fbpx

Gestão de Pessoas

Gestão por Resultados - Benefícios de focar nas metas

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 10/04/2019
Gestão por Resultados - Benefícios de focar nas metas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Gerenciar uma empresa é algo muito difícil. É necessário saber agir e alocar os recursos no tempo certo e no lugar certo. Assim sendo, é importante escolher entre sistemas de gestão o melhor modelo de administração. Pensando nisso, os administradores têm aplicado o passo a passo do que chamamos de gestão por resultados.

Ela nada mais é do que guiar a empresa por metas que visam resultados positivos.

Índice:

Neste artigo nós falaremos sobre o processo de gestão por melhores resultados, como implantar, o passo a passo e quais são os benefícios de adoção deste método diferente de gerir a empresa. 

O que é a gestão por resultados?

A gestão por resultados, ou management by results, nada mais é do que um método de avaliar o desempenho. Apesar de parecer fácil e mostrar boas consequências, ele requer um alto comprometimento da equipe.

Baseando-se em metas, e não em horas trabalhadas ou processos, a equipe precisa se moldar para que elas sejam todas ultrapassadas. Assim sendo, o comprometimento é essencial para que as metas sejam conquistadas.

Ao contrário da gestão mais comum, ou também chamada de gestão tradicional, a gestão por resultados foca em objetivos a serem alcançados propostos dentro de uma empresa.

Método

O método de gestão por resultados só pode funcionar caso toda a equipe esteja disposta para tal. As características da gestão por resultados são várias.

Separamos alguns dos passo a passo para que você compreenda de que modo este método de gestão pode ser aplicado na sua empresa.

Na gestão por resultados, o foco é somente nos resultados, e não nos processos. Ou seja, ao se definir as metas, os processos em si não são os norteadores das ações.

De modo geral, não importa o meio utilizado, desde que se atinjam as metas.

Dentro desta mesma gestão, o intuito é de diluir a responsabilidade da gerência para a equipe. Em outras palavras, a responsabilidade de atingir os resultados se divide para cada integrante da equipe. Todos precisam  trabalhar na tomada de decisões em conjunto para atingir os resultados propostos e as metas fixadas.

Se a liderança da equipe e todas as unidades que trabalham na empresa reconhecem a sua responsabilidade, integrando-se e agindo em conjunto, cada um contribuirá corretamente e eficientemente com a sua tarefa.

Em resumo, a gestão por resultados consegue melhorar o desempenho geral da empresa por meio da distribuição da responsabilidade para cada membro de cada setor e garantir que metas sejam alcançadas.

Vantagens da gestão por resultados

Além disso, os colaboradores tendem a ter uma dedicação maior na gestão por resultados. Isto se dá por se sentirem envolvidos nas decisões, integrados e valorizados. Afinal, se cada um reconhece a sua responsabilidade no momento de atingir uma meta, então elas ficam cada vez mais próximas. Com as metas atingidas em conjunto, todos serão recompensados, a comunicação entre os funcionários fica melhor e os benefícios são inúmeros.

O passo a passo da gestão por resultados com a equipe unida
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Gestão por resultados compartilha responsabilidades

A produtividade e ação do time em direção à meta melhora muito dentro deste método de gestão. O engajamento para atividades que enriqueçam a atividade da empresa aumenta drasticamente. Entretanto, como a gestão de resultados pode ser aplicada dentro de uma empresa?

Na prática

É possível, de muitos modos, fazer uma gestão por resultados na empresa. Existem vários métodos e atitudes que podem ser considerados nessa gestão. Entre eles, temos:

  • Análise dos objetivos da empresa – Os gestores devem estar conectados com o passo a passo do planejamento estratégico da empresa e conscientes dos objetivos gerais da empresa.
  • Definição de metas e resultados – Há a reunião com os colaboradores, onde são definidas as metas em conjunto, considerando a opinião de todos para que se tornem alcançáveis.
  • Monitoramento dos processos – Antes de finalizar o prazo estipulado, é necessário que ocorram reuniões para verificar o andamento das metas.
  • Avaliação de colaboração – Após a finalização, deve haver uma avaliação individual para identificar a contribuição pessoal de cada colaborador para os resultados esperados.
  • Recompensa aos colaboradores – Caso os resultados sejam satisfatórios é oferecido algum tipo de recompensa para estimular a motivação e envolvimento para as próximas metas.

De maneira geral, a gestão por resultados garante que a sua empresa otimize ainda mais a conquista de objetivos e metas que desejam concretizar. Quando todos se movem em prol de um resultado específico, com objetivos e metas definidos, fica mais fácil para a empresa como um todo melhorar a sua produtividade e ter um crescimento mais rápido.

Resultado em Home Office

Com a recomendação para ficar em casa e evitar o contato com outras pessoas para prevenir a propagação da Covid-19, muitos negócios adotaram o home office, mas para muitas ainda é um desafio esse novo modelo de trabalho.

O gestor possui um papel fundamental de dar a direção e mostrar se todos os colaboradores estão alinhados com as  necessidades e expectativas da empresa.

Nessa hora todos passam pela adaptação a uma outra forma de trabalho e gestão. É papel da liderança garantir que todos saibam das suas responsabilidades, das metas estabelecidas e que consigam produzir sem a supervisão in loco. Isso é muito diferente do modelo tradicional de trabalho com controle de horários para chegar e sair.

Clareza da Comunicação

Manter a  clareza na comunicação entre gestor e equipe, e entre os próprios colaboradores é um ponto muito importante. Um aplicativo que ajuda muito nisso é o Trello. Todo o alinhamento fica organizado em um único lugar e evita que o líder precise cobrar pequenos passos.

É possível ter uma visão geral de cada projeto e de cada um da equipe. Tudo o que puder ser feito para evitar o micro gerenciamento é importante.

Ter Reuniões Periódicas

As reuniões são importantes para ajudar no foco e alinhamento de metas. Para reuniões recomenda-se o Zoom, ou o Meeting. São aplicativos usados para videoconferências. A dica é ter uma pauta bem definida a ser seguida, o que evita uma reunião arrastada.Independentemente da situação ou da distância, essas ferramentas são ótimas aliadas para manter uma boa comunicação com clientes e colegas.

Também pode-se rever as atividades da semana anterior e o que cada um cumpriu do que havia sido definido. Isso ajuda, pois todos sabem o que está acontecendo e se comprometem.

Manter a Motivação e o Incentivo

Muitas empresas não tiveram tempo de aplicar um treinamento sobre boa conduta em home office.

É essencial pensar nas hipóteses e, estando em casa, os funcionários estão sujeitos a interferências de cunho pessoal, enquanto alguns podem ter dificuldade em pausar um trabalho ou descansar em determinados momentos.

Tenham em mente que ninguém consegue ser mais produtivo trabalhando por oito horas ininterruptas em casa.

O tempo de crise exige a adaptação das empresas e o home office se apresenta como um desafio para o líder e sua equipe
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Diversas plataformas são utilizadas para melhorar a comunicação no home office

Esse também é um bom momento para a gestão por resultados reestruturar determinadas metas e objetivos.

Com o mundo mudando tão rapidamente, planejamentos a longo prazo param de fazer sentido. É preciso entender a situação e passar isso para o restante dos colaboradores.

Hábitos Diários

É muito importante criar rituais antes do início do trabalho em casa. Faça todo o passo a passo como se você fosse sair para trabalhar. Tome um bom café da manhã, coloque uma roupa adequada e esteja arrumado para a ocasião.

Assim, seu cérebro e sua família vão entender que aquele momento é o momento do trabalho.

Planeje Seu Dia

A organização de tempo e tarefa é fundamental para ser mais produtivo. Coloque o horário certo para ver seus e-mails, realizar propostas e fazer follow ups com clientes.

Isso inclui até mesmo o momento de coffee break e brincadeira com seus filhos e/ou animais de estimação.

Com seus horários organizados, todos entenderão qual é o momento que você estará disponível.

Separe 1 hora para seu Desenvolvimento

Em um mundo digital e 100% conectado, existe muito conteúdo on-line e gratuito que você pode buscar. Leia bons livros, assista palestras em diferentes plataformas (TEDx e HARVARDx, por exemplo), assista lives de pessoas que você admira e já chegaram onde você quer chegar.

Esse é o momento de preparação para o líder e sua equipe, pois quando tudo voltar ao normal, as pessoas que estiverem mais preparadas sairão na frente.

Líder deve Acompanhar sua Equipe

Além de relatórios diários de acompanhamento para evitar a perda de controle, é importante ter um toque humano, como reuniões em vídeo, de tema mais leve, para que a equipe relata o que vem acontecendo, pontos fracos e fortes durante esse cenário.

A gestão por resultados em home office exige mais concentração e disciplina. Focar no trabalho remoto é desafiador para todo o mundo. Com grandes chances de dividir a atenção entre tarefas domésticas, televisão, a cama logo ali para uma soneca e as redes sociais.

Integração

Para que a gestão por resultados em home office, ou in loco, tenha resultado, o empreendedor precisa ser claro ao passar novas tarefas. Também será necessário compreender que não é possível ficar o tempo todo em cima do funcionário cobrando para que ele as execute.

É necessário que sejam combinados horários fixos diários de entrega. Por exemplo: sempre no final do dia. Assim, o funcionário pode usar seu dia da forma como preferir. Desde que entregue as horas de trabalho combinada.

Outro ponto que deve ser levado em conta é entender que essa é uma mudança para todos: da mesma forma que o empresário terá de se adaptar, o funcionário também vai enfrentar a mesma fase de mudanças.

Conclusões

Em resumo, a instância mais importante para alcançar metas na gestão por resultados in loco, ou em home office é a confiança.

A confiança é construída mutuamente – o colaborador também precisa demonstrar e fortalecer esses laços. Isso é feito compartilhando o que está sendo feito e, principalmente, cumprindo os prazos determinados.

Resta dizer que se não há transparência e colaboração entre a equipe, não há alcance de metas. Por fim, o importante nisso tudo é garantir os primeiros passos para uma gestão por resultados.


Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade