fbpx

Financeiro

Como fazer gestão de fluxo de caixa em lojas?

Redação - FoxManager
Escrito por Redação - FoxManager em 23/10/2017
Como fazer gestão de fluxo de caixa em lojas?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A gestão de uma ou mais lojas é um processo complexo e que precisa de ferramentas e técnicas que auxiliem e padronizem esse processo, permitindo que a pessoa responsável pela administração tenha decisões mais eficientes, rápidas e seguras. É nesse contexto que entra a gestão do fluxo de caixa.

Neste post, nós vamos mostrar o que é o fluxo de caixa, como fazer a sua gestão, os cuidados e as vantagens dessa ferramenta — que pode fazer toda a diferença para a sua loja. Confira!

O que é o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta financeira representada pelo dinheiro propriamente dito, os valores em contas-correntes e as aplicações de curto prazo de uma empresa. Além disso, em sua composição devem estar as entradas e as saídas de recursos.

As entradas possuem ligação com os recebimentos de clientes e as saídas são relacionadas a pagamentos: os mais comuns são aqueles de fornecedores, impostos, salários de funcionários e outros necessários para as atividades rotineiras do negócio.

Além de fluxo de caixa, outros assuntos relevante para empresários são:

Como fazer

A elaboração e a gestão de fluxo de caixa deve ser feita com o auxílio de um software integrado. Essas soluções inteligentes auxiliam na contabilização e, de forma específica, no caso de mais lojas, ajudam no controle do volume da movimentação financeira.

Inicialmente, é preciso registrar todos os saldos iniciais de caixa, bancos e aplicações de curto prazo. Depois, todos os valores recebidos e pagos deverão ser registrados diariamente e, dessa comparação, será gerado o fluxo de caixa do período, que são as disponibilidades que sua empresa tem.

Cuidados ao fazer fluxo de caixa

O uso da tecnologia é essencial para a gestão de fluxo de caixa. Além de agilizar e otimizar, a ferramenta permite a separação entre filiais e o entendimento de como estão as finanças de diferentes pontos de vista. Outro cuidado é o acompanhamento e a inserção diária das informações.

Fazer a conferência de extratos bancários, contas a pagar, a receber e outros relatórios ajuda a entender como está a saúde financeira da empresa. Isso evita o pagamento desnecessário de multas e juros pelo atraso de títulos e permite a cobrança pontual de títulos, evitando a inadimplência.

Vantagens de fazer gestão do fluxo de caixa

O fluxo de caixa também é uma ferramenta gerencial e, aliado a um bom software integrado de gestão, permite analisar tanto as receitas quanto as despesas das empresas.

As receitas podem fornecer dados importantes sobre clientes, ticket médio, possibilidades de descontos e outras estratégias para a empresa.

Já as despesas podem ser categorizadas e, com bases nesses dados, o gestor pode compreender, por exemplo, quais são os maiores tipos de gastos, além de compará-los entre suas diferentes unidades e entender porque algumas gastam mais que outras, buscando alternativas para redução desses desembolsos.

Você acabou de ver como fazer a gestão de fluxo de caixa de uma ou mais lojas.

Compreendeu que a tecnologia é essencial nesse processo e que um bom software fará a diferença na hora de implementar e controlar o seu fluxo de caixa, permitindo uma visão individualizada e ampla de cada unidade consolidando todas as informações financeiras e facilitando a gestão.

Que tal experimentar agora (e de modo grátis) o melhor software ERP do mercado?

Para conhecer melhor, acesse o link.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade