Contabilidade

Como criar cartão CNPJ de sua empresa em poucos passos

23/07/2020
Como criar cartão CNPJ de sua empresa em poucos passos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Então você decidiu abrir uma empresa, já tem o capital inicial necessário, seu plano de negócios e está preparado para iniciar sua jornada de empreendedor? Ótimo! Contudo, é necessário primeiramente, criar CNPJ de sua empresa. Pois toda empresa precisa ter o seu cartão CNPJ, ou seja, um cadastro na Receita Federal.

Apesar da desburocratização dos últimos anos, ainda existe uma série de trâmites para que você consiga o desejado Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

Neste artigo do Blog FoxManager vamos te ensinar o passo a passo necessário para gerar seu CNPJ. Dessa forma, confira as dicas que servem para empreendedores de primeira viagem ou para você, que quer sair da informalidade, com a abertura de empresa.

Índice:

Segundo dados do Serasa Experian publicados em 2020, somente ano passado foram abertos 3,1 milhões de novos CNPJs no país.

Deste número impressionante, microempreendedores individuais representam 80,7% de novas empresas abertas.

O que é CNPJ

Primeiramente, é o documento exclusivo que identifica empresa ou entidade, pública ou privada, que tenha ou não fins lucrativos. Nesse sentido, cada uma delas  receberá um número que irá servir de identificação única perante a Receita Federal, passando de Pessoa Física para Pessoa Jurídica.

“O CNPJ compreende as informações cadastrais das entidades de interesse das administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”

conceito de CNPJ para a Receita Federal

Tipos de natureza jurídica

  • MEI – Microempreendedor Individual;
  • EI – Empresário Individual;
  • EIRELI – Empresário Individual de Responsabilidade Limitada;
  • ME – Microempresa;
  • EPP – Empresa de Pequeno Porte;
  • Ltda – Sociedade Limitada (Simples ou Pura);
  • S/A – Sociedade Anônima

A importância do CNPJ

É importante possuir uma personalidade jurídica para permitir às empresas efetuarem todos os trâmites legais que todo e qualquer negócio necessita. Ou seja, o cartão CNPJ é o passaporte para a legalidade de suas operações.

Sendo assim, o objetivo de uma pessoa jurídica é recolher impostos, ter suas obrigações junto à Receita Federal, uma modalidade própria de declaração de imposto de renda e vantagens inerentes à atividade com fins lucrativos. Como por exemplo:

  • Emitir notas fiscais;
  • Participar de licitações públicas;
  • Efetuar declarações fiscais;
  • Abrir contas bancárias próprias;
  • Contratar empréstimos em bancos públicos e/ou privados;
  • Contratar linha de crédito empresarial;
  • Contratar os prestadores de serviços de maneira legal;
  • Contribuir com a previdência social como Pessoa Jurídica.

Se você observar bem, possuir um cartão CNPJ pode ser também importante para profissionais autônomos que prestam serviços a outras empresas e que precisam emitir nota fiscal eletrônica. 

Muitos empreendedores que iniciam na informalidade, criam um CNPJ
Muitos empreendedores que iniciam na informalidade, criam um CNPJ

No entanto, sabemos que a realidade do empreendedorismo no Brasil é um pouco diferente. Muitos empreendedores preferem iniciar na informalidade. É aí que os problemas começam.

Com o intuito de ‘fugir’ da carga tributária, o empreendedor crê que a informalidade é o melhor caminho. Ele pensa assim porque nunca comparou as multas pesadas que os órgãos públicos podem aplicar ao seu empreendimento irregular.

Dessa maneira, não possuir o CNPJ é como se a empresa não existisse, ainda que esteja atuando. 

Acredita que eles vão multar somente os grandes negócios? Qualquer tipo de negócio precisa ter a formalização da Pessoa Jurídica.

Leia também: Como fazer a consulta CNPJ Receita Federal

Sendo assim, os clientes querem segurança, querem ter meios de reclamar se algo não der certo, querem um amparo legal,  querem fugir de golpes e querem ver o número do seu CNPJ na internet antes de fechar um negócio. Não há mais segredos na internet.

Tanto prestadores de serviços ou empresas que não são Pessoa Jurídica, acabam sendo colocadas à margem da sociedade economicamente ativa.

Vantagens da pessoa jurídica

Lembra-se no início do artigo em que dissemos que a finalidade da formalização da empresa passa por atrair o negócio a economia do país? 

Em termos práticos isso significa: ter acesso a empréstimos de bancos, conseguir linha de crédito empresarial, emissão de notas fiscais, gerar empregos de forma legal, recolher impostos que serão usados em áreas sociais como educação e saúde, por exemplo.

A iniciativa privada é um pilar importante da sociedade!

Além disso, uma pessoa jurídica tem sua própria declaração de imposto de renda, a IRPJ, e também pode contribuir com a previdência social, garantindo auxílio-doença, auxílio-maternidade e sua aposentadoria como qualquer trabalhador.

E mais, você verá que existem diferentes tipos de pessoas jurídicas!

Para que serve o CNPJ?

Além da identificação propriamente dita, a Receita Federal utiliza o CNPJ para aplicar as regras tributárias correspondentes ao regime tributário da empresa pelo código CNAE. Mas falaremos sobre o CNAE um pouco mais à frente.

O documento em si possui 14 dígitos: AA.AAA.AAA/BBBB-CC.

Os 8 dígitos iniciais (AA.AAA.AAA) correspondem ao nº base, ou raiz, de identificação da empresa, os 4 dígitos seguintes (/BBBB) esclarecem sobre   a quantidade de filiais existentes (0001 para a empresa matriz,  0002 para a  primeira filial, 0003 para a outra e assim por diante), e os últimos dois algarismos (-CC) são os dígitos de verificação e servem como um mecanismo próprio de autenticação do documento.

Informações do cartão CNPJ

Constam diferentes informações no documento, podendo-se destacar entre elas:

  • Endereço;
  • Nome da empresa;
  • Nome fantasia (se já existir);
  • Data que a mesma foi aberta;
  • Descritivo de suas atividades econômicas (CNAEs);
  • Descritivo de atividades econômicas secundárias (se houver);
  • Natureza jurídica;
  • Capital social;
  • Informações da situação cadastral junto à Receita Federal;
  • Dados que sejam diretamente do interesse das administrações tributárias da União, dos Municípios, do Distrito Federal e dos Estados.

Como gerar CNPJ?

O cartão CNPJ é emitido pelo Ministério da Fazenda, através da Secretaria da Receita Federal, que detém a sua administração direta.

A Receita Federal é o órgão que, subordinado ao Ministério da Fazenda, administra, controla e fiscaliza toda e qualquer movimentação financeira que ocorre em todo o país.

Além disso, é também a Receita Federal que, entre outras coisas, se responsabiliza pela garantia de que todos os tributos sejam legalmente pagos. Sendo assim, exerce a função arrecadatória e fiscalizatória no Brasil.

O pedido do empreendedor pode ser feito online, no site da Receita. O processo é fácil e sem complicação.

A Receita Federal é o órgão  fiscaliza dor de toda movimentação financeira que ocorre em todo o país. Ou seja, organizações possuidoras de CNPJ
O pedido do empreendedor pode ser feito online

Aprenda tudo sobre fazer a consulta de CNPJ no site da Receita Federal.

O processo de abertura é realizado pela emissão de dados por meio do app Coleta Online para o preenchimento das solicitações cadastrais. As solicitações podem ser de natureza sobre a inscrição, alteração ou mesmo baixa.

Leia também: Portal eCAC: O que é o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte?

Após esta etapa, o coletor online vai emitir um Documento Básico de Entrada, o DBE.

O DBE é juntado ao seu contrato social constitutivo e que deverá ser dado entrada na Junta Comercial do seu Estado. A exceção deste processo é para o MEI, e para Sociedade Simples e Associações, onde o processo é feito através dos cartórios de pessoas jurídicas.

A documentação necessária

Antes de você acessar o site ou se dirigir à Junta Comercial, já saiba de antemão que alguns documentos não mudam.

E estes se referem a natureza jurídica da empresa que você pretende criar:

  • Para MEI: CPF, número da última declaração do Imposto de Renda e o número do título de eleitor;
  • Para Sociedade Simples Limitada: contrato social registrado no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, o RCPJ;
  • Para Sociedade Simples Pura: contrato social registrado no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, ou na Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB;
  • Para S/A: o estatuto da empresa juntamente com a ata da assembleia de constituição, tudo registrado na Junta Comercial do Estado;
  • Para Eireli: o ato de constituição registrado no Registro Civil das Pessoas Jurídicas ou na Junta Comercial do Estado;
  • Empresário Individual: O registro do requerimento de empresário na Junta Comercial do Estado.

O que é DBE?

O DBE é um documento usado na criação do CNPJ. Isso é feito de modo direto ou com auxílio de certificação digital.

A consulta ao Documento Básico de Entrada serve como meio para verificar pedidos, pendências e contribuições. 

O código CNAE

A Receita Federal segmenta as atividades de uma empresa por meio do código CNAE, ou Classificação Nacional de Atividades Econômicas-Fiscal. Ele existe para indicar a atividade principal e secundária da empresa. Nesse sentido, dependendo do segmento principal e secundário do negócio, há um regime tributário mais adequado.

No Brasil, existem três:

Mais uma vez, esclarecemos que é prudente contar com a ajuda de um profissional da contabilidade para definir o quanto sua empresa pagará de imposto. Dessa forma, a ideia é optar por um regime que lhe permita pagar menos tributos de maneira legal.

A escolha do regime tributário envolve suas obrigações burocráticas e limita as atividades que seu negócio exerce. Ou seja, seu segmento permitido.

Apesar de ser necessária a escolha do código CNAE no momento da abertura ele pode ser alterado depois.

Limite de faturamento do regime tributário

Se você for um MEI, seu faturamento deve ser até R$ 81 mil por ano, de janeiro a dezembro. Nesse caso, esse tipo de empresa é vinculado ao chamado Simples Nacional, onde há o recolhimento de impostos unificado e simplificado.

Nesse sentido, se a pessoa jurídica for EPP (seja EIRELI ou LTDA), pode faturar entre R$ 360 mil até R$ 4,8 milhões para optantes do Simples Nacional.

Ao empreendedor EI é permitido faturar até R$ 360 mil como microempresa (ME) ou faturar até R$ 3,6 milhões como EPP. Entretanto, se o EI optar pelo regime de Lucro Presumido, o limite  de faturamento sobe para R$ 78 milhões.

Consulte seu contador sobre a opção ao regime que melhor se adequa ao seu negócio!

O NIRE

Certos ramos e segmentos de empresa necessitam obter o NIRE – Número de Identificação do Registro da Empresa – que é um número gerado à partir do registro do seu Contrato Social na Junta Comercial do seu Estado.

Dessa forma, antes mesmo de dar entrada no seu CNPJ, verifica se sua atividade requer a criação de um NIRE.

Para elaborar o seu Contrato Social, como também, todos os demais procedimentos, você provavelmente vai precisar da ajuda profissional contábil especializado.

Nesse sentido, é importante que você separe todos os documentos necessários, a fim de tornar todo esse processo o mais simples possível. Pois, caso você envie a documentação errada ou mesmo incompleta, o seu pedido de CNPJ será indeferido.

Tempo de espera

Depois de dar entrada na solicitação de pessoa jurídica, será gerado um recibo que acompanhamento. Não há um prazo exato para resposta, mas em média, o processo leva no mínimo 5 dias.

Após receber a resposta positiva, imprima os documentos que estarão disponíveis. Ou seja, eles representam o DBE do CNPJ.

O próximo passo é levar o DBE para o reconhecimento da firma e encaminhá-lo para uma unidade cadastradora, ou Junta Comercial. Você pode fazer isso via correios ou ir pessoalmente.

Existe um convênio entre as Juntas Comerciais e a RFB.

Há unidades espalhadas por todos os Estados da federação designados no convênio firmado com a RFB. Saiba onde eles estão aqui.

  • Delegacias da Receita Federal do Brasil (DRF);
  • Delegacia Especial da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária (Derat);
  • Delegacia Especial da Receita Federal do Brasil de Instituições Financeiras (Deinf);
  • Delegacia Especial da Receita Federal do Brasil de Maiores Contribuintes (Demac) Rio de Janeiro;
  • Inspetorias da Receita Federal do Brasil (IRF);
  • Alfândegas da Receita Federal do Brasil (ALF);
  • Agências da Receita Federal do Brasil (ARF).

As unidades cadastradoras

No âmbito da Receita Federal elas representam:

  • Delegacias da Receita Federal do Brasil (DRF);
  • Delegacia Especial da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária (Derat);
  • Delegacia Especial da Receita Federal do Brasil de Instituições Financeiras (Deinf);
  • Delegacia Especial da Receita Federal do Brasil de Maiores Contribuintes (Demac) Rio de Janeiro;
  • Inspetorias da Receita Federal do Brasil (IRF);
  • Alfândegas da Receita Federal do Brasil (ALF);
  • Agências da Receita Federal do Brasil (ARF).

CNPJ para MEI

Se sua previsão de faturamento anual não ultrapassar R$ 81 mil, isso significa que você deve optar pelo MEI. Ou seja, quando a empresa pode se enquadrar no Simples Nacional.

Com o intuito de facilitar ao máximo a vida do microempreendedor, tirar o CNPJ para esta modalidade é simples e rápido.

Dessa forma, para conseguir o documento, acesse o site do Portal do Empreendedor e preencha as informações necessárias. Primeiramente, eudo é absolutamente auto explicativo. E segundo, o processo todo não leva mais que alguns minutos na tela do computador.

uma pessoa jurídica tem sua própria declaração de imposto de renda, a IRPJ, e também pode contribuir com a previdência social
CNPJ é emitido pela Receita Federal de maneira online

Não há cobrança de taxas, fique atento

É importante ter o número da sua última declaração de imposto renda, título de eleitor e o CPF em mãos.

Dessa forma, ao passar por esta etapa, seu CNPJ de microempreendedor é gerado automaticamente, bem como a inscrição na Junta Comercial correspondente e o alvará provisório de funcionamento da empresa em apenas um documento, o CCMEI.

Entretanto, se sua atividade for considerada de baixo risco, como bar, borracharia, padaria, fabricação de alimentos artesanais, fabricação de calçados, fabricação de acessórios, fabricação de vestuário, do atacado e varejos, nem se preocupe. Esses segmentos foram isentos de alvará de funcionamento desde o início de 2020 por meio da Lei da Liberdade Econômica.

Contudo, se este não for o seu caso, você tem até 180 dias para terminar a formalização do MEI contado do dia de cadastro online. Dessa forma, vá até a prefeitura de sua cidade e finalize o processo!

Conclusões

O tempo de emissão de um CNPJ varia conforme a cidade e o Estado onde o empreendedor se encontra.

Em resumo, alguns lugares são mais ágeis que outros! Isso ocorre porque cada órgão do poder público funciona e trabalha de acordo com suas regras.

Por último, sem soar repetitivo, mas já sendo, para agilizar ao máximo todo o processo, é importante contar com a ajuda de profissionais experientes na área de contabilidade.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

50 Replies to “Como criar cartão CNPJ de sua empresa em poucos passos”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Tipos de estoque - Qual melhor para gestão na sua empresa?

[…] sobre estoque, e como fazer a gestão correta, é importante para quem decidiu criar um CNPJ e iniciar um […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › O que é Eireli - Vantagens de abrir uma empresa sem sócios

[…] não recai sobre o patrimônio da pessoa física responsável pelo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa, como ocorre no caso do empresário individual. A responsabilidade dessas […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Certificado Digital: O que é e quando usar na sua empresa

[…] que garante automação de dados e segurança para quem decidiu criar um […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Franquias: Como são negócios entre franqueador e franqueado

[…] já estruturada. Afinal, nem todo novo empresário quer abrir uma empresa e criar um CNPJ “do zero”. Muitos preferem investir em marcas e tipos de serviços já […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Tabela NCM: códigos de produtos usados em notas fiscais

[…] dos novos empreendedores que decidem criar o seu CNPJ e abrir uma empresa nem sabem de fato o que é tabela NCM.  Seja para exportar […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Gestão empresarial - 6 coisas que empresários precisam saber

[…] conseguem partir do mundo das ideias para a concretização real do sonho, ou projeto. Criar um CNPJ é apenas um dos primeiros passos na caminhada empreendedora. Além disso, […]

6 dicas de livros para empresários e futuros empreendedores - CONFIRA

[…] as sugestões de leitura para quem é empreendedor, ou deseja se tornar um, tendo seu próprio CNPJ e investindo no sonho de abrir um negócio […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › 7 desafios do empreendedorismo no Brasil

[…] Se o empreendedor no Brasil não se planejar bem durante a criação da empresa com relação aos tributos, então ela poderá estar fadada ao fracasso. Vale consultar um contador e saber o que será preciso arcar após criar seu CNPJ.  […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Controle de estoque: 7 coisas que empresários devem saber

[…] se você é empresário ou pretende criar o seu CNPJ, preste a devida atenção para um dos setores mais importantes da empresa: o […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Consulta CNPJ no site da Receita Federal

[…] sobre o CNPJ, clique nos links sobre Cancelamento de CNPJ e sobre a importância do CNPJ para […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Quer abrir negócio em 2020? Veja 7 itens importantes para empresários

[…] A sigla CNPJ quer dizer  Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. É válido conhecer sua importância, como criar o seu e como consultar CNPJ. Leia mais sobre o assunto no link.  […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Nº de empresas sobe 25%; veja 5 dicas de gestão para novos negócios

[…] os itens da lista podemos citar: abertura formal da empresa (com a criação de um CNPJ e verificação das leis vigentes), planejamento em todas as etapas do negócio, […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › MEI: As Vantagens de ser Microempreendedor Individual?

[…] Leia o artigo até o final para descobrir a resposta, ver o caminho de como criar seu CNPJ e também consultar a lista de atividades permitidas para […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › 'Brasil Mais' quer ajudar 200 mil a otimizar gestão empresarial; Veja como participar

[…] assuntos do universo empresarial também precisam ser conhecidos por quem decide criar um CNPJ, entre eles: capital de giro, controle de estoque, sistema ERP, fluxo de caixa, contabilidade, […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Ponto, Alvará, e-Social: MP da Liberdade Econômica

[…] de uma possível desburocratização para quem busca formalizar uma empresa e criar um novo CNPJ, a MP da Liberdade Econômica – ou Lei da Liberdade Econômica – […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Como fazer o cancelamento do CNPJ?

[…] a sua empresa precisa ser finalizada, independente do motivo, o cancelamento do CNPJ é o passo oficial para comunicação legal de encerramento de suas atividades […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Como Fazer Ficha Técnica para seu Bar e Restaurante

[…] deseja ampliar o seu negócio, ou ainda criar um CNPJ para atuar vendendo comida, também deve prestar grande atenção e aprofundar conhecimentos […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Nº de empresas sobe 25%; veja 5 dicas de gestão para novos negócios

[…] modo, entre os itens da lista podemos citar: abertura formal da empresa (com a criação de um CNPJ e verificação das leis vigentes), planejamento em todas as etapas do negócio, busca constante por […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › As opções lucrativas para abrir sua empresa neste ano

[…] cinco opções de negócios de áreas de atuação em alta para quem quer ter seu próprio CNPJ e começar a empreender ainda em […]

O que é MEI? Quais as vantagens e como se cadastrar? – Pedro Castro

[…] obter o certificado da condição de microempreendedor individual,o caminho de como criar seu CNPJ e também consultar a lista de atividades […]

O que é MEI? Quais as vantagens e como se cadastrar? – Frota Cysne

[…] como obter o certificado da condição de microempreendedor individual,o caminho de como criar seu CNPJ e também consultar a lista de atividades […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Resultados indicam boa administração de negócios; Veja dicas

[…] uma empresa, sem saber muito sobre finanças e gestão, acontece em muitos casos de quem decide criar um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica – CNPJ e se aventura no desafios do empreendedorismo […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Empresa Cidadã: as vantagens e benefícios para empregados e patrões

[…] acessar a página de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal como informações como CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), senha e o código de acesso, ou fazer o acesso por meio de certificado […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Dinheiro para empresas - Quais os tipos e como conseguir financiamento

[…] Sua empresa precisa de dinheiro e você não sabe como conseguir um financiamento? Dúvidas sobre isso são comuns. Mas, calma! Existem alguns passos que precisam ser seguidos para conseguir a ajuda financeira para manter a saúde do seu CNPJ. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Gestão empresarial - 6 coisas que empresários precisam saber

[…] Muitos conseguem partir do mundo das ideias para a concretização real do sonho, ou projeto. Criar um CNPJ é apenas um dos primeiros passos na caminhada […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › CNAE: como definir a atividade de sua empresa?

[…] é realizado o cadastro de uma empresa junto à Receita Federal para obtenção do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, CNPJ, a empresa deve informar, além de um Código de Natureza Jurídica, a atividade econômica […]

AT Soluções | CNAE: como definir a atividade de sua empresa? | AT Soluções

[…] é realizado o cadastro de uma empresa junto à Receita Federal para obtenção do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, CNPJ, a empresa deve informar, além de um Código de Natureza Jurídica, […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Regime Tributário: Lucro Real ou Lucro Presumido?

[…] de pensar em estratégias para o negócio, quem quer abrir uma empresa e ter seu próprio CNPJ deve ficar atento para algo importante: o regime tributário. Por isso, seja Lucro Real, Lucro […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Dicas importantes: Como abrir empresa do zero

[…] seja, é por meio destes acima citados que você conseguirá seu CNPJ, seu certificado digital e como fazer para ter o alvará de […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › DBE: O que é o Documento Básico de Entrada

[…] um tipo de documentação utilizada em vários procedimentos relacionados com a formalização do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O principal, antes de qualquer coisa, é o DBE, sigla para Documento Básico de Entrada. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Pague menos imposto escolhendo corretamente a CNAE

[…] classificação faz parte do seu CNPJ e normalmente, a maior parte das empresas possuem mais de um código pois acabam prestando […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Certificado Digital: MEI também precisa?

[…] segundo a instituição, 52,9% dos certificados ativos são do tipo Pessoa Jurídica. Já os de Pessoa Física correspondem a um total de […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › eSocial 2020 - Calendário de obrigações tem novas datas

[…] periódicos dos direitos reais (folhas de pagamento), sendo esse definido pelo último dígito do CNPJ […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Faça a consulta de DBE online na Receita Federal

[…] O DBE, ou Documento Básico de Entrada, é um processo concedido pela Receita Federal. Nesse sentido, o DBE é utilizado para a prática de qualquer movimentação relacionada ao CNPJ. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Sua Empresa Ainda Precisa de Alvará? Veja Atividades de Baixo Risco

[…] citar entre os documentos solicitados de empresas mais conhecidos: alvará de funcionamento, CNPJ para emissão de notas fiscais, licença de segurança sanitária, autorização do Corpo de […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › MEI - O que é MEI?

[…] Quer saber mais sobre o CNPJ? Clique aqui. […]

Maria Elza F. Gonçalves

as explicações aqui discorrias foram excelente para empresas de negócios. Mas não encontre nenhuma explicação sobre cadastro nacional de pessoal juridica com associações de moradores que responde por uma comunidade.

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › MEI e Simples Nacional – O que você precisa saber

[…] da facilidade de cálculo dos tributos: o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. O registro no CNPJ permite a abertura de contas bancárias, a requisição de notas fiscais e o pedido de empréstimos […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Sintegra - Entenda a sua importância para o Fisco e empresas

[…] disso, vale ressaltar que é por conta desses registros que as empresas (pessoas jurídicas com cartão CNPJ) conseguem emitir as notas fiscais para todos seus […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Simples Nacional - Como usar o PGMEI para emitir boleto DAS?

[…] LEIA TAMBÉM: Como criar cartão CNPJ de sua empresa em poucos passos […]

Optante Simples Nacional: quem não pode aderir? Blog FoxManager

[…] abrir a empresa e ter o CNPJ através do Simples Nacional, a ME ou EPP devem cumprir dois tipos de […]

Andrea

maravilhoso!

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙