Marketing

Marketing Digital: como aumentar o alcance do seu negócio

14/09/2020
Marketing Digital: como aumentar o alcance do seu negócio

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Com o avanço da tecnologia e também, do uso das redes sociais, muitas empresas estão apostando na estratégia de marketing digital para aumentar o alcance de suas marcas. Aprenda como utilizar e como se posicionar no mercado.

Um conjunto de ações a fim de reter e atrair potenciais clientes da internet através da divulgação de um serviço ou produto. Resumidamente, esta é a definição do marketing digital

Sabe-se que atualmente, o universo digital já faz parte da vida de boa parte da população. Chega a ser difícil imaginar como os nossos antepassados viveram décadas sem se comunicar através das redes sociais ou até mesmo realizando atividades domésticas sem o uso de produtos digitais. 

Era da transformação digital

Graças à tecnologia, atualmente já é possível falar com um software de inteligência artificial e ele te responde de volta com informações exatas e precisas, como por exemplo, pedir para um navegador te mostrar quais são os procedimentos de um tratamento de canal e você sair se sentindo um expert do assunto após tantos vídeos e explicações.

Por isso, a forma de promover os negócios também sofreram uma revolução em termos de divulgação e relacionamento com clientes. Diversas empresas já fazem uso de estratégias de comunicação para solidificar a imagem do seu próprio negócio. 

De acordo com a NZN Intelligence, cerca de 82% da população brasileira já realizou pelo menos uma compra online. Isso faz com que o universo digital seja um local repleto de oportunidades para grandes e pequenas empresas.

O nascimento do Marketing Digital 

Em 1990, quando a internet teve o seu boom com o surgimento da conexão discada e o uso de computadores pessoais, o marketing digital surgiu.

Foi nessa época que os buscadores digitais foram criados, como por exemplo, o Yahoo, MSN e pouco tempo depois, o líder do mercado, Google. Assim surgiram os domínios de e-mail e junto com eles, a criação dos e-mails marketing. 

Pouco a pouco as coisas foram evoluindo, as redes sociais foram sendo desenvolvidas e as empresas começaram a investir cada vez mais no meio online e foram desenvolvendo estratégias de marketing para se relacionar com o público. 

As vantagens do marketing digital

Diferentemente do marketing tradicional – também conhecido como marketing offline, o digital é capaz de entregar os resultados de uma campanha quase que instantaneamente. 

Imagine que você possui um consultório odontológico e fez um anúncio em um jornal sobre o serviço instalação de aparelho ortodôntico. Seria extremamente difícil ter uma noção de quantas pessoas leram e tiveram algum interesse por aquela propaganda.

No marketing digital, é possível entregar resultados rápidos
No marketing digital, é possível entregar resultados rápidos

Mas, ao criar uma estratégia marketing online, promovendo o mesmo serviço ou até mesmo incluindo outros, como por exemplo clareamento dental, você consegue medir quantas pessoas visualizaram, interagiram e até mesmo, quanto tempo ficaram lendo o conteúdo

Um dos pontos principais que fazem com que os empreendedores invistam cada vez mais nesta forma de divulgação é a possibilidade de interação com os clientes. É possível criar campanhas personalizadas de acordo com o perfil no qual você quer atingir por meio de filtros como idade, localização, gênero e hábitos de consumo. 

As principais estratégias do marketing digital

Existem inúmeras formas de colocar o marketing digital em prática. A todo momento surge uma nova estratégia e as empresas rapidamente, se atualizam e começam a testar em sua forma de se comunicar na internet. 

A maneira como estratégias de marketing digital são desenvolvidas é dinâmica e mutável
A maneira como estratégias digitais de marketing são desenvolvidas é dinâmica e mutável

O que podemos adiantar é que não existe uma receita mágica que dê certo para todas as pessoas. Cada caso é um caso. Por isso, é recomendado testar diversas formas e descobrir o que mais faz sentido e gera mais resultado. 

Inbound marketing

Também chamado de marketing de atração, o inbound marketing é responsável por atrair novos clientes e gerar relevância em produtos ou serviços da marca. 

As empresas oferecem soluções de acordo com a necessidade dos clientes, ou seja, ao invés da empresa ir até a pessoa oferecer o produto, a pessoa que recorre à marca para resolver o seu problema.

A forma mais comum de colocar esta estratégia em prática é criando publicações – geralmente em textos ou vídeos, que auxiliam na resolução de problemas ou que forneçam informações sobre determinado produto. 

Inbound marketing foca na atração de leads sem ser agressivo
Inbound marketing foca na atração de leads de maneira discreta

Voltando para o exemplo do consultório odontológico, imagine que um paciente deseja encontrar um modo de deixar seus dentes bonitos esteticamente, mas que seja de uma forma discreta. 

É muito provável que ao pesquisar sobre isso no Google, diversas notícias sobre o  uso de aparelho transparente apareçam. 

Redes Sociais

As redes sociais são ótimos canais de comunicação ao se tratar de interação com o público. Segundo o site Iron Paper, mais de 93% das decisões de compras, são fortemente influenciadas pelas redes sociais. 

Por isso, é muito importante criar uma gestão destas redes para aumentar o alcance e a popularidade do seu negócio. 

Redes sociais são um ambiente importante onde acontecem as ações por sua popularidade
Redes sociais são um ambiente importante onde acontecem as ações por sua popularidade

Atualmente, 88% dos brasileiros possuem alguma rede social. E agora, na quarentena, todos estes usuários as utilizam com muito mais frequência. 

Email marketing

Diferentemente do que muitos imaginam, o e-mail marketing ainda é uma ótima opção dentro do marketing digital. 

Essa ferramenta consiste em enviar conteúdos em forma de e-mails para uma determinada lista de contatos a respeito de um produto, uma informação ou até mesmo, realizando uma comunicação personalizada em datas comemorativas, como por exemplo, o aniversário de um cliente.

O e-mail marketing como forma de atração de leads não morreu, ao contrário do que muitos pensam
O e-mail como forma de atração de leads não morreu, ao contrário do que muitos pensam

Este método é capaz de segmentar os contatos que irão receber a mensagem e acompanhar de perto dados como taxa de abertura e interação. 

Campanhas pagas

Para aqueles que desejam ir além do método orgânico. Investir em uma estratégia de anúncios pagos é uma maneira de conseguir resultados em grande escala e com uma agilidade maior.

Esta forma de publicidade é capaz de atingir apenas as pessoas desejadas através de uma segmentação de público e gera muito mais efetividade

Muitas dessas campanhas são cobradas apenas por clique, ou seja, você paga apenas por cada pessoa que de fato, teve contato com o anúncio. Uma forma muito mais econômica do que criar comerciais na TV, por exemplo.

Considerações finais

Agora que você conhece algumas das principais estratégias e ferramentas de marketing digital, você está apto para começar a fazer um plano de marketing digital para a sua empresa.

De fato, existem inúmeras formas de fazer uso destes recursos, porém é essencial se posicionar no meio digital para que você consiga se manter no mercado. Não deixe de investir. 

Não importa se você vai optar por criar um blog, gerir redes sociais ou produzir anúncios pagos. O ponto principal é sempre entregar valor para o seu público.

**Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora da empresa Clínica Ideal

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Replies to “Marketing Digital: como aumentar o alcance do seu negócio”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Negócios em alta e tendências para 2021

[…] Leia mais sobre o marketing digital clicando aqui. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Prestação de serviços: O que é?

[…] nos segmentos de transporte, educação, alimentação, telecomunicações, saúde, beleza, marketing, advocacia, tecnologia da informação, entre outras áreas […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Plano de negócios: crie um para sua empresa

[…] atento à tendências do mercado e movimentação da corrência. Como por exemplo, o emprego do Marketing Digital, que tem substituído vários meios de veiculação, gerando aumentos significativos de […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Margem de lucro: Você sabe como calcular?

[…] refere-se a custos capazes de gerar novos negócios ou aumentar a eficiência, como investimento em marketing ou em um sistema de gestão financeira. O segundo, diz respeito a custos necessários ao […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙