Estoque

EAN: Código de barras para controle de estoque

06/09/2019
EAN: Código de barras para controle de estoque

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Bem como as pessoas possuem números que as identificam, os produtos comercializados no mercado também ganham numerações padronizadas que servem para trâmites comerciais dentro e fora do país. Identificar e controlar produtos no caminho entre a produção e venda é uma necessidade nas empresas de hoje. Essas necessidades podem ser resolvidas com auxílio da tecnologia, com uso do EAN, ou código de barras. 

Quem trabalha com a comercialização de produtos e deseja consolidar seu negócio precisa entender mais sobre o assunto, que afeta diretamente vendas e estoque de empresas

Neste artigo vamos abordar sobre as principais informações referentes ao uso da sigla EAN em empresas que atuam dentro e fora do Brasil. 

O que é EAN? 

EAN significa European Article Number, que traduzindo para a língua portuguesa quer dizer Número de Artigo Europeu. O código é composto por mais de uma dezena de números padronizados. 

A partir do código de barras gerado é possível utilizar a numeração na identificação e controle dos produtos nas vendas e logística. 

Como criar? 

É possível criar o código de barras por meio do Cadastro Nacional de Produtos (CNP) e Associação Brasileira de Automação. 

Após o envio de informações técnicas necessárias para geração do código é possível fazer a posterior impressão, que pode ser realizada por empresas especializadas disponíveis no mercado.  

A impressão pode ser feita diretamente nas embalagens dos produtos ou em etiquetas adesivas. O mais recomendado é realizar um tipo de impressão térmica, que garante a qualidade da leitura do código de barras.  

Aplicação

Imagine um supermercado com milhares de itens colocados à venda. Agora, pense como seria demorado o trabalho de controle de estoque e listagem de preços se não existisse um código de barras em cada um dos produtos. 

O código de barras como o EAN pode auxiliar controle de estoque e logística em empresas variadas
Códigos podem auxiliar controle de estoque e logística em empresas variadas

Ao se acessar o número EAN é possível verificar dados armazenados relacionados com produtos específicos, de modo exclusivo. O uso do código permite gerenciar lotes e unidades. 

Sem essa padronização de identificação a rastreabilidade e eficiência no processo logístico seriam comprometidas. Certamente sem a automação os preços dos produtos e o processo de vendas seriam alterados. 

A padronização dos números permite a fácil captura de dados por meio de scanners e coletores de códigos de barra. 

Cada pessoa física possui um RG, assim como cada empresa possui um CNPJ. Já os produtos possuem códigos de barras.

Como já foi citado antes, o código de barras serve como uma espécie de número de identificação, ou RG de cada um dos produtos. Por isso, cada produto tem um código único, que deve o acompanhar da produção e transporte ao processo de vendas.

A partir da leitura dos números é possível saber características específicas. Essa identificação é assegurada pelo Número Global de Item Comercial.   

Automação de dados 

Além de permitir controle de produtos dentro da empresa, é possível sincronizar informações com parceiros comerciais. Por meio de sistemas de automação é possível manter o alinhamento de dados.

Com o auxilio de um ERP é possível ter controle de estoque em suas mais diversas formas por meio da automação de dados
Tecnologia ajuda na gestão empresarial

O ideal é possuir sistemas de gestão integrada (sistema ERP) que permitam interligar os vários setores e necessidades das empresas.

O mais completo ERP online do mercado é o FoxManager, que possui acesso gratuito para até 2 usuários.

No ERP online FoxManager é possível:

O ERP online FoxManager também apresenta a possibilidade de customização, com o desenvolvimento de funcionalidades de acordo com as necessidades de cada negócio. Para conhecer é simples e rápido. Basta fazer um login e começar a usar. Vale conhecer.

Profissionalismo para atrair clientes  

O uso do código de barras é algo observado por clientes. Você, enquanto consumidor, tem o hábito de comprar produtos que não possuem código de barra? 

Certamente, a maioria dos itens consumidos possui o EAN. A presença dele acaba por passar a imagem de profissionalismo. 

Em resumo, a aplicação de código de barras nos produtos comercializados é uma necessidade atual. Para sua empresa se manter competitiva é preciso buscar a automação e incluir a tecnologia na rotina de gestão do seu negócio. Um dos meios é utilizar um bom ERP.  

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Replies to “EAN: Código de barras para controle de estoque”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Tabela NCM: códigos de produtos usados em notas fiscais

[…] Leia também sobre o Código de Barras e EAN para sua empresa […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Gestão empresarial - 6 coisas que empresários precisam saber

[…] pensou um Ponto de Vendas – PDV sem equipamentos ou um produto sem código de barras? Ambos passam a imagem de falta de […]

My Homepage

… [Trackback]

[…] Read More: blog.foxmanager.com.br/ean-codigo-de-barras-para-controle-de-produtos-vendas-e-estoque/ […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Precificar Produtos e Serviços: Que Levar em Consideração?

[…] prender necessariamente dentro de fórmulas, afinal, o ponto de equilíbrio nem sempre é definido por meio delas. Ainda assim, elas são boas indicadoras do modo em que se pode definir bons […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Controle de Estoque: o que empresários devem saber

[…] Veja mais informações e como gerar código de barras para produtos no post: “EAN: Código de barras para controle de produtos, vendas e estoque”.  […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Controle de Estoque: principais métodos e ferramentas

[…] um leitor de código de barras, o EAN, ou o QR codes, o produto ou mercadoria é classificado, indicando também o local onde […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙