desafios do empreendedorismo no Brasil […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › As 4 dificuldades de acesso a empréstimo bancário

[…] carga tributária não é uma justificativa para a sonegação. Mas as empresas sempre tiveram um grande concorrente […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Os 8 erros de empreendedores na gestão financeira

[…] Os efeitos irão surgir mais cedo ou mais tarde. Receita cada vez menor, aumento de dívidas, portas fechadas para crédito e… falência. […]

Empreendedorismo social: Fa.vela ajuda a acelerar negócios na periferia - MundoEmpresa

[…] Os 7 desafios do empreendedorismo no Brasil […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Dicas importantes: Como abrir empresa do zero

[…] ter patrões e poder controlar seu próprio negócio é algo com que muitos sonham. Mas a pior coisa que alguém pode fazer no mundo dos negócios é se […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Como lucrar com o estoque consignado

[…] um negócio é um desafio para o empreendedor, faz parte! O controle de estoques, por exemplo, varia de acordo com inúmeros fatores. Não existe […]

Como Conseguir o PPP após a falência da empresa? | Times Brasilia

[…] Os 7 desafios do empreendedorismo no Brasil […]

Gestão de Risco: conheça as principais formas dela!

[…] no Brasil é sempre um desafio, não é mesmo? Ainda mais nos tempos atuais, onde a concorrência está cada vez maior. Por isso, […]

Como empreender no exterior: Abrindo seu próprio negócio nos EUA - Capital dot Social

[…] quanto financeiramente. E principalmente no exterior, onde comparado com as dificuldades de se empreender no Brasil, o cenário em teoria parece mais […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙