Finanças

Como fazer gestão de fluxo de caixa em lojas?

23/10/2017
Como fazer gestão de fluxo de caixa em lojas?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A gestão de uma ou mais lojas é um processo complexo e que necessita de ferramentas técnicas que apossam auxiliar e padronizar toda a operação. Um controle de caixa bem executado permite ao responsável pela administração tomar decisões mais eficientes, rápidas e seguras determinado período . É nesse contexto que entra a gestão do fluxo de caixa.

Primeiramente, vamos mostrar o que significa do fluxo de caixa e os cuidados e as vantagens dessa ferramenta — que pode fazer toda a diferença para seu negócio. Confira!

O que é o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta que gere recursos financeiros, em outras palavras, representando entradas e saídas de dinheiro propriamente dito, os valores em contas-correntes e as aplicações de curto prazo de uma empresa. Além disso, em sua composição devem estar as entradas e as saídas de recursos.

Sendo assim, as entradas possuem ligação com os recebimentos de clientes e as saídas são relacionadas a pagamentos.

Os mais comuns são: fornecedores, impostos, salários de funcionários e outros necessários para as atividades rotineiras do negócio em determinado periodo.

O sistema ERP FoxManager também permite

Faça seu fluxo de caixa

A elaboração e a gestão de fluxo de caixa deve ser feita com o auxílio de um software integrado. Essas soluções auxiliam na tomada de decisão e, no caso de multilojas, ajudam no dia a dia da movimentação financeira.

O regime de caixa auxilia na tomada de decisões, ele dá um norte a ser seguido em determinado período

Inicialmente, é preciso registrar todos os saldos iniciais de caixa, bancos e aplicações de curto prazo.

Em segundo, todos os valores recebidos e pagos deverão ser registrados diariamente. Portanto dessa comparação será gerada planilha de fluxo de caixa do período, que são as disponibilidades que sua empresa tem.

Sistema ERP online grátis é a melhor opção para otimizar e integrar a gestão da sua empresa. Conheça e use grátis!

Cuidados ao fazer fluxo de caixa

O uso da tecnologia é necessário para a gestão de fluxo de caixa, o que reflete na saúde financeira do seu negócio em determinado periodo.

Uma plataforma adequada de ERP permite a separação entre filiais que a empresa possui. Além disso, permite o acompanhamento em tempo real da gestão financeira.

Fazer a conferência de extratos bancários, contas a pagar, a receber e outros relatórios ajuda a entender como está a saúde financeira da empresa.

Isso evita o pagamento desnecessário de multas e juros pelo atraso de títulos e permite a cobrança pontual de títulos, evitando a inadimplência.

Vantagens de fazer gestão

O fluxo de caixa também é uma ferramenta gerencial e permite analisar receitas e despesas da sua empresa.

As receitas podem fornecer dados importantes sobre clientes, ticket médio, possibilidades de descontos e outras estratégias para a empresa.

Enquanto isso as despesas podem ser categorizadas e assim, com bases nesses dados, o gestor pode compreender. Por exemplo, quais são os maiores tipos de gastos, além de compará-los entre suas diferentes unidades e entender porque algumas gastam mais que outras, buscando alternativas para redução desses desembolsos.

Você acabou de ver como fazer a gestão de fluxo de caixa de uma ou mais lojas.

Industria 4.0

O empreendedor deve pensar também em novos meios de venda onde seu fluxo de caixa pode ser beneficiado. Esteja atento à chamada Industria 4.0, onde os e-commerce também se inserem. Seja como for, ela deve ter sua frente de loja integrada com o fluxo de caixa operacional como em qualquer negócio.

Se não puder iniciar com a estrutura de um e-commerce tradicional, você pode pensar em realizar vendas diretamente por meio de redes sociais.

Vá atrás de desenvolver uma página como o Facebook ou o Instragram, que possuem forte apelo visual.

Tenha o auxilio de um ERP

Mais importante, você entendeu que um software de ERP é essencial para controle correto do fluxo de caixa.

Em suma, significa ter uma visão individualizada e ampla de cada unidade consolidando todas as informações financeiras e facilitando a gestão.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Replies to “Como fazer gestão de fluxo de caixa em lojas?”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › LGPD - sua empresa está pronta para lei de proteção de dados?

[…] e garantir o direito à privacidade e à proteção de dados pessoais de usuários e […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Gestão de estoque mínimo e máximo é fundamental; veja como calcular

[…] Atenção! É de fundamental importância destacar que o estoque é um setor vital para qualquer empresa. Se ele não funciona corretamente pode ocorrer perda de dinheiro.  […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Quer abrir negócio em 2020? Veja 7 itens importantes para empresários

[…] trabalham na empresa e precisam receber um valor justo por isso. Valor esse independente do lucro do […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › O que é Budget, Forecast e Rolling Budget?

[…] uso da tecnologia é necessário para a gestão de fluxo de caixa, o que reflete na saúde financeira do seu negócio em determinado […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙