fbpx

Empreendedorismo

Como posso saber se tenho um negócio saudável?

Redação - FoxManager
Escrito por Redação - FoxManager em 20/02/2018
Como posso saber se tenho um negócio saudável?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Possuo um negócio saudável? Vender um produto sem uma boa margem de lucro pode ser tão arriscado quanto deixar de concretizar uma venda. Isso porque, o dinheiro entrando em caixa pode facilmente mascarar indicadores pertinentes à saúde financeira da loja. Dessa forma, compete a mim, enquanto gestor, uma postura mais estratégica, levantando indicadores internos como lucratividade e rentabilidade, a fim de detectar se tenho um negócio saudável ou não.

Além dos fatores comerciais, a falta de atenção nos indicadores financeiros, como margem de contribuição, rentabilidade e custos operacionais também pode ser crítico. Apesar de ser uma questão básica, muitos empresários pecam nisso. Afinal, é comum que pequenos lojistas acumulem diversas funções e não tenham tempo para lidar, corretamente, com métricas e dados.

Para te ajudar, confira neste artigo algumas dicas para monitorar se você tem um negócio saudável ou não. Boa leitura!

Entenda a diferença de lucratividade e rentabilidade

Apesar de similares e facilmente interpretados como a mesma coisa, lucratividade e rentabilidade são conceitos distintos. Entretanto, ambos devem ser analisados em conjunto para saber se um negócio é saudável. Basicamente, a lucratividade é o ganho real em cada negócio da loja, e a rentabilidade é a relação entre o investimento inicial feito pelo lojista X a lucratividade do negócio.

Dessa forma, podemos dizer que a lucratividade é a avaliação venda a venda, e a rentabilidade é a análise do negócio como um todo. Uma loja pode ser lucrativa, mas não rentável. Isso acontece quando o lucro obtido é muito baixo, fazendo com que o prazo para se ter um retorno sobre o que é investido seja muito demorado.

Como calcular:

Para exemplificar os cálculos de lucratividade, rentabilidade e de formação de preço consideramos uma loja com os seguintes valores: faturamento médio mensal de R$ 210 mil, lucro líquido de 20 mil reais e investimento inicial de 600 mil reais.

Lucratividade = (lucro líquido/receita total) x 100
Lucratividade = (20.000/210.000) x 100
Lucratividade = 0,09 x 100
Lucratividade = 9%

Rentabilidade = (lucro da empresa em determinado período/investimento inicial) x 100
Rentabilidade = (20.000/600.000) x 100
Rentabilidade = 0,03 x 100
Rentabilidade = 3%

Conheça os custos envolvidos na formação do seu preço

Consequentemente um negócio saudável é aquele que gera lucro e rentabilidade. Todavia, para que isso seja possível, você deve conhecer os fatores que formam o preço de venda dos seus produtos. Ou seja, o preço de venda ideal deve cobrir o custo do produto, despesas fixas, despesas variáveis e lucro.

  • custo: valor gasto para adquirir a mercadoria mais a logística;
  • despesas fixas: relacionadas à administração (luz, água, aluguel, salário, telefone, etc);
  • despesas variáveis: impostos, comissões, taxas de cartão de crédito, etc;
  • lucro ou margem de contribuição: porcentagem que o empresário deseja sobre a venda.

Acompanhe os indicadores complementares

Além dos valores que correspondem à gestão financeira, um negócio saudável é consequência de dados complementares bem alinhados. Como, por exemplo, número de clientes inativos, índice de compradores inadimplentes, quantidade de novos clientes, volume médio de compra, etc. Além disso, é importante monitorar o seu ponto de equilíbrio, ou seja, quanto você precisa vender para atingir o seu resultado almejado e gerar lucro.

Invista em softwares de gestão

O uso de softwares para gestão é fundamental para lojistas preocupados em saber se possuem um negócio saudável. Como falamos no começo, a maioria dos empresários não dispõe de tempo e/ou conhecimento sobre os indicadores da loja.

Com os softwares de gestão você pode ter um monitoramento completo da saúde do seu negócio. Por meio dos demonstrativos de resultados, relatórios e gráficos é possível saber o quanto seu negócio foi lucrativo, o quanto a loja ganha a cada venda, etc. Dessa forma, a análise estratégica do seu negócio será pautada sobre dados concretos e embasados.

Em resumo, é importante monitorar os indicadores para saber se você, de fato, tem um negócio saudável. Dessa maneira, ficará mais fácil identificar estratégias para melhorar a saúde da sua empresa e gerar mais lucro.

Por fim, não esqueça de seguir a FoxManager no Facebook e no Instagram e acompanhar de perto as melhores práticas de gestão!

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade