fbpx

Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas: Como Motivar Funcionários

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 16/11/2020
Gestão de Pessoas: Como Motivar Funcionários

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se você gerencia alguma equipe, com certeza sabe como motivar funcionários é importante para um bom trabalho. 

Afinal, os seus funcionários são o capital humano da sua empresa, e são peça fundamental para o seu funcionamento, certo?

Um funcionário motivado e bem capacitado, trará melhores resultados do que aquele funcionário que não faz o seu trabalho como deveria. 

Mas, isso não significa que o segundo funcionário deva ser demitido. Na verdade, é sua função como líder gerenciar a equipe e entender o que está atrapalhando o seu desempenho. 

Então, continue lendo esse artigo do Blog FoxManager para saber tudo sobre gestão de pessoas e como uma liderança é fundamental para motivar a equipe.

Gestão de pessoas na prática 

Muito se fala de produtividade, resultados e da gestão empresarial, quando, na verdade, a gestão de pessoas é o pilar da empresa

Pois, se você souber como motivar os funcionários, você pode ter certeza que verá resultados melhores no final do mês.

Afinal, um funcionário motivado trabalha com vontade e realmente deseja ser sempre o melhor. Mas, o que seria essa gestão de pessoas

Na prática, significa você gerir bem as pessoas para que elas estejam motivadas e deem o seu melhor, isso inclui a motivação e saber onde a pessoa irá render mais. 

Ainda, inclui saber observar os seus funcionários, os seus pontos fortes e fracos e trabalhar neles. Esse é um levantamento que pode ser detectado ainda no processo seletivo.

Faça um exercício de observação para entender como motivar funcionários de sua empresa de maneira mais assertiva
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Faça um exercício de observação para entender como motivar funcionários de sua empresa de maneira mais assertiva

Sendo assim, uma boa gestão de pessoas quando percebe que o funcionário está desmotivado e não está fazendo o trabalho tão bem quanto deveria, ao invés de demití-lo, chama-o para conversar. 

Assim, você mostra que se preocupa, ouve o funcionário e o motiva a continuar. Além disso, passa a entender o que está fazendo com que o funcionário esteja desse jeito, para que você melhore a sua gestão.

Pois, geralmente isso não é um caso isolado. Muitas vezes o ambiente de trabalho não está propício e a sua equipe realmente está se sentindo desmotivada.

Compreenda o entorno

Então, você terá que entender o que está acontecendo para melhorar. Afinal, o seu objetivo é otimizar e potencializar o desempenho dos funcionários da empresa. 

E esse desempenho irá ser um diferencial no serviço ou produto entregue, aumentando a produtividade da equipe.

Para motivar os funcionários, você irá utilizar diversas técnicas, habilidades e ferramentas de gestão para melhorar a capacidade de produção do funcionário.

Ao fazer isso, você aprende a administrar a parte humana da empresa, ou seja, os comportamentos que fazem a empresa ser o que é e entregar os resultados que entrega.

Reconhecimento financeiro  

Nem tudo é dinheiro quando estamos falando de como motivar os funcionários, mas, sem dúvidas isso é uma parte importante da motivação. 

Na verdade, uma das maiores reclamações de funcionários sobre as empresas é em relação ao salário. 

Principalmente, por acharem que não recebem o que deveriam, pelo trabalho que realizam. Ou seja, acham que o salário está abaixo do normal para as suas funções. 

A questão financeira acaba sendo um fator de reconhecimento que mais pesa na vida de um funcionários
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio A questão financeira acaba sendo um fator de reconhecimento que mais pesa na vida de um funcionários

Mas, além disso, não é apenas uma questão do salário, mas de sentir que o seu trabalho é reconhecido na empresa. 

Por isso, uma das ferramentas de motivação mais comuns nas empresas é o reconhecimento financeiro, que pode vir de diversas maneiras. 

Pois, quando você recebe um bônus, ou um aumento, além da felicidade de ganhar mais dinheiro, o funcionário se sente reconhecido, sabendo que está fazendo um bom trabalho.

Então, ele se sentirá motivado para sempre fazer um bom trabalho, sabendo que isso lhe trará recompensas e reconhecimento financeiro e profissional. 

Além de precisar ter uma remuneração adequada, um esquema de incentivo é uma boa opção de como motivar os funcionários da empresa. 

Sendo assim, se trata de recompensar os seus funcionários pelo seu desempenho, principalmente quando falamos de vendas

Isso é feito por comissão, bônus ou até mesmo por prêmios de tempos em tempos, como por exemplo uma viagem.

Reconhecimento pessoal   

Mas, o reconhecimento financeiro não é tudo, muitas vezes o que mais conta é o reconhecimento pessoal, é a pessoa saber que está fazendo um bom trabalho. 

Pode parecer bobeira para muitos, mas elogios durante o trabalho são muito motivadores, e inspiram os funcionários a continuar a fazer um bom trabalho ou até mesmo melhorar. 

Por isso, o reconhecimento pessoal deve estar sempre presente junto com o reconhecimento financeiro para motivar o seu funcionário. 

Para isso, é muito importante que, de tempos em tempos, você dê um feedback individualizado para os seus funcionários. 

Assim, você irá reconhecer o seu trabalho, os parabenizar por tudo que eles estão fazendo de bom e até mesmo os ajudar a ver o que poderia melhorar. 

Além disso, é fundamental para o reconhecimento pessoal do funcionário que a empresa funcione na base da meritocracia. 

Os bons feitos dentro da empresa devem ser reconhecidos para destacar o merecimento do indivíduo dentro da equipe
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Os bons feitos dentro da empresa devem ser reconhecidos para destacar o merecimento do indivíduo dentro da equipe

Ou seja, o funcionário irá subir de nível e ser promovido de acordo com os seus resultados e destaques. 

Pois, é uma excelente maneira de olhar para todos os funcionários, dando uma chance a todos de subirem de nível na empresa, e reconhecendo o seu bom trabalho com uma promoção, um aumento salarial ou até mesmo treinamentos diferenciados. 

O treinamento e desenvolvimento são excelentes ferramentas de gestão de pessoas, principalmente se for individualizado, pois mostra ao funcionário que você acredita e está investindo nele, e isso pode ser muito motivador. 

Ainda, o treinamento é uma oportunidade, um reconhecimento que pode inspirar e despertar novas habilidades e até mesmo líderes em potencial dentro da empresa.

O importante é sempre recompensar o funcionário, o parabenizando quando ele faz um bom trabalho e mostrando que ele é apreciado.

Outras ferramentas de motivação  

Mas, o reconhecimento financeiro e o reconhecimento pessoal não são as únicas ferramentas de gestão de pessoas disponível para você saber como motivar o seu funcionário.

Muitos fatores variáveis pesam na vida de um funcionário: o ambiente de trabalho, a comunicação interna, participação em decisões e etc...
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Muitos fatores variáveis pesam na vida de um funcionário: o ambiente de trabalho, a comunicação interna, participação em decisões e etc…

Existem outras coisas que você pode fazer, como por exemplo: 

  • Clima organizacional: O clima da sua empresa deve estar agradável e todos os funcionários devem se sentir bem e acolhidos, por isso, procure entender quando algo estiver errado e ajeite. 
  • Treinamento/Capacitação: Essa é uma das principais ferramentas de gestão, o treinando para exercer melhor a sua função. Isso mostra que você investe e preza pela qualidade do seu trabalho, o motivando a dar o seu melhor. 
  • Participação nas tomadas de decisão: Para uma boa gestão de pessoas, os seus funcionários devem sentir que são importantes e que são ouvidos. Por isso, é uma excelente estratégia pedir a opinião de toda a equipe.
  • Programas de comunicação interna: Falhas na comunicação podem ser um grande problema e atrapalhar o desempenho dos funcionários. Por isso, invista em programas de comunicação interna.
  • Gestão de tarefas: Trazendo programas que ajudem a gerir as tarefas e melhoram o planejamento, você torna o ambiente de trabalho mais organizado e menos estressante.
  • Organize eventos: De tempos em tempos uma boa estratégia de como motivar os funcionários é realizando reuniões mais descontraídas e eventos, isso sempre melhora o clima do trabalho e dá mais energia para o resto da semana.

Papel da liderança

A liderança tem um papel muito importante na gestão de pessoas e é considerada uma ferramenta essencial na gestão de pessoas no ambiente empresarial

Primeiro, é muito importante que a equipe tenha um líder para melhorar e desenvolver as capacidades e os resultados entregues por ela. Pois, um bom líder não é aquele que só manda, e é um simples chefe. 

O bom líder sabe gerenciar não apenas o trabalho, como a equipe. Sendo assim, um líder sabe tirar o melhor dos seus funcionários, fazendo com que a sua equipe entregue os melhores resultados. 

Dê feedbacks individualizados para o colaborador e entenda a melhor abordagem para que este se sinta motivado
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Dê feedbacks individualizados para o colaborador e entenda a melhor abordagem para que este se sinta motivado

Pois, sabe o potencial dos seus colaboradores e como fazer com que eles trabalhem o máximo do seu potencial. 

Por isso, o líder deve ser uma pessoa que sabe ouvir e resolver todos os conflitos, criando um clima amigável e agradável de se trabalhar. 

Além disso, ele não deve simplesmente dar bronca nos seus funcionários mas, sim, dar feedbacks, orientando como fazer melhor, sendo flexível e buscar motivar os funcionários na conversa e no reconhecimento. 

Então, além do líder ser uma importante figura na gestão de pessoas, faz parte também desse gerenciamento identificar pessoas que tenham esse perfil. 

Portanto, uma boa gestão de pessoas sabe identificar no seu time de funcionários quem tem potencial para se tornar um líder e investir nessa pessoa para quem sabe vir a se tornar o líder da equipe no futuro.

Conclusão

Então, agora você já sabe tudo que deveria saber sobre como motivar os seus funcionários com uma gestão de pessoas eficiente. 

Portanto, uma das principais ferramentas de gestão é, sem dúvida o reconhecimento, tanto pessoal ou financeiro. 

Pois, o colaborador precisa saber quando está indo bem e, principalmente, que o seu trabalho duro está sendo visto e valorizado. 

Um funcionário motivado dará o seu melhor pela empresa
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Um funcionário motivado dará o seu melhor pela empresa

Com isso, ele será motivado a sempre dar o seu melhor, sabendo que não será em vão, entendendo assim o seu papel na empresa

Além disso, existem outras coisas que um líder pode fazer para manter os seus colaboradores motivados. 

Mas, independente de qual estratégia você utilize, um bom líder deve saber motivar a sua equipe, os ouvindo e entendendo o que podem melhorar. 

E aí, esse artigo lhe ajudou a entender como funciona a gestão de pessoas? Se, sim, deixe aqui seu comentário.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade