Gestão de Pessoas

Cursos online gratuitos para crescer na carreira

22/02/2021
Cursos online gratuitos para crescer na carreira

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se o seu desejo é progredir na carreira, realizar o sonho de ser empreendedor ou simplesmente conseguir um bom emprego, investir em qualificação nunca é demais.

Muitas vezes inventamos desculpas para nós mesmos e não nos permitimos sair da nossa zona de conforto.  Contudo, o planejamento de carreira é essencial para quem que quer se destacar no mercado. Assim, é preciso saber aproveitar as oportunidades ao seu alcance.

Existem diversos cursos online livres, e assim, eles podem ser a peça-chave que faltava para deslanchar a sua carreira. Isto é, sem precisar gastar muito e com a flexibilidade que os cursos à distância oferecem.

A capacitação profissional é fundamental para quem está em busca de espaço no mercado de trabalho. Ela pode garantir a conquista de um bom emprego, abrir novos horizontes ou ser o trampolim para conseguir a tão almejada promoção. Além do mais, os cursos online com certificado são uma ótima opção para quem fez curso superior, mas precisa se manter atualizado.

Pensando nisso, listamos alguns dos cursos mais procurados, mas portanto, que são úteis à diferentes profissões que irão te ajudar a melhorar o currículo. Além disso, te darão o know-how para que você se torne um profissional ainda melhor.

Desse modo, confira a seguir, algumas instituições e plataformas que oferecem cursos EAD gratuitos nas mais diversas áreas do conhecimento. Esses cursos gratuitos são disponibilizados por Universidades, institutos e empresas, que desejam contribuir com a formação acadêmica. Mas também para a qualificação de estudantes e profissionais para o mercado de trabalho.

Cursos online gratuitos são boas opções para se aperfeiçoar no período de quarentena.
Cursos online gratuitos são boas opções para se aperfeiçoar no período de quarentena.


SENAR Educação a Distância

SENAR Educação a Distância é um portal que colabora com a formação profissional das pessoas que vivem no meio rural. Ele oferece cursos gratuitos a distância (EaD) para este público, tendo como missão democratizar o conhecimento.

E além disso, contribuir com o aumento da sua produtividade, qualidade de vida e renda. Durante a formação, os participantes dos cursos do SENAR têm acesso a materiais didáticos digitais de alta qualidade. Bem como videoaulas e outros recursos que contribuem com o seu aprendizado bem como para o desenvolvimento profissional.

 e-Aulas USP

e-Aulas USP é um portal educacional que dá acesso a conteúdos criados ou que tem apoio da Universidade de São Paulo – USP. Uma das melhores universidades do Brasil bem como da América Latina.

Ele foi feito pela instituição com o intuito de ampliar a democratização e a disseminação do conhecimento. O que contribui, assim, com a formação dos seus alunos e também de estudantes e profissionais que não pertencem à sua comunidade acadêmica.

e-Unicamp

A Universidade de Campinas criou o portal e-Unicamp inspirada pelo que já acontece nos Estados Unidos com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), por exemplo, que conta com o projeto MIT OpenCourseWare. Que disponibiliza, de maneira gratuita, cursos bem como aulas para pessoas de todo o mundo.

No Portal e-Unicamp, a instituição compartilha o conhecimento que produz através da disponibilização de vídeos, simulações, aulas, ilustrações e por fim, animações criados pelos seus próprios docentes. A ideia é ampliar a relação entre Universidade e Comunidade, ao mesmo tempo em que contribui com a aprendizagem. Mas também com a formação acadêmica e profissional dos cidadãos.

Nube

Nube é uma instituição privada, que tem como principal objetivo contribuir com o ingresso de jovens no mercado de trabalho. Mas além de atuar como mediadora entre contratantes e estudantes, e ainda como banco de currículos, ele também disponibiliza alguns cursos gratuitos de alta qualidade.

Eles podem ser acessados através da internet. Além disso, eles tratam de questões e assuntos que podem contribuir diretamente com a atuação profissional e formação pessoal dos participantes. Permitindo assim, que se tornem mais preparados para os desafios da carreira que escolheram seguir.

SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae é uma instituição particular, que atua há mais de 45 anos em todo o território nacional. Sua missão é fortalecer o empreendedorismo bem como contribuir com o desenvolvimento da economia brasileira através do oferecimento de atividades de capacitação, acesso ao crédito e estímulo aos negócios, em geral. Além disso, também é papel do Sebrae “promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios”.

Atuante a mais de 45 anos, o SEBRAE promove capacitação e fortalecimento do empreendedor.
Atuante há mais de 45 anos, o SEBRAE promove capacitação e fortalecimento do empreendedor.

Udacity

Plataforma de cursos online, o Udacity conta com parcerias com grandes instituições, tais como Google, AT&T, Facebook e Cloudera, por exemplo. Ele atua na área de tecnologia e WEB, visando assim, contribuir com o aprendizado, o desenvolvimento e a formação de profissionais através do oferecimento de cursos livres grátis, em inglês e português, todos na modalidade a distância (EaD). O trabalho realizado pelo Udacity é desempenhado por uma equipe de educadores e engenheiros bem qualificados.

Ava Acadêmico – UFRB

Ava Acadêmico da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB foi criado com o intuito de oferecer cursos de educação continuada a distância (EaD) gratuitos para a sua comunidade acadêmica e cidadãos externos.

Ele utiliza o Moodle, software digital de apoio à aprendizagem, para compartilhar cursos bem como materiais didáticos de alta qualidade, que contribuem com a formação profissional e o desenvolvimento acadêmico dos participantes.

Fundação Getúlio Vargas – FGV

Uma das principais instituições de ensino particulares do Brasil, a Fundação Getúlio Vargas oferece uma série de cursos para quem deseja se capacitar sem sair de casa. Ela é membro da Open Education Consortium – OEC, consórcio que reúne organizações educacionais de vários países que oferecem, gratuitamente, cursos, materiais didáticos e conteúdos, em geral, além disso, tudo isso é através da internet.

Seu constante investimento na qualidade do ensino que oferta tem como objetivo estimular o desenvolvimento do país e contribuir com a formação de excelentes profissionais.

Unesp Aberta

Unesp Aberta é um ambiente virtual de aprendizagem que foi feito em 2017 pela Universidade Estadual Paulista, com o intuito de contribuir com a formação e aperfeiçoamento de estudantes e profissionais do Brasil e do mundo. Nela encontramos diversos cursos gratuitos, materiais didáticos e recursos pedagógicos que foram desenvolvidos por professores bem qualificados para os estudantes da Unesp.

 Veduca

Veduca é um portal online que tem uma função é social: sua missão é impactar a vida das pessoas através do oferecimento de cursos acessíveis e de qualidade, produzidos de forma colaborativa, sustentável e transparente.

Albert Einstein

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein é um centro de educação, especializado na oferta de cursos da área de saúde. Entre eles, estão os cursos livres gratuitos, que são para estudantes e profissionais dos ramos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição. Há também outros relacionados à promoção da saúde e do bem-estar.

Code IoT

plataforma Code IoT foi desenvolvida pela Samsung, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). Nela encontramos diversos cursos gratuitos nas áreas de programação, eletrônica, robótica e desenvolvimento de aplicativos para o sistema Android.

Eles são voltados para estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio, mas qualquer interessado pode se inscrever e aprender muito sobre as áreas.
A Code IoT faz uso do código e da estrutura da plataforma edX. A criaram em parceria pela Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) para a construção de conteúdos e de ferramentas de aprendizagem a distância.

Escola Virtual – Fundação Bradesco

Fundação Bradesco é a parcela do Banco Bradesco responsável pelo investimento em atividades e projetos de cunho social, que visam favorecer o desenvolvimento do Brasil e dos seus cidadãos em diversos âmbitos. Para investir na área educacional, ela criou a Escola Virtual, plataforma online que oferece cursos gratuitos de alta qualidade, com o intuito de contribuir com a formação acadêmica e profissional dos brasileiros.

Banco Bradesco: Educação como parte de programa de Responsabilidade Social.
Banco Bradesco: Educação como parte de programa de Responsabilidade Social.

Coursera


Desenvolvido pelas universidades norte-americanas de Princeton, Pennsylvania, Stanford e Michigan, o Coursera é uma plataforma online que disponibiliza cursos de alta qualidade para estudantes, mas também para profissionais de todo o mundo. Apesar de ser um serviço internacional, os brasileiros encontram no Coursera cursos traduzidos e legendados para o português, e também alguns disponibilizados por instituições de ensino superior do Brasil, tais como os da Universidade de São Paulo – USP e Universidade de Campinas – Unicamp, por exemplo.

SENAI / SESI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) são instituições que atuam em prol do desenvolvimento social, industrial, profissional e educacional dos brasileiros. Eles contam com unidades em todo o país, além disso, oferecem cursos gratuitos e pagos que complementam os conhecimentos de estudantes e profissionais de diferentes áreas de atuação. Ética, responsabilidade social, valorização das pessoas, transparência bem como satisfação do cliente são os valores que norteiam suas atividades.

E aí, gostou das informações? O blog FoxManager disponibiliza artigos relacionados a finanças, contabilidade, empreendedorismo e muito mais para você! Acesse o nossa página e fique por dentro de conteúdos exclusivos.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙