fbpx

Empreendedorismo

Montar creche pode ser opção de negócio lucrativo; veja dicas

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 11/09/2020
Montar creche pode ser opção de negócio lucrativo; veja dicas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Com mais 5 milhões de crianças até 3 anos no Brasil, investir em uma creche pode ser opção de negócio lucrativo para quem deseja trabalhar com a área da educação infantil. Veja, neste artigo, dicas de como montar uma creche. 

Primeiramente, é válido entender o cenário atual desse mercado.

De acordo com o Relatório do 3º Ciclo de Monitoramento do PNE 2020, o percentual de crianças de até 3 anos em creches estava em 35,7% em 2018, ano do último resultado disponível. O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que até 2024 pelo menos 50% das crianças até 3 anos tenham uma vaga assegurada em creche. 

Um recente estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal estima que 46,7% das crianças de até 3 anos (o que equivale a mais de 5 milhões) têm necessidade de frequentar a creche em áreas urbanas no Brasil. 

Como montar uma creche 

Antes de iniciar o processo de abertura de uma creche, ou escola de educação infantil, é importante entender que o serviço prestado está diretamente relacionado com o processo de formação de crianças. Por isso, mais que o lucro, é importante valorizar o tipo de ensino e acompanhamento educacional que será oferecido aos alunos.

Podemos definir a creche como um local especializado em cuidados com bebês e crianças da chamada primeira infância. 

Certamente, quem opta pela área precisa gostar do público infantil e se preocupar em possibilitar o bem-estar dos pequenos, com segurança e qualidade. 

Pais e mães que precisam trabalhar fora de casa, ou mesmo em home office, optam por deixar os filhos em creches e “escolinhas” por meio período, ou período integral. 

Mais que isso, há ainda a opção de fazer hospedagem de crianças, serviço para que – por exemplo – pais possam deixar os pequenos por algumas horas, quando precisam ir a um evento.

Também podem ser oferecidos outros serviços como:

  • Berçário
  • Brinquedoteca
  • Atividades lúdicas em área Externa

Necessidades básicas

Todas as atividades em uma creche exigem a contratação de pessoal qualificado. Seja para o contato direto com as crianças (professores, pedagogos, psicólogos, etc) ou para ações que não demandam contato direto (cozinheiras, nutricionistas, etc). 

Além de pessoal, quem deseja montar uma creche precisa investir em equipamentos e na estrutura física para acolher os alunos. 

Alugar ou usar um imóvel próprio é necessário. As salas precisam ter os equipamentos necessários para cada idade (berços, tatames, brinquedos, livros etc). É importante mencionar que o imóvel precisa estar localizado em um endereço favorável, onde pais possam deixar e buscar os filhos com facilidade, sem atrapalhar a rotina. 

Além das áreas internas é válido investir em áreas de atividades externas, jardins, praça de brinquedos, hortas, etc. 

Autorização para instituição de ensino

Quem decide abrir uma creche precisa verificar a necessidade de autorização de funcionamento na secretaria estadual e secretaria municipal de educação do local onde ela será sediada. 

Entre as exigências comumente solicitadas estão:  

  • plano de educação; 
  • propostas pedagógicas; 
  • alvará de funcionamento;
  •  entre outros.

Via de regra, além de solicitar o envio de documentos, as secretarias de educação fiscalizam o local onde será a creche, ou escola, antes de liberar o funcionamento. 

Plano de negócios 

Mesmo sendo um nicho de mercado favorável, já que é elevado o número de pais e mães que precisam sair de casa e deixar os filhos com terceiros, sejam babás ou creches, é fundamental planejamento para ter sucesso no empreendimento, para que se torne um negócio lucrativo. 

Sendo assim, a medida a ser tomada é similar a qualquer situação de abertura de nova empresa: fazer um plano de negócios. 

É neste plano que se incluem todos os dados necessários para a criação do empreendimento. 

Gestão empresarial 

Independente do ramo, qualquer negócio precisa de boa administração. Para isso, a tecnologia é uma ferramenta fundamental

Emitir boletos, fazer a gestão fiscal e contábil são ações que vão além dos cuidados com ensino, por exemplo. Para fazer a gestão de tudo isso é válido investir em um sistema de gestão integrada.   

Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Softwares ajudam na gestão empresarial de qualquer tipo de negócio

Conclusões 

O cenário atual apresenta a creche como uma boa opção para quem quer empreender, mas para isso é preciso fazer um bom plano de negócios, verificar as exigências específicas e investir em soluções tecnológicas para boa gestão empresarial, além de gostar de atuar com público infantil. 

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade