fbpx

Contabilidade

Consulta de CNPJ na Receita Federal pelo site oficial

Redação - FoxManager
Escrito por Redação - FoxManager em 14/10/2020
Consulta de CNPJ na Receita Federal pelo site oficial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você pode fazer consulta de CNPJ na Receita Federal sem o auxílio de qualquer intermediário, o serviço é gratuito. Para saber mais informações sobre o CNPJ, clique nos links sobre Cancelamento de CNPJ e sobre  como gerar CNPJ para abrir uma empresa.

É importante saber que o funcionamento de negócios sem o CNPJ é ilegal para qualquer atividade comercial. Sendo assim, acompanhe este artigo do Blog FoxManager, e descubra como funciona a consulta desse cadastro, antes de abrir sua empresa!

Os principais problemas que alguém pode ter com o seu CNPJ é não pagar dívidas.
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio

ÍNDICE:

Consultar o andamento da solicitação do CNPJ

Após solicitar o CNPJ, você pode consultar o andamento da solicitação no site da REDESIM. O passo a passo a seguir te ensina como:

Confira o status do andamento do CNPJ no site da Redesim
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Confira o status do andamento do CNPJ no site da Redesim

Como consultar CNPJ

Com o cadastro da empresa devidamente feito, o CNPJ poderá ser visto no site da Receita Federal.

O passo a passo é bem simples. Portanto, acompanhe conosco e aprenda como consultar o CNPJ:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Em seguida, você será redirecionado para a página de emissão de comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral;
  • Essa página tem apenas um campo a ser preenchido, o “CNPJ”. Basta inserir os 14 números referentes ao cadastro da empresa;
  • Em seguida, marque a opção “Não sou um robô”;
  • Finalmente, clique em consultar.
Comprovante de Situação Cadastral do CNPJ no site da Receita Federal
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Comprovante de Situação Cadastral do CNPJ no site da Receita Federal

Seguindo esses passos, são exibidos os dados de identificação da pessoa jurídica. Dentre eles, você encontrará:

Portal Ecac

O portal e-Cac pode ser acessado na página inicial do site da Receita Federal. Ao entrar no Portal, tenha em mãos seu comprovante de inscrição para acessar o e-Cac. Fique atento ao código de acesso que será gerado.

Acesse o Portal Ecac
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Acesse o Portal Ecac

Todavia, você não é obrigado a ter seus dados expostos. Dessa forma, se algum site os tiver mostrando sem sua autorização, você pode e deve pedir para que seu nome seja retirado.

O que é o CNPJ

Assim como as pessoas têm CPF (Cadastro de Pessoa Física), que individualiza os cidadãos, o CNPJ, que é a sigla para Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Ou seja, ele funciona como identidade de empresas e outros tipos de entidades (incluindo condomínios, profissionais autônomos e prestadoras de serviços).

É um cadastro obrigatório, visto que a Receita Federal precisa estar informada das atividades financeiras, a fim de fiscalizar e administrar as transações que ocorrem no país. Dessa forma, todas as entidades de interesse da administração tributária devem portar o CNPJ.

A importância do CNPJ

Agora que você já sabe o que é um CNPJ, vamos mostrar porque sua empresa precisa tê-lo.

Primeiramente, lembre-se que não possuir inscrição no CNPJ implica na ilegalidade das suas atividades. Ou seja, isso quer dizer que para que sua empresa opere com regularidade ela deve estar inscrita no CNPJ.

Além disso, essa inscrição garante alguns benefícios, como:

LEIA MAIS: Razão Social x Nome Fantasia: como escolher?

Tipos de CNPJ

A Receita Federal oferece diversos tipos de cadastro, a depender do porte dos negócios que são registrados. Verifique aqui qual sua empresa é mais adequada para registro:

  • Microempreendedor individual (MEI): Nessa modalidade, o faturamento anual é de até R$81 mil.
  • Microempresas (ME): Empresas cujo faturamento anual é, no máximo, R$380 mil.
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Modelo que requer investimento inicial de 100 salários mínimos. Apenas uma pessoa é responsável pelo capital social da empresa.
  • Empresas de Pequeno Porte (EPP): São os negócios que faturam até 4,8 milhões por ano.
  • Empresa de Sociedade Limitada (LTDA): Na LTDA a responsabilidade do negócio é limitada de acordo com o capital social que é investido pelos sócios. Podem existir dois ou mais.
  • Sociedade Anônima (S/A): As sociedades anônimas funcionam por meio de ações. Nesse sentido, a composição dos proprietários é, basicamente, acionistas. Modelo requisitado, geralmente, por empresas de grande porte.

Problemas com CNPJ

Os principais problemas que alguém pode ter com o seu CNPJ é a inadimplência. Ou seja, não honrar com as suas obrigações fiscais e tributárias.

Portanto, muito além de má fé, em diversas ocasiões a falta pode ser atrelada à desorganização na gestão empresarial do negócio.

Atividade econômica – CNAE

Para criar um CNPJ é necessário definir o ramo do seu empreendimento. Você poderá enquadrar a empresa de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Nesse sentido, cada tipo tem obrigações tributárias e atividades relacionadas ao seu porte. Assim, a Receita Federal poderá cobrar os impostos de acordo com a atividade registrada.

a CNAE categoriza e classifica a atividade econômica principal e as atividades econômicas secundárias da empresa
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio É necessário muito planejamento para optar pela CNAE correta da empresa, sempre buscando alíquotas mais baratas

Bem, após compreender o porte bem como o ramo em que o empreendimento se encaixa, o próximo passo é fazer o cadastro. Atualmente, é possível fazer de forma virtual. Para isso, é necessário acessar o aplicativo Coletor Nacional da Receita Federal. Com apenas os três passos a seguir, o empreendedor poderá abrir o CNPJ:

Passo 1 – Consulta prévia: Você consultará se a atividade que deseja desenvolver é permitida no local informado. Além disso, também é possível verificar se o nome escolhido está disponível;

Passo 2 – Aqui é feita a inserção dos dados na base da Receita Federal e registra-se a inscrição.Passo 3– Após a criação do CNPJ, é o momento de licenciar as atividades.

Passo 3 – Após a criação do CNPJ, é o momento de licenciar as atividades.

Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime tributário no qual micro e pequenas empresas podem enquadrar-se. A ideia principal é facilitar cálculos de tributos, pois ele junta oito tipos de impostos – a saber, o IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, Cofins, IPI, ICMS, ISS e CPP – numa única guia para pagamento. Dessa forma, é facilitado o planejamento e cálculo, poupando tempo dos empresários.

As pendências que o empreendedor tiver no nome de sua micro ou pequena empresa podem ser resolvidas no portal do Simples Nacional
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Site de acesso para optantes do Simples Nacional

O percentual de tributo a ser aplicado é calculado por meio da tabela do Simples Nacional através da verificação da faixa de receita bruta do último ano.

LEIA MAIS: Certificado Digital: MEI também precisa?

Acesse o Portal do Empreendedor aqui e saiba mais a respeito!

Conclusões

Com um CNPJ válido, agora você necessita de gestão empresarial eficiente para se adequar ao sistema de impostos mais complexo do mundo. O ERP online FoxManager é um sistema de gestão empresarial utilizado para centralizar diversos processos.

Desenvolvido com a robustez adequada para atender a legislação federal, estadual e municipal, com todas as suas peculiaridades fiscais e tributárias da sua natureza jurídica.

Uma das vantagens do FoxManager frente a outros ERP é sua integração com o Serasa. Com ele, você pode realizar conciliação bancária, remessa e retorno de boletos, recebimento com cartão de crédito via link por e-mail, por exemplo.

Gostou das informações? O Blog FoxManager produz conteúdos referentes ao mundo dos negócios, que vão te ajudar a empreender de maneira mais eficiente. Compartilhe com outros empreendedores!

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade