fbpx

Financeiro

Budget e forecast: Como fazer planejamento financeiro empresarial

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 25/11/2019
Budget e forecast: Como fazer planejamento financeiro empresarial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O budget e forecast são dois instrumentos de KPI utilizados no planejamento financeiro empresarial, pois, são capazes de definir o dinheiro que pode ser gasto ou investido em diferentes setores da empresa durante o período de um ano.

É altamente desaconselhável um empreendedor gastar dinheiro com despesas e investimentos necessários para a empresa sem antes discriminar tudo em uma planilha, e realizar um planejamento orçamentário adequado com base em sua receita e capital de giro.

Precisando de um sistema com módulo financeiro para fazer a gestão da sua empresa? Que tal usar um ERP online e grátis? Conheça mais!

Portanto coloque todos os fatores de demonstração de resultado do exercício, ou DRE, fluxo de caixa e balanço patrimonial em uma planilha e prepare-se para montar seu budget.

O que budget e forecast significam

Apesar dos termos serem em inglês, o budget refere-se a nada mais que o bom e velho orçamento. Ou seja, a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado período de tempo.

Já o Forecast refere-se à previsão ajustada deste mesmo orçamento, como se fosse uma mudança de percurso que o empreendedor fará por conta de imprevistos ou gastos, para não sair do budget inicial.

Mas vamos explicar isto mais detalhadamente o decorrer do texto, por isso leia até o fim.

Planejamento é essencial

Afinal, seja qual for a natureza de seu empreendimento, não há espaço para o amadorismo se quiser continuar ativo no mundo empresarial. Estabelecer metas de gastos e respeitar o que foi planejado no budget é a tarefa de casa mais básica para o empreendedor atento.

Todavia, existe o sistema ERP, que pode ajudar o empresário. O mais completo do mercado é o FoxManager, pois ele é uma ferramenta muito útil no gerenciamento da parte contábil, fiscal e administrativa de sua empresa.

Entenda, o uso do sistema permite a gestão integrada e em tempo real de empreendimentos de todos os portes. É possível usar as funcionalidades do sistema online e gratuitamente.

Como o budget é definido

Vale lembrar que a época do fim do ano é quando todos os setores capazes de tomar decisão em uma empresa geralmente se reúnem para discutir e determinar qual será o orçamento para o ano seguinte. Ou seja, o budget de trabalho.

Em linhas gerais, e dependendo do tamanho de sua empresa, pode-se determinar alguns fatores a ser levados em consideração para se chegar a uma cifra mais definitiva do seu budget anual:

  • Custo;
  • Receita;
  • Fluxo de Caixa;
  • Balanço Patrimonial;
  • Compras;
  • Estoque;
  • Investimentos;
  • Despesas Gerais;
  • Gastos com Pessoal.

Estabelecendo o budget

Agora, imagine que cada uma dessas coisas tenha um budget definido para ser gasto ao longo de um ano. Por exemplo, ficou estabelecido que o gasto com energia terá um budget de R$12 mil ao ano. Isso equivale exatamente a R$1 mil ao mês.

É isto o que budget estático significa, e é por isso que ele é importante para o planejamento financeiro da empresa.

Já está estabelecido que a meta com os gastos para energia será X, e é com o valor X que a empresa irá trabalhar ao longo do ano.

Como funciona o forecast

Entenda, o forecast é o processo de revisar as projeções da empresa conforme sua atuação e condição de mercado. Por meio de análise da planilha o forecast vai desenhar o resultado financeiro que mais pareça provável até o fim do período orçamentário.

No caso de controle de gastos, o forecast pode vislumbrar um cenário onde o empreendedor seja obrigado a ‘apertar o cinto’, uma vez que já gastou mais do que estava previsto.

budget orçamento finanças empresas
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Sistema ERP online permite a gestão empresarial integrada

Notas fiscais, boletos, ordens de serviço, PDV, estoque, contabilidade… São muitas as necessidades de um empresário! Conheça mais sobre o sistema que permite unificar a gestão de tudo isso: Guia completo sobre software ERP: veja como a tecnologia pode melhorar a gestão empresarial

Também vamos voltar ao exemplo do budget de R$12 mil anual com gasto em energia. Se eu chego no mês de abril e já gastei R$6 mil, então significa que já estourei R$2 mil a mais do que previa meu budget inicial.

Em outras palavras, para manter minha meta de gasto eu vou precisar gastar menos que R$1 mil mensais como era previsto no início do ano nos oito meses que restam para terminar o ano.

Contudo, o forecast é apenas possível com a análise dos meses que já se passaram no ano, para aí sim, projetar a tendência até o fim e, se necessário, reajustar a rota orçamentária.

Rolling budget

Vale ainda destacar que existe ainda a modalidade de rolling budget, indicado para empresas que necessitam de um orçamento mais adaptável com suas necessidades altamente voláteis. Podemos definir como sendo um orçamento flexível.

E como ele funciona?

Ora, rolling budget tem sua receita e seu gasto constantemente reajustados para um próximo período de tempo após um estudo detalhado do mesmo durante sua própria execução.

Por exemplo, se no budget tradicional existe um espaço de tempo estático que vale apenas para aquele período de um ano, o rolling budget pode fazer mudanças mais curtas de forma mensal, bi mensal ou trimestral, sem prazo para o fim, adaptando-se conforme a necessidade.

Conclui-se que o rolling budget é indicado para empresas que trabalham com produtos perecíveis, ou com serviços de curta duração.

Conclusões

Agora, uma coisa é certa: independente do tamanho e tipo de negócio, todas as empresas precisam de planejamento financeiro.

Em resumo, é fundamental controlar gastos, entender seu fluxo de caixa e saber como anda a saúde financeira do seu empreendimento. Para fazer isso de modo otimizado o ideal é usar um sistema de gestão integrada, um ERP.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade