fbpx

Tecnologia

Por Quê Relatórios Gerenciais São Importantes?

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 19/11/2020
Por Quê Relatórios Gerenciais São Importantes?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se você tem um negócio, com certeza já teve que fazer ou faz constantemente relatórios gerenciais, certo?

Esses documentos são essenciais para o bom funcionamento de qualquer empresa por auxiliarem na tomada de decisão

Ou seja, você já parou para pensar qual seria o próximo passo do seu negócio, mas não conseguia decidir o que seria melhor?

Afinal, qual é o passo certo a se tomar? Pois, uma decisão errada pode acabar com o seu negócio, e a decisão certa pode o levar para outro nível. 

Então, para saber como tomar essa decisão e não colocar o seu negócio em risco, é fundamental ter uma base de informações e dados que te auxiliem.

Para isso servem os relatórios gerenciais. Portanto, continue lendo esse artigo do Blog FoxManager que iremos falar a importância e como desenvolver os relatórios gerenciais para a melhor tomada de decisão. 

Precisa fazer gestão fiscal, financeira e contábil em tempo real e integrada? Sistema ERP online FoxManager é a solução!

Qual a importância dos relatórios gerenciais?

Os relatórios gerenciais são fundamentais para o funcionamento de um bom negócio, facilitando toda a logística e melhorando a sua produtividade. 

Mas, o que são esses relatórios? O objetivo deles é unir todos os dados e informações relevantes sobre estratégias da empresa, incluindo os seus projetos, ações e análises. 

Sendo assim, a sua função é auxiliar na gestão da empresa, sendo um documento representativo de como o seu negócio está, auxiliando na tomada de decisão e mostrando o que você pode fazer para melhorar cada vez mais. 

Para entender a importância desses relatórios gerenciais, você deve entender que a grande vantagem é que eles representam uma visão ampla do seu negócio. 

Ou seja, com eles, você consegue entender o que está acontecendo na empresa, podendo identificar os pontos de melhoria e os pontos que estão dando certo. 

É preciso tomar decisões certas para seu negócio com base em dados
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio É preciso tomar decisões certas para seu negócio com base em dados

Com isso, é possível ver como a empresa está, para que então você trace um planejamento estratégico direcionando o seu negócio para o futuro que você deseja para ele. 

Além disso, é muito importante um relatório gerencial bem feito, para que as principais decisões da empresa sejam feitas baseadas em dados. 

Afinal, quando não se faz um relatório eficaz e como deve ser feito, muitas vezes as decisões são baseadas em intuições, o que não é o ideal. 

E o grande diferencial dos relatórios gerenciais é utilizar dados concretos e reais sobre os seus negócios para fazer uma análise completa e detalhada. 

Muitas vezes nós já temos esses dados no nosso sistema, mas eles não estão organizados, não auxiliando tanto. 

Com o relatório, você irá pegar esses dados e montar de um jeito que fique visualmente fácil de entender, para que essas informações possam ser utilizadas por todas as áreas da empresa, podendo utilizar ferramentas como gráficos e tabelas.

Quais os tipos de relatórios gerenciais existem

Mas, na prática, quais os melhores relatórios gerenciais para auxiliar a sua tomada de decisão? 

Na hora de desenvolver relatórios, é importante saber quais são eles e quais são fundamentais para o seu negócio. 

Por isso, separamos aqui alguns dos principais relatórios gerenciais que podem auxiliar a sua empresa.

Relatório de Produtividade 

Esse é um dos principais relatórios gerenciais que existem, pois tem como objetivo mostrar como as áreas da sua empresa, e os seus funcionários, estão em relação a produtividade. 

Ou seja, esse relatório analisa como estão as gerências da empresa na execução de tarefas, podendo ver qual está funcionando, quem está se destacando e quem precisa de mais motivação. 

Além disso, esse relatório consegue também mostrar as falhas na produção que você tem. 

Relatório Financeiro 

Esse é o principal relatório para saber como estão as finanças da empresa. Ou seja, quanto está saindo e quanto está entrando. O controle financeiro por assim dizer.

Além disso, nele você deve especificar os custos da empresa, o seu valor patrimonial, o seu lucro e investimentos, sendo assim necessário ter todas as informações relacionadas ao financeiro do seu negócio.  

DRE, análise de pagamentos, recebimentos e contas são exemplos de relatórios gerenciais
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio DRE, análise de pagamentos, recebimentos e contas são exemplos de relatórios gerenciais

Exemplos de relatórios financeiros podem incluir:

Relatório de Clientes 

Quando falamos de relatórios de clientes, são muitas as possibilidades. Algumas pessoas preferem fazer um relatório só com tudo, mas você pode fazer tudo separado, como funcionar melhor para o seu negócio. 

Primeiro, existe o relatório apenas com os dados e com as principais informações dos seus clientes

Mas, além dele, você pode tirar muitas informações dos seus clientes ainda. Sendo assim, você pode fazer um relatório de faturamento e venda por cliente, para entender qual é a contribuição de cada um deles para os lucros da empresa. 

Além disso, você pode, e deve fazer um relatório de satisfação dos clientes, para você avaliar o seu serviço e produtos.  

Relatório de Vendas 

Esse deve ser um relatório que deve mostrar como são as suas vendas. Ou seja, quais são os seus produtos e serviços mais vendidos? 

Além disso, mostrando exatamente a quantidade que tende a ser vendida de cada produto, realizando um relatório atualizado com as entradas e saídas do caixa da sua empresa.

Exemplos de relatórios de vendas são:

A melhora na tomada de decisão

Então, como foi falado anteriormente, um dos principais benefícios de se desenvolver relatórios gerenciais de qualidade é melhorar a sua tomada de decisão.

Se você fizer um relatório gerencial completo e eficaz, ele deverá conter todos os dados e indicadores, mas, além disso, uma análise dessas informações. 

A tomada de decisão certa pode se dar através da leitura e interpretação de relatórios
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio A tomada de decisão certa pode se dar através da leitura e interpretação de relatórios

Essa análise deve ter como objetivo identificar possíveis problemas no seu processo produtivo, assim como os seus pontos fortes. 

Sendo assim, é função do relatório identificar oportunidades, possíveis melhorias e ajudar a ver o que deve ser priorizado a seguir. 

Por exemplo, você vai identificar quais os produtos e serviços que estão fazendo mais sucesso e significam uma oportunidade de crescimento para a empresa.

Com isso, você pode tomar novas decisões e ações, sabendo o que funciona e o que não funciona para vocês.

Por isso, ele é tão essencial para uma boa tomada de decisão, lhe fornecendo todos os dados técnicos necessários para você saber o que fazer no momento. 

Ainda, se feito da maneira correta, você deverá fazer um plano de ação a partir dos seus diferentes relatórios, indicando quais devem ser as próximas ações da empresa. 

Portanto, não é difícil entender porque os relatórios gerenciais são tão importantes quando falamos em tomada de decisão. Pois, agora você não precisa tomar decisão sem ter uma base. 

Você terá a sua disposição todas as informações que necessita para fazer um bom e eficiente plano de ação, para responder aquela pergunta que todo gerente deve responder: como melhorar a partir de agora?

Como desenvolver os relatórios?

Desenvolver relatórios não é tão difícil, mas também não é tão simples assim, principalmente quando falamos em relatórios mais completos. 

Pois, eles precisam de muito cuidado e não pode haver erro, sendo essencial que os seus dados sejam precisos. 

Afinal, lembre-se que você irá basear as próximas decisões da empresa nesses relatórios gerenciais, então você deve garantir que eles estejam com as informações certas. 

Por isso, a melhor maneira de desenvolver relatórios gerenciais é com profissionais que estejam qualificados e preparados para essa função. Sendo assim, eles devem:

  • Coletar dados; 
  • Analisar os dados; 
  • Organizar as informações; 
  • Revisar os dados.

E tudo isso usando ferramentas que irão auxiliar tanto na obtenção dos dados, quanto na visualização das informações que você deseja passar com o relatório. 

Busque um software de gestão capaz de produzir os relatórios úteis para sua empresa
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Busque um software de gestão capaz de produzir os relatórios úteis para sua empresa

Por isso, a melhor maneira é utilizar softwares que irão lhe ajudar a montar planilhas e gerar os dados e gráficos que você precisa para montar o seu documento. 

Para isso, a melhor maneira é utilizar ferramentas de análise integradas, com um método bem determinado previamente.

Em geral, as empresas possuem softwares que já pegam os dados do sistema e montam relatórios de maneira automática.

Mas, claro, sempre é preciso ter um profissional que entenda do software e, principalmente, entenda dos dados que devem ser analisados, para evitar qualquer tipo de erro.

Pois, a parte mais importante de desenvolver os relatórios é saber interpretar bem os dados e isso é um serviço 100% humano. 

Um relatório com dados corretos é muito importante, mas não adianta muito se ninguém souber interpretar de maneira eficiente e inteligente. 

Por isso, o segredo está em transformar os dados gerados, as planilhas e os gráficos em ideias para desenvolver novas estratégias para a empresa.

Conclusão

Então, você entendeu a importância de se produzir relatórios gerenciais bons e eficazes para a sua empresa?

Com esses relatórios você consegue prever o seu financeiro, planejar novas ações e propor melhorias no seu processo produtivo. 

É possível racionalizar recursos e melhorar a produtividade por meio de dados obtidos em relatórios gerenciais
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio É possível racionalizar recursos e melhorar a produtividade por meio de dados obtidos em relatórios gerenciais

Além disso, você melhora o seu relacionamento com os seus clientes, uma vez que os conhece melhor e sabe como melhorar o seu atendimento para os conquistar. 

Para isso, você deve utilizar softwares e ferramentas de gestão que irão lhe fornecer os dados necessários para a geração do relatório. 

Mas, não se esqueça que os dados não são tudo. O profissional responsável pelo relatório deve ter conhecimento suficiente para tirar as conclusões certas.

Pois, não basta você ter as informações, é preciso saber interpretá-las corretamente para saber o que fazer com esses dados. 

E aí, esse artigo foi útil para você? Se sim, deixe seu comentário aqui embaixo!

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade