O Ponto de Venda, ou PDV, é um termo conhecido para quem atua na área do comércio. Nesta postagem vamos abordar sobre o tema. Além de responder o que pode ser considerado um PDV, vamos mostrar dicas para que ele seja otimizado e gere atração de clientes e mais vendas para sua empresa.
Tanto o local onde são expostos produtos, quanto a frente de caixa (terminal onde o cliente paga e conclui o processo de compras) podem ser considerados como PDV.
Muitos dos consumidores decidem sobre algumas compras quando estão prestes a fazer os pagamentos, já no PDV. Não é à toa que supermercados e grandes magazines possuem vários expositores de produtos bem próximos aos caixas.
Para otimizar as vendas dos produtos expostos é possível traçar um plano de merchandising focado nos PDVs.
No caixa, e perto dele, devem ser posicionados produtos de forma estratégica. Assim, aumentam as chances do consumidor incluir o que estiver ao alcance dos olhos na suas compras, mesmo após já ter escolhido os principais objetos que queria, ou precisava.
Quando falamos do PDV relacionado ao local de exposição de produtos - uma loja, por exemplo - é importante:
O ponto de venda deve ser agradável ao público consumidor. O local escolhido deve favorecer o acesso do público-alvo.
O PDV onde clientes fazem os pagamentos, a frente de caixa, precisa ser equipado corretamente. Nele será possível contabilizar as entradas no caixa. É de suma importância que se automatiza o trabalho no PDV.
Entre os equipamentos necessários estão:
A falta de controle do dinheiro que entra e sai no caixa da empresa (fluxo de caixa) pode afetar diretamente a saúde financeira do negócio.
Por isso, é necessário manter os PDVs bem equipados e saber como fazer o controle do fluxo de caixa de seu negócio.
Vale a pena empresários e gestores também conhecerem outros assuntos ligados ao tema PDV, entre eles estão:
A gestão empresarial moderna precisa ser otimizada. Isso é possível por meio da aquisição constante de conhecimentos sobre bons processos e utilização das ferramentas corretas. A tecnologia auxilia neste sentido.
É necessário poder acessar com facilidade os dados e movimentações realizadas no PDV, além de emitir documentos (como notas e cupons fiscais) com rapidez, atualizar preços e cadastros de produtos, entre outros.
O uso de sistemas de gestão é necessário para o controle financeiro, contábil e fiscal de empresas dos mais variados portes e segmentos.
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Entre as funcionalidades do sistema de gestão empresarial FoxManager estão:
O uso de um bom ERP (Enterprise Resource Planning) favorece e automatiza processos nos PDVs, auxiliando assim no controle financeiro das empresas que utilizam a tecnologia em seus processos de gestão.
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O termo PDV pode ser usado para definir o local onde produtos são expostos para a venda ou a frente de caixa. É no PDV que são realizados pagamentos. Por esse motivo é necessário que ele esteja equipado para contabilização do fluxo de entrada de dinheiro por meio dos pagamentos realizados pelos clientes. Esse processo necessita de automação, que é assegurada com a implantação de tecnologias como um bom sistema ERP.
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