fbpx

Tecnologia

Por quê investir em um ERP Online na crise?

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 03/11/2020
Por quê investir em um ERP Online na crise?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Que um ERP online é a melhor opção para realizar a gestão empresarial de qualquer negócio você já sabe. Mas em um período de crise econômica, ele é um bom investimento a se fazer?

À primeira vista, congelar todos os investimentos seria a atitude mais racional para aguentar os tempos mais difíceis. Contudo, esta ferramenta de gestão é a melhor aliada para ajudar na contenção de gastos desnecessário e racionalização de recursos.

Neste artigo do Blog FoxManager vamos abordar um pouco o fato de o mundo empresarial ter migrado para a nuvem e como a modalidade ‘on premise’ de softwares cai em desuso, principalmente quando se fala em ERPs.

ERP Online e SaaS

ERP é uma sigla em inglês para “Planejamento de Recursos Empresariais”. Este software tem como objetivo integrar os setores de uma empresa, ofertando mais facilidade e mobilidade para o processo. 

Ou seja, de forma geral, este tipo de processo faz com que a administração tenha mais controle sobre informações, utilizando menos recurso financeiro e aumentando a qualidade.

Já a SaaS, ou Software as a Service, é a maneira de disponibilizar apps e soluções de tecnologia exclusivamente pela internet, como um serviço online.

SaaS permite a gestão empresarial sem a necessidade de qualquer download
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio

No SaaS a empresa que contrata um serviço não precisa realizar downloads de novas versões, ou fazer investimento em estrutura de hardware, como um servidor próprio para uma rede intranet, por exemplo.

O acesso é simples e feito diretamente pelo site do provedor do serviço contratado, bastando apenas acesso a internet. É no servidor do site onde é executado o software. Também cabe ao provedor do serviço garantir a segurança de dados, a gerência de acesso das contas e demais responsabilidades para a execução do serviço.

Gestão empresarial com ERP Online
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio

Um ERP online, portanto, é um sistema integrado de gestão empresarial acessado pelo navegador do seu computador.

Investimento baixo

Por demandar somente uma conexão de internet para funcionar, o ERP online oferece uma vantagem competitiva sobre seus pares que funcionam somente no modo ‘on premise’.

Em um mundo tomado por limitações de investimento e de locomoção, como o atual, uma ferramenta puramente online garante maior flexibilização na hora de realizar a gestão empresarial.

Assim é mais simples de ter informações simultâneas, em tempo real, correlacionando resultados, e tendo um panorama da empresa e do que esta enfrenta.

Outras vantagens

Para que você se sinta ainda mais incentivado a utilizar o ERP Online neste momento de crise, é fundamental que você entenda um pouco mais sobre as vantagens que ela oferta.

Otimização

Para que muitas funções sejam executadas dentro de um escritório, é essencial que muitos recursos sejam canalizados para a atividade, sejam estes recursos financeiros ou tempo, por exemplo. 

Com o uso do ERP é possível que os processos se tornem mais rápido, pois o sistema realiza algumas funções, fazendo com que o processo seja seguro e de qualidade, sem perder a velocidade. 

Baixo custo

É importante salientar que, em uma empresa com vários departamentos, é possível que alguns deles tenham mais de um tipo de software responsável pela gestão de dados, parte fiscal, o controle contábil e financeiro.

Quando isso ocorre, é sabido que, mais recursos são gastos, pois é necessário que os softwares sejam pagos para continuar funcionando. 

Um ERP centraliza esses diferentes aspectos em um só local.

Com a integração que a ferramenta fornece, é possível que todos os setores utilizem o mesmo software, diminuindo os custos gastos sem perder a eficiência de produção e o comprometimento. 

Integração

Como foi falado, o ERP tem como o seu principal foco, integrar as equipes. Desta forma seria mais simples de administrar toda empresa, sem diminuir a eficiência, mas de forma mais rápida e prática.

Precisa fazer gestão fiscal, financeira e contábil em tempo real e integrada? Sistema ERP online FoxManager é a solução!

Esta ferramenta proporciona melhor comunicação entre os setores, compartilhando o que é preciso para o bom funcionamento do estabelecimento. 

Empresa competitiva

Para que a sua empresa mantenha a relevância no mercado, é preciso que esta seja competitiva, buscando melhorar sempre mais o produto ou serviço que é ofertado. 

Em um cenário onde o capital de giro é menos, a eficiência nos processos internos torna-se determinante para o nível de competitividade que a empresa pode alcançar.

ERP aumenta competitividade
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio

Com o propósito de sucesso do seu negócio, é interessante que este tenha alguma vantagem sob os seus concorrentes, seja de Melhor preço, um atendimento exclusivo ou um prazo de entrega reduzido, por exemplo. 

Para que você saiba utilizar esta ferramenta ao seu favor, a seguir te darei alguns exemplos de pôr que o ERP pode ajudar a tornar a sua empresa mais competitiva no mercado. 

Integração

O ERP faz com que os setores da sua empresa se comuniquem da melhor forma possível. Assim, o processo se torna mais ágil e dinâmico, sendo uma vantagem competitiva para o seu negócio. 

Padronização

A criação de rotinas pode ser importante para que a produção de um produto ou o fornecimento de um serviço de qualidade, além de economizar recursos financeiros, tempo e auxiliar em uma tomada de decisão mais rápida. 

Menos erros 

Com a criação da rotina citada no tópico anterior, é possível que a sua produção ou fornecimento de serviço cometa menos erros em várias esferas, diminuindo o desperdício financeiro e reclamação de clientes.

Adaptação

A adaptação é fundamental, seja na ida pessoal, emocional ou profissional. Com o ERP é possível que a sua empresa se adapte a situações mais particulares, enfrentando-as da melhor forma possível. 

Controle de finanças

As finanças de uma empresa são parte fundamental para a sua existência. Com o uso do ERP é possível controlá-las melhor, diminuindo o risco de desperdício deste recurso, além de impossibilitar as fraudes. 

Assim, é possível que o sue fluxo de caixa se torne cada vez mais bem gerido, tendo o melhor acesso aos dados. 

Recursos

Uma empresa pode se utilizar de muitos recursos durante a sua trajetória. Com o ERP ela utiliza menos estes recursos, tanto financeiros quanto humanos.

Além disso, ainda reduz o consumo de papel e insumos que possam ser prejudiciais ao ser humano. 

Racionalizar recursos da empresa é importante

Em momentos de crise é comum que os recursos se tornem escassos e que isso dificulte a existência e a permanência da empresa no mercado.

erp online SaaS Software as a Service
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Diversos módulos integrados em um só local auxiliam na racionalização de recursos para um fim

Racionalizar os recursos neste momento difícil faz com que gerir a empresa se torne menos complicado, além de garantir a existência desta durante mais tempo.

A seguir, veja algumas maneiras de racionalizar recursos e aliviar a crise que a sua empresa enfrenta. 

Utilização de software único

Com a utilização de um software único, é possível integrar todos os setores de uma empresa, fazendo com que seja mais fácil de gerir, além de garantir um menor desperdício de recursos. 

Diminuição de desperdício

É importante que o seu negócio diminua ao máximo o desperdício de recursos, para que desta maneira as finanças sejam poupadas de mais cortes. 

Funcionários focados

O foco em qualquer atividade faz com que esta seja executada de forma mais rápida, mas sem perder a qualidade e com menores chances de erros. 

Por este motivo, incentive os seus funcionários a manter o foco no ambiente de trabalho, para que assim haja a racionalização dos recursos da empresa de forma momentânea. 

Cortes

No momento de crise, é importante cortar o que não é visto como muito necessário na empresa. Por isto, faça uma varredura por todos os setores e de forma planejada e consciente realize os cortes que são necessários. 

É válido salientar que, este corte pode abranger desde a área de matéria prima até o quadro de funcionários, depende do quanto e de como a crise atingiu o seu investimento. 

Competitividade da empresa

Com o passar do tempo, a tecnologia se fez cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Esta se iniciou em locais específicos e foi ganhando terreno ao longo dos anos.

Atualmente, esta é tão utilizada em vários âmbitos diários, inclusive empresariais, que se tornou um meio de demarcar a competência de uma empresa. 

Presença online

O primeiro ponto e bastante importante é o uso da tecnologia para colocar a sua empresa onde ela jamais esteve, no mundo online. 

Neste momento, empresas que não tem uma identidade tecnológica ou pelo menos, um endereço online são escanteadas pelos clientes e pelo mercado, sendo considerada antiquada e sem funcionalidade. 

Capacitação

Com a utilização da internet e de meios que são agregados a ela, é possível se capacitar a cada vez mais utilizando a internet.

Empresas de pequeno, médio e grande porte que ignoram esta vantagem, podem deixar passar e se cair no esquecimento pelos consumidores. 

Desperdício de recursos

Com o passar dos anos e com a evolução da tecnologia, foi possível desenvolver vários tipos de recursos que foram capazes de substituir a cada dia mais os processos dentro das empresas, tornando-os cada vez mais ágeis e corretos.

Com a não utilização deste recurso, ainda é possível gerir uma empresa, mas esta tarefa se torna muito mais árdua e passível de erros. 

Produtividade

Em qualquer tipo de empresa, a produtividade é algo crucial. Por isso, a tecnologia oferta através de várias ferramentas a possibilidade de o trabalhador produzir mais, com mais qualidade em menos tempo. 

Custos

A alguns anos através, é possível que para executar funções seria necessário a aquisição de materiais variados, com valores altos e que variavam, sendo um gasto de recurso financeiro difícil para as empresas. 

No presente, é possível encontrar ferramentas integradas, que facilitam o trabalho e diminuem o custo que era pregado para tal função, gerando a economia, sem fazer com que a sua empresa perca a qualidade. 

Conclusão

Não esqueça que, por mais que a crise financeira seja grande e atinja vários âmbitos da economia, em algum momento esta terá fim e é nesta hora que você precisará se reinventar e buscar ferramentas para auxiliar neste processo!

Gostou do texto de hoje? Quer ler mais sobre este assunto? Continue nos acompanhando aqui. Tem dúvidas? Será um prazer te ajudar com elas! 

Até a próxima!

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade