Finanças

9 razões pelas quais as empresas PRECISAM de um sistema ERP

10/01/2024
9 razões pelas quais as empresas PRECISAM de um sistema ERP

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muitas empresas de pequeno e médio porte ainda questionam se realmente precisam de um sistema ERP. As atividades do dia a dia já são absorventes o suficiente sem adicionar o desafio de encontrar e implementar um novo sistema em todo o seu negócio. Após vários anos problemáticos, as coisas finalmente estão voltando a se estabilizar, com o seu negócio avançando, apresentando algum crescimento, recebendo pedidos, gerando um pouco de lucro e, em geral, seguindo em frente. Então, por que mexer com algo que está funcionando e gastar tempo e dinheiro em um novo sistema?

É simples. Não há dúvidas de que os sistemas ERP trazem múltiplos benefícios para as empresas, especialmente as empresas de manufatura. Enquanto algumas empresas ainda resistem à ideia de precisar de um sistema ERP, citando custos, ocupação excessiva, tamanho reduzido ou se virando com planilhas como justificativa, a maioria das empresas progressistas e ambiciosas está reconhecendo as oportunidades que um sistema ERP como o FoxManager pode proporcionar a elas. Ainda não está convencido?

Selecionamos as principais 9 razões sobre porque as empresas precisam de um sistema ERP:

Aumentar sua eficiência

Nenhuma empresa quer manter estoques desnecessários quando pode evitá-los. Um sistema ERP permite que você saiba exatamente de que estoque precisa para cada trabalho e quando precisa dele. O software ERP também permite automatizar muitos de seus processos para criar eficiências em todo o processo de produção. Isso significa menos duplicação, melhor agendamento de recursos e menos tempo de inatividade.

Os sistemas existentes não estão dando conta do recado

Muitas empresas enfrentam dificuldades com um sistema legado que talvez tenha funcionado no passado, mas que agora é completamente inadequado para realizar as tarefas de um moderno sistema ERP. Eventualmente, você descobrirá que isso não é mais sustentável, seja pela falta de suporte do fornecedor, pela lacuna de conhecimento criada quando os usuários saem ou simplesmente pela falta de funcionalidade que impede você de obter informações significativas.

Muitas planilhas

A humilde planilha pode ter sido um recurso fantástico para armazenar seus dados e até mesmo fornecer alguma análise básica desses dados, mas já foi ultrapassada pelo sistema ERP. Múltiplas planilhas ainda são comuns em empresas, mas à medida que sua empresa cresceu, você provavelmente tem informações demais para serem tratadas apenas pelas suas planilhas existentes. Você realmente deseja adicionar mais uma planilha à sua lista? Um sistema ERP substitui as planilhas enquanto reúne todos os seus dados e fornece respostas em tempo real.

Melhor funcionalidade

Na sociedade atual, muitos empregos exigem rastreabilidade precisa. Trabalhar em cadeias de suprimentos para setores importantes como aeroespacial, automotivo ou defesa não permite erros ou atrasos. Se você deseja concorrer e ganhar contratos nesses setores, precisará de um sistema que possa fornecer rastreabilidade completa, gerenciar seus níveis de estoque, agendar o chão de fábrica e gerenciar muitas outras funções. Sim, você precisará de um sistema ERP!

Minimizar erros

Um sistema ERP oferece a oportunidade de reduzir significativamente erros humanos. Quando os departamentos usam seus próprios sistemas independentes, dados incorretos ou inconsistentes podem ser inseridos em cada sistema. Com o software ERP, tudo se integra para que as informações precisem ser inseridas apenas uma vez. Essas informações fluem por todo o sistema, e cada departamento acessa os dados originais corretos. E como tarefas e atividades também estão no mesmo sistema, é simples verificar o status delas, para que nada escape quando seus funcionários estiverem de férias ou afastados por doença.

É hora de consolidar dados e obter informações em tempo real

Você pode estar usando várias planilhas ou ter múltiplos sistemas “melhores de classe”, mas eles se integram totalmente para lhe dar uma visão completa do que está acontecendo em seu negócio? Sem ter todos os seus dados em um só lugar, é difícil tomar grandes decisões sobre o que precisa ser feito. Um sistema ERP geralmente inclui um painel que exibe seus KPIs e sinaliza quaisquer exceções. A beleza de ter seus dados em um único sistema é que todas as informações sobre um pedido estão em um só lugar – desde o primeiro contato até a faturação, dando-lhe fácil acesso a cada trabalho.

Precisamos obter a certificação ISO para entrar em novos mercados

Certas indústrias e empresas exigem que seus fornecedores tenham certificação de qualidade. Embora obter a certificação possa ser um processo longo, é significativamente mais fácil com um bom sistema ERP em funcionamento. Você precisa de um sistema ERP para apoiar os processos de ponta a ponta da sua empresa e garantir que a padronização e uniformidade de processos sejam a norma. Verificações podem ser incorporadas a um sistema ERP para garantir que os procedimentos sejam seguidos, resultando em práticas de trabalho consistentes – o fator-chave para alcançar a certificação ISO.

Visibilidade do que está acontecendo no chão de fábrica

Você sabe que tem muitos trabalhos em andamento, mas tem alguma ideia do status de algum deles? Essa falta de visibilidade pode ser cara e frustrante e significa que você provavelmente está sendo reativo em vez de proativo. Um sistema ERP rastreará todos os seus trabalhos, desde o primeiro contato até a fatura e, o que é mais, os agendará para maximizar a eficiência da capacidade do seu chão de fábrica.

O FxManager quer aumentar o valor da sua empresa

É difícil aumentar o valor da sua empresa quando você depende de sistemas desatualizados e planilhas. Proprietários em busca de uma estratégia de saída de seus negócios podem criar mais ordem e controle ao trazer um sistema ERP como o FoxManager para reduzir o estoque, otimizar processos e acelerar o fluxo de trabalhos pela empresa, resultando em uma melhoria no resultado final. Maior eficiência permite que você se torne mais competitivo e ofereça perspectivas de crescimento.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙