O primeiro passo para ser um empreendedor de sucesso é estar atento a várias áreas no dia a dia. O planejamento financeiro correto demanda atenção total. Será que você sabe como controlar as contas a pagar e contas a receber?
Nesse post do Blog FoxManager você irá entender como fazer isso de forma fácil e prática, organizando as contas, otimizando processos e tornando a sua rotina financeira muito mais eficiente e produtiva todos os meses.
Uma das primeiras dicas, e a mais importante, para controlar as contas a pagar e receber, é diferenciar toda a parte financeira pessoal da jurídica.
Isso faz parte do seu planejamento financeiro. Para isso, é preciso ter conta bancária, cartão de crédito e débito separados ao efetuar as operações da empresa e dos sócios de maneira independente. Outro ponto que ajuda e evita a confusão patrimonial é nunca levar dinheiro ou documentos da empresa para casa e vice-versa.
Com estas orientações simples você terá uma visão clara e objetiva de suas finanças e saberá exatamente como está a sua empresa.
Registrar toda movimentação é essencial para controlar as contas a pagar e contas a receber. Assim, quando os documentos são emitidos ou recebidos devem ser imediatamente reconhecidos em sua contabilidade. Isso evita o esquecimento e ocorrência de erros que podem levar a problemas financeiros na sua gestão administrativa.
Muitos bancos, como a Caixa Econômica Federal, oferecem orientações ao microempreendedor individual, ou como aplicar seu seguro desemprego.
Quem recebe ajuda ajuda financeira do governo federal, como o Bolsa Família, deve ter registrada suas finanças pessoais.
Organização é outro ponto de destaque, pois evita distrações e confusões na hora de registrar os valores. Procure estabelecer uma rotina em sua empresa com o recebimento dos documentos que darão origem às contas a pagar. O mesmo vale para as contas a receber, que devem ser organizadas, controladas e conferidas.
Além de permitir um controle maior, este processo também ajudará na questão da inadimplência. Assim, eventuais atrasos serão identificados pontualmente e poderão ser cobrados de forma devida.
O que você viu até agora fica mais fácil, rápido e objetivo com o uso da tecnologia.
Além de ter consciência na separação de suas contas pessoais e da empresa, e de organizar sua movimentação financeira, é preciso buscar soluções inteligentes e diferenciadas.
Assim, será possível, por exemplo, otimizar o processo de emissão das notas fiscais, o que agiliza a cobrança dos clientes.
Estas soluções também integram o financeiro, deixando o contas a pagar e contas a receber automatizados, permitindo o cruzamento de dados e conferência com extratos e outros relatórios.
De longe, a maneira mais eficiente de controlar emissão de notas fiscais de uma empresa é o Enterprise Resource Planning, conhecido pela sigla ERP.
Traduzindo para o português, trata-se de Planejamento de Recursos Empresariais. Um facilitador na vida de qualquer empreendedor pois economiza tempo e dinheiro de que possui uma empresa.
FoxManager
Seja um parceiro