Administração

Quer abrir negócio em 2020? Veja 7 itens importantes para empresários

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 02/01/2020
Quer abrir negócio em 2020? Veja 7 itens importantes para empresários

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Caso você seja uma das pessoas que deseja abrir um negócio, começar uma empresa e empreender no ano de 2020, leia este post até o fim. Pois, nele reunimos assuntos fundamentais para quem busca informação antes de iniciar um empreendimento de sucesso. 

Embora as orientações para quem vai criar seu CNPJ seja similar para todos os novos candidatos a empresários, é válido ficar atento para algumas mudanças no que diz respeito à legislação atual, que está em movimento. 

Além disso, é fundamental buscar conhecimento técnico e teórico para fazer a vontade de ser empresário e as boas ideias se tornarem realidades lucrativas. 

Atenção antes de abrir um negócio

Pensando nesse público de futuros empreendedores, ou aqueles que já começaram seus negócios de modo informal, mas pretendem crescer e abrir uma empresa formalizada, com CNPJ, que elencamos algumas dicas de assuntos que deve se ter grande atenção. 

Grosso modo, quem possui a vontade de empreender tem ideias e dúvidas. 

Atenção! Precisa de notas fiscais, boletos, ordens de serviço, PDV, gestão de estoque finanças e contabilidade? O sistema ERP online reúne tudo isso grátis

Primeiramente, para transformar as ideias em concretizações é preciso ação e muito trabalho. Embora arregaçar as mangas não seja problema para muitos empresários, apenas força de vontade não é a garantia de começar um negócio de sucesso. 

Então, reunimos aqui dicas para diminuir os riscos de falhas e melhorar a gestão empresarial do seu futuro negócio. 

Dicas para quem quer abrir um negócio

Primeiramente, a ideia de ser patrão não significa que você terá menos trabalho, pelo contrário. 

Entenda que ao se tornar empresário, suas responsabilidades crescem.
Outro aspecto fundamental diz respeito ao volume de dificuldades e desafios do empreendedorismo no Brasil. Carga tributária e burocracia estão entre eles. Leia mais sobre o assunto no link

Por isso, as dicas principais para quem quer começar um negócio do zero é planejamento e estudo.

Sendo assim, listamos assuntos fundamentais para qualquer empreendedor. 

Lista de assuntos  importantes para novos empresários 

Segue abaixo os assuntos fundamentais, que devem ser entendidos, por quem deseja se tornar empreendedor. 

Empreendedores de sucesso acumulam experiências que influenciam diretamente no modo como administram seus negócios. Leia dicas no Blog FoxManager.
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Empreendedores de sucesso acumulam experiências diretamente no modo como administram seus negócios. Leia dicas no Blog FoxManager.

1- Planejamento estratégico 

Entenda: nenhuma empresa sobrevive no mercado competitivo sem o chamado planejamento estratégico. É fundamental ter uma visão realista do negócio por meio de análises. 

O uso do planejamento estratégico poderá ajudar no aumento do rendimento da sua empresa. 


Veja outro artigo com as ferramentas que podem ajudar a montar o seu planejamento estratégico.

2 – Plano de negócios 

Embora faça parte do planejamento, o chamado Plano de Negócios é um item essencial e que merece atenção de qualquer empresário. As funções desse tipo de documento são:

  • Definição de objetivos/diretrizes da empresa;
  • Definição de público-alvo;
  • Auxiliar na definição de metas;
  • Auxiliar na captação de recursos financeiros, humanos e possíveis parcerias;
  • Diminuir riscos para empresas.

Veja como montar um plano de negócio neste outro post do Blog FoxManager:  Como fazer Plano de Negócio para sua empresa; veja dicas práticas. 

3- CNPJ 

A sigla CNPJ quer dizer  Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. É válido conhecer sua importância, como criar o seu e como consultar CNPJ. Leia mais sobre o assunto no link

4- Alvará de funcionamento 

O alvará de funcionamento é um tipo de documentação emitida pelas prefeituras brasileiras. Entenda, ele é um dos mais importantes documentos exigidos aos empreendedores. Conheça mais sobre ele.

5- Pró-labore 

Todos os empresários se preocupam com o pagamento dos salários de seus funcionários, mas nem sempre lembram quem eles também trabalham na empresa e precisam receber um valor justo por isso. Valor esse independente do lucro do negócio. 

Estamos falando sobre o pró-labore, que de modo ilustrativo, chega a ser considerado o “salário” dos sócios. Logo, é fundamental conhecer sobre o assunto e destinar parte do rendimento para ele. Leia mais no artigo: Motivos para saber calcular o valor do seu pró-labore.

6- Capital de giro 

Não são poucos os que começam a empreender sem saber o que é o capital de giro.

Podemos dizer que o termo é o montante financeiro que pode ser usado de imediato para a cobertura de despesas necessárias para manutenção do funcionamento da empresa, por exemplo..  

Atenção! Precisa de PDV, emissão de notas fiscais, boletos, ordens de serviço e muito mais? Veja como ter tudo isso grátis

Note que ter um bom capital de giro é ter um tipo de “reserva” capaz de manter a empresa funcionando por um tempo. 

Em resumo, é fundamental saber o que é e como calcular o capital de giro da sua empresa, pois nem sempre o faturamento será suficiente para manter a saúde financeira do negócio. Leia mais sobre o assunto.  

7- Sistema de gestão integrada.

Outro aspecto fundamental para qualquer empresa é a tecnologia. Assim, usar planilhas antigas e cadernos para anotações manuais é um modelo de gestão empresarial antiquado. 

As empresas de hoje têm disponíveis sistemas inteligentes que integram os vários departamentos e possibilitam uma gestão empresarial integrada e em tempo real. 

Sistema ERP garante boa gestão empresarial
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Sistema ERP garante boa gestão empresarial

 Ou seja, o uso de um sistema ERP possibilita que necessidades comuns sejam atendidas, entre elas: 

  • Emissão de notas fiscais;
  • Emissão de boletos; 
  • Emissão de relatórios; 
  • Controle de estoque; 
  • Gestão financeira e fiscal;
  • Contabilidade em tempo real; 
  • Controle do Fluxo de caixa.

Da mesma forma, sistema ERP está disponível de modo online e com versão até mesmo grátis para empresários. Conheça mais sobre ele.

Conclusões

Em suma, toda pessoa física que deseja se tornar jurídica, ou seja, que quer abrir um negócio, deve planejar e trabalhar para o sucesso do novo empreendimento. Por fim, um cenário cada vez mais competitivo é fundamental buscar conhecimentos e investir nas ferramentas certas para fazer sua empresa crescer. 

Por fim, se pretende se aventurar pelo universo empresarial, ou se já é um empresário, veja também outros artigos do Blog FoxManager e acompanhe as nossas atualizações nas redes sociais. 

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade