fbpx

Finanças

Planejamento Financeiro: contas a pagar e a receber

Redação - FoxManager
Escrito por Redação - FoxManager em 21/09/2020
Planejamento Financeiro: contas a pagar e a receber

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O primeiro passo para ser um empreendedor de sucesso é estar atento a várias áreas no dia a dia. O planejamento financeiro correto demanda atenção total. Será que você sabe como controlar as contas a pagar e contas a receber?

Nesse post do Blog FoxManager você irá entender como fazer isso de forma fácil e prática, organizando as contas, otimizando processos e tornando a sua rotina financeira muito mais eficiente e produtiva todos os meses.

Separar os gastos

Uma das primeiras dicas, e a mais importante, para controlar as contas a pagar e receber, é diferenciar toda a parte financeira pessoal da jurídica.

Isso faz parte do seu planejamento financeiro. Para isso, é preciso ter conta bancária, cartão de crédito e débito separados ao efetuar as operações da empresa e dos sócios de maneira independente. Outro ponto que ajuda e evita a confusão patrimonial é nunca levar dinheiro ou documentos da empresa para casa e vice-versa.

Com estas orientações simples você terá uma visão clara e objetiva de suas finanças e saberá exatamente como está a sua empresa.

Registre todas as operações

Registrar toda movimentação é essencial para controlar as contas a pagar e contas a receber. Assim, quando os documentos são emitidos ou recebidos devem ser imediatamente reconhecidos em sua contabilidade. Isso evita o esquecimento e ocorrência de erros que podem levar a problemas financeiros na sua gestão administrativa.

Muitos bancos, como a Caixa Econômica Federal, oferecem orientações ao microempreendedor individual, ou como aplicar seu seguro desemprego.

Quem recebe ajuda ajuda financeira do governo federal, como o Bolsa Família, deve ter registrada suas finanças pessoais.

Organize e controle as contas

Organização é outro ponto de destaque, pois evita distrações e confusões na hora de registrar os valores. Procure estabelecer uma rotina em sua empresa com o recebimento dos documentos que darão origem às contas a pagar. O mesmo vale para as contas a receber, que devem ser organizadas, controladas e conferidas.

Organização é outro ponto de destaque, pois evita distrações e confusões na hora de registrar os valores.
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Organização é outro ponto de destaque, pois evita distrações e confusões na hora de registrar os valores.

Além de permitir um controle maior, este processo também ajudará na questão da inadimplência. Assim, eventuais atrasos serão identificados pontualmente e poderão ser cobrados de forma devida.

Conte com a tecnologia

O que você viu até agora fica mais fácil, rápido e objetivo com o uso da tecnologia.

Além de ter consciência na separação de suas contas pessoais e da empresa, e de organizar sua movimentação financeira, é preciso buscar soluções inteligentes e diferenciadas.

Assim, será possível, por exemplo, otimizar o processo de emissão das notas fiscais, o que agiliza a cobrança dos clientes.

Estas soluções também integram o financeiro, deixando o contas a pagar e contas a receber automatizados, permitindo o cruzamento de dados e conferência com extratos e outros relatórios.

Enterprise Resource Planning

De longe, a maneira mais eficiente de controlar emissão de notas fiscais de uma empresa é o Enterprise Resource Planning, conhecido pela sigla ERP.

Traduzindo para o português, trata-se de Planejamento de Recursos Empresariais. Um facilitador na vida de qualquer empreendedor pois economiza tempo e dinheiro de que possui uma empresa.

  • Leia mais: Mesmo com nova lei, seguem desafios para empreender no Brasil

    Mais ainda, ele elimina uma série de tabelas em Excel sobre os mais diversos assuntos, como área financeira, contábil, estoque e e de faturamento.

    ERP FoxManager

    Um dos ERP mais completos e acessíveis no mercado atual é o FoxManager. Melhor porque é completo e cobre diversas áreas do gerenciamento empresarial. Isso tudo de forma online e em tempo real.

    Acessível pois possui diversos planos para micro, pequenas, médias e grandes empresas. De todos os segmentos.

    Mas, se por acaso, você como empreendedor ainda não se sinta capaz de investir dinheiro em um sistema ERP, tudo bem! O FoxManager também possui uma versão gratuita que você pode utilizar por tempo indeterminado e emitir até 100 títulos financeiros por mês.

    ERP melhora operações

    Por organizar tudo de maneira rápida e em tempo real, o FoxManager traz esse diferencial de organização.

    Seu contador pode ter acesso a sua conta se você permitir e corrigir eventuais erros no faturamento de sua empresa.

    Por isso, é possível melhorar o controle de finanças, evitando pagamento de multas e juros por atrasos.

    É certo que o controle das contas a pagar e contas a receber exige certos esforços.

    Por fim, é importante procurar soluções como o FoxManager que agilizam processos e trazem diversas vantagens.

    Todavia, ficou com alguma dúvida sobre as possibilidades do controle de contas a pagar e receber? O uso da tecnologia pode beneficiar a sua empresa.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade