Empreendedorismo

Dicas para quem quer abrir empresa em outra cidade

Dicas para quem quer abrir empresa em outra cidade

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Mudar de cidade, via de regra, requer um planejamento a ser feito antes de se chegar ao novo local e, principalmente, antes de achar uma nova casa para morar. A situação não é diferente quando se quer abrir empresa em outra cidade, diferente da que se vive atualmente. Nestes casos, além da mudança de lar é preciso planejar a criação do negócio em um novo ambiente, muitas vezes desconhecido.

Para abrir uma empresa em uma outra cidade, você precisa fazer, principalmente, um  plano de negócios bem desenhado. Na maioria dos casos, exceto quando seu negócio pode ser realizado de modo todo online, é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado para entender as especificidades da localidade onde será instalada a empresa.  

Além de planejamento, toda empresa precisa de um sistema de gestão integrada. Conheça o ERP online mais completo do mercado.

Abaixo segue o passo a passo de como se planejar para que seu empreendimento dê certo no novo local.

Planejamento comercial

Antes das dicas, primeiro vamos abordar sobre o que é planejamento comercial. 

Em resumo, planejamento comercial é aquela etapa para identificar cada detalhe de seu negócio. Ou seja, são ideias e estratégias para ir em busca de resultados. Além disso, traçar estratégias para que se obtenha o sucesso ao final do processo. 

O planejamento comercial contempla desde a ideia inicial do negócio até os detalhes específicos necessários para que a empresa se torne realidade. 

Pesquisa de mercado e seus benefícios

O processo de abertura de uma empresa também deve conter uma pesquisa de mercado. Ela dá algumas vantagens caso sejam seguidos os seguintes passos como conhecer o público; entender a estratégia dos concorrentes; analisar a disponibilidade e o desempenho de outros empreendimentos do mercado e também ter uma dimensão do mercado.

Quando de trata de abrir empresa em uma nova cidade, essa pesquisa se torna ainda mais importante. 

Avalie franquias

Além de pesquisar para por uma ideia de negócio em prática, é válido considerar a possibilidade de optar por uma franquia. Afinal, as franquias são modelos de negócios já consolidados.

Quem opta por abrir uma franquia pode usar a padronização de produtos e serviços, além da marca escolhida.Sendo assim, essa é uma opção a se levar em conta.

Dicas para abrir empresa em outra cidade

1 – Conheça a cidade

Antes de mais nada, você precisa conhecer a cidade na qual pensa em abrir seu empreendimento. É primordial saber o  potencial econômico, dados da população, de áreas  comerciais, bancos, supermercados, universidades. Enfim,  avaliar se o local tem potencial para você apostar com seu negócio.

O ideal é viajar até o município antes de decidir pela implantação do negócio. De qualquer modo, a internet pode ajudar muito nesta pesquisa sobre a realidade do local.

Fontes oficiais, como sites do IBGE e prefeituras, vídeo postados por moradores e sites de notícias podem ajudar a entender o “clima” verdadeiro da cidade. 

Entenda, uma cidade que julga ser boa para morar podem não ser tão adequada para algum tipo de negócio que tenha em mente. Cada cidade reúne suas características próprias.

2 – Avaliação da concorrência

Após a pesquisa realizada sobre o potencial econômico da  cidade, a segunda medida a ser tomada é realmente conhecer a  área comercial da cidade in loco,  visitar ruas comerciais e tentar entender o comportamento do  consumidor. Ou seja, fazer um trabalho de campo e conhecer as  particularidades e, principalmente, conhecer a concorrência.

3 – Busca por pontos comerciais

Há vários modelos de negócios voltados para o e-commerce, ou negócios digitais e realizados de modo remoto (home office). Se seu negócio tem essas características, a escolha de um ponto comercial nem sempre é algo complicado.  Mas se a empresa atende o público e precisa que ele vá ao local, é preciso escolher um bom PDV.

Sendo assim, um ponto comercial bem localizado é importante. Para isso,  você precisa buscar imobiliárias e gerências de shoppings, se  for o caso, e garimpar pela web.

3 – Avalie a logística necessária

Algumas cidade, principalmente aquelas longe dos grandes centros, demandam maior logística para o recebimento de mercadorias. O tempo e preço de fretes podem encarecer produtos e aumentar o período para produção. 

Deste modo, verifique quais serão os seus fornecedores e as necessidade logísticas. A partir destas informações estime o impacto do transporte e logística na composição dos preços de produtos e serviços, avalie se o mercado consumidor do local desejado deve receber bem esses valores. 

Precisa fazer a gestão de estoque e vendas? Conheça o sistema ERP online  

Fique atendo à burocracia

Depois de escolhido o local, é fundamental uma atenção especial ao lado burocrático. Ou seja, taxas e comunicação aos órgãos competentes da nova cidade.

Caso deseje abrir a empresa do zero, todo processo de constituição do novo CNPJ e alvará de funcionamento será na cidade em questão. Em caso de querer mudar a empresa de cidade os trâmites são um pouco diferentes.  

Lembre-se que, para transferir a empresa, por exemplo, você precisará mudar o endereço comercial e, para isso, existem algumas medidas que se assemelham à abertura de uma empresa. Entre elas está a alteração do contrato social perante a Junta Comercial do Estado. Você também precisa fazer a inscrição municipal.

Em todos os casos, consultar um contador profissional é válido. 

Conclusões 

Em resumo, abrir uma empresa exige necessidades legais e muito planejamento. No caso de começar um negócio em uma nova cidade é preciso redobrar esse planejamento e investir em modelos de gestão empresarial bem estruturados. 

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade