Administração

O líder e a Eficiência da Equipe no Home Office

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 09/04/2020
O líder e a Eficiência da Equipe no Home Office

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Com a recomendação para ficar em casa e evitar o contato com outras pessoas para prevenir a propagação da Covid-19, as empresas adotaram o Home Office, mas para muitas ainda é um desafio esse novo modelo de trabalho. O líder tem o papel de dar a direção e mostrar se todos estão no caminho certo, alinhados com as expectativas da empresa. Mas como fazer isso à distância?

Nessa hora todos passam pela adaptação a uma outra forma de trabalho e gestão. A liderança precisa garantir que todos saibam das suas atribuições, das metas e consigam produzir sem ninguém estar olhando. Muito diferente do modelo tradicional de trabalho com controle de horários para chegar e sair.

Clareza da Comunicação

Manter a comunicação entre gestor e equipe e até entre os integrantes é um ponto muito importante. Um aplicativo que ajuda muito nisso é o Trello. Todo o alinhamento fica organizado em um único lugar e evita que o líder precise cobrar pequenos passos. É possível ter uma visão geral de cada projeto e de cada um da equipe. Tudo o que puder ser feito para evitar o micro gerenciamento é importante.

Ter Reuniões Periódicas

Reuniões são importantes para ajudar no foco e alinhamento de metas e expectativas de toda a equipe e dos gestores. Para reuniões eu recomento o Zoom, aplicativo para videoconferências. A dica é que tenha pauta e não seja muito extensa.

Por exemplo, toda segunda-feira fazemos uma reunião para discussão das MCD (Metas Crucialmente Definitivas) para que o colaborador traga o que ele definiu como as três metas importantes dele para a semana e alinhamos juntos esse trabalho. Também revemos a semana anterior e o que cada um cumpriu do que havia sido definido. Isso nos ajuda muito, pois todos sabem o que está acontecendo e se comprometem.

Manter a Motivação e o Incentivo

Muitas empresas não tiveram tempo de aplicar um treinamento sobre boa conduta em home office. É essencial pensar nas hipóteses e, estando em casa, os funcionários estão sujeitos a interferências de cunho pessoal, enquanto alguns podem ter dificuldade em pausar um trabalho ou descansar em determinados momentos. Tenham em mente que ninguém consegue ser mais produtivo trabalhando por oito horas ininterruptas em casa, até mesmo porque não é algo saudável.

Esse também é um bom momento para reestruturar determinadas metas e objetivos. Com o mundo mudando tão rapidamente, planejamentos a longo prazo param de fazer sentido e começam a ficar obsoletos. É preciso entender a situação e passar isso para o restante dos colaboradores para que eles entendam também, até mesmo porque estamos beirando uma crise que pode acarretar na demissão de muitas pessoas.

Crie Rituais

É muito importante criar rituais antes do início do trabalho em casa. Faça tudo como se você fosse sair para trabalhar. Tome um bom café da manhã (não na mesa de trabalho), coloque uma roupa adequada e esteja arrumado para a ocasião. Assim, seu cérebro e sua família vão entender que aquele momento é o momento do trabalho.

Planeje Seu Dia

Organização de tempo e tarefa é fundamental para ser mais produtivo. Coloque o horário certo para ver seus e-mails, para fazer propostas, para fazer follow ups com clientes e, até mesmo, para o momento de coffee break e brincadeira com seus filhos e/ou animais de estimação. Com seus horários organizados, todos entenderão qual é o momento que você estará disponível.

Separe 1 hora para seu Desenvolvimento

Em um mundo digital e 100% conectado, existe muito conteúdo on-line (boa parte gratuito) que você pode buscar. Leia bons livros, assista palestras em diferentes plataformas (TEDx e HARVARDx, por exemplo), assista lives de pessoas que você admira e já chegaram onde você quer chegar. Esse é o momento de preparação para o líder e sua equipe, pois quando tudo voltar ao normal, as pessoas que estiverem mais preparadas sairão na frente.

Líder deve Acompanhar sua Equipe

Além de relatórios diários de acompanhamento para evitar a perda de controle, é importante ter um toque humano, como reuniões em vídeo, de tema mais leve, para que a equipe relate o que vem acontecendo, pontos fracos e fortes durante esse cenário. É preciso oferecer apoio de todas as maneiras, e além do apoio financeiro, o mais importante agora é o apoio emocional. É nessa hora em que o gestor deve mostrar a cara, afinal o negócio dos negócios são as pessoas.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade