Tecnologia

Tecnologia nas empresas: gasto ou investimento?

28/07/2020
Tecnologia nas empresas: gasto ou investimento?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

É fato que a tecnologia está presente na vida das pessoas físicas e jurídicas. Praticamente todos os processos, de diferentes tipos de organizações, são feitos com auxílio de uma determinada tecnologia. A gestão empresarial moderna é beneficiada pelas opções tecnológicas existentes. Agora, ela é “gasto” ou “investimento” quando se fala do mundo dos negócios?

Neste artigo vamos tirar dúvidas sobre a presença das tecnologias na rotina das empresas. Independente disso, já é possível afirmar: a tecnologia é um investimento primordial para o sucesso e rentabilidade dos negócios atuais.

O que é tecnologia?

No primeiro momento, deduzimos que tecnologia é algo exclusivamente ligado aos computadores. Mas, ela não possui relação só com informática, celulares de última geração, internet e afins.

A tecnologia tem sido utilizada para “atividades meio”, que são as organizacionais, estruturais, de informática, de treinamento, etc. Além disso, designa “atividades fim”, ou seja, produtos, o processo e os equipamentos. 

DICA: Sistema ERP Online tem funcionalidades para todos tipos de empresas. Conheça!

A palavra “tecnologia” vem de duas outras de origem grega: tekhne (técnica, arte, ofício) e logos, (conjunto dos saberes). Em resumo, a tecnologia é um objeto de estudo constante da ciência e da engenharia que envolve vários instrumentos, técnicas e métodos que visam a resolução de situações problemáticas.

O termo “tecnologia” surgiu na revolução industrial, no final do Século XVIII. A partir de então se expandiu para outras áreas. Historicamente, podemos citar a máquina a vapor como uma importante inovação tecnológica do século XVIII, pois com ela foi possível aumentar a escala de produtividade em diversos quesitos na época. 

Mais recente, é comum se associar somente com o setor de serviços e informática. 

Custos e gastos

O custo é o dinheiro que você precisa investir e ter um produto pronto ou prestar um serviço. Ele é necessário para a iniciar ou continuar a movimentação de uma atividade da empresa. 

Entre os valores de custos de produtos ou serviços, podemos considerar os seguintes:matérias-primas aplicadas; fretes pagos sobre o transporte de materiais, matérias-primas e mercadorias para revenda; salários de pessoal diretamente envolvido na produção, na venda ou nos serviços; estoque de produtos e insumos; comissões sobre vendas; encargos sociais, entre outros.

Já as despesas são tudo que a empresa necessita para o seu funcionamento, como compras para as áreas comercial, administrativa, recursos humanos, marketing etc. As despesas não mantém ligação direta com produtos, mercadorias ou serviços. 

A seguir, confira quatro itens que tirarão suas dúvidas para saber se a tecnologia é custo ou investimento. Confira!

Melhoria para os funcionários

Um dos setores que é fundamental e vale a pena investir é ergonomia. Ou seja, tudo que auxilie no bom ambiente de trabalho para o funcionário. Portanto, proporcionar um computador rápido e com todos os aplicativos necessários, uma uma cadeira confortável, um teclado macio, um mouse com boa resolução, por exemplo, ajudarão na execução das tarefas e, com certeza, trará maior produtividade.

Vale lembrar que a antiga visão de que o empregado era apenas uma peça das engrenagens do negócio ficou para trás. Atualmente há, em sua maioria das empresas, a preocupação com seus colaboradores e, assim, evitando uma rotatividade grande no seu quadro de funcionários. 

Não cuidar do ambiente de seus colaboradores pode acarretar financeiramente e na imagem da empresa. Se você pensa em reduzir custos com ergonomia, prepare-se porque você pode ter resultados piores, ou seja, pode trazer prejuízos futuros. 

Busque equilíbrio

Ao proporcionar um ambiente de trabalho para o funcionário, é preciso atentar para o chamado “ponto de equilíbrio”. Isso significa que o gestor precisa investir, mas também evitar desperdício e, consequentemente, gerar gastos desnecessários para a empresa.

Para explicar melhor, é preciso atentar para ter o cuidado e não cair na linha de pensamento de que a melhor opção é a mais cara. É necessário ter a relação entre valor agregado e custo.

É necessário analisar setor por setor com suas necessidades. Um computador de um designer, por exemplo, é diferente do equipamento de uma secretária. 

Investimento pode ser o diferencial

Em muitos casos, ao se pensar em ter mais tecnologia é visto como um gasto para determinadas empresas. Porém, caso seja bem aplicado e com um projeto bem feito, pode se transformar em um investimento e, no caso, passa a ser um valor diferencial. 

A montagem de um projeto bem feito com auxílio da tecnologia pode tornar a empresa o diferencial para os clientes em relação à concorrência. Buscar recursos que reduzam o tempo de entrega de um produto, por exemplo, é uma maneira de deixar o cliente satisfeito. 

Tecnologia x sobrevivência

Investir em tecnologia, em certos casos, se torna um item de sobrevivência. Isso porque atualmente a concorrência é avassaladora. Uma pequena diferença se torna um item para manter ou decretar a falência de sua empresa. 

Mas é preciso ir além de investir apenas nos produtos e serviços da linha atual da empresa. É preciso aplicar recursos em outras áreas de atuação para que, caso passe por uma crise, tenha uma outra saída.

A pandemia do novo coronavírus, por exemplo, fez empresas buscarem atualização para oferecer formas de venda e pagamento online. Isso é possível com investimento em sistemas que permitem fazer e-commerce e ter PDV online, por exemplo.

Gestão integrada com ajuda da tecnologia

Um dos principais exemplos de que vale investir em tecnologia é o uso dos sistemas ERP. Conheça mais sobre ele:

O que é um ERP?

Em resumo, a sigla ERP vem do inglês e significa Enterprise Resource Planning (Sistema de Gestão Empresarial). Esse tipo de tecnologia permite que sejam integrados e otimizados processos dentro das empresas. 

Sistema ERP online permite a gestão integrada da empresa; vale conhecer e usar

Entre as funcionalidades de um ERP estão: 

  • Notas Fiscais
  • Ordens de serviços
  • Boletos
  • PDV
  • Conciliação bancária
  • Contabilidade em tempo real
  • CRM
  • Relatórios
  • Controle de estoque

Uma das facilidades do sistema é o fato dele poder ser utilizado de modo online, por empresas de todos os tipos e portes.

Um dos principais sistemas ERP online do mercado é o FoxManager. Ele é dividido em módulos (Loja, Serviços, Fiscal, Financeiro, Contábil, Estoque, etc), que interagem entre si e possuem várias funcionalidades e permite a contabilidade em tempo real. Vale conhecer.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 Replies to “Tecnologia nas empresas: gasto ou investimento?”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › O que levar em conta ao realizar um turnaround

[…] quando uma empresa possui uma gestão empresarial realizada com o auxílio de softwares, dificilmente um processo gerencial radical será necessário. Isso ocorre porque um gestor atento […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Fluxo de caixa - Qual sua importância na gestão empresarial?

[…] Dar a atenção necessária para a gestão dos recursos financeiros é primordial para todo tipo de negócio. Saber o que entra e sai no caixa da empresa, bem como ter capital de giro, é importante em qualquer PDV. Uma boa forma de fazer isso é planejar, organizar e contar com auxílio da tecnologia.  […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Incubadora e aceleradora de empresas - como funcionam?

[…] ser inovador e escalável, mesmo em um cenário de incertezas. Elas já nascem com forte ligação com a tecnologia, e se diferem das empresas tradicionais, neste […]

Com 25 palestrantes, Voice Experience aborda assuntos importantes para empresas - MundoEmpresa

[…] Tecnologia nas empresas: gasto ou investimento? […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Contabilidade com papel é passado, ERP é o futuro

[…] Os empreendedores que ainda vêm o gasto em tecnologia como despesa, ficarão para trás. Nesse texto explicamos porque investir em tecnologia é um bom negócio.  […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Os 10 negócios mais lucrativos na pandemia

[…] não faltarão empregos e oportunidades para quem investe em programação, pois em qualquer empresa hoje em dia é necessário ter um programador ou uma equipe de […]

Setores que ganharam espaço nos negócios durante a pandemia – Frota Cysne

[…] não faltarão empregos e oportunidades para quem investe em programação, pois em qualquer empresa hoje em dia é necessário ter um programador ou uma equipe de […]

Setores que ganharam espaço nos negócios durante a pandemia – Pedro Castro

[…] não faltarão empregos e oportunidades para quem investe em programação, pois em qualquer empresa hoje em dia é necessário ter um programador ou uma equipe de […]

Setores que ganharam espaço nos negócios durante a pandemia – Portugal sempre

[…] não faltarão empregos e oportunidades para quem investe em programação, pois em qualquer empresa hoje em dia é necessário ter um programador ou uma equipe de […]

Black Friday 2020: deve ter grande volume de vendas no e-commerce

[…] ainda relata que as empresas precisam ficar alertas em todas as mudanças e aproveitarem a digitalização para uma melhor comunicação em  suas plataformas. “Por meio da digitalização e da […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Como Vender na Economia de Baixo Contato

[…] LEIA MAIS: Tecnologia nas Empresas – Gasto ou investimento? […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Margem de lucro: Você sabe como calcular?

[…] entram no cálculo de margem de lucro os investimentos, que são os gastos para elevar os ganhos da empresa ou reduzir os seus custos futuramente. Eles […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Metodologia Scrum: como usar para melhorar o trabalho em equipe 

[…] LEIA TAMBÉM: Tecnologia nas empresas – gasto ou investimento?   […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Indicadores financeiros: Selic, IPCA e CDI

[…] LEIA TAMBÉM: Tecnologia pode ajudar nas finanças de sua empresa!   […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Quando o ICMS é Cobrado e como é calculado? VEJA AQUI!

[…] LEIA TAMBÉM: Tecnologia pode ajudar nas finanças de sua empresa!   […]

DASN-SIMEI - Como fazer Declaração Anual do Simples Nacional

[…] você terá que acessar para fazer a declaração. Afinal, a tecnologia disponibiliza vários recursos para melhorar a gestão […]

Como fazer Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI)? - Totus Populi

[…] você terá que acessar para fazer a declaração. Afinal, a tecnologia disponibiliza vários recursos para melhorar a gestão […]

Como fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI)? - Harisewell

[…] você terá que acessar para fazer uma declaração. Afinal, a tecnologia disponibiliza vários recursos para melhorar uma gestão […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙