O Brasil é um dos países com mais feriados e datas comemorativas ao longo do ano, em comparação com as outras nações.
Nesse contexto, é importante salientar que, quando se fala em datas comemorativas, elas não se limitam aos feriados oficiais. Isso porque algumas foram criadas para beneficiar o consumo.
E de fato, essas estratégias são bastante rentáveis para os negócios. As estatísticas apresentam crescimentos reais, o faturamento gerado por conta dessas datas é bem significativo.
Dessa forma, essas datas podem ser uma oportunidade de explorar o marketing do seu negócio, aumentar as vendas, melhorar o relacionamento com os clientes e ainda trazer novos consumidores.
No entanto, para que os seus resultados sejam positivos, é necessário ter um bom planejamento. Além disso, mediante o cenário atual, é mandatório que se observe todas as medidas exigidas pelos governos estadual e municipal, tais como toques de recolher, revogação de pontos facultativos, etc.
Para te ajudar nessa missão, neste artigo destacamos as datas mais lucrativas e dicas bastante valiosas para melhorar as suas vendas.
Acompanhe a leitura!
No Brasil, as seis datas comemorativas que geram maior movimentação no mercado são: Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia do consumidor e Black Friday.
Nesses dias, o faturamento é muito maior em relação aos meses normais do ano, com acréscimo de cerca de 30% a 60%.
De acordo com os dados divulgados pela Ebit | Nielsen em 2019, estas são as estatísticas de faturamento dos feriados que mais vendem:
Para além das vendas, as datas comemorativas também são responsáveis por milhares de contratações temporárias no Brasil.
Se você deseja realizar um planejamento equivalente ao ano inteiro para o seu negócio, então é necessário fazer uma antecipação dos feriados.
Nós já falamos aqui quais são os feriados de 2021, ainda assim, elencamos aqui mês a mês os principais, com dicas para você ficar por dentro e aproveitar o melhor dessas datas. Veja:
1º de janeiro – Ano Novo
Com a virada do ano, o que ficou parado no estoque deve começar a girar. Então, aproveite o clima de renovação e crie ofertas para vender esses produtos.
7 de janeiro – Dia do Leitor
Aproveite a data para agradar quem ama livros. No contexto dessa data, não é necessário se restringir somente a esse produto. É possível ainda oferecer ao público itens que façam referência a obras e personagens literários.
17 de fevereiro – Quarta-feira de cinzas
Ninguém deseja “ficar na mão” por conta do feriadão do carnaval, não é mesmo? Por isso, se planeje antes, entre em contato com seus parceiros e fornecedores para saber como será o atendimento deles.
Dessa forma, você pode informar aos clientes o prazo correto para envio de produtos.
8 de março – Dia Internacional da Mulher
Nessa data você vende tanto para quem quer presentear as mulheres, quanto para aquelas que se presenteiam.
15 de março – Dia do Consumidor
No dia do consumidor, os empreendimentos tendem a apostar nas liquidações para atrair os consumidores. No contexto da data, essas promoções funcionam como um “presente” para os clientes.
Os segmentos mais procurados são: Eletrônicos, Eletrodomésticos, Moda e Acessórios, Casa e Decoração, e por fim, Cosméticos e Perfumaria.
26 de março - Dia do Cacau
Não se trata exatamente de um feriado, mas no dia 26 de março é comemorado o Dia do Cacau, ou Dia do Chocolate. Uma ótima ideia para vender não somente chocolate, mas doces em geral.
Além disso, com a proximidade da páscoa, é uma excelente oportunidade para fazer campanhas de marketing e lançar promoções vinculadas a esta data.
2 de abril - Sexta-feira Santa
No dia 2 de abril é celebrada a Sexta-feira santa ou a Sexta-feira da paixão. Alinhada a propósitos religiosos pode-se utilizar a ocasião para presentear amigos e familiares com artigos religiosos e afins.
Além disso, nessa época do ano é comum o consumo de peixes e se evitar consumo de carne vermelha, o que pode ser explorado.
4 de abril – Páscoa
A data não se limita ao segmento religioso, movimentando também categorias como eletrodomésticos, alimentação, brinquedos, embalagens e utensílios de cozinha. No entanto, nesta data o segmento mais aquecido é o de chocolates e doces. Nesse sentido, empreendimentos deste segmento devem ficar atentos para alavancar as vendas.
Além disso, é possível encontrar diversos microempreendedores que aproveitam esta data para fazer uma renda extra, através da fabricação caseira de ovos de páscoa, chocolates e doces em geral.
Chocolates e doces em geral são opção para a páscoa, que podem ser fabricados até mesmo em casa.
23 de abril – Dia Mundial do Livro
Essa é a data dedicada a quem é fã de literatura. Nesse cenário, você pode seguir a mesma estratégia do Dia do Leitor.
Final de abril – Dia do Frete Grátis
Frete grátis é a grande felicidade de muitos consumidores. Pensando nisso, o e-commerce definiu que nesse dia as lojas deveriam ofertar os produtos com envios gratuitos.
Não há uma data específica para esse dia, por que a definição é anual, mas é certo que ocorre no final de abril.
1º de maio – Dia do Trabalho
No dia do trabalho você pode focar em ferramentas de trabalho, como pastas, bolsas e materiais de escritório, bem como notebooks e outros eletrônicos.
9 de maio – Dia das Mães
Não há dúvidas que o Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes do comércio brasileiro.
Dessa forma, os principais segmentos que beneficiam (imensamente, por sinal) são: Moda e Acessórios, Perfumaria e Cosméticos, Casa e Decoração.
12 de junho – Dias dos Namorados
O Dia dos Namorados é uma das datas que mais movimentam o comércio. Por isso, essa é a hora de criar uma campanha romântica, voltada para os casais.
Ainda, os produtos mais procurados no dia dos namorados são celulares, perfumaria, moda, beleza e flores.
30 de julho – Dia do Amigo
A ONU definiu o 30 de julho como Dia Internacional da Amizade.
Tendo em vista a importância da amizade para as pessoas, então o comércio pode se beneficiar disso.
Dessa forma, uma opção é oferecer cupons de desconto para as pessoas presentearem os amigos.
8 de agosto – Dia dos Pais
O Dia dos Pais é um dos grandes feriados, com a mais alta lucratividade.
Para lucrar mais, compreenda quais são os produtos que são preferência para os filhos presentear os pais. Entre eles estão os relógios, carteiras, eletrônicos, produtos esportivos, cosméticos, bebidas e comestíveis.
Além disso, não se esqueça de que seus clientes vão precisar do produto até o feriado. Por isso, faça um bom planejamento logístico para evitar atrasos na entrega.
Início de setembro – Semana do Brasil
A Semana do Brasil ocorre na semana do dia Sete de Setembro.
Organizada pelo Governo Federal e varejistas do país, a data nasceu para estimular o consumo como forma de lutar contra a crise econômica. Nesse sentido, a data é conhecida como Black Friday verde e amarela.
15 de setembro – Dia do Cliente
Assim como o Dia do Consumidor, o Dia do Cliente deve ser focado na ideia de que você está presenteando o cliente.
1º de outubro – Dia Internacional da Música
Essa é a data para explorar as ofertas relacionados ao universo da música, como instrumentos musicais, roupas, CDs e qualquer objeto que faça referência à arte ou aos músicos.
12 de outubro – Dia das Crianças
O dia das crianças é uma data com importante relevância para o mercado. Muitas crianças esperam ansiosas por esse dia para ganhar presentes.
Sem dúvidas, o ramo principal é o de brinquedos. Além dos comprados, os brinquedos alugados como cama elástica e piscina de bolinhas fazem sucesso nessa data comemorativa.
29 de outubro – Dia Nacional do Livro
Mais uma data para agradar quem ama ler. Portanto, vale a pena tentar as mesmas estratégias do Dia do Leitor e do Dia Mundial do Livro.
11 de novembro – Dia dos Solteiros
O Brasil tem aderido a essa data chinesa, que está se tornando pré-Black Friday. Em 2019, os 11 primeiros dias do mês geraram uma receita de R$ 2 bilhões.
26 de novembro – Black Friday
A Black Friday é a data esperada por muitos brasileiros par adquirir produtos com ofertas não vistas durante o ano todo.
Existe uma infinidade de produtos para vender na Black Friday, isso porque centenas de segmentos aderem à data. Assim, aproveite para vender de tudo, fazendo liquidações tanto quanto possível para bombar suas vendas.
29 de novembro – Cyber Monday
A segunda-feira que segue a Black Friday é como uma extensão da data, e vale a pena explorá-la.
25 de dezembro – Natal
O Natal é a data mais importante para o comércio brasileiro e, claro, um dos maiores feriados. Por isso, planeje sua campanha com antecedência para aproveitar o feriado ao máximo.
Assim como a Black Friday, o feriado do Natal é bastante democrático. Dessa forma, a data pode ser benéfica para os ramos de roupas, acessórios, alimentos, bebidas, brinquedos e eletrônicos, entre outros.
Para lucrar com os feriados e datas comemorativas, a palavra-chave é “Planejamento”.
Não há dúvidas que os lucros com os feriados e datas comemorativas são impressionantes. Mas saiba que é preciso se preparar para fazer parte dos empreendimentos que se saem bem nessas datas.
Então, sugerimos que você siga algumas etapas:
Agora que você já conhece as principais datas e dicas valiosas para o seu empreendimento, é hora de pegar o calendário e se programar.
Não se esqueça que o planejamento com antecedência, a divulgação e a transparência com os seus clientes são os seus aliados para ter sucesso na campanha!
E aí, gostou das nossas dicas de como lucrar com feriados? O blog FoxManager disponibiliza artigos relacionados a finanças, contabilidade, empreendedorismo e muito mais para você! Portanto, acesse nossa página e fique por dentro de conteúdos exclusivos.
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