fbpx

Estoque

Controle de estoque - Como usar Curva ABC na empresa

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 15/08/2019
Controle de estoque - Como usar Curva ABC na empresa

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Controle de estoque é uma das atribuições da gestão empresarial que exigem grande atenção. Uma metodologia usada neste sentido é a Curva ABC, uma classificação aplicada mundialmente. Ela leva em conta o grau de importância dos produtos e está diretamente ligada aos lucros ou prejuízos das empresas. 

Ao utilizar a Curva ABC no controle de estoque, o gestor classifica a relevância de acordo com valor ou quantidade dentro das classe A (maior importância), B (com importância) e C (menor importância).

De modo geral, a relevância dos dados é mensurada pelo grau de representatividade que os itens do estoque possuem sobre o faturamento empresarial. 

Extremos que devem ser evitados no estoque 

Ao aplicar a Curva ABC é possível evitar os dois extremos em um estoque

1- excesso de produtos com menor saída;
2- falta de produtos com maior procura. 

Tanto o encalhe de produtos que não são adquiridos pelo público consumidor quanto a falta de algum item buscado por clientes pode prejudicar a empresa. Ambos os casos podem prejudicar diretamente a lucratividade das empresas de porte variado. 

Precisa de um sistema ERP (com plano grátis) para fazer a gestão de estoque em sua empresa? Veja no link.

Neste aspecto, a gestão de estoque é fundamental para o bom andamento de muitos negócios, seja em um restaurante, pequena loja ou grande rede de supermercados, por exemplo. O tamanho da empresa ou tipo de produto vendido pode mudar, mas não controlar o estoque pode gerar prejuízos em qualquer uma delas.     

ERP online auxilia no controle de estoque
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio ERP online auxilia no controle de estoque

Como aplicar a Curva ABC no controle de estoque

Tendo em mãos dados sobre os produtos que mais são vendidos e os que demoram mais tempo no estoque é possível programar a aquisição e manutenção de estoque

Para classificar os produtos entre as categorias é válido levar em conta:

Os produtos classificados como A têm maior procura e são responsáveis por um maior percentual de lucratividade. Eles não podem faltar. 

Os produtos na classe B diminuem um patamar de importância, pois são vendidos em menor escala. Já os da classe C são aqueles que podem, primordialmente, completar as vendas, isto é acrescer ao tíquete médio de cada cliente. 

Exemplificando, uma farmácia pode classificar um certo tipo de mamadeira como item classe A. Associado a ele, clientes que buscavam mamadeiras no local podem comprar fraldas (classificadas como B) e chupetas (classe C). 

Organização para mais vendas

De posse da classificação, o gestor do estoque saberá que o item mais vendido precisa de maior reposição. 

Para que as vendas dos produtos B e C sejam incentivadas é preciso incluir um planejamento estratégico dentro da empresa. Ações promocionais, disposição dos produtos nas prateleiras, entre outros, podem ajudar. 

Tecnologia dos ERPs pode ajudar na gestão e controle de estoque de empresas  e colaborar com curva ABC
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Tecnologia dos ERPs pode ajudar na gestão e controle de estoque de empresas

Em resumo, a aplicação da Curva ABC pode auxiliar empresas a se manterem competitivas no mercado atual. Saber qual o fluxo ideal dos produtos, por meio de análise do que é mais procurado e aplicação de ação para estimular a saída do que tem menor procura pelo consumidor, é uma fórmula para estimular a lucratividade. 

Dica válida para controle de estoque

Uma boa ferramenta tecnológica que otimiza tempo e ajuda nesse controle de estoque é o uso dos sistemas de gestão informatizados, os ERPs. Com a centralização dos dados é possível cadastrar e gerir informações do estoque com maior eficiência. Essas informações podem ser facilmente aplicadas na Curva ABC

O mais completo desses sistemas é disponível no mercado nacional é o software FoxManager. Ele tem um módulo exclusivo de estoque, que possibilita relatórios, controle de estoque mínimo/máximo, inventário cego, controle de lote/validade, RFID, etc.      

O FoxManager pode ser usado gratuitamente por até dois usuários. Basta se cadastrar e começar a usar. Vale a pena conferir. 

Além do estoque 

Além das funcionalidades para controle de estoque, o sistema ERP Online FoxManager possibilita emissão de notas fiscais, boletos, controle contábil, fiscal e financeiro e muito mais. Tudo de modo rápido e integrado. 

O ERP FoxManager tem planos online prontos para uso imediato. Ele também pode ser customizado de acordo com as necessidades de cada empresa. Em outras palavras, o software pode ganhar funcionalidades para atender suas demandas e rotina específicas.   

Com uso de sistema ERP é possível integrar setores da empresa e fazer controle de estoque
Redação – FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Com uso de sistema ERP é possível integrar setores da empresa

Com o ERP, o gestor consegue conduzir o negócio e tomar decisões estratégicas de maneira mais rápida, já que tem ao alcance de suas mãos todos os dados considerados importantes referentes a:

  • histórico de vendas;
  • armazenamento de matéria-prima;
  • produtos em fase de finalização ou já prontos para a venda;
  • prazos de entrega dos fornecedores;
  • períodos do ano com picos de vendas, entre outras informações.

Em síntese, usar a técnica de Curva ABC no controle de estoque é uma estratégia de gestão inteligente. Ela ajuda a classificar produtos de modo correto, saber quando comprar novos itens e definir quando incentivar vendas de produtos parados no estoque por meio de ações promocionais. O emprego da técnica é facilitado quando há integração entre todos os setores da empresa. Algo possível por meio da tecnologia existem em sistemas ERP.   

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade