Gestão de Pessoas

Gestão empresarial: Dicas de como motivar funcionários

07/11/2019
Gestão empresarial: Dicas de como motivar funcionários

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Motivar funcionários é essencial para todo empreendedor. Pois, é impossível lidar com todas as tarefas diárias e fazer tudo sozinho sem os colaboradores. A gestão empresarial passa pela gestão de pessoas. Por isso, é importante manter a motivação sempre.

O ato de manter uma equipe motivada é um desafio constante, principalmente a de vendas, responsável pelo cumprimento de metas que vão impactar diretamente no lucro da empresa.

Por mais centralizador que seja seu estilo de administrar, o empreendedor sempre terá de contar com uma equipe que o auxilie e leve a cabo tarefas em prol da empresa.

Logo, imagine que motivar funcionários depende basicamente de fatores universais e inerentes a qualquer ser humano. Questões como respeito, segurança, dinheiro e aprendizado.

Portanto, se você quer extrair o melhor das pessoas, deve estar disposto também a dar o melhor a elas.  É papel do ‘capitão do navio’ manter esta equipe motivada e pronta para novos desafios.

Dica de gestão: Além de contar gestão de pessoal eficaz, é fundamental fazer o controle contábil, fiscal, financeiro, de estoque, emitir notas fiscais etc. Existe um sistema que pode lhe ajudar a fazer tudo isso. Conheça!

Uma breve análise interna

Primeiramente, gestores e diretores devem ter em mente que por mais brilhantes que seus colaboradores possam ser, eles também são, acima de tudo, seres humanos. Ou seja, passiveis de falhas, e decréscimo de produtividade.

Sendo assim, um grupo de colaboradores desmotivados é capaz de trazer prejuízo para a empresa.

É sempre positivo o empresário fazer uma autocrítica e verificar se ele não é uma das causas de um clima organizacional desfavorável à produtividade.

Cultura positiva para motivar funcionários

Não há nada mais nocivo para a produtividade que um ambiente de trabalho tóxico, onde se instaura a cultura de fofocas, ou, de assédio moral. É impossível motivar um funcionário em um local onde ele não se sinta respeitado.

O ideal para iniciar uma mudança a esse respeito é criar um manual de conduta e reunir toda a equipe para discutir o que é ou não razoável nas relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Mais ainda, regras claras sobre o que não será tolerado também trazem uma rede de segurança para todos, inclusive minorias raciais ou sexuais que possam fazer parte de sua equipe.

Clima de trabalho favorável

Segundo as pesquisas da psicologia moderna (especificamente Frederick Hersberg), o ser humano possui uma cadeia de necessidades básicas, das quais ele responde com uma melhor atitude. Motivar funcionários também.

Aliás, já verificou se seus funcionários possuem todas as ferramentas para executarem suas tarefas plenamente?

É algo trivial e que poucos podem dar a atenção devida, mas seus funcionários podem não se sentir prestigiados caso careçam de um telefone para falar com seu fornecedor, ou uma conexão boa de internet para manter fazer prospecção de clientes.

Estamos falando aqui de toda a infraestrutura necessária, por exemplo: instalações adequadas, meios de transporte, softwares próprios para as tarefas, telefones, celulares, computadores, laptops e até mesmo a iluminação correta.

Compreenda o colaborador

Se por um lado existe a pressão da gerência por resultados palatáveis, que possam ser postos em um gráfico, todavia, existem funcionários que talvez não estejam recebendo o incentivo mais adequado para sua personalidade.

Durante a gestão empresarial. é importante ‘saber ler’ as pessoas, chama-las para uma conversa e verificar qual a melhor atitude a se tomar.

Descubra as suas preferências, o que lhe causa alegria, ou medo. Isso permite uma técnica de abordagem mais particular em cada um dos funcionários.

Muito além disso, essa análise permite que você delegue melhor tarefas que seu funcionário encare como pessoalmente desafiadoras.

Elogie e invista no colaborador

A dinâmica de trabalho e funções em uma empresa podem mudar de uma maneira para outra, portanto, é imprescindível ter um funcionário que saiba exercer múltiplas funções quando necessário.

Por isso, a polivalência é alcançada somente com treinamento. Invista na especialização de sua equipe, para que eles estejam sempre atualizados e prontos, além de felizes por trabalhar em um local que os valoriza enquanto profissionais.

Além disso, saiba reconhecer boas ações. Elogie quando um colaborador não apenas fez a tarefa delega, mas a executou com excelência.

Recompensa por metas atingidas

Por fim, recompense quando os funcionários alcançaram metas difíceis de alcançar que você mesmo estipulou.

Vá além das comissões por vendas, ou bônus por performance anual amplamente difundidas por empresas.

Precisa de um CRM para gestão de clientes? Conheça o módulo disponível no ERP online grátis.

Os colaboradores se sentem especiais quando ganham presentes como produtos eletrônicos ou viagens. Parece exagero?

Logo, experimente estabelecer prêmios específicos por cada meta atingida pela equipe de vendas, por exemplo, e verá o quão motivado um funcionário pode se tornar. Essa ação pode fazer parte da gestão empresarial no seu negócio.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Replies to “Gestão empresarial: Dicas de como motivar funcionários”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Mesmo com nova lei, seguem desafios para empreender no Brasil

[…] manter um ótimo relacionamento interpessoal com todos, de saber ouvir, delegar ordens, coordenar trabalho em equipe, ser paciente e […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Tecnologia nas empresas: gasto ou investimento?

[…] Gestão empresarial: Dicas de como motivar funcionários […]

Recrutamento e seleção: onde o sucesso da sua empresa começa! – Blog Tangerino

[…] Além disso, os colaboradores se sentem mais valorizados, o que é importante para a motivação.  […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙