fbpx

Contabilidade

Consulta de CNPJ na Receita Federal pelo site oficial

Redação - FoxManager
Escrito por Redação - FoxManager em 14/10/2020
Consulta de CNPJ na Receita Federal pelo site oficial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Primeiramente, você pode fazer consulta de CNPJ na Receita Federal preenchendo sem o auxílio de qualquer intermediário. Em segundo, para saber mais informações sobre o CNPJ, clique nos links sobre Cancelamento de CNPJ e sobre a como gerar CNPJ para abrir uma empresa.

O funcionamento de negócios sem o CNPJ é ilegal para qualquer atividade comercial, seja ela de venda de produtos ou prestação de serviços.

Acompanhe este artigo do Blog FoxManager, e descubra como funciona a consulta desse cadastro, antes de abrir sua empresa!

Os principais problemas que alguém pode ter com o seu CNPJ é não pagar dívidas.
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio

ÍNDICE:

Consultar o andamento da solicitação do CNPJ

O andamento da solicitação poderá ser feito no site da REDESIM. O passo-a-passo a seguir te ensina como acompanhar o status do seu CNPJ, em casos de solicitação, alteração bem como cancelamento.

Confira o status do andamento do CNPJ no site da Redesim
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Confira o status do andamento do CNPJ no site da Redesim

Acesse a página de consulta de status da REDESIM.

Como consultar CNPJ

Com o cadastro da empresa devidamente feito, o CNPJ poderá ser visto no site da Receita Federal.

O passo-a-passo é bem simples, portanto, acompanhe conosco e aprenda como consultar o CNPJ:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Em seguida, você será redirecionado para a página de emissão de comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral;
  • Essa página tem apenas um campo a ser preenchido, o “CNPJ”. Basta inserir os 14 números referentes ao cadastro da empresa;
  • Em seguida, marque a opção “não sou um robô”, que se encontra ao lado
  • Finalmente, clique em consultar.
Comprovante de Situação Cadastral do CNPJ no site da Receita Federal
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Comprovante de Situação Cadastral do CNPJ no site da Receita Federal

Seguindo esses passos, decerto o cidadão poderá conferir os dados de Identificação da pessoa jurídica. Entre as informações apresentadas no documento, você encontrará:

É importante lembrar que, o processo de criação do CNPJ, possibilita que o seu negócio ou o seu serviço seja formalizado, deve estar acordo com as exigências da Receita Federal. O não registro das atividades implica na ilegalidade das suas atividades. Então, para passar credibilidade para os seus clientes e estar em dia com a União, esteja devidamente cadastrado.

Portal Ecac

Ao entrar no Portal, precisa-se do seu comprovante de inscrição e de situação cadastral para acesso ao E-Cac. É importante ficar atento ao código de acesso que será gerado.

Acesse o Portal Ecac
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Acesse o Portal Ecac

Todavia, você não é obrigado a ter seus dados expostos. Se algum site os tiver mostrando sem sua autorização, você pode e deve pedir para seu nome ser retirado.

O que é o CNPJ

Assim como às pessoas tem CPF (Cadastro de Pessoa Física), numeração que individualiza os cidadãos, o CNPJ também funciona como identidade de empresas e outros tipos de entidades (incluindo condomínios, profissionais autônomos e prestadoras de serviços).

É um cadastro obrigatório, visto que a Receita Federal precisa estar informada das atividades financeiras, afim de fiscalizar e administrar as transações que ocorrem no país. Dessa forma, é necessário prestar contas para a União, por meio da regularização do seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

A nível de Estado, a Receita Federal é o órgão subordinado do Ministério da Fazenda que administra os tributos bem como impostos do Brasil. Dessa forma, para que a sua empresa esteja regularizada, é necessário o CNPJ. Esse cadastro funciona como uma certidão de nascimento para as empresas.  Desse modo, para a Receita Federal, todas às entidades de interesse da administração tributária devem portar o CNPJ.

A importância do CNPJ

Agora que você entendeu o que é um CNPJ, vamos mostrar a importância de ter esse cadastro na sua empresa. Sabemos que no mundo dos negócios existem alguns procedimentos rotineiros. Desse modo, a demanda envolve desde documentação até a contratação de funcionários. Nesse sentido, ter o CNPJ possibilita que esses processos sejam feitos de forma legal. Leia a seguir algumas das atribuições relacionadas ao CNPJ:

LEIA MAIS: Razão Social x Nome Fantasia: como escolher?

Tipos de CNPJ

A Receita Federal oferece diversos tipos de cadastro, eles seguem regulamentações de acordo com o porte dos negócios que são registrados. Verifique aqui qual sua empresa é mais adequada para registro:

Microempreendedor individual (MEI): Nessa modalidade, o faturamento anual é de até R$81 mil.

Microempresas (ME): O faturamento bruto anual das microempresas deve ser de, no máximo R$380 mil.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): É o modelo que é necessário investir a quantia de 100 salários mínimos para começar. Apenas uma pessoa é responsável pelo capital social da empresa.

Empresas de Pequeno Porte (EPP): São os negócios que faturam até 4,8 milhões por ano.

Empresa de Sociedade Limitada (LTDA): Na LTDA a responsabilidade do negócio é limitada de acordo com o capital social que é investido pelos sócios. Podem existir dois ou mais.

Sociedade Anônima (S/A): As sociedades anônimas funcionam por meio de ações. Nesse sentido, a composição dos proprietários é, basicamente, acionistas. Esse modelo é requisitado por empresas de grande porte.

Problemas com CNPJ

Os principais problemas que alguém pode ter com o seu CNPJ é não pagar dívidas. Ou seja, não honrar com as suas obrigações fiscais e tributárias.

Portanto, muito além de má fé, em diversas ocasiões a falta pode ser atrelada à desorganização na hora de fazer a gestão empresarial do negócio.

Atividade econômica – CNAE

Para criar um CNPJ é necessário definir o ramo do seu empreendimento. Você poderá enquadrar a empresa de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Cada tipo tem obrigações tributárias e atividades relacionadas ao seu porte. Assim, a Receita Federal poderá cobrar os impostos de acordo com a atividade registrada.

a CNAE categoriza e classifica a atividade econômica principal e as atividades econômicas secundárias da empresa
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio É necessário muito planejamento para optar pela CNAE correta da empresa, sempre buscando alíquotas mais baratas

Bem, após compreender o porte bem como o ramo em que o empreendimento se encaixa, o próximo passo é fazer o cadastro. Atualmente, é possível fazer de forma virtual. Para isso, é necessário acessar o aplicativo Coletor Nacional da Receita Federal. Com apenas os três passos a seguir, o empreendedor poderá abrir o CNPJ:

Passo 1 – Consulta prévia: Você consultará se a atividade que deseja desenvolver é permitida no local informado. Ademais, aqui também é possível verificar se o nome escolhido poderá ser utilizado;

Passo 2 – Etapa que o empreendedor faz a inserção dos dados na base da Receita Federal e registra a inscrição.

Passo 3– Após a criação do CNPJ, é o momento de licenciar as atividades.

A REDESIM, disponibilizada no domínio do Governo Federal, tem a missão de simplificar a criação de empresas no país, desse modo, ela reduz o tempo de abertura.

Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime tributário que micro e pequenas empresas podem se enquadrar. A ideia principal dele é facilitar cálculos de tributos, pois ele junta oito tipos de impostos – a saber, o IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, Cofins, IPI, ICMS, ISS e CPP – numa única guia para pagamento. Isso facilita o trabalho de planejamento e cálculo, poupando tempo dos empresários.

As pendências que o empreendedor tiver no nome de sua micro ou pequena empresa podem ser resolvidas no portal do Simples Nacional
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Site de acesso para optantes do Simples Nacional

O tributo precisa ser calculado por meio da tabela do Simples Nacional através da verificação da faixa de receita bruta do último ano. Através da receita bruta, verifica-se o percentual de tributo do Simples Nacional  a ser aplicado.

LEIA MAIS: Certificado Digital: MEI também precisa?

Acesse o Portal do Empreendedor aqui e saiba mais a respeito!

Conclusões

Com um CNPJ válido, agora você necessita de uma gestão empresarial para se adequar ao sistema de impostos mais complexo do mundo. O ERP online FoxManager é um sistema de gestão empresarial utilizado para centralizar diversos processos.

Desenvolvido com a robustez adequada para atender a legislação federal, estadual e municipal, com todas as suas peculiaridades fiscais e tributárias da sua natureza jurídica.

Uma das vantagens do FoxManager frente a outros ERP é sua integração com o Serasa. Com ele, você pode realizar conciliação bancária, possui remessa e retorno de boletos, recebimento com cartão de crédito via link por email, por exemplo.

Gostou das informações? O Blog FoxManager produz conteúdos referentes ao mundo dos negócios, que vão te ajudar a empreender de maneira mais eficiente. Compartilhe com outros empreendedores!

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade