Empreendedorismo

Responsabilidade Social: Quais os benefícios para empresas

27/07/2018
Responsabilidade Social: Quais os benefícios para empresas

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Se você tem uma empresa e ainda não conhece o termo responsabilidade social, então você precisa conhecer, visto que envolve inúmeras vantagens competitivas. Neste artigo falaremos sobre os benefícios de ser uma empresa com responsabilidade social.

O que a torna tão importante para as empresas, como funciona e quais são seus benefícios?

O que é responsabilidade social?

A responsabilidade social é, como o próprio nome diz, a disposição da empresa em colaborar com a sociedade, interna e externamente, visando melhorias sociais e ambientais a fim de contribuir para um mundo melhor.

Sendo assim, a empresa opta pela colaboração social de forma espontânea, não havendo nenhum tipo de obrigação por meio de legislação ou algo do tipo. Adota medidas para contribuir diretamente no desenvolvimento da sociedade, com retornos futuros inclusive para as pessoas que dela fazem parte diretamente, como os colaboradores e familiares.  

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Inúmeras Possibilidades

Apesar de as possibilidades de contribuição serem diversas, a maioria dos projetos das empresas com responsabilidade social, são destinados às questões ambientais, onde há uma crescente preocupação com o futuro.

São muitas as possibilidades de atuação na área da responsabilidade social
São muitas as possibilidades de atuação

As formas de contribuição para diminuir o impacto ambiental podem ser internas, com alterações em componentes utilizados na produção ou com projetos realizados fora da empresa destinados à sociedade em geral.

Além do meio ambiente, há opções para colaborar nos mais diversos setores. Tais como educação, saúde, cultura, entre outros, que também trazem inúmeros benefícios à população.

Por que ter responsabilidade social?

Essa é a primeira pergunta quando falamos sobre sustentabilidade e responsabilidade social. Ora, não é o Estado e o Governo Federal que deveria ter esse tipo de conduta? O que ela pode me trazer de bom? É sobre a preocupação das empresas, o próprio conceito de responsabilidade social que falaremos a seguir.

Quando uma empresa não atende ao bem-estar da população e não pensa em colaborar com o desenvolvimento sustentável, por exemplo, acaba sofrendo.

São impactos negativos resultantes do baixo desenvolvimento do país. Isso influencia negativamente no consumo, que tende a ser reduzido.

Apesar de ser difícil perceber os benefícios da responsabilidade social à primeira vista, eles têm efeitos diretos no faturamento.

Visto que se há conflitos econômicos motivados pelos mais diversos problemas, os recursos da população tendem a diminuir afetando o consumo geral.

Empresas com responsabilidade social podem atuar de diversas formas na comunidade.
Empresas com responsabilidade social podem atuar de diversas formas na comunidade.

Quando a população tem acesso a todos os seus direitos básicos e enxerga o retorno do que pagam com o impostos, a situação é inversa. Existe o aumento de consumo de todos os tipos de produtos, inclusive os supérfluos.

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Dessa forma, a empresa que aplica a responsabilidade social está contribuindo para seus próprios resultados. Sem consumo, sem lucro.

Como a empresa pode aplicar a responsabilidade social?

Tendo motivos e justificativas para aderir à responsabilidade social, nos resta explicar que tipos de ações e como se tornar uma empresa com responsabilidade social.

Ainda que a maioria dos projetos sejam originados por empresas de grande porte, há também medidas simples que podem ser adotadas por pequenas empresas.

empresas devem investir em programas sociais
Invista em programas sociais

As vantagens

Como já citado anteriormente são inúmeras as formas de contribuição e nos mais diversos setores, seguem alguns exemplos:

  • reduzir o número de impressões, priorizando o arquivo digital ou fazendo uso de rascunhos;
  • estimular a redução no consumo de água e energia pelos colaboradores, podendo também criar meios de reutilização da água, utilização de painéis solares e manter os ambientes abertos quando for favorável;
  • distribuir garrafinhas para os colaboradores, eliminando a grande quantidade de copos descartáveis usados no dia;
  • fazer a coleta seletiva dos resíduos, promover a reciclagem diretamente ou ainda encaminhar os resíduos à organizações que façam uso de parte do material;
  • fazer a troca por componentes e materiais em seus produtos e serviços que causem menor impacto ambiental no produção;
  • promover oficinas de aprendizado e eventos culturais para a comunidade adjacente;
  • oferecer aos funcionários um ambiente de descanso adequado, acesso a leitura, rotinas de alongamento, exercícios físicos, jogos, entre outras opções envolvendo lazer e saúde;
  • promover campanhas de doação de alimentos, roupas, calçados para a comunidade;
  • promover ações sociais, como caravanas de atendimento médico, vacinação e campanhas de doação de sangue;
  • organizar eventos culturais para os colaboradores, em que possam integrar os familiares;
  • fazer a manutenção de alguns locais na comunidade, como quadras de esportes, parques, praças, gramados, pintura de escolas, entre outros;
  • fazer visitas e organizar doações para instituições de caridade estimulando o voluntariado dos próprios colaboradores;
  • dar incentivo a práticas agrícolas e de reflorestamento;
  • Criar fundações que ensinem e integrem jovens a vagas de trabalho;
  • procurar outras alternativas para eliminar os testes em animais nos setor de cosméticos, por exemplo;
  • patrocinar eventos esportivos.

Quais os benefícios para sua empresa?

As empresas que investem em responsabilidade social podem não aumentar o lucro de forma imediata.

Contudo, certamente participam de um grupo de empresas com vantagens em relação às que não investem. Com a tendência obter cada vez mais vantagens, já que as questões ambientais e sociais são um tema crescente nas pautas governamentais mundialmente.

Além disso, a reputação da marca melhora muito a partir do momento em que o cliente tem ciência que sua empresa direciona ações para a responsabilidade social.

Isso demonstra que a empresa é ética e se importa, de fato, com o consumidor, com a preservação do meio ambiente e com o futuro da comunidade.

programas sociais ajudam na imagem das empresas
Como empresário, considere iniciar programas sociais

A diferença da escolha entre dois produtos, um de uma empresa socialmente responsável e de outra que não faz questão de aderir à causa, será objetiva. A imagem da empresa que investe na responsabilidade social não só é positiva, como se sobressai de várias formas.

Além disso, a empresa não só abre espaço para novos clientes como também favorece a aquisição e manutenção de colaboradores capacitados. As políticas de bem-estar, equiparação salarial, valorização de todos os cargos, incentivo ao voluntariado, favorecimento da integração da equipe, extensão de benefícios aos familiares, envolvimento em eventos culturais, prevenção a doenças, entre outros fatores são itens considerados pelos profissionais. São políticas de acolhimento e qualidade de vida dentro e fora da empresa, que favorecem a permanência do funcionário mantendo uma baixa rotatividade.

Conclusão

Em resumo, a responsabilidade social corporativa traz vários benefícios diretos e indiretos à todas as partes interessadas. Por ser um assunto que ainda será muito explorado com diversas possibilidades, pode apresentar novos resultados no futuro.

Dessa forma, tornar-se uma empresa com responsabilidade social mostra o respeito e comprometimento para com seus clientes, colaboradores e comunidade local.

Através de ações pensadas e aplicadas para o desenvolvimento no geral, essas ações refletem não somente nos favorecidos diretamente, como também no crescimento e faturamento da própria empresa.

Na situação atual do país, onde problemas de ordem política, econômica e social se acentuam, é salutar fazer uma gestão ética e transparente. Por fim, pensar em políticas e valores favoráveis às boas práticas, eliminando dificuldades internas e auxiliando em nível externo, se torna um valorizado critério de diferenciação.

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