Gestão de Pessoas

O que é turnover e como prevenir a rotatividade?

03/05/2019
O que é turnover e como prevenir a rotatividade?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ter uma equipe integrada e motivada é de essencial importância para o alcance dos objetivos e bons resultados na empresa. Para isso é necessário eliminar fatores que afetam negativamente essa integração, tal como o turnover, que se refere a rotatividade de pessoal na empresa.

Para tornar este assunto mais claro, definiremos a seguir o que é o turnover. Mais ainda: de que forma ele afeta os resultados da empresa e como podemos evitá-lo.

Neste artigo do Blog FoxManager você vai saber mais sobre os tipos de turnover e suas causas:

O que é turnover?

O termo turnover é de origem inglesa e significa circulação e movimentação. No mundo empresarial é utilizado para denominar a rotatividade de pessoas, ou seja, desligamentos, afastamentos e contratações.

Cada nova movimentação de pessoas, seja de saída ou entrada, exige custos na área de recursos humanos, exames médicos, indenizações, treinamento, entre outros.

No entanto, além dos custos, também modifica toda a estrutura já bem definidas das equipes de trabalho. Isso gera consequências negativas ou positivas, dependendo do caso.

Quais as principais causas?

Na gestão de pessoas, muitos são os fatores que podem estar afetando diretamente na alta rotatividade da empresa. As condições de trabalho e o clima organizacional podem ser alguns deles.

Remuneração insatisfatória

Quando os funcionários não são remunerados adequadamente com relação às atividades realizadas, comparando-se com outra empresas similares no mercado.

Funcionário pede o desligamento da empresa em busca de uma remuneração melhor em outra empresa
Um a alta taxa de turnover da empresa pode estar atrelada a remuneração insatisfatória do profissional, que vai em busca de melhores oportunidades financeiras

Neste caso, inclui-se também a falta de benefícios essenciais para o bem-estar e bonificações extras, como, por exemplo, ao atingir metas de maior complexidade.

Conflitos de relacionamento

Quando há constantes conflitos internos devido a divergência de opiniões ou de comportamento, seja com a gestão ou com outro membro da equipe. A frequência de entradas e saídas pode ser alta.

Objetivos não claros ou inatingíveis

Quando as tarefas ou metas a serem alcançadas são confusas ou altamente complexas continuamente, e exigem dedicação excessiva dos funcionários por um tempo muito longo, levando-os a exaustão.

Falta de novas oportunidades de crescimento

Quando os cargos estão estagnados há um longo tempo e o colaborador não enxerga a possibilidade de crescimento em novos cargos ou novos desafios, bem como, quando há o favorecimento injusto de pessoas específicas para o crescimento dentro da empresa.

Quais são os tipos de turnover?

Voluntário

O colaborador solicita o desligamento da empresa por iniciativa própria. Este tipo de turnover costuma ocorrer pela falta de identificação do colaborador com os processos ou valores adotados pela empresa, problemas na gestão de relacionamento, melhores ofertas no mercado, entre outros.

Involuntário

Ao contrário do turnover voluntário, neste tipo o afastamento do colaborador se dá por vontade da empresa.

Também são diversas as causas de afastamento, como por exemplo, dificuldades financeiras da empresa, quebra de cláusulas contratuais, desempenho insatisfatório, entre outros.

Funcional

Ocorre quando um colaborador que vem apresentando baixo rendimento, não consegue acompanhar satisfatoriamente a rotina de atividades e decide por conta própria solicitar seu desligamento. Esse tipo é visto como o mais benéfico para a empresa.

Isso porque as verbas rescisórias são reduzidas e dá a oportunidade para a empresa de buscar um profissional mais capacitado para esta vaga.

Disfuncional

Oposto ao funcional, é quando o desligamento é solicitado por um colaborador de alto rendimento. Indica que a empresa não está sendo capaz de reter seus talentos e precisa rever suas políticas.

A taxa de turnover de uma empresa pode estar atrelada à sua incapacidade de reter seus talentos, que vão embora
O rendimento produtivo de uma empresa fica comprometido se ela for incapaz de reter seus talentos

Nesse caso, o rendimento da equipe pode ser comprometido pela dificuldade de encontrar um substituto com o mesmo desempenho para o cargo.

Como saber qual a taxa de turnover da empresa?

Existem algumas fórmulas que permitem que a empresa tenha ciência da porcentagem de rotatividade da empresa, que para uma empresa saudável deve ser menor que 10% ao ano.

Através desta porcentagem a empresa poderá analisar sua rotatividade e estabelecer novas políticas de retenção de talentos.

O cálculo que costuma ser mais utilizado é:

Número de admitidos + número de desligados / 2 x número total de funcionários da empresa

Quais as principais consequências

Com a alta rotatividade de pessoas é natural que hajam algumas consequências negativas, visto que a rotina já está fixada e segue um fluxo já estabelecido que será alterado. Como consequência podemos ter:

  • Custos inesperados – Há diversos custos com os desligamentos como indenizações e multas que atrapalham o andamento financeiro da empresa. Assim como os desligamentos, as novas admissões também possuem custos com o processo de seleção, treinamento e capacitação do novo colaborador.
  • Perda de talentos – Os colaboradores afastados levam consigo seu expertise, ou seja, todo sua competência técnica adquirida ao longo de seu contrato.
  • Afeta o relacionamento com clientes – É comum haver relação de cumplicidade entre clientes e um colaborador específico, portanto, em alguns casos, os clientes optam por migrar para a empresa que o colaborador passará a integrar. Podem ocorrer também alterações na relação com fornecedores.
  • Sobrecarga de tarefas e diminuição do rendimento – Após a saída de um colaborador, a equipe se vê na função de cobrir suas tarefas, ficando assim sobrecarregada, e o rendimento não será o desejado.

Consequências Benéficas

Todavia, podem haver também consequências benéficas, como a renovação de capital intelectual mais atualizado.

Nem sempre o turnover é algo ruim, a saída de um funcionário com baixa produtividade é positiva
A saída de um funcionário com produtividade abaixo do esperado pode trazer consequências benéficas à empresa

A substituição de colaboradores de rendimento insatisfatório pode diminuir conflitos, por exemplo. No entanto, de modo geral, há mais perdas que ganhos.

Melhorar o processo de seleção de funcionários

Com o processo de recrutamento e seleção feito de modo adequado, há menores chances de não adequação do colaborador às políticas e procedimentos da empresa.

Isso inclui ‘peneirar’ os não possuam as habilidades e conhecimentos exigidos para o cargo. Evite o alto índice de turnover dessa maneira.

Benefícios e programas de bem-estar

Ofereça programas que possam colaborar com a qualidade de vida dos funcionários. Isso faz com que eles se sintam valorizados e se dediquem na colaboração com a empresa.

Ofereça um ambiente agradável

O ambiente de trabalho é o lugar que o colaborador passará boa parte de seu dia. É importante que esteja adequado e confortável para que as atividades fluam de modo satisfatório.

Estimule a comunicação

Novas idéias podem surgir de onde menos se espera, então é importante que a empresa tenha seus setores completamente integrados.

Desse modo, qualquer colaborador tem oportunidade de expor suas opiniões e idéias. Isso deve ser feito com o auxílio de um moderador para que possíveis conflitos sejam direcionados positivamente.

Sendo assim, todos se sentem motivados a se comunicarem.

Elabore um plano de cargos e salários

Isto evita que haja remuneração inadequada e faz com que os colaboradores tenham possibilidade de crescimento.

Faça avaliações periódicas e recompense os talentos

A cada meta obtida é importante avaliar a colaboração de cada membro. Procure algum tipo de recompensa, seja verbal ou remunerada, dos que se destacaram na tarefa.

Conclusão

Em resumo, a taxa de turnover apresentada pela empresa pode afetar diretamente nos seus resultados. É importante estar atento quanto o cálculo do turnover. Analise as causas e crie um plano estratégico específico para combater rotatividade de pessoal e reter talentos.

Além disso, manter políticas favoráveis ao bem estar e qualidade de vida são passos importantes para evitar problemas com turnover.

Por fim, manter os colaboradores motivados e satisfeitos é a chave para que eles se sintam parte importante da empresa e pode ajudar para que se mantenham produtivos.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Replies to “O que é turnover e como prevenir a rotatividade?”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › O que é e como aumentar seu capital de giro na crise

[…] mão de pessoas qualificadas mas que não se encaixam no atual momento da empresa é difícil. Mas […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › O que diz a Lei 13.979 Sobre Trabalho x Coronavírus

[…] office e o que fazer em situações onde um funcionário é contagiado. Há também a questão de faltas de funcionários nesse cenário, férias e se o empregador deve ou não pagar o salário de um colaborador que não […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Reinvenção do empreendedorismo afeta o presente e futuro

[…] que salva vidas, e é necessário para voltarmos ao mundo normal o quanto antes, já mostra os efeitos negativos que pode trazer para a […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Férias coletivas: como a empresa Deve Proceder

[…] devem seguir alguns critérios. As normas contemplam direitos e deveres de ambos: empregadores e funcionários. Por fim, quando se fala das férias coletivas, empresas precisam seguir algumas recomendações […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Gestão empresarial: Dicas de como motivar funcionários

[…] Primeiramente, gestores e diretores devem ter em mente que por mais brilhantes que seus colaboradores possam ser, eles também são, acima de tudo, seres humanos. Ou seja, passiveis de falhas, e decréscimo de produtividade. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Empresa Cidadã: as vantagens e benefícios para empregados e patrões

[…] A consequência disso é que o empregado ficará mais motivado e, consequentemente, aumentará a produtividade e os resultados da empresa. Além disso, a organização cria um ambiente amigável.  […]

Dia do Psicólogo: empresa promove live sobre cuidados com a mente - MundoEmpresa

[…] O que é turnover e como prevenir a rotatividade? […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Setembro Amarelo: invista na saúde dos colaboradores

[…] pressão por resultados de curto prazo e gestores que não cultivam uma cultura positiva, levam a taxas de turnover até 50% maiores, de acordo com alguns estudos”, […]

Risco físico: principais exemplos e como prevenir

[…] elevam a carga tributária da companhia, fora os problemas na produção com altos números de afastamentos e rotatividade, gastos com planos de saúde, indenizações trabalhistas, pagamentos de benefícios, entre outros […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙