fbpx

Empreendedorismo

Mesmo com nova lei, seguem desafios para empreender no Brasil

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 13/11/2019
Mesmo com nova lei, seguem desafios para empreender no Brasil

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Mesmo após as reformas advindas da Lei da Liberdade Econômica sancionada em 20 de setembro de 2019, empreender ainda é um desafio no Brasil, por isso é importante abordar sobre o tema para orientar quem decide criar um CNPJ e abrir uma empresa.

Da mesma maneira, vamos comentar um pouco sobre o novo panorama que se abre a partir de agora no país para o empreendedor de todo ramo de negócio.

Certamente, a crise econômica que ainda atinge o país criou uma massa de desempregados, além disso, os concursos públicos estão escassos, o que levam grande parte da população para a opção de empreender.

Sobretudo, o que você prefere: esperar uma ligação do setor de RH que nunca chega, ou iniciar uma preparação que pode te levar a caminhos nunca antes considerados?

Preparação mental para empreender

Primeiramente, é necessário encarar um fato: nem todos possuem um perfil de empreendedor. Mas, diante da necessidade, não quer dizer que não se possa adquirir certas habilidades primordiais do ramo.

Por exemplo, todo empreendedor deve exercitar sua habilidade de comunicação, de manter um ótimo relacionamento interpessoal com todos, de saber ouvir, delegar ordens, coordenar trabalho em equipe, ser paciente e focado.

Principalmente, ele deve ser resiliente diante das dificuldades que são inerentes a atividade de empreender.

Pois, entrar neste mundo significa ter de lidar com dificuldades de ordem jurídica, contábil, comercial e também financeira, para citar apenas quatro.

Planejamento é essencial para evitar erros

Entretanto, quando se fala em empreendedorismo, muitos têm a falsa impressão de que se trata apenas de grandes negócios que lidam com transações milionárias diariamente.

Deixe essa visão estreita no passado, pois qualquer negócio com um objetivo de lucro é um empreendimento. Por exemplo, o ‘Seu João’ da padaria da esquina de sua rua é um empreendedor

Certamente, se você não possui muito dinheiro para investir não tem problema. Comece pequeno e estabeleça metas e objetivos claros do que e quando você quer alcançar.

Ainda, pouco capital de giro significa que seu dinheiro não deve ser desperdiçado. Portanto, estude bem o negócio que você pretende iniciar e planeje tudo de essencial que será necessário.

Empreender com ajuda profissional

É sempre bom ter sua contabilidade em dia para lhe auxiliar com diversas questões de ordem financeira e contábil, por exemplo.

Há excelentes opções de serviços de sistema ERP disponíveis no mercado de maneira online.

Sistema ERP garante boa gestão empresarial - dicas para empreender
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Sistema ERP garante boa gestão empresarial. Conheça!

O FoxManager é um deles, que lhe permite gerenciar uma série de aspectos diferentes do seu negócio de uma forma rápida e integrada.

O uso do software de gestão permite você administrar seu PDV, emitir notas fiscais e de serviço, controlar seu estoque e organizar suas contas a pagar e a receber.

Buscar sempre a inovação

É impossível você parar no tempo. A época das ‘firmas’, que se mantinham imutáveis sempre fazendo a mesma coisa não existe mais. Em outras palavras, mudar e adaptar-se aos novos tempos é uma questão de sobrevivência para um empreendimento.

O mal que acomete muitos ao empreender é o da acomodação por ter conseguido êxito no início do seu negócio. Isto os leva a crer que não é necessário investir em novas tecnologias ou investigar o que seus concorrentes estão fazendo e que pode afetar seus negócios.

Portanto, torna-se imperativo trabalhar de maneira a criatividade para saber jogar com seus concorrentes.

O desafio da burocracia

Quem nunca ouviu falar no gigante leviatã burocrático que representam os departamentos públicos do Brasil?

Pois saiba que com certeza você irá enfrenta-lo, o que significa muitas filas atrás de registros para funcionamento, renovação de licenças e afins, atrás da concessão de operar legalmente.

Muito além de ser apenas uma frase motivacional de coaching, persistir sempre para vencer os desafios impostos pela dura realidade são essenciais, caso queira ser um empreendedor de sucesso.

Mudança na atividade de baixo risco

No entanto, é verdade que a nova Lei da Liberdade Econômica descomplicou a vida de micro e pequeno empreendedores que possuem negócios considerados de baixo risco.

Assim, essas empresas estão isentas de alvará de funcionamento. Todavia, atividades de baixo risco não precisam de autorizações dos órgãos públicos competentes para gerar desenvolvimento econômico, emprego e renda.

De maneira mais detalhada pode-se definir que empreender em atividades de baixo risco são aquelas que não envolvem aglomeração de pessoas ou processamento de alimentos.

Facilidade na documentação

Em outra mudança significativa trazida pela nova lei é a de não ser mais necessário o arquivamento de documentação, que antes era compulsória durante décadas. A obrigatoriedade trazia um alto custo de manutenção e armazenagem para o dono do negócio.

No entanto, agora, basta digitalizar os documentos e descartar o papel original após a regulamentação do negócio. Estamos falando aqui de comprovantes de pagamentos tributários, tal como o IPTU.

Exemplo de ramo de negócio de baixo grau de risco

  • Atividades econômicas de contabilidade;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Veterinária;
  • Cabeleireiro;
  • Chaveiro;
  • Comércio de bebidas;
  • Fabricação de calçados de couro;
  • Padarias;
  • Manutenção de motos;
  • Borracharia;
  • Serviços de manutenção de veículos automotores;
  • Web design.

Opções para empreender

Dito isso, pense em seu primeiro empreendimento como uma aventura. Uma aventura com consequências reais e séries, mas ainda assim uma aventura, onde o que importa é a jornada de autoconhecimento.

Por fim, a Lei de Liberdade Econômica trouxe a oportunidade de você empreender de maneira mais descomplicada em uma série de possibilidades como destacamos acima. Agora tudo só depende de você mesmo para começar. Está pronto para encarar o desafio?

Dica de gestão: Precisa emitir notas fiscais, boletos, ordens de serviço e fazer a gestão contábil, fiscal, de estoque e financeira da sua empresa? Use um sistema ERP online grátis!

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade