Empreendedorismo

Metodologia Scrum: como usar para melhorar o trabalho em equipe 

23/02/2022
Metodologia Scrum: como usar para melhorar o trabalho em equipe 

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A metodologia Scrum é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento de atividades a serem realizadas no ambiente de trabalho, mesmo as de alta complexidade. Seu uso colabora para que projetos sejam executados de acordo com o planejado, cumprindo-se prazos e custos. Características benéficas para qualquer empresa que busca boas práticas de gestão empresarial. 

Se pretende incorporar práticas da metodologia Scrum à sua organização ou equipe, aqui reunimos informações que precisam saber sobre o assunto que impacta em melhor organização e qualidade. Neste artigo vamos abordar sobre: 

  • O que é metodologia Scrum
  • Gestão tradicional
  • A Tecnologia Scrum e seus Conceitos
  • As fases do Scrum

O que é metodologia Scrum?

Pode-se dizer que a metodologia Scrum é uma estrutura ágil que ajuda as organizações a facilitar a colaboração da equipe. Mas, também simplifica projetos complexos, indicando o que a equipe precisa fazer e  como devem fazer as tarefas.

Entenda, a metodologia Scrum sugere que as equipes multifuncionais devem trabalhar o progresso por meio de uma série de sprints, que podem ser definidos como reuniões para estabelecer as rotinas em prazos curtos de uma a quatro semanas.

LEIA TAMBÉM: Tecnologia nas empresas – gasto ou investimento?  

Antes do sprint começar, a equipe Scrum passará por um “planejamento de sprint” para discutir os itens de atraso do produto que eles precisam priorizar e colocar no backlog de sprint.

Isso é feito para garantir a qualidade dos produtos e assim, permitir que a equipe de desenvolvimento se adapte às mudanças ao longo do caminho.

A abordagem Scrum incentiva também a revisão de sprint ou retrospectiva de sprint. Fazer isso permite que os membros da equipe vejam quais áreas eles atrasaram e também planejem mudanças para o próximo sprint.

Gestão tradicional

A metodologia ágil do Scrum espelha vários conceitos de gestão tradicional de projetos. 

Uma das diferenças significativas é que a abordagem Scrum permite que uma equipe produza partes “entregues” do projeto à medida que progride, em vez de fornecer o final completo do produto. 

Dica: A tecnologia pode ser aliada na gestão empresarial integrada. Conheça o sistema ERP online grátis

Então, essa abordagem permite que o cliente perceba o valor do projeto durante todo o processo, permitindo ajustes durante o desenvolvimento. Diferente do conceito tradicional que tem o foco na entrega do todo.

Histórico 

O termo de desenvolvimento de software ‘SCRUM’ foi inicialmente usado em um artigo publicado em 1986 na Harvard Business Review chamado “The New Product Development Game”, escrito por Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi. 

Os autores emprestaram ‘SCRUM’ do jogo “Rugby”, onde SCRUM representa uma formação ordenada de jogadores que permite que um time se recupere de uma derrota seguindo uma estratégia bem pensada.

LEIA TAMBÉM: Tecnologia e empreendedorismo  

Após duas décadas, a metodologia Scrum encontrou seu caminho para o mundo dos softwares, se consolidando como conjunto de práticas utilizadas no desenvolvimento ágil de sistemas, enfatizando as comunicações diárias e a reavaliação flexível dos planos, realizadas em fases de trabalho curtas ou iterativas. 

Embora comum entre as equipes que desenvolvem softwares, a metodologia pode ser usada por outros tipos de empresas.

Quais são as Fases da Metodologia Scrum?

Os processos ágeis da metodologia Scrum abordam atividades específicas e fluxo de projetos. Pode-se concluir que as cinco fases principais incluem:

Iniciar

Esta fase consiste em todas as funções relacionadas à iniciação do projeto, o que ajuda a criar uma visão geral do projeto e como eles lidarão com as coisas enquanto permanecem flexíveis. Isso inclui fazer a visão do projeto ou objetivo de sprint, identificar o Scrum Master, proprietário de produto, stakeholders e equipe, desenvolver épicos, criar itens prioritários de backlog de produtos (backlog sprint) e realizar o planejamento de lançamento.

Planejamento e Estimativa

Esta fase de desenvolvimento do SCRUM inclui todos os processos relacionados à estimativa e planejamento de tarefas em cada sprint. Isso inclui criar, aprovar, avaliar e cometer histórias de usuários, fazer ou remover tarefas e criar o backlog de sprint.

Implementação

Esta fase inclui todos os processos relacionados à implementação de tarefas de uma equipe SCRUM na criação dos produtos dos projetos. Estes incluem a criação de produtos entregues, a realização de reuniões com a equipe de desenvolvimento, SCRUM Master e proprietário de produtos, e atualização regular dos itens de backlog do produto.

Retrospecto e Revisão

Esta fase envolve todos os processos que incluem a revisão de produtos entregues ou liberados ao lado do trabalho concluído para ajudar uma equipe SCRUM a ver quais áreas eles precisam melhorar, e como eles podem fazer o próximo sprint ainda melhor do último. Envolve processos como revisão de sprint, mostrando ou validando sprint, e retrospectiva de sprint.

Entrega

Esta fase tem como foco entregar as entregas finais aos clientes e documentar, internalizando várias lições que a equipe do SCRUM aprendeu durante o desenvolvimento do projeto. Inclui o processo de envio dos produtos entregues e o retrospecto do projeto.

A Tecnologia Scrum e seus Conceitos

A tecnologia Scrum gira em torno da metodologia ágil de desenvolvimento utilizada no desenvolvimento de software seguindo processos iterativos e incrementais.

Em resumo, é uma estrutura adaptável, rápida, eficaz, mas também flexível e ágil projetada para oferecer valor aos clientes durante todo o processo de desenvolvimento do Scrum. Os conceitos centrais da metodologia ágil incluem:

Funções

  • SCRUM Product Owner – Responsável por decidir qual funcionalidade e característica a equipe deve construir e como eles devem fazê-los.
  • SCRUM Master – Responsável por manter a “ordem” no escritório, ajudando a equipe a resolver problemas usando a abordagem ágil.
  • Equipe de Desenvolvimento – Um conjunto de indivíduos responsáveis pela criação dos produtos desejados.

Atividades e ferramentas

  • Itens de backlog do produto – Estes são recursos que uma equipe de desenvolvimento deve encontrar para tornar a visão do proprietário do produto em um produto de trabalho real.
  • Definição de ‘Feito’ – A equipe concordará em terminar o trabalho seguindo a definição acordada de feito, que pode variar dependendo da confiança do proprietário do produto de que o trabalho concluído é de excelente qualidade e é entregue.
  • Sprint – No SCRUM ágil, uma equipe trabalhará seguindo iterações ou ciclos curtos de até um mês de calendário chamado sprints. O SCRUM Master é responsável por garantir que os membros estejam seguindo o quadro da caixa de tempo.
  • Planejamento sprint – Esta atividade é onde as equipes revisam o backlog do produto e determinam quais itens devem priorizar.
  • Execução do Sprint – Uma vez que a equipe termine o planejamento de sprint, eles agora executarão todas as tarefas para obter o recurso ‘feito’. Ninguém diz à equipe o que precisa fazer, como fazê-lo, ou quando fazê-lo, nem mesmo o proprietário do produto ou SCRUM Master. A equipe se auto-organizará da maneira que julgar ser melhor para alcançar seu objetivo de sprint.
  • As reuniões diárias do SCRUM – Daily SCRUM ajudam a acompanhar o progresso, geralmente realizado por 15 minutos por dia e facilitado pelo SCRUM Master.
  • Revisão do Sprint – É aqui que as equipes inspecionam e adaptam os produtos que estão construindo atualmente, fazendo mudanças ao longo do caminho.
  • Retrospectiva do Sprint – Este conceito é onde equipes, o SCRUM Master e o proprietário de produtos discutem o que é e o que não está funcionando com seus SCRUM e práticas, proporcionando mais espaço para o crescimento.

Diferença entre Scrum e agile?

Agile ou ágil é uma mentalidade que se desenvolveu em uma metodologia que forneceu uma solução alternativa às metodologias tradicionais de gerenciamento de projetos e processos. Melhorou a abordagem convencional dos negócios incorporando a interação contínua de desenvolvimento, bem como testes, resultando em um produto de qualidade.

Com o tempo, os desenvolvedores criaram várias estruturas girando em torno do conceito de pensamento ágil, sendo a mais popular a estrutura Scrum.

Conheça a ferramenta tecnológica usada para otimizar o trabalho em empresas!

Pode-se concluir que a principal diferença entre Agile e Scrum é que o primeiro é uma mentalidade, enquanto o Scrum é uma estrutura que as equipes usam.

Diferenças-chave 

  • A metodologia ágil fornece software de trabalho regularmente para feedback, enquanto o SCRUM fornece o mesmo produto após um sprint específico.
  • O Agile segue uma abordagem iterativa para desenvolver e testar o desenvolvimento de software, enquanto o SCRUM é um processo ágil que se concentra em fornecer valor no menor tempo.
  • Na abordagem ágil, a liderança é essencial, enquanto a SCRUM promove equipes auto-organizadas e multifuncionais.
  • A abordagem ágil incentiva as equipes a colaborar tendo interações presenciais entre cada membro, onde o SCRUM pratica a colaboração em reuniões de Stand up SCRUM.
  • Ágil é um método mais rígido do que o SCRUM, pois dá às equipes muitas opções e a capacidade de reagir rapidamente.
  • Em ágil, o projeto e execução processados pelas equipes devem ser mantidos no mínimo. Em contraste, o SCRUM incentiva os indivíduos a serem mais inovadores e experimentais.

Passos e processos 

As etapas e processos da abordagem ágil do SCRUM envolvem o seguinte:

  • Escolha um Proprietário de Produto – Um membro essencial da equipe que atua como visionário do que uma equipe precisa terminar, incluindo riscos, bem como recompensas. Eles também são responsáveis pela gestão de backlog de produtos.
  • Montar uma equipe – A equipe de desenvolvimento deve ser pequena, composta por três a nove indivíduos. Cada membro deve ter as habilidades necessárias para transformar a visão do proprietário do produto em realidade.
  • Escolha um SCRUM Master – Este indivíduo atuará como um treinador que lidera toda a equipe através da estrutura SCRUM, garantindo assim, que todos permaneçam dentro dele.
  • Criar um Backlog de Produto – Isso servirá como a lista principal composta por tarefas essenciais que a equipe precisa terminar dentro de um período especificado.
  • Refine o Backlog – Os membros precisam olhar para todos os itens de atraso e ver quais eles precisam priorizar para que o trabalho seja concluído mais rapidamente.
  • Planejamento de sprint – Uma vez que o backlog do produto seja refinado, a equipe irá dividi-lo em tarefas menores chamadas sprints para tornar o projeto mais gerenciável.
  • Tornar o trabalho visível – As equipes podem agilizar suas operações tornando seus trabalhos e progresso visíveis. Exemplos disso são placas Kanban ou uma placa SCRUM.
  • Reunião de Stand up Diária – Esta etapa ajuda as equipes a acompanhar seu progresso e ver quais tarefas precisam de ajustes.
  • Sprint Demo ou Review – Durante esse processo, os membros podem compartilhar o que terminaram durante o sprint atual.
  • Sprint Retrospectiva – Esta etapa envolve os membros refletindo sobre seu desempenho no sprint anterior e fazendo melhorias.
  • Inicie o próximo Ciclo de Sprint – A metodologia ágil do SCRUM é perfeita para equipes que precisam concluir projetos na metade do tempo.

Conclusão

A metodologia Scrum é uma abordagem bem definida que melhora a produtividade e realização de projetos. Ela permite que as equipes trabalhem de forma mais organizada, bem como eficiente, garantindo produtos de melhor qualidade aos clientes.

Se somada com boas práticas de gestão, como o uso de um software ERP – que permite otimizar tempo e reduzir falhas -, aplicar a metodologia Scrum pode colaborar no desenvolvimento de produtos e projetos em todos os tipos de empresas. 

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 tudo bem?
Entre em nosso grupo de bate-papo.
💬 entrar no Grupo
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙