Empreendedorismo

Sem Emprego? Busque o Empreendedorismo

10/03/2020
Sem Emprego? Busque o Empreendedorismo

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Certamente é comum em tempos de crise ouvirmos falar em empreendedorismo.  A falta de emprego abre esse espaço de discussão. Dessa forma, há quem se canse de enviar currículos e esperar por uma ligação de um RH e busque o empreendedorismo no Brasil. Mas você sabe o que é empreendedorismo de fato?

Existe muita vontade de se empreender no Brasil, e isso é ótimo à primeira vista.

No entanto, isso pode ser um salto no escuro, quem não se prepara, morre na praia. Dessa forma, é crucial buscar o máximo de informações, realizar cursos e capacitações que permitam que você tenha mais informações a respeito antes de abrir uma empresa. Quanto mais você se preparar, maiores são as chances de você tornar seu sonho de abrir o próprio negócio e se transformar no próprio patrão em realidade.

O que são Empreendedores?

Empreendedores são pessoas com alta capacidade criativa e com visão apurada de novas oportunidades de negócio.
Empreendedores são pessoas com alta capacidade criativa e com visão apurada de novas oportunidades de negócio.

Empreendedores são pessoas com ideias inovadoras, seja para novos produtos ou serviços. Por exemplo, o empreendedor pode criar uma nova tecnologia, um novo modelo de gestão, uma nova maneira de aproveitamento de matérias primas, melhorias para o dia a dia, entre outros.

O empreendedorismo é a capacidade inerente à certas pessoas que possuem uma visão apurada das novas oportunidades de negócios. Essa pessoas sabem identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções bem sucedidas e investem na criação de algo novo que contribua de forma positiva para a comunidade. Além disso, são pessoas dispostas a buscar recursos e correr os riscos necessários para que sua ideia ou novo negócio seja posto em prática. Depois disso, obter o sucesso esperado ao qual você tanto se preparou.

Alguns desses projetos possuem o poder de mudar todo o mercado, com uma tecnologia inovadora que substitui toda a estrutura já estabelecida no setor. Já outros possuem alto impacto ambiental, capazes de interferir positivamente no meio ambiente, outros podem trazer um impacto social. Em outras palavras, são vários os benefícios que podem ser obtidos.

Quer começar um pequeno negócio? Confira agora mesmo nosso artigo sobre Microempreendedor Individual (MEI) e saiba como começar.

Novos Negócios

Há diversas aceleradoras com programas voltados para o reconhecimento de novas startups que possam agregar valor ao mercado. Dessa forma, são estimuladas a se desenvolverem com todo o apoio necessário, inclusive financeiro em alguns casos.

Os empreendedores costumam ter perfis bem variados, porém todos costumam ser altamente criativos, perseverantes e com coragem de assumir os riscos necessários. 

Perfis de Empreendedor

  • Empreendedor que não encontra as condições que gostaria no mercado de trabalho, e se vê obrigado a iniciar um novo negócio que possa gerar renda para a família;
  • Empreendedor que busca algum tipo de transformação de impacto social que traga benefícios para várias pessoas, não se importando somente com o retorno financeiro;
  • Empreendedor é focado na criação de novos negócios, para em seguida vendê-los e reinvestir e se manter neste ciclo de criação e venda;
  • Empreendedor com ideias visionárias desde muito novo, que conseguem ver novas oportunidades em várias situações e são focados na realização de seu sonho;
  • Empreendedor com uma vida estruturada que se depara com uma nova oportunidade e opta por mudar totalmente sua vida, mesmo que tenha que aprender sobre a ideia do zero, vai atrás dessa oportunidade, disposto a enfrentar os riscos.

Há, ainda, o empreendedorismo corporativo. Trata-se de um tipo de empreendedorismo onde o indivíduo atua em uma organização já existente. Nesse sentido, o colaborador trabalha identificando e implementando métodos que conferem melhorias nos processos, produtos e serviços da organização.

Persista na Busca de uma Ideia

Empreendedorismo incorre em identificar e implementar ideias de sucesso.
Empreendedorismo incorre em identificar e implementar ideias de sucesso.

Nem sempre ter uma ideia revolucionária pode ser sinônimo de sucesso. Há muitas variáveis que sua ideia de empreendedorismo precisa considerar para que seja concretizada com resultados positivos. Sendo assim, daremos algumas dicas para facilitar que sua ideia tenha uma aceitação mais rápida:

  • Opte por seguir uma ideia em que realmente acredite e possua afinidade, isto facilitará no convencimento de outras pessoas a se unirem ao seu sonho;
  • Dê preferência a ideias capazes de ter alta escalabilidade. Quanto maior o público atingido, maior a chance de sucesso;
  • O potencial de mercado deve estar muito bem avaliado. Pode ocorrer de ideias de negócios serem excelentes, mas necessitarem de adequações ou não se encaixarem no nicho desejado. Ou ainda, o mercado pode estar saturado e não haver possibilidade de crescimento. É preciso estudar o mercado e validar seu projeto com o público alvo definido.

Pesquise, Estude e Investigue

Identifique os pontos fracos de seu projeto e busque ajuda de pessoas que possam lhe auxiliar a superá-los.

Faça testes e pesquisas de mercado no estágio inicial do projeto. Dessa forma, os erros terão impacto menor posteriormente.

Lembre-se que capacitar-se nunca é demais. Existem cada vez mais congressos, oficinas e mesmo cursos online sobre empreendedorismo e voltados para a formação e capacitação de empreendedores. 

Tenha sempre a mente aberta para o feedback dos clientes e tenha consciência do que está disposto a arriscar. Utilize indicadores para medir os resultados e poder identificar com precisão os pontos a serem ajustados.

Prepare-se para Enfrentar a Concorrência

Empreendedorismo: capacitar-se e investir em tecnologia são cruciais para enfrentar a concorrência.
Empreendedorismo: capacitar-se e investir em tecnologia são cruciais para enfrentar a concorrência.

Elabore um plano de negócios bem estruturado, prevendo o maior número de variáveis que possam surgir. Invista sempre que possível em melhorias e tecnologia, como marketing digital, marketplace e outros métodos que estão em alta e fazem diferença ao seu negócio.

Faça o registro de patente, marca e domínios, isso garante seus direitos sobre seu empreendimento e previne dificuldades futuras. Nesse sentido, a proteção dos registros do seu negócio é fundamental para manter a exclusividade.

Prepare uma gama de novidades como forma de diferenciação. Assim que sua ideia for absorvida no mercado, novos concorrentes surgirão de forma imediata.

Busque o Timing Correto

É essencial que você tenha cuidado para não se precipitar, nem fazer o lançamento de forma tardia.

Nos dois casos poderão haver consequências negativas com o projeto se não estiver totalmente maduro ou um concorrente se adiantar com um projeto semelhante no mercado.

Networking Funciona

Busque fazer networking continuamente e expanda sua rede de contatos, pois há chances de encontrar pessoas que agreguem valor ao seu projeto das mais diferenciadas formas.

Compareça aos mais diversos eventos de startups e meetups para se manter antenado nas novidades e novas possibilidades. Uma vez lá, encontre mentores e conselheiros que possuam uma visão diferente da sua. Dessa forma, você conseguirá obter novas ideias e perspectivas de caminhos ao seu projeto.

Caso necessário, procure investidores que possam realmente agregar valor ao seu projeto, sem muitas consequências negativas futuras. Dessa forma, prepare um pitch direto, a fim de transmitir sua ideia com clareza em poucas palavras e esteja sempre pronto para utilizá-lo.

O êxito leva um tempo, não é imediato. Sendo assim, mantenha uma reserva inicial além do previsto para fluxo de caixa. Isso serve para despesas não previstas pelo tempo necessário.

Invista em marketing, buscando os canais que tenham o retorno de um maior número de leads que possam ser convertidos em clientes em menos tempo.

Ainda que o progresso seja rápido, não se acomode, é muito importante lapidar sua ideia inicial continuamente. Ou seja, continue a acompanhar as mudanças de mercado.

Desafios São Feitos Para Serem Vencidos

Sabemos que para empreender é comum passarmos por muitas dificuldades. E principalmente no Brasil, onde existem diversos problemas como a falta de estímulo a créditos, burocracia e alta carga tributária. Contudo, mantenha o foco nos resultados, não desista nos primeiros obstáculos e respeite o tempo de desenvolvimento do projeto. Considerando todos esses fatores abordados, sobre o que é empreendedorismo, há mais chances de você atingir o sucesso.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Replies to “Sem Emprego? Busque o Empreendedorismo”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Empreendedorismo all line: o varejo do futuro é agora

[…] varejista precisa ficar atento às outras maneiras de vender se não quiser ficar para trás. Empreender é um ato contínuo de atualização e mudança de paradigmas, e a crise do coronavírus apenas […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › As Mudanças nas Micro e Pequenas Empresas

[…] para mudar o que for preciso. Apegar-se às próprias ideias de forma obtusa não combina com quem quer empreender nesse […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Dicas para Manter o Foco no Trabalho em Home Office

[…] entender que os hábitos vão se alterar drasticamente a partir de agora e muitos trabalhadores não vão ver mais necessidade de estar presencialmente no escritório e com […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Sociedade de Propósito Específico - SPE: o que é?

[…] na prática, isso significa que essa companhia terá como finalidade desenvolver um empreendimento, produzir um tipo de produto ou vender um tipo de serviço, sem flexibilidade para se distanciar […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Cursos online gratuitos para crescer na carreira

[…] o seu desejo é progredir na carreira, realizar o sonho de ser empreendedor ou simplesmente conseguir um bom emprego, investir em qualificação nunca é […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Nota fiscal, NF-e, NFC-e, cupom fiscal e recibo: Entenda

[…] disponíveis no mercado, modelos de recibo prontos que o empreendedor pode utilizar […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙