Marketing e vendas

Os 15 Termos de Marketing e Vendas que Você Deve Saber

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 06/01/2020
Os 15 Termos de Marketing e Vendas que Você Deve Saber

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Não é raro as conversas envolvendo marketing e vendas estarem recheadas de termos estranhos para quem não está por dentro do jargão comercial. Nós compilamos um Top 15 de termos que você deveria conhecer para se sair melhor nos negócios.

Marketing e Vendas

Pois aqui mesmo no Blog FoxManager você já deve ter se deparado com alguns termos em postagens anteriores no qual falamos sobre up selling, borderô, B2B ou CRM, por exemplo.

Primeiramente, participar de qualquer seminário de marketing então, é um prato cheio para expressões em inglês, gírias, siglas, iniciais palavras de outra língua que foram abrasileiradas. Uma verdadeira convenção da ONU.

Ainda assim, são termos bastante distintos que querem se referir a conceitos ou situações corriqueiras no que se refere a vendas e marketing.

Um Case de Marketing e Vendas Para Dar um Upgrade no seu Business

Portanto, para ajudar você a se aprofundar mais sobre o que tudo isso quer dizer, ou para quem é um empreendedor de primeira viagem e ainda está se familiarizando com todo esse linguajar, resolvemos compilar quinze termos que consideramos essenciais.

Contudo, esse ‘Top 15’ não tem a pretensão de ser um glossário definitivo. Muito pelo contrário. Com certeza o mundo dos negócios e do marketing está sempre se renovando, se mexendo, e o vocabulário que expressa isso também é mutável e acompanha os novos tempos.

Aceleradora

Uma empresa de investimento de capital privado que injeta dinheiro em outras empresas, geralmente startups. As aceleradoras acreditam em ideias inovadoras e injetam dinheiro em troca de uma porcentagem do negócio.

Benchmarking

Chama-se de benchmarking a investigação realizada com intuito de levantar informações ricas sobre as características diferenciais da concorrência e como isso pode ajudar a melhorar seus próprios serviços oferecidos.

B2B

B2B, ou Business to Business indica transações comerciais onde o produto ou serviço é realizado entre duas empresas, e não B2C, Business to Costumer. Geralmente refere-se a empresas de softwares que desenvolvem plataformas de negócio para outras empresas, que são suas clientes.

Budget

Essa palavra significa orçamento e é muito utilizada quando falamos em dinheiro disponível para um projeto de marketing e vendas. “Qual o budget previsto?”.

Crowdfunding

Um termo em inglês que diz respeito a obtenção de fundos por meio de financiamento coletivo. Geralmente o serviço conta com o intermédio de sites especializados.

Sendo assim, a pessoa estipula um teto e conta com ajuda de dinheiro vindo de pessoas físicas para alcançar a meta em um tempo determinado para um fim específico.

Funil de Vendas

No marketing e vendas, o funil, ou pirâmide invertida, é o modelo gráfico que ilustra melhor as diferentes fases de aquisição de possíveis clientes até eles chegarem a se tornar, de fato, consumidores do seu produto ou serviço.

Hunter Sale

O que se chama de Hunter sale é o processo em andamento de vendas. Quer dizer, quem trabalha com hunter sale é marcado pelo perfil mais agressivo na abordagem com os potenciais consumidores e trabalham com datas mais definidas para o fechamento das mesmas.

ICP

Cada pessoa corresponde a um perfil de vendas. A partir do que você oferece, esse perfil, pode representar alguém que irá se interessar ao que você tem a oferecer. É o chamado ICP – Ideal Customer Profile, que possui a faixa-etária, ganhoi mensal, e gostos pessoais que estão dentro do seu radar de vendas.

Inside Sales

É de praxe todo vendedor ser um ‘andarilho’, passar o dia na rua rua indo de porta em porta para vender o produto ou serviço, por exemplo. No entanto, em marketing e vendas existe a modalidade chamada de inside sales, quando não há a necessidade de sair para vendas externas, pois é é fechada sob o teto da própria empresa. Em outras palavras, ela foi fechada por videoconferência ou por uma ligação de telefone

Key accounts

Toda empresa possui sua carteira de clientes, e entre eles, existem aqueles que representam um faturamento maior para você. Por isso as ‘contas-chave’ merecem sempre atenção especial pois te dão um lucro maior que as outras.

KPIs

Quando você está fazendo alguma campanha de marketing e vendas digital é importante ter números em mãos. Dessa maneira se ganha perspectiva do que se queria e do que se conseguiu.

Por isso existe o Key Performance Indicators, ou KPIs mensuram números para que você acompanhe o desenvolvimento da campanha com base em números.

Lead

Uma figura importante no arranjo comercial do marketing e vendas de seu empreendimento o lead é um cliente em potencial que foi atraído pelo marketing realizado. Logo, o lead é alguém que preencheu um formulário de conversão em se site porque demonstrou interesse no que você tem a oferecer.

Networking

O que todo empreendedor que se preze deve ter: uma boa rede de contatos. Ou seja, pessoas certas em posições chaves que possam te dar ótimos conselhos, novas perspectivas ou mesmo fazer algo que pode lhe beneficiar. Por isso, networking é uma via de mão dupla, é dando que se recebe.

ROI

Certamente o ROI, ou Return on Investment, é um termo bastante utilizado em marketing e vendas quando se coloca na ponta do lápis o quanto foi investido e qual o retorno obtido com aquele investimento. Em outras palavras: qual foi meu lucro?

SDR

Em resumo, o SDR é o responsável por realizar o primeiro contato da empresa na qual trabalha com o lead. Enfim, é ele o profissional que pode, ou não, qualificar o lead como uma oportunidade real de fechar negócio. Por isso a sigla vem do inglês Sales Development Representative – Representante do Departamento de Vendas). Por fim, o SDR não faz prospecção de leads, mas sim, mantem contato com os mesmos que chegam até ele, já de maneira espontânea.

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