fbpx

Contabilidade

Entenda a importância da contabilidade para sua empresa

Redação - FoxManager
Escrito por Redação - FoxManager em 16/12/2017
Entenda a importância da contabilidade para sua empresa

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Decidiu abrir uma empresa em busca da independência financeira? Mas você cogitou dar importância à contabilidade? Do contrário, a falta de controle e organização financeira será evidente. 

Portanto, esqueça que a contabilidade serve apenas para lidar com a burocracia tributária e fiscal do país. Na verdade, ela é muito mais do que isso. Controle financeiro, preço competitivo e poder de decisão são exemplos de boas práticas que ela pode trazer à sua empresa.

Ficou interessado no assunto? Quer conhecer a importância da contabilidade? Então, esse artigo foi desenvolvido especialmente para você. Veja! 

Qual a importância da contabilidade para uma empresa? 

A importância da contabilidade, para alguns, pode ser até questionada. Contudo, para os mais esclarecidos, a coisa muda um pouco de figura, já que a contabilidade traz informações consideráveis para os empreendedores. Entre elas, destacam-se:

  • conhecimento das contas patrimoniais; 
  • clareza para os planejamentos contábeis, fiscais e financeiro; 
  • entendimento das legislações fiscais, trabalhistas e previdenciárias; 
  • compreensão da estrutura econômica empresarial. 

Além disso, a contabilidade é fundamental para que você conheça o melhor regime tributário a ser implantado. Simples Nacional? Lucro Real? Lucro Presumido? Não sabemos. Apenas a contabilidade tem a resposta ideal para esse questionamento!

Como utilizá-la a seu favor? 

Um negócio sem contabilidade é o mesmo que você caminhar no escuro, uma vez que o controle financeiro e econômico de sua empresa fica à mercê da sorte. Por esse motivo, comece a utilizá-la em seu favor. “Mas, como eu faço isso?”, você deve estar se perguntando. Não se preocupe, vamos ajudá-lo! 

O primeiro passo é contar com profissionais especializados na área e também um software ERP. Posteriormente, com o software implantado, solicite informativos de uso imediato, de forma que você consiga entender o que está acontecendo em sua empresa.

Entretanto, não utilize a contabilidade apenas para esses informativos de uso imediato. É possível ter acesso a outros relatórios bem mais detalhados. Entre eles, os mais comuns são: 

  • balanço patrimonial; 
  • demonstração do resultado do exercício; 
  • balancete empresarial; 
  • demonstrativo de receita, custo e despesa. 

Todos esses relatórios têm algo em comum, o chamado poder de decisão. No mundo empresarial, isso é muito bem quisto, uma vez que as empresas necessitam decidir o seu futuro. 

De que forma a contabilidade se relaciona com a boa gestão financeira? 

Não é possível mensurar um bom gerenciamento financeiro e esquecer o quão importante foi a contabilidade, não é? Isso porque é ela que simplifica ao máximo as operações financeiras no dia a dia.

A começar pelo fluxo de caixa, que relaciona toda a movimentação financeira de sua empresa, comparando saldos iniciais de caixa, fornecedores, bancos e aplicações em curto prazo.  

Outra importante contribuição é o controle exercido sobre o estoque, para que não faltem ou sobrem mercadorias, já que a atividade-fim de sua empresa necessita disso. Sem estoque não há venda e, se não há venda, não há receita financeira para pagar os inúmeros fornecedores, por exemplo. 

Neste post, descobrimos a real importância da contabilidade para que a sua empresa funcione corretamente. Portanto, não a descarte, pois quem se descuida das finanças empresariais, infelizmente, não tem noção dos números da empresa. 

Esse conteúdo foi relevante para você? Deseja saber mais sobre esse e outros assuntos? Para isso, basta curtir a nossa página no Facebook!

Seu sistema de gestão online não gera a contabilidade para você? Conheça o FoxManager.

Até a próxima!

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade