A metodologia Scrum é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento de atividades a serem realizadas no ambiente de trabalho, mesmo as de alta complexidade. Seu uso colabora para que projetos sejam executados de acordo com o planejado, cumprindo-se prazos e custos. Características benéficas para qualquer empresa que busca boas práticas de gestão empresarial.
Se pretende incorporar práticas da metodologia Scrum à sua organização ou equipe, aqui reunimos informações que precisam saber sobre o assunto que impacta em melhor organização e qualidade. Neste artigo vamos abordar sobre:
Pode-se dizer que a metodologia Scrum é uma estrutura ágil que ajuda as organizações a facilitar a colaboração da equipe. Mas, também simplifica projetos complexos, indicando o que a equipe precisa fazer e como devem fazer as tarefas.
Entenda, a metodologia Scrum sugere que as equipes multifuncionais devem trabalhar o progresso por meio de uma série de sprints, que podem ser definidos como reuniões para estabelecer as rotinas em prazos curtos de uma a quatro semanas.
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Antes do sprint começar, a equipe Scrum passará por um ”planejamento de sprint” para discutir os itens de atraso do produto que eles precisam priorizar e colocar no backlog de sprint.
Isso é feito para garantir a qualidade dos produtos e assim, permitir que a equipe de desenvolvimento se adapte às mudanças ao longo do caminho.
A abordagem Scrum incentiva também a revisão de sprint ou retrospectiva de sprint. Fazer isso permite que os membros da equipe vejam quais áreas eles atrasaram e também planejem mudanças para o próximo sprint.
A metodologia ágil do Scrum espelha vários conceitos de gestão tradicional de projetos.
Uma das diferenças significativas é que a abordagem Scrum permite que uma equipe produza partes “entregues” do projeto à medida que progride, em vez de fornecer o final completo do produto.
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Então, essa abordagem permite que o cliente perceba o valor do projeto durante todo o processo, permitindo ajustes durante o desenvolvimento. Diferente do conceito tradicional que tem o foco na entrega do todo.
O termo de desenvolvimento de software ‘SCRUM’ foi inicialmente usado em um artigo publicado em 1986 na Harvard Business Review chamado “The New Product Development Game”, escrito por Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi.
Os autores emprestaram ‘SCRUM’ do jogo “Rugby”, onde SCRUM representa uma formação ordenada de jogadores que permite que um time se recupere de uma derrota seguindo uma estratégia bem pensada.
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Após duas décadas, a metodologia Scrum encontrou seu caminho para o mundo dos softwares, se consolidando como conjunto de práticas utilizadas no desenvolvimento ágil de sistemas, enfatizando as comunicações diárias e a reavaliação flexível dos planos, realizadas em fases de trabalho curtas ou iterativas.
Embora comum entre as equipes que desenvolvem softwares, a metodologia pode ser usada por outros tipos de empresas.
Os processos ágeis da metodologia Scrum abordam atividades específicas e fluxo de projetos. Pode-se concluir que as cinco fases principais incluem:
Esta fase consiste em todas as funções relacionadas à iniciação do projeto, o que ajuda a criar uma visão geral do projeto e como eles lidarão com as coisas enquanto permanecem flexíveis. Isso inclui fazer a visão do projeto ou objetivo de sprint, identificar o Scrum Master, proprietário de produto, stakeholders e equipe, desenvolver épicos, criar itens prioritários de backlog de produtos (backlog sprint) e realizar o planejamento de lançamento.
Esta fase de desenvolvimento do SCRUM inclui todos os processos relacionados à estimativa e planejamento de tarefas em cada sprint. Isso inclui criar, aprovar, avaliar e cometer histórias de usuários, fazer ou remover tarefas e criar o backlog de sprint.
Esta fase inclui todos os processos relacionados à implementação de tarefas de uma equipe SCRUM na criação dos produtos dos projetos. Estes incluem a criação de produtos entregues, a realização de reuniões com a equipe de desenvolvimento, SCRUM Master e proprietário de produtos, e atualização regular dos itens de backlog do produto.
Esta fase envolve todos os processos que incluem a revisão de produtos entregues ou liberados ao lado do trabalho concluído para ajudar uma equipe SCRUM a ver quais áreas eles precisam melhorar, e como eles podem fazer o próximo sprint ainda melhor do último. Envolve processos como revisão de sprint, mostrando ou validando sprint, e retrospectiva de sprint.
Esta fase tem como foco entregar as entregas finais aos clientes e documentar, internalizando várias lições que a equipe do SCRUM aprendeu durante o desenvolvimento do projeto. Inclui o processo de envio dos produtos entregues e o retrospecto do projeto.
A tecnologia Scrum gira em torno da metodologia ágil de desenvolvimento utilizada no desenvolvimento de software seguindo processos iterativos e incrementais.
Em resumo, é uma estrutura adaptável, rápida, eficaz, mas também flexível e ágil projetada para oferecer valor aos clientes durante todo o processo de desenvolvimento do Scrum. Os conceitos centrais da metodologia ágil incluem:
Agile ou ágil é uma mentalidade que se desenvolveu em uma metodologia que forneceu uma solução alternativa às metodologias tradicionais de gerenciamento de projetos e processos. Melhorou a abordagem convencional dos negócios incorporando a interação contínua de desenvolvimento, bem como testes, resultando em um produto de qualidade.
Com o tempo, os desenvolvedores criaram várias estruturas girando em torno do conceito de pensamento ágil, sendo a mais popular a estrutura Scrum.
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Pode-se concluir que a principal diferença entre Agile e Scrum é que o primeiro é uma mentalidade, enquanto o Scrum é uma estrutura que as equipes usam.
As etapas e processos da abordagem ágil do SCRUM envolvem o seguinte:
A metodologia Scrum é uma abordagem bem definida que melhora a produtividade e realização de projetos. Ela permite que as equipes trabalhem de forma mais organizada, bem como eficiente, garantindo produtos de melhor qualidade aos clientes.
Se somada com boas práticas de gestão, como o uso de um software ERP - que permite otimizar tempo e reduzir falhas -, aplicar a metodologia Scrum pode colaborar no desenvolvimento de produtos e projetos em todos os tipos de empresas.
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