Empreendedorismo

Resultados indicam boa administração de negócios; Veja dicas

27/06/2018
Resultados indicam boa administração de negócios; Veja dicas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sua empresa pode ser considerada como um organismo. Para ela ir bem, todos os setores precisam estar funcionando corretamente. Se um deles acaba por ficar deficitário, então alguns problemas e sintomas aparecerão. Neste artigo apontaremos alguns resultados que mostram que sua empresa está indo no caminho certo, também iremos oferecer uma preparação para conseguir identificar e analisar a causa desses problemas e fazer boa administração de negócios.

Aprender para ter resultados

A situação de alguém abrir uma empresa, sem saber muito sobre finanças e gestão, acontece em muitos casos de quem decide criar um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica – CNPJ e se aventura no desafios do empreendedorismo no Brasil.

Uma dica importante para quem quer abrir uma empresa, seja um empresário experiente ou novo na área, é fazer um Plano de Negócio bem elaborado. Pesquise dicas de como fazer um Plano de Negócios, ou procure um especialista.

Isso é um problema, pois sem a técnica e as ferramentas específicas, é complicado avaliar se os resultados estão sendo favoráveis.

A intuição do novo empresário pode ajudar em muitos pontos, mas sem o conhecimento necessário, pode ser que o empreendedor entre em algumas armadilhas. Veja 4 dicas para evitar o fechamento de sua empresa no link.

Indicadores na administração de negócios

O primeiro ponto a ser destacado aqui é que se há giro de caixa, não significa que há lucro de verdade. Ter um alto giro não indica que a empresa tenha seu devido retorno nas vendas. Leia mais sobre Ponto de Vendas (PDV) e fluxo de caixa.


Atenção!

Empresário, além de avaliar resultados para saber se faz a administração de negócios corretamente, é preciso buscar conhecimentos relevantes sobre o cenário econômico e sobre gestão empresarial. Confira algumas sugestões de temas para se aprofundar e garantir sucesso em sua empresa:


Como verificar resultados na empresa

Daremos aqui algumas dicas para você verificar os resultados da sua empresa e perceber se ela está indo bem ou não está como era esperado, bem como observar o futuro dela.

Organização

Organizar suas despesas é a primeira coisa a se fazer dentro da empresa para ter indicadores reais de seu desempenho frente ao mercado.

Inicialmente, você precisa descobrir quanto que sua empresa custa para funcionar. Ao passo que parece ser simples, essa atitude exige uma atenção especial.

As despesas podem ser várias e evidentes, mas sempre acontece de passar alguma conta de luz, água, internet ou alguns gastos compartilhados.

Por exemplo: se uma empresa tem tanto uma loja física quanto virtual, as despesas precisam ser divididas. Ora, há uma equipe que trabalha tanto no endereço físico quanto no virtual, mas você precisa calcular os gastos separadamente. O problema é que, se escolher uma só, estará contando que a loja virtual lucra muito mais que a física por exemplo, pois os custos da física estarão consideravelmente maiores que o normal, dando a falsa conclusão de que não compensaria manter a loja física.

Neste caso, a ideia é organizar de forma proporcional. Se uma certa porcentagem da jornada de trabalho da equipe é dedicada para a loja virtual, então essa porcentagem precisa valer para o custo operacional.

Por exemplo: se a equipe trabalha 50% na loja virtual e os outros 50% na loja física, então o custo da loja virtual será de 50% do valor, bem como a loja física. Isso é chamado de rateio de contas.

Confira mais informações sobre ferramentas para manter a organização e gerir sua empresa corretamente.

Classificar

Os gastos de uma empresa podem variar de diferentes formas: existem as despesas fixas e as variáveis. As primeiras independem de quaisquer variáveis e sempre serão pagas mensalmente.

Por exemplo: o aluguel, folhas de pagamento, luzes, água e internet. As segundas são aquelas que podem ter uma periodicidade diferenciada e podem variar de acordo com as vendas. Por exemplo: fretes, embalagens, gastos com entregas de acordo com os produtos.

O marketing pode ser considerado como um investimento. E como qualquer outro investimento, pode dar retorno ou não, o que o torna uma despesa variável.

Sua despesa pode ser baixa ou alta, dependendo do investimento e do retorno, bem como resultar num crescimento do lucro, com atração e fidelização de um maior número de clientes.

Os custos com marketing só serão considerados um bom investimento se  forem transformados em vendas. Cada vez que houver o interesse em realizá-los, é preciso análise detalhada do público a ser atingido, se há retorno no prazo esperado ou se o caixa é suficiente para bancar todo o investimento.

Toda essa classificação permite que os gastos sejam bem controlados, evitando problemas de falta de capital ou erros na hora de calcular certas receitas.

Dinheiro no caixa não significa faturar

Muitos costumam confundir faturamento com dinheiro no caixa ou dinheiro no bolso.

Se uma empresa costuma vender bastante no mês, importa mais o lucro do que a venda em si. Muitos clientes podem comprar em crédito, o que trazem taxas que interferem no valor final do seu lucro.

Além disso, se contar com os fretes, talvez o lucro não seja tão grande quanto se pensa. A quantidade de vendas, portanto, não significa lucro exatamente.

É interessante que o empresário esteja a par dos valores recebidos e a receber de cada uma das suas unidades.

A curva ABC, é um método conhecido que se costuma utilizar para descobrir quais os produtos que mais trazem retorno financeiro para a empresa, em qual localidade, além de mostrar quais produtos apenas ocupam lugar no estoque. Gestão de estoque é um dos pontos para boa administração de negócios.

Saber calcular lucro é fundamental

Calcular a margem certa também faz diferença na hora dos cálculos de lucros e de gastos. É comum pensarem que o lucro é só a diferença entre o preço de compra e de venda do produto. Esse tipo de pensamento é enganador, pois os custos de armazenagem, embalagem e frete também entram na conta. Somente dessa forma os custos serão calculados corretamente.

Com uma planilha ou sistema para auxiliar o controle fica tudo mais fácil. Fazer um DRE, o Demonstrativo de Resultados de Exercício, não é complicado.

Inicia-se a planilha com a receita total da empresa, descontam-se os impostos e os custos variáveis e essa margem é relacionada com as despesas de operação da empresa. O resultado de tudo isso é o lucro ou o prejuízo da empresa, a grosso modo.

Todas as movimentações financeiras são fáceis de serem vistas e as decisões podem ser tomadas com maior facilidade a partir da análise da DRE.

O histórico do DRE, se for feito mensalmente, pode ser utilizado para uma comparação anual, para prever certas variáveis do mercado.

Toda a apuração é simples e pode ser feita por qualquer empresário com conhecimento básico no assunto.

Outra ação importante para empresários que trabalham com negócios de qualquer ramo em empresas de todos os portes, é pesquisar sobre as ferramentas tecnológicas disponíveis para auxiliar a boa gestão, otimizar processos e garantir as obrigações legais.

Sistema ERP pode ajudar na gestão de empresas
Sistema ERP pode ajudar na gestão de empresas

Boletos, notas fiscais, ordens de serviços, controle de estoque, PDV, gestão da contabilidade. Essas são necessidades que podem ser atendidas com o uso de um sistema ERP online. O software ERP garante gestão integrada e em tempo real. Com ele fica mais fácil fazer boa administração de negócios, com foco nos resultados.

Dica:

O ERP mais completo do mercado é o FoxManager. Para conhecer basta acessar o site.

O FoxManager conta com plano grátis para 2 usuários.

Conclusões

No geral, seguindo essas orientações é possível manter a empresa bem estruturada por meio de uma boa administração focada nos resultados.

Ao iniciar um negócio é preciso buscar conhecimentos, planejar ações de gestão empresarial, usar ferramentas e métodos modernos e monitorar resultados.

Os desafios para quem decide empreender são muitos no Brasil, mas usando boas estratégias – e trabalhando muito – é possível ter um negócio lucrativo e de sucesso.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Replies to “Resultados indicam boa administração de negócios; Veja dicas”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Lições aos Negócios B2B Durante a Crise da Covid-19

[…] confiáveis, onde conhece seus parceiros e está confiante de que pode trabalhar em conjunto para superar esse momento difícil“, disse Steve Baruch, vice-presidente executivo, diretor de estratégia e marketing da MSC […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › O que vai mudar na gestão empresarial? CEOs respondem

[…] funcionar – e como -, tendo que seguir uma série de protocolos de segurança que por vezes inviabilizam as suas […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Gestão empresarial - 6 coisas que empresários precisam saber

[…] Por isso, destacamos neste artigo seis coisas que todos os empresários – sejam gestores de negócios de qualquer área de atuação ou porte – precisam saber para fazer uma gestão empresarial eficiente.  […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Sua Empresa Ainda Precisa de Alvará? Veja Atividades de Baixo Risco

[…] isso, essa consulta das atividades consideradas como de baixo risco – que vão dispensar as licenças e alvarás – podem ser feita por meio da Resolução nº 51 do Comitê para Gestão […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Gestão empresarial - 6 coisas que empresários precisam saber

[…] Por isso, destacamos neste artigo seis coisas que todos os empresários – sejam gestores de negócios de qualquer área de atuação ou porte – precisam saber para fazer uma gestão empresarial eficiente.  […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙