Empreendedorismo

Razão Social e Nome Fantasia: como escolher?

Razão Social e Nome Fantasia: como escolher?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A escolha correta do nome que vai representar sua empresa é de grande importância para o sucesso do seu negócio. Grandes marcas e empreendimentos de sucesso têm nomes fáceis de assimilar, que as tornam facilmente identificadas no mercado.  Neste artigo vamos abordar sobre a diferença entre os termos Razão Social e Nome Fantasia. Ambos são referentes a forma como seu empreendimento será identificado perante instituições e o público consumidor. 

Primeiramente, o assunto merece especial atenção para quem está pensando em criar Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), ou já iniciou o processo de abertura de uma empresa

Sendo assim, veja quais as principais diferenças entre Razão Social e Nome Fantasia. Confira também dicas práticas para ajudar a escolher o nome ideal para sua empresa. 

O que é Razão Social 

Para criar um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é preciso a chamada Razão Social. No jargão empresarial ela também é conhecida como denominação social, nome comercial ou firma empresarial. Ela corresponde ao registro da pessoa jurídica e estará presente nas notas fiscais emitidas pela empresa.     

Ou seja, a razão social é entendida como a empresa é reconhecida juridicamente e administrativamente.

Portanto, a Razão Social compõe o quadro de dados fundamentais de qualquer empresa, ou pessoa jurídica. É com a Razão Social que se dá andamento aos trâmites em órgãos como a junta comercial, local, cartórios, além de ser necessária para acordos e contratos comerciais com fornecedores ou bancos, por exemplo. 

A sua Razão Social pode refletir o quadro societário da empresa. Pense bem, quantas vezes você já não viu o nome de algum lugar terminar com ‘Sociedade Anônima’. Lembre-se que não há Razão Social sem CNPJ!

Exemplos de razão social, ou seja, a natureza jurídica da empresa:

  • MEI – Microempreendedor Individual;
  • EI – Empresário Individual;
  • EIRELI – Empresário Individual de Responsabilidade Limitada;
  • ME – Microempresa;
  • EPP – Empresa de Pequeno Porte;
  • Ltda – Sociedade Limitada;
  • S/A – Sociedade Anônima.

Como elaborar o nome da natureza jurídica

Quando você pesquisa sobre uma empresa na internet, e seu CNPJ, é possível perceber que por vezes ela é registrada utilizando sobrenomes dos donos da empresa em uma sigla, por exemplo.

Assim, temos o nome ‘XXXX Eireli’, ‘XYZ Ltda’, WZA EPP’ e por aí vai.

Digite agora mesmo em um buscador o nome de uma marca famosa e a palavra CNPJ que você vai se deparar com: Bradesco S/A, Mmb Comercio de Alimentos Ltda (Mcdonalds), Google Brasil Internet LTDA ou Apple Computer Brasil Ltda.

São denominações sociais utilizadas apenas para fins jurídicos e administrativos, como dissemos anteriormente.

E não são nada atrativos, correto? Você sentiria vontade de comer um sanduíche na Mmb Comercio de Alimentos Ltda? Nem eu!

E para cuidar da marca da empresa que existe o Nome Fantasia.

O que é Nome Fantasia

Ao contrário da Razão Social, o Nome Fantasia pode ser escolhido com base nas estratégias de marketing voltadas para divulgação no mercado. Ele é a forma como a empresa ficará conhecida pelo grande público, dessa maneira, o Nome Fantasia será aquele associado diretamente à marca da empresa e seus respectivos produtos ou serviços. 

Como se trata de um nome que será conhecido pelo público, é importante seguir algumas estratégias de branding para não errar na escolha. 

Outra coisa importante de ser sempre lembrada é a de que o Nome Fantasia torna-se a marca registrada da empresa, não sendo possível ser usada por mais nenhum outro negócio.

O nome fantasia da empresa deve ser registrado, assim como a razão social
Um nome fantasia da empresa é algo único e não pode ser compartilhado. É seu!

Saiba que existem casos de processos por uso de nomes já registrados de maneira indevida por parte de outros negócios. Faça uma pesquisa na internet e descubra que o nome que você tem em mente já não é utilizado por outro.

Dicas para escolha do nome fantasia 

A contratação de profissionais de marketing pode muito útil no momento da escolha. Portanto, pesquise o mercado e delimite opções. As principais diretrizes da escolha são:

  • Escolha um nome fácil de memorizar;
  • É preciso ter representatividade (ligação com o que seu negócio representa); 
  • Evite modismos (nomes de algo em destaque naquele momento na mídia, por exemplo);
  • Pesquise entre concorrentes e negócios do mesmo segmento; 
  • Liste todas opções antes de escolher;
  • Avalie bem o significado da palavra/expressão escolhida; 
  • Imagine como o consumidor vai reagir ao ouvir e ver o nome;
  • escolha nomes e termos que passem uma a ideia de qualidade do seu negócio;
  • Opte por palavras que possuem ligação com o ramo de atividade do seu negócio; 
  • Considere a possibilidade futura de abrir filiais ou expandir seu negócio para outras cidades, veja se o nome funcionaria bem longe do local onde será sua empresa hoje; 
  • Pense na aplicação do nome no cotidiano (em letreiros, cartões de visita, propagandas, redes sociais, etc).

Registro de marca

Uma dica importante é saber se o nome escolhido já está registrado. Para ter exclusividade sobre o nome de um serviço, produto, ou logotipo é necessário registrar uma marca. A consulta pode ser feita nas juntas comerciais e no INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial

o nome fantasia da empresa deve ser estudado e planejado pelo marketing
Assim como a razão social é importante, o nome fantasia deve entrar dentro do planejamento de marketing da empresa

Certamente sua empresa deverá criar um planejamento de marketing e, por conseguinte, um site. Outra dica relevante é verificar se o nome escolhido – que provavelmente será o mesmo dado ao site – já não existe na internet. A disponibilidade do domínio do site também deve ser consultada.   

Importância da marca corporativa

Não se esqueça que o Nome Fantasia será aquele que ficará disponível publicamente nas peças publicitárias, em cartões de visitas, na entrada do empreendimento, etc. Logo, um bom nome também precisa estar associado com um design adequado da marca.   

A importância da escolha do Nome Fantasia ideal é tão grande que há até mesmo quem procure um mapa numerológico para definir o melhor. 

Independente de qual o nome escolhido para empresa, ela certamente precisará de uma gestão eficiente para que ela cresça, bem como se fixar no mercado cada vez mais competitivo. 

LEIA MAIS: https://blog.foxmanager.com.br/7-desafios-do-empreendedorismo-no-brasil/

Atenção! Apenas uma boa estratégia inicial não garante sucesso empresarial. 

Em suma, é importante estar atento às obrigações de qualquer empresa como a emissão de documentos, controle de estoque, contabilidade, gestão de vendas e faturamento. São muitas as responsabilidades de quem se torna empresário. 

Hoje, os negócios que investem em ferramentas tecnológicas conseguem se consolidar e diferenciar cada vez mais em meio ao mercado competitivo. Os bons nomes escolhidos ganham mais destaque quando gestores investem em constante renovação de conhecimentos e processos eficazes de administração.  

LEIA MAIS: https://blog.foxmanager.com.br/guia-completo-sobre-o-software-erp-conheca-seus-beneficios/

Dica para gestão eficaz do seu negócio

Dessa maneira, uma boa estratégia é utilizar um sistema de gestão integrada, um ERP online. Há opções diversas no mercado, inclusive que são gratuitas.

Assim, esse tipo de tecnologia permite, por exemplo, gerenciar processos críticos de empresas, entre eles podemos citar: 

Antes de tudo, o ERP FoxManager é o mais completo se comparado a outros ERPs do mercado atual, dito isso, ele também oferece versão online e grátis para até 2 usuários. Vale a pena conhecer! 

ERP possibilita a gestão integrada e é acessível para empresários de vários portes
ERP possibilita a gestão integrada e é acessível para empresários de vários portes

Caso você já possua um CNPJ, pode fazer um cadastro sem complicação e começar a usar. Rápido, prático e online. Desse modo o sistema tem ainda planos variados e a possibilidade de customização que atendem necessidades específicas de cada empresa. 

Conclusões

Em resumo, não há uma regra específica para escolha do nome, contudo, é preciso levar em conta quais os impactos dele na realidade da empresa. Mais ainda, é necessário avaliar bem antes de definir, para que o Nome Fantasia seja bem assimilado pelo público-alvo. 

Por fim, um CNPJ e um bom nome não é garantia de sucesso empresarial, mas é parte das necessidades do negócio, bem como as boas práticas de gestão.  

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Replies to “Razão Social e Nome Fantasia: como escolher?”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › O que é Eireli - Vantagens de abrir uma empresa sem sócios

[…] sendo individual, a Eireli conta com a necessidade de um Contrato Social. A sua Razão Social também pode ser diferente ao nome do proprietário da […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Gestão empresarial - 6 coisas que empresários precisam saber

[…] Leia também: Quer ter seu CNPJ? Precisa saber o que é Razão Social e Nome Fantasia. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Como criar econsultar o CNPJ da sua empresa

[…] importante possuir uma personalidade jurídica para permitir às empresas efetuarem todos os trâmites legais que todo e qualquer negócio […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Dicas importantes: Como abrir empresa do zero

[…] um contrato social entre os sentes da futura empresa. Neste contrato são formalizados itens como a razão social, a atividade da empresa, localização e o funcionamento geral dela, como quem administrará a […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Consulta de CNPJ na Receita Federal pelo site oficial

[…] Qual seu capital social, qual seu quadro societário, o seu nome fantasia (nome empresarial), razão social, o seu nome registrado e demais dados […]

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade