Gestão por Resultados – quais os benefícios?

April 10, 2019

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

Gestão de Pessoas

Gerenciar uma empresa é algo muito difícil. É necessário saber agir e alocar os recursos no tempo certo e no lugar certo. Assim sendo, é importante ter um método eficaz de gerenciamento. Pensando nisso, os gestores têm aplicado o que chamamos hoje de gestão por resultados. A gestão por resultados nada mais é do que guiar a empresa por meio dos seus resultados.

Basicamente: a empresa estabelece metas e objetivos com foco nos resultados. Neste artigo nós falaremos sobre a gestão por resultados e quais são os benefícios de adoção deste método diferente de gerir a empresa. Se você quer saber mais sobre a gestão por resultados, então continue acompanhando este artigo.

O que é a gestão por resultados?

A gestão por resultados nada mais é do que um método de administrar empresas. Apesar de parecer fácil e mostrar boas consequências, ele requer um alto comprometimento da equipe. Baseando-se em metas, e não em horas trabalhadas ou processos, a equipe precisa se moldar para que elas sejam todas ultrapassadas. Assim sendo, o comprometimento é essencial para que as metas sejam conquistadas.

Ao contrário da gestão mais comum ou também chamada de gestão tradicional, a gestão por resultados foca em objetivos propostos dentro de uma empresa. Uma gestão deste tipo tem o intuito único de beneficiar a empresa e otimizar cada vez mais seus processos. Tudo isso por meio de objetivos e conquistas que as equipes precisam atingir. Contudo, quais são as características deste modelo de gestão?

Método da gestão por resultados

O método de gestão por resultados só pode funcionar caso toda a equipe esteja disposta para tal. As características da gestão por resultados são várias. Separamos algumas das principais características para que você compreenda de que modo este método de gestão pode ser aplicado na sua empresa.

Na gestão por resultados, o foco é somente nos resultados, e não nos processos. Ou seja, ao se definir as metas, os processos em si não são os norteadores das ações. Não importa o meio utilizado, desde que se atinjam as metas.

Dentro desta mesma gestão, o intuito é de diluir a responsabilidade da gerência para a equipe. Em outras palavras, a responsabilidade de atingir os resultados se divide para cada integrante da equipe. Todos precisam participar da definição de metas e depois trabalhar em conjunto para atingir os resultados propostos e as metas fixadas.

Se a liderança da equipe e todas as unidades que trabalham na empresa reconhecem a sua responsabilidade, integrando-se e agindo em conjunto, cada um contribuirá corretamente e eficientemente com a sua tarefa.

Em resumo, a gestão por resultados consegue melhorar o desempenho geral da empresa por meio da distribuição da responsabilidade para cada membro de cada setor e garantir que metas sejam alcançadas.

Vantagens deste método de gestão

Os colaboradores tendem a ter uma dedicação maior na gestão por resultados. Isto se dá por se sentirem envolvidos nas decisões, integrados e valorizados. Afinal, se cada um reconhece a sua responsabilidade no momento de atingir uma meta, então elas ficam cada vez mais próximas. Com as metas atingidas em conjunto, todos serão recompensados, a comunicação entre os funcionários fica melhor e os benefícios são inúmeros.

A produtividade e ação do time em direção à meta melhora muito dentro deste método de gestão. O engajamento para atividades que enriqueçam a atividade da empresa aumenta drasticamente. Entretanto, como a gestão de resultados pode ser aplicada dentro de uma empresa?

A gestão por resultados na prática

É possível, de muitos modos, fazer uma gestão por resultados na empresa. Existem vários métodos e atitudes que podem ser considerados nessa gestão. Entre eles, temos:

  • Análise dos objetivos da empresa – Os gestores devem estar conectados com o planejamento estratégico da empresa e conscientes dos objetivos gerais da empresa.
  • Definição de metas e resultados – Há a reunião com os colaboradores, onde são definidas as metas em conjunto, considerando a opinião de todos para que se tornem alcançáveis.
  • Monitoramento dos processos – Antes de finalizar o prazo estipulado, é necessário que ocorram reuniões para verificar o andamento das metas.
  • Avaliação de colaboração – Após a finalização, deve haver uma avaliação individual para identificar a contribuição pessoal de cada colaborador para os resultados esperados.
  • Recompensa aos colaboradores – Caso os resultados sejam satisfatórios é oferecido algum tipo de recompensa para estimular a motivação e envolvimento para as próximas metas.

Conclusão

De maneira geral, a gestão por resultados garante que a sua empresa otimize ainda mais a conquista de objetivos e metas que desejam concretizar. Quando todos se movem em prol de um resultado específico, com objetivos e metas definidos, fica mais fácil para a empresa como um todo melhorar a sua produtividade e ter um crescimento mais rápido.

Esse tipo de gestão auxilia consideravelmente na integração e comunicação da equipe, motivando os colaboradores a serem ativos e participativos, buscando melhores meios de atuação para auxiliar sua equipe.

Por fim, resta-nos dizer que se não há transparência e colaboração entre a equipe, não há bons resultados. O importante nisso tudo é garantir os primeiros passos para uma gestão por resultados. Os benefícios são apenas consequências.

Artigos Relacionados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Artigos relacionados


O que é turnover e como prevení-lo?

Ter uma equipe integrada e motivada é de essencial importância para o alcance dos objetivos e bons resultados na empresa. Para isso é necessário eliminar fatores que afetam negativamente essa integração, tal como o turnover, que se refere a mov..


A importância do endomarketing para a empresa

Uma das principais ferramentas de integração dentro de uma empresa é o endomarketing. Ele consegue fazer com que os funcionários e a empresa funcione de maneira colaborativa. Por meio de uma estratégia específica, o endomarketing consegue promo..


O que caracteriza o abandono de emprego?

Como um empreendedor, conhecer a legislação ajuda você a agir em várias situações. É comum dar uma atenção maior a gestão financeira do negócio e mais difícil ter o conhecimento da legislação referente a relação empregadores e emprega..

Facebook Page