Marketing

Atendimento ao cliente: Mais qualidade com uso do CRM

11/11/2019
Atendimento ao cliente: Mais qualidade com uso do CRM

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

As empresas que priorizam o relacionamento com o cliente são as mais aptas a fazer uso de um CRM no dia a dia do trabalho de vendas. O sistema é uma ferramenta eficaz para melhorar a qualidade do atendimento e fazer as vendas crescerem.

Conhecer suas preferências, o quanto costumam gastar, qual a frequência com que ela faz uso de produtos ou serviços, são informações geradas pelo Customer Relationship Management – CRM, um instrumento poderoso para prospectar, se comunicar e reter seus clientes.

Vamos aprender mais sobre o uso estratégico do CRM, algo valioso que se bem pensado pode lhe ajudar a vender melhor, se antecipar às possíveis mudanças do mercado e conhecer a fundo o que o seu cliente deseja.

Qualidade no relacionamento com CRM

O termo CRM foi criado há mais de 20 anos e diz respeito a um conceito que, traduzido, significa Gestão de Relacionamento do Consumidor, muito utilizado no marketing de vendas dos negócios.

Precisando de um CRM online e grátis?

Sistema CRM auxilia na gestão de vendas e clientes
Sistema CRM auxilia na gestão de vendas e clientes

O CRM possui basicamente quatro etapas de funcionamento: captura, análise, processamento e distribuição.

Imagine por um instante que o CRM é um motor que irá impulsionar suas vendas e alavancar seus lucros. Mas fará isso convencendo um a um, como se fosse um atendimento personalizado, porque é!

Portanto, não pense na quantidade de clientes atendidos, mas na qualidade do atendimento feito a cada um deles, pois cada um é especial ao seu negócio.

Utilize o sistema ERP com CRM integrado

Não existe qualquer tipo de problema em utilizar o sistema ERP com o CRM. Pelo contrário, um CRM pode existir dentro de um software completo de gestão integrada.

Por exemplo, o Sistema ERP FoxManager, que, dentre seus diversos módulos existentes, possui o CRM para o usuário gerenciar seu relacionamento com seus clientes.

Por ser o ERP online mais completo do mercado, o FoxManager conta com várias funcionalidades além do CRM. Entre elas: emissão de notas fiscais, boletos, ordens de serviço, controle de estoque, PDV, etc.

Além de online, o software tem versão gratuita para até 2 usuários e é usado por empresas de vários portes. Vale conhecer os recursos.

Coletando os dados certos no processo CRM

Contudo, gerir um relacionamento eficiente com seus clientes é um desafio constante para as empresas.

Mais importante, o software de CRM é o instrumento ideal para conhecer melhor os hábitos de consumo de quem utiliza seus serviços ou produtos.

Enquanto isso, imagine que se eu souber do que o cliente mais procura, do que ele mais precisa e o que ele mais compra, eu possa me antecipar às tendências e ser mais flexível a mudanças que o mercado impõe de uma maneira muito mais eficiente de uma empresa que não tem seu foco no cliente, pois, somente nos produtos em que vende.

O processo

Portanto, desde o primeiro contato com a empresa, até a primeira venda, todo consumidor deixa uma série de informações detalhadas disponíveis para alimentar os processos de sua empresa.

Igualmente, parte do CRM a tarefa de coletar estes dados, armazenar todas as informações captadas de forma interna e externa em um banco de dados central da empresa, analisa-los e distribuir estes dados em canais de comunicação com os clientes.

Em resumo, tendo como base uma sólida pesquisa de mercado, estes dados ajudam a empresa a se reinventar constantemente, aprimorando a experiência do público com seu estabelecimento.

Integrar diferentes partes da empresa

Primeiramente, esta abordagem venda a venda do CRM é possível apenas com a integração e automação de funcionalidades dos setores de vendas, call-center, marketing, ferramentas gerenciais e back office.

Da mesma forma é necessário pensar no cruzamento de dados sobre o nosso cliente levantados por estes setores para desenvolver gatilhos comerciais que incentivem o mesmo a consumir mais e fidelizar o mesmo ao nosso produto ou serviço.

Dica de gestão: além do CRM, toda empresa precisa emitir documentos (como notas fiscais e boletos), fazer controle fiscal, financeiro, de estoque e contábil. Sabia que é possível fazer tudo isso de modo online e integrado com uso de um ERP online grátis? Veja como.

Por exemplo, pense que em uma simples tarja magnética de um produto de supermercado possui informações do que você comprou, quando, a que horas e em qual quantidade.

São os dados que a empresa deve ter em mente, encaminhar ao setor mais competente para tratar do assunto afim de abordar melhor este mesmo cliente e conhecer mais sobre as necessidades e expectativas que ele tem sobre a empresa e o que ela pode lhe oferecer.

Auxílio no que o cliente precisar

Além disso, não pense apenas em melhorar seu ticket de vendas, o CRM também monitora em qual estágio se encontra o relacionamento de clientes prospectados.

Existe também a possibilidade de classificar seus clientes como potenciais, assíduos ou ocasionais. Logo, o auxílie caso ele fique parado no meio do caminho de um cadastro.

Por exemplo, se o cliente já preencheu todas as lacunas necessárias mas ainda possui dúvidas quanto ao funcionamento de serviço A ou B.

Todavia, o CRM pode alcançar o cliente por meio de mensagens de chat ou emails e orienta-lo da melhor maneira com sua questão.

Tratar bem é fidelizar clientes

É muito importante lembrar que o relacionamento com quem consome o que você produz é tudo. Os seus clientes fixos são responsáveis pela maior parte do faturamento de uma empresa.

Um cliente antigo não é qualquer um, e não espera ser tratado como tal. Tenha sempre isso em mente quando ele tiver uma questão a ser resolvida e necessite do call center para sanar o problema.

Se por caso ele for bem atendido, pode ter certeza que ele vai continuar a utilizar seus serviços.

Por fim, o mesmo raciocínio vale para aquele usuário que tem potencial para ser um grande cliente daqui em diante. Faça tudo para encantar e superar as expectativas que ele tem sobre você. CRM é isso!

Que tal começar a usar um sistema CRM grátis?

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Atendimento ao cliente: Mais qualidade com uso do CRM”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Motivos para saber calcular o valor do seu pró-labore

[…] Saiba mais: Atendimento ao cliente: Mais qualidade com uso do CRM […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙