Estoque

Sistema ERP: entenda como ele ajuda no controle de estoque

Redação - FoxManager
Escrito por Redação - FoxManager em 04/04/2018
Sistema ERP: entenda como ele ajuda no controle de estoque

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O sucesso de um negócio depende bastante das ferramentas que ele escolhe para utilizar no dia a dia. Quando foi a última vez que você reviu os seus processos e implementou uma ferramenta verdadeiramente inovadora para o seu controle de estoque? Negligenciar essa área pode ter consequências bastante graves para os seus resultados. Tendo isso em vista, a implementação de um sistema ERP pode ser decisiva para o seu controle de estoque, não importando o tamanho dele.

Com o sistema, é possível se manter por dentro de uma série de informações e indicadores relacionados às mercadorias movimentadas por sua empresa. Ao utilizá-lo para controle de estoque, você garante a disponibilidade dos seus produtos e evita problemas sérios como o desabastecimento, ou a incapacidade de prever adequadamente as suas demandas — falhas essas que transmitem uma imagem bem pouco profissional da sua empresa e podem prejudicar os seus retornos.

Confira o artigo a seguir para aprender mais sobre o que é essa solução e de que formas ela pode ajudar sua empresa a conquistar resultados cada vez melhores em seu controle de estoque.

O que é um sistema ERP?

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning — ou planejamento dos recursos da empresa, em português. Um sistema ERP, portanto, é um software que possibilita o armazenamento e consulta de dados referentes ao seu negócio. Isso faz com que o fluxo de informações seja único e consistente, além de acessível ao restante do seu time de maneira fácil e rápida.

A descrição de um sistema ERP não é tão específica porque tal solução é sempre adaptada precisamente às necessidades da empresa que contrata o software. Seu funcionamento ocorre por meio de módulos que adicionam funcionalidades capazes de lidar com as informações do negócio, ficando exatamente da forma que a equipe precisa.

Em geral, um sistema ERP tem uma estrutura básica que varia, dependendo do desenvolvedor. Ao contratar a solução, a empresa pode requisitar os módulos específicos dos quais necessita sobre essa base, obtendo um orçamento referente a tal funcionalidade. Assim, pode contar com uma solução pensada para o seu próprio negócio.

Como um sistema ERP ajuda no controle de estoque?

Redução da imprevisibilidade

Atuar com controle de estoque sem um processo bem definido fatalmente terminará em erros e falhas. Não é nada recomendado atuar com base em intuição, já que temos a tecnologia como aliada nos dias de hoje para não precisar mais trabalhar no escuro.

Uma das vantagens de usar um sistema ERP em seu controle de estoque está em reduzir a imprevisibilidade das movimentações. Com ele, é possível calcular ou prever indicadores como número de requisições feitas e atendidas, giro de estoque e encontrar as combinações mais econômicas de armazenagem e custo de pedido.

Foco no Princípio de Pareto

Quem atua na área de logística já conhece a importância do conceito por trás do Princípio de Pareto (ou classificação ABC), que afirma como 80% das consequências vêm de 20% das causas. Isso tem tudo a ver com a importância de priorizar adequadamente as suas ações de estoque.

Como possivelmente 20% do seu estoque é responsável por 80% do faturamento, é necessário contar com a ajuda de um sistema ERP para dar a prioridade adequada aos produtos mais importantes. Esse recurso também ajudará a detectar problemas associados a esses 20% e solucioná-los antes que se tornem mais graves.

Operações eficientes

Poder acessar seus dados de estoque com facilidade é algo que traz uma gigantesca economia de tempopara você e sua equipe. Não será mais necessário consultar planilhas perdidas em servidores ou até mesmo procurar por materiais de papel em seus arquivos, por exemplo.

Isso ocorre porque toda a base de um sistema ERP gira em torno da facilidade de deixar seus dados acessíveis de forma rápida a quem os utiliza. Como tudo é armazenado de maneira eletrônica, com algoritmos inteligentes de busca e acesso, você não precisa esperar muito para obter os dados de estoque de que necessita.

Informações valiosas para negociações

Dados são grandes aliados de negociações porque dão a você os argumentos e o conhecimento adequados para atuar de maneira estratégica. Fica muito mais eficaz negociar prazos, valores, pagamentos e prioridade de entregas com fornecedores ao contar com um sistema ERP.

A riqueza de informações fornecidas por essa tecnologia também ajudará a realizar aquisições de longo prazo com maior segurança. Afinal, você tem acesso a dados precisos que auxiliam a prever demanda com eficácia.

Ajuda para tomar decisões

Quanto mais informação você tiver, mais inteligentes serão as suas decisões. Portanto, o seu controle de estoque tem muito a ganhar ao passar a contar com um sistema ERP. Você não precisará mais se basear em suposições e arriscar seus retornos ao fazer escolhas estratégicas.

Um sistema ERP vai munir você de todos dados de que precisa para ter segurança suficiente para tomar decisões de negócios que contribuem para o sucesso da sua empresa. Isso vai proteger você de fazer escolhas erradas e comprometer negativamente o seu negócio.

Quais os próximos passos?

Com tantas vantagens a favor da contratação de um sistema ERP para controle de estoque, fica claro o quanto essa solução poderá contribuir positivamente para o sucesso das suas iniciativas. Agora que você já sabe o que é esse conceito e todos os benefícios que ele pode trazer para o seu controle de estoque, o próximo passo é contratá-lo para a sua empresa.

Sobretudo, leve em conta quais são as suas necessidades. Um sistema ERP é capaz de se adaptar às particularidades da sua empresa a partir de módulos inteligentes desenvolvidos para o seu tipo específico de trabalho e processos. Portanto, utilize essa vantagem para aproveitar resultados cada vez superiores em suas ações.

Parte essencial disso envolve escolher a empresa certa para desenvolver o seu sistema ERP. Como essa solução ficará encarregada de administrar as informações importantes do seu negócio, deve ficar nas mãos de um time competente. Do contrário, você não conseguirá contar com os benefícios que esse recurso pode trazer.

Quer contar com a melhor solução nessa área? Então, entre em contato conosco por meio do site e conte com o ERP online mais completo do Brasil.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade