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Empreendedorismo

5 dicas campeãs para fidelizar clientes no seu negócio

Redação - FoxManager
Escrito por Redação - FoxManager em 25/03/2020
5 dicas campeãs para fidelizar clientes no seu negócio

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Todo negócio que objetiva o lucro depende de suas vendas e sua clientela. Na verdade, sem os clientes sua empresa não poderá prosperar. Portanto, saber como fidelizar clientes fará toda a diferença para o sucesso do seu empreendimento.

Como vender mais e fidelizar clientes na minha empresa?

Usar boas estratégias de marketing, oferecer bons produtos ou serviços e atender bem é o caminho para fidelizar clientes, aumentar vendas e gerar lucros em sua empresa.

Dica extra

Além de desses itens citados, é importante fazer a gestão integrada e em tempo real do seu negócio. Por isso, desde pequenas até grandes redes de empresas usam a tecnologia de um software ERP para melhor administração empresarial.

Um sistema ERP online (com plano grátis) otimiza o controle de estoque, contábil, fiscal e financeiro, além de ter funcionalidades como Notas Fiscais, PDV, boletos, ordens de serviço, etc.

Automatizar o trabalho nas questões burocráticas (mas importantes) ajuda a ganhar tempo para o planejamento e implantação de melhorias no seu negócio. Conheça mais sobre o software ERP.

Agora, quer saber como fidelizar clientes na prática? Continue a leitura deste post e conheça 5 dicas de como se aproximar, conquistar e manter a confiança de seus potenciais clientes!

1. Conheça o cliente

Quem pretende ter um cliente fiel precisa entender que ele é uma pessoa única, que tem necessidades, desejos, objetivos e sonhos. Assim, o primeiro passo será conhecê-lo para saber como a empresa poderá atender suas expectativas. E isso requer uma aproximação que ocorrerá somente na base da confiança.

Mas como se aproximar do cliente? Simples: fazendo ele perceber que é importante e não apenas mais um comprador. E uma vez criado tal vínculo, é possível obter dados como grau de escolaridade, profissão, estado civil, hobby etc., porém tomando o máximo de cuidado para não ser invasivo, ou seja, intrometer-se em sua privacidade ou intimidade.

2. Não o decepcione

O comprador confiou na sua empresa, forneceu informações pessoais, permitiu uma proximidade por acreditar tratar-se de uma relação comercial individualizada e respeitosa. Então, não o decepcione! Não compartilhe seus dados sem autorização e evite encaminhar mensagens com propagandas de produtos pelos quais ele não tem o menor interesse.

Aborde-o de forma neutra, desinteressada, algo como: “estamos sentindo sua falta”; “podemos ajudá-lo nessas férias?”; ou “parabéns pelo seu aniversário”. E sempre o tratando pelo nome, o que fortalece a ideia de que ele é importante para sua organização. Mas lembre-se de que essa abordagem tem que ser verdadeira, autêntica, e não uma mera técnica de vendas.

3. Estabeleça programas para fidelizar clientes

Crie um sistema de pontuação para sua clientela de acordo com as compras efetuadas ou mesmo com o interesse que os diversos clientes manifestarem em relação a determinados produtos. A partir daí, elabore uma pauta de benefícios, por exemplo:

  • descontos personalizados;
  • prazos maiores para pagamento;
  • prêmios extras: uma pequena lembrança compatível com o perfil do cliente, uma redução no preço de estacionamento, restaurante ou cinema conveniados.

Tenha em mente que um comprador não necessariamente será um cliente e, dessa forma, poderá ou não ser fiel ao seu estabelecimento. Uma vez conquistada a sua fidelidade, faça o que puder para mantê-la.

4. Escute as críticas e reclamações

Um cliente fiel sente-se à vontade para expor suas eventuais insatisfações – ao contrário daquele que dirige críticas com a única intenção de prejudicar a empresa. Sendo assim, escute-o com atenção e procure reparar algum descontentamento que ele possa ter experimentado.

Isso poderá ser feito de várias formas: trocando um produto ou refazendo um serviço sem nenhum ônus, concedendo abatimento em outra compra etc.

Reforce ainda essa reparação com um agradecimento por contribuir para o aperfeiçoamento das operações de sua própria firma.

Clientes satisfeitos após receber bom atendimento. É importante fidelizar clientes para seu negócio crescer
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Clientes satisfeitos após receber bom atendimento

5. Desenvolva a arte de fidelizar clientes

Não existem regras ou receitas infalíveis para conquistar a fidelidade do cliente. Trata-se de uma arte que envolve noções de diversas ciências e técnicas: administração, finanças, vendas, marketing, informática, psicologia, sociologia etc.

Invista em capacitação, pois as melhores dicas de nada valerão se você e sua equipe de colaboradores não puderem colocá-las em prática.

E mais: sendo uma arte, a fidelização se desenvolve no dia a dia, exercitando-a, aprendendo com os acertos, mas principalmente com os erros.

E então, conseguiu obter uma base de como fidelizar clientes? Percebeu que se trata de um procedimento que exige conhecimento e treinamento constante? Esperamos que sim!

Continue a buscar mais informações sobre gestão empresarial, contabilidade, sistemas ERP e tecnologia para negócios, gestão de estoque, vendas, e outros ligados ao universo do empreendedorismo.  

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