Administração

Prevenção do Coronavírus na gestão empresarial

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 20/03/2020
Prevenção do Coronavírus na gestão empresarial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A International Chamber of Commerce, ICC, desenvolveu um guia de prevenção do coronavírus para empresas. A pandemia do novo coronavírus é uma emergência de saúde global que requer ação efetiva de governos, indivíduos e empresas.

Todas as empresas têm um papel fundamental na minimização da probabilidade de transmissão.

As ações rápidas, efetivas e ousadas reduzirão os riscos de curto prazo para os funcionários e os custos de longo prazo para as empresas e a economia. Prevenção é a forma mais fácil e mais econômica para um processo de crescimento exponencial.

Fique Atento

Embora as ações específicas que cada empresa deve tomar dependam da localização, da natureza do local de trabalho e da potencial interrupção das operações, a ICC incentiva todas as empresas a tomarem as ações apropriadas para conter o avanço da doença.

No momento, as empresas devem desenvolver planos de continuidade de negócios – business continuity plans, em inglês – para os três cenários:

  • onde não há casos relatados;
  • onde há casos esporádicos de casos importados ou adquiridos localmente;
  • onde há transmissão local ou grande número de casos;
  • promover o entendimento entre os funcionários e suas famílias sobre a transmissão e prevenção de coronavírus, os direcionando para os sites da OMS e da autoridade nacional de saúde.

Para ajudar no desenvolvimento de tais planos, a ICC fez uma parceria com o New England Complex Systems Institute, NECSI, para desenvolver este resumo de ações que as empresas podem adotar para reduzir os riscos aos colaboradores (funcionários, clientes e parceiros) e à própria empresa.

Orientações Gerais

Na gestão empresarial, é necessário promover o entendimento entre os funcionários e suas famílias sobre a transmissão e prevenção de coronavírus, os direcionando para os sites da OMS e da autoridade nacional de saúde.

Desenvolver políticas personalizadas da organização para reduzir a transmissão e providenciar uma implementação meticulosa.

negócios devem se adaptar ao coronavírus
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Proteção é essencial

Deve-se garantir que os funcionários saibam que, mesmo com sintomas leves, não devem estar nos locais de trabalho ou em reuniões presenciais e não serão penalizados por dias afastados por conta da doença.

Desenvolver um sistema de reporte para qualquer caso suspeito.

Manter um registro claro dos contatos de cada dia. Se uma infecção for identificada, a empresa poderá alertar todos os possivelmente expostos para minimizar riscos e mitigar danos a funcionários e clientes.

Disponibilizar itens essenciais de higiene como desinfetante para as mãos e  álcool em gel, além de máscaras para as atividades indicadas.

Reuniões, Viagens e Visitantes

  • substituição de reuniões presenciais por virtuais;
  • oferecer as condições para que os funcionários trabalhem em casa sempre que possível;
  • definir uma política clara que proíba todas as viagens relacionadas ao trabalho consideradas não essenciais, especialmente o deslocamento para zonas de risco muito alto – China, Irã, regiões do norte da Lombardia e Veneto na Itália, Coréia do Sul e Tailândia (atualizado em 6 de março);
  • mudar as formas de fazer negócios para tornar desnecessárias as viagens aparentemente essenciais;
  • limitar os visitantes a partir de políticas de consulta sobre o status de sua localização de origem. Verificar os sintomas do visitante na chegada.

Locais de Trabalho

O empreendedor deve promover horas de trabalho flexíveis, horas escalonadas ou divisão por turnos para diminuir a densidade no local de trabalho. Promover férias de parte da equipe também é uma solução também para o caixa.

Empregadores devem solicitar que os funcionários que retornam de locais com casos confirmados ou que tenham contatos incertos durante a viagem sejam colocados em quarentena por 14 dias antes de retornarem ao escritório. Os empregadores devem acompanhar de perto sua condição de saúde, informar e procurar atendimento médico.

segurança contra o coronavírus
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Colaboradores que possuem contato direto com o público têm risco maior de contaminação e transmissão para terceiros

Empregadores devem ter termômetros disponíveis na área de atendimento médico da empresa. Se um funcionário tiver febre (37,3 graus Celsius ou 99,1 Fahrenheit ou superior), ele deve receber imediatamente uma máscara e ser enviado para casa.

Máscaras para Contato com o Público

Os funcionários cujo trabalho envolve proximidade inevitável com os outros devem receber máscaras.

Na entrada do prédio ou escritório, promover a lavagem das mão de todos que chegarem ao local de trabalho, além de posicionar desinfetante ou álcool em gel para as mãos em diversos locais para facilitar o uso.

prevenção coronavírus
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Proteção para dificultar a propagação do vírus

Orientar os funcionários para evitar agrupamentos em elevadores. Os elevadores não devem ser ocupados por mais da metade de sua capacidade de carga.

Espaços Comuns

O espaço de trabalho deve ser reorganizado para garantir a distância máxima entre os funcionários. Desinfetar com maior frequência áreas públicas, locais com tráfego intenso e superfícies frequentemente tocadas.

Se o ar condicionado precisar ser usado, desativar a recirculação do ar interno. Semanalmente limpe, desinfete e/ou substitua os principais componentes e filtros. Evitar proximidade nas refeições, mantendo 1 metro de distância dos demais colegas e evitando sentar-se frente a frente. Separar os utensílios e desinfetar com frequência.

Refeitórios

A equipe do refeitório deve ser frequentemente verificada quanto à saúde com uma medição diária da temperatura. Na entrada, deve-se fazer cinco perguntas sobre sua saúde (febre, tosse, falta de ar, diarréia e vômito).

Em áreas altamente afetadas, promover a entrega das refeições em vez de sair para as refeições. Providenciar ajuda para realização de pedidos de entrega de alimentos e um local higienizado e sem filas para entrega e retirada sem contato de alimentos.

Considerar como os funcionários chegam aos locais de trabalho e desenvolver recomendações, incluindo evitar o transporte público, ou a manutenção de higiene cuidadosa, evitando tocar nas superfícies, lavar as mãos e usar máscaras em áreas de maior risco. As responsabilidades de garantir as políticas do local de trabalho sobre segurança contra coronavírus devem ser claras e responsáveis, com pontos de contato designados.

Situação do Varejo

Os setores de alto contato podem ser severamente interrompidos. Intervenções precoces e efetivas podem minimizar, mas não eliminam o risco, a menos que sejam implementadas pela sociedade como um todo.

prevenção coronavírus
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio funcionários devem estar protegidos

A importância de garantir que indivíduos com sintomas de resfriado, ainda que leves, evitem o trabalho que envolve contato com outras pessoas deve enfatizada ao máximo.

Conclusões

Em resumo, manter um registro claro dos contatos de cada dia. Se uma infecção for identificada, a empresa poderá alertar todos os possivelmente expostos para minimizar riscos e mitigar danos a funcionários e clientes.

Por fim, métodos de trabalho sem contato devem ser desenvolvidos e implementados, incluindo: entrega em domicílio sem contato físico, distância apropriada em filas, espaços de entrega expedita, entre outros.

*Com informações do International Chamber of Commerce

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade