Tecnologia

Como escolher o ERP para construção civil

12/01/2024
Como escolher o ERP para construção civil

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Pessoas, materiais e equipamentos estão constantemente em movimento em direções diferentes enquanto você gerencia seus projetos de construção. Mas, como empreiteiro, você também precisa lidar com uma montanha de dados relevantes para gerenciar as operações comerciais, garantindo que os projetos de construção sejam concluídos dentro do prazo e do orçamento estabelecidos. O escritório, a equipe de campo, engenheiros, proprietários de projetos, subcontratados e outros precisam se conectar e colaborar em tempo real. Para gerenciar todos esses processos comerciais, a maioria das empresas opta pelo planejamento de recursos empresariais, mais conhecido como software ERP para construção.

Então, como escolher o ERP correto para construção? Escolher o melhor ERP pode ser difícil e, se você já possui um ERP genérico, provavelmente está ciente de algumas das armadilhas comuns do uso de software que não foi especificamente projetado para a indústria da construção. Vamos dedicar um momento para aprender o que seu ERP para construção deve incluir.

7 Sinais do Software ERP para Construção Correto

Você quer um ERP que melhore o retorno sobre o investimento (ROI) e a linha de fundo, e não um que desperdice tempo e cause dores de cabeça. Abaixo, listamos 7 fatores que um ERP para construção deve incluir e como eles abordam os desafios comumente enfrentados por empreiteiros durante suas operações comerciais.

ERP para Construção Deve Atender a Todos os Usuários

Uma das maiores reclamações sobre ERP genérico é que ele não funciona bem para todos que precisam usá-lo. Executivos, profissionais do escritório e usuários de operações no campo podem precisar de funcionalidades e capacidades de software diferentes, e você precisa de um ERP para construção que seja flexível e atenda às necessidades de cada usuário.

ERP para Construção Deve Fornecer Controle de Custos

Um ERP para construção precisa fornecer uma visão clara dos custos de trabalho em andamento. Idealmente, você deseja ver números para custos reais, previstos, comprometidos e pendentes em tempo real para poder manter tudo sob controle, contatar as pessoas apropriadas e fazer ajustes conforme necessário. Se o seu software ERP não for capaz disso, você pode acabar enfrentando uma série de problemas.

ERP para Construção Deve Integrar Sistemas de Faturamento

Seu sistema de faturamento deve estar conectado ao restante do seu software, não algo que vive isolado. Quando seu software ERP não inclui faturamento integrado, pode facilmente levar a ineficiências, erros, atrasos nos pagamentos e outros problemas potenciais. Um sistema de faturamento integrado pode ser automatizado para funcionar diretamente com outras funções de software de construção, economizando muito tempo. Além disso, você não precisará se preocupar com alguém esquecendo de enviar uma fatura no prazo.

ERP para Construção Deve Automatizar Fluxos de Aprovação

Falando de ineficiências, fluxos de aprovação sem o ERP para construção correto podem ficar atolados por má comunicação e tempo desperdiçado procurando documentos necessários. Fluxos de aprovação de documentos automatizados – com acesso digital a documentos de origem – são uma solução muito melhor e um fator chave ao procurar software ERP.

ERP para Construção Deve Rastrear a Conformidade do Fornecedor

Quando você não consegue acompanhar o que seus fornecedores estão fazendo, é fácil encontrar problemas. O software ERP para construção correto deve fornecer notificações quando alguém não estiver em conformidade, para que você possa tomar medidas imediatas, em vez de perder tempo precioso e reduzir suas margens de lucro.

ERP para Construção Deve Fornecer Relatórios Digitais de Campo

Escrever coisas em papel tem seu momento e lugar, mas esse lugar não é necessariamente no campo – especialmente se as informações que as pessoas estão escrevendo forem importantes. Embora grande parte da indústria da construção ainda dependa do papel, a indústria está caminhando para soluções de gerenciamento de documentos digitais e capacidades de acesso e compartilhamento baseados em nuvem. Infelizmente, muitos ERPs genéricos não permitem relatórios eletrônicos de campo fáceis por meio de laptops, tablets e outros dispositivos, mesmo que relatórios digitais de campo devam ser um fator essencial do seu ERP para construção. Quando a equipe de campo está conectada, as informações podem ser inseridas muito mais rapidamente sem o risco de perda ou erros ao reintroduzir informações.

ERP para Construção Deve Incluir Funcionalidade Sob Medida

Como mencionamos anteriormente, as muitas partes do seu negócio de construção provavelmente têm necessidades diferentes. O software ERP correto deve incluir funcionalidades flexíveis que possam lidar facilmente com operações como gerenciamento de equipamentos, gerenciamento de serviços e gerenciamento de materiais. Esse tipo de solução de construção sob medida conecta operações comerciais em toda a sua organização e facilita a vida de todos.

Escolha um Software ERP para Construção Conectado

Todos os ERPs para construção não são iguais, e é importante que você escolha aquele que melhor o ajudará a melhorar o ROI e sua linha de fundo. É por isso que, na Trimble Viewpoint, passamos 35 anos trabalhando com empresas de construção para criar software projetado especificamente para suas necessidades. Podemos ajudá-lo a encontrar uma solução de software que lhe dê a funcionalidade e flexibilidade que você procura para ajudar todos os membros de sua equipe, desde o escritório principal até suas equipes no campo.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙