Gestão de Pessoas

Inicie um Programa de Responsabilidade Social na sua Empresa

09/11/2020
Inicie um Programa de Responsabilidade Social na sua Empresa

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O Brasil conta com uma classe empresarial que vai do microempreendedor ao empreendedor de grande porte. Seja qual for seu tamanho ou segmento, é possível implementar um programa de responsabilidade social em sua empresa para ajudar a mudar a realidade ao seu redor.

Um programa dessa natureza demonstra o compromisso com a sociedade e existem benefícios para empresas. Sabendo que os seus atos podem interferir de forma direta ou indireta com o público, a responsabilidade social foi desenvolvida e incrementada nas empresas ao longo de décadas. 

Para que você entenda um pouco mais sobre o que é, e como implementar um programa de Responsabilidade Social, o Blog FoxManager preparou um artigo especial a respeito do assunto.

No Brasil, uma boa conduta sobre a gestão de qualidade e meio ambiente é reconhecida por meio do selo ISO.

Selo ISO

De acordo com o site do Inmetro, ISO diz respeito a International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Normalização, com sede em Genebra, na Suíça.

Criada em 1946, tem como associados organismos de normalização de cerca de 160 países, incluindo o Brasil.

Com presença em mais de 160 países, a International Organization for Standardization tem sede em Genebra, Suiça
Com presença em mais de 160 países, a International Organization for Standardization tem sede em Genebra, Suiça

A ISO tem como objetivo criar normas que promovam boas práticas de gestão, avanço tecnológico, melhoria contínua e disseminação de conhecimentos.

Suas normas internacionais mais conhecidas são:

  • ISO 9000, para gestão da qualidade;
  • ISO 14000, para gestão do meio ambiente;
  • ISO 26000, para gestão de Programas de Responsabilidade Social.

A ISO 26000

Após cinco anos de trabalho, a ISO 26000 foi publicada no dia 1º de novembro de 2010.

Em 2001, a Organização Internacional de Normalização, convidou o seu Comitê de Política do Consumidor – COPOLCO, a analisar a viabilidade e o interesse de uma norma internacional no tema.

“O COPOLCO foi favorável à elaboração de uma norma internacional sobre o assunto, a fim de atender a uma demanda clara e urgente das organizações, dos consumidores e da sociedade como um todo. O COPOLCO recomendou que se estabelecesse um grupo para o aprofundamento no assunto e o estudo do estado da arte da Responsabilidade Social no mundo” 

Site Inmetro

Brasil e a Suécia, por meio de seus organismos de Normalização, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Instituto Sueco de Normalização (SIS), foram eleitos para presidir o grupo de trabalho encarregado de elaborar a Norma Internacional de Responsabilidade Social.

O que é um programa de Responsabilidade Social?

Para que você saiba como implementar este programa é preciso entender a sua definição e importância para uma empresa. 

A responsabilidade social significa que a empresa tem um compromisso com a sociedade, mostrando isso através de objetivos que sejam compatíveis com o bom desenvolvimento da empresa e do meio ambiente.

Com um Programa de Responsabilidade Social é necessário que a empresa preserve os recursos ambientais disponíveis, além de respeitar toda a diversidade e fazer o máximo para que a desigualdade social seja diminuída. 

Um dos maiores objetivos deste programa é que, é que a empresa deixe de ser uma instituição puramente econômica e passa a servir de ferramenta para transformar a sociedade dentro do possível.

Uma empresa pode passar de instituição puramente econômica para ajudar a mudar o mundo para melhor com um programa de responsabilidade social
Uma empresa pode passar de instituição puramente econômica para ajudar a mudar o mundo para melhor com um programa de responsabilidade social

É possível encontrar três tipos de Responsabilidade social:

  1. Responsabilidade social corporativa, faz com que a empresa tenha um compromisso com a ética e com o desenvolvimento econômico;
  2. Responsabilidade social ambiental, este é responsável por fazer com que a empresa tenha ações específicas para cuidar e preservar o meio ambiente;
  3. Responsabilidade social empresarial, este é mais responsável pelo social onde atua, nas pessoas que se beneficiam e na sociedade.

Dimensão interna

A responsabilidade social em dimensão interna pode ser encontrada quando falamos de atrair novos colaboradores, realizar promoção e prevenção da saúde, adaptar as mudanças da empresa seguindo o ritmo global, mas também de seus funcionários. 

Além da gestão do impacto ambiental que a sua empresa terá no meio ambiente em que está inserida e os impactos nos recursos naturais que serão utilizados.

Dimensão externa

Na dimensão externa é possível citar a integração entre a empresa e a comunidade, ter boa relação com os envolvidos, ter compromisso com os direitos humanos e pensar sempre nas questões ligadas ao meio ambiente.

Como implementar um programa de responsabilidade social?

Existem algumas etapas que você pode percorrer para implementar o programa de responsabilidade social na sua empresa. Estes podem ser feitos através de passos simples onde não será utilizados grandes gasto de outros recursos.

Direção

A administração de uma empresa é responsável pela maioria das suas atividades e para que o Programa de responsabilidade social tenha um start e continuidade, é preciso que a empresa reconheça a importância desta.

Assim, se torna mais provável que a empresa tenha sucesso na aplicação deste programa. 

Políticas de Responsabilidade social 

Para que esta dê certo, é preciso que a empresa estabeleça de fato as políticas, assim será mais simples de mantê-las, primando pelo zelo e cuidado da manutenção.

Leis trabalhistas

As leis trabalhistas foram criadas para a proteção do funcionário nas empresas, garantindo direitos e preservando os seus deveres. 

Quando uma empresa respeita as leis trabalhistas, esta, além de se preservar e se manter aparada diante da lei, ela mostra para o seu funcionário o seu valor e o respeito, tendo uma postura de responsabilidade com o próximo, ou seja, responsabilidade social. 

Mão de obra

A contratação da mão de obra dos bairros adjacentes à empresa é um ótimo indicativo de que o negócio se preocupa com o desenvolvimento local.

O primeiro fato mais óbvio é a geração de renda para a comunidade, movimentando assim a economia do bairro, zona ou mesmo de um município inteiro.

Exemplo de trabalho junto a comunidade local visando a revitalização de seu espaço urbano
Exemplo de trabalho junto a comunidade local visando a revitalização de seu espaço urbano

O segundo ponto é o de que a contratação de moradores próximos limita o deslocamento dos colaboradores, que não necessitam grandes deslocamentos pela cidade, enfrentando o trânsito urbano por longos quilômetros.

Além do que, o deslocamento captura bastante energia no trabalhador, causando stress físico e emocional antes mesmo de que este chegue ao trabalho.

Fornecedores

Caso a sua empresa venda algo ou preste um serviço, será comum ter de entrar em contato com fornecedores, para que estes abasteçam o seu estabelecimento. 

Entretanto, o que muitos não sabem é que esta pode ser uma oportunidade de inserir a sua empresa no Programa de Responsabilidade social.

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Assim como a contratação da mão de obra, é possível que você contrate fornecedores da sua região, ajudando para que estes cresçam e ainda se beneficiando.

Um ponto crucial para convencê-lo de que a contratação destes fornecedores é importante, além de dar força ao Programa de Responsabilidade Social, é possível que você ganhe agilidade na entrega do seu material, tendo em vista que a empresa estará perto do seu estabelecimento.

Conheça bem seu fornecedor, para não fazer negócios com empresas que exploram trabalho infantil, mão de obra escrava, que estejam em conflito com populações tradicionais ou que estejam em desacordo com as leis e normas ambientais.

Resíduos

Muitos tipos de serviço, mesmo com todo o cuidado que é tido com o descarte de lixo atualmente, produzem resíduos de diversos tipos. Estes resíduos podem causar impacto na sua comunidade e no meio ambiente.

Como forma de minimizar os impactos negativos ao meio ambiente, é aconselhado que a empresa se torne adepta de coleta seletiva, por exemplo.

Não adianta uma empresa ser socialmente responsável se seus parceiros do B2B também não seguirem as mesmas boas práticas junto ao meio ambiente
Não adianta uma empresa ser socialmente responsável se seus parceiros do B2B também não seguirem as mesmas boas práticas junto ao meio ambiente

Campanhas de conscientização para funcionários sobre o reuso de materiais, reciclagem e destinação correta do lixo podem até ser replicadas fora do ambiente de trabalho.

Divulgação

É possível que você divulgue algumas das ações executadas no  seu Programa de Responsabilidade Social, fazendo publicidade interna e externa dos feitos da empresa.

Esta atitude demonstra que a empresa criou laços com seu entorno, trazendo benefícios para o entorno, o que pode inclusive incentivar outras empresas a seguirem o mesmo caminho.

A divulgação de suas boas ações junto com a comunidade local faz bem para a imagem da empresa e é um dos benefícios da responsabilidade social.

Fomento interno

Para que a sua empresa alcance as metas desejadas é preciso que todos os funcionários tenham o mesmo engajamento. É necessários que eles se sintam parte do projeto e que essas ações são sejam um capricho da direção, tomada de maneira unilateral e verticalizada.

É preciso que haja um engajamento genuíno dos funcionários na execução do programa de responsabilidade social da empresa
É preciso que haja um engajamento genuíno dos funcionários na execução do programa de responsabilidade social da empresa

Um funcionário consciente do que é proposto pela empresa em matéria de engajamento das forças para mudar o mundo e fazer a diferença torna-se também um cidadão mais consciente de seus direitos e deveres perante a sociedade.

Por que é importante para as empresas?

A política de responsabilidade social é bastante eficaz em relação ao cuidado com a sociedade e com o meio ambiente. Entretanto, a grande pergunta é: Porque esta política é importante?

Atualmente, os consumidores têm priorizado as empresas que têm atitudes que beneficiem o todo, como as de preservação do meio ambiente e em zelo a sociedade.

Quando uma empresa adere a este tipo de movimento, é possível que esta se torne ainda mais reconhecida entre as pessoas, seja pela sua divulgação ou pelo marketing boca a boca que é feito. 

Em outras palavras, o consumidor está cada vez mais criterioso com aquilo que consome e de quem ele consome.

Por que é importante para a sociedade?

Primeiramente, é necessário citar que este tipo de política valoriza seja em um bairro ou em uma cidade, valoriza o cidadão, dando voz às suas necessidades e ouvidos ao que ele tem a dizer, além de respeito com os seus direitos.

Uma comunidade carente pelo poder público pode sentir um alento acolhedor de uma empresa que desenvolve programas de integração com esta.

Um programa de responsabilidade social dá de volta um pouco da riqueza que a empresa gerou
Um programa de responsabilidade social dá de volta um pouco da riqueza que a empresa gerou

Além disso, o respeito ao meio ambiente no entorno da empresa diz muito sobre a ética da organização em relação ao que ela se propõe.

Trata-se de uma organização que visa apenas o lucro, ou uma organização que também pensa em dar de volta um pouco para contribuir na construção de sociedade menos injusta e com maiores oportunidades?

Conclusão

O Blog FoxManager conversou com você sobre como implementar um programa de responsabilidade social na sua empresa, falando mais a fundo sobre o assunto e explanando um pouco mais sobre os seus benefícios.

Em resumo, este tipo de atitude não pode ser pura e simplesmente uma ‘jogada de marketing’. Ir em busca de certificações ISO têm um propósito de fazer a diferença, surtir efeito na vida das pessoas e do meio ambiente de maneira positiva.

Torne seu programa de responsabilidade social um hábito concreto e não apenas uma jogada de marketing pontual
Torne seu programa de responsabilidade social um hábito concreto e não apenas uma jogada de marketing pontual

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