Empreendedorismo

Precificar Produtos e Serviços: Que Levar em Consideração?

03/10/2018
Precificar Produtos e Serviços: Que Levar em Consideração?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O momento de precificar produtos e serviços pode ser uma tarefa bastante complicada para quem está iniciando um negócio. Por outro lado, é uma questão de equilíbrio entre gerar lucro e rentabilidade e manter a satisfação do cliente. Entretanto, existem algumas questões que precisam ser consideradas para precificar produtos e precificar serviços, como fórmulas, dicas e conselhos.

Neste artigo mostraremos algumas dessas dicas e conselhos para precificar produtos e serviços com um preço justo. Assim como explicar o quanto é importante o processo de precificação em uma empresa. E de que modo o seu negócio pode mudar radicalmente com a devida atenção a este processo.

Precificar Produtos e Serviços

Existem vários motivos para precificar produtos e serviços na empresa. A importância na formação de preço não está somente na atração dos clientes, e vários motivos se mostram quando analisamos de perto essa questão.

Satisfação do consumidor

Ao realizar uma boa precificação, o consumidor se sente menos explorado. Preços baixos e equilibrados sempre atraem mais clientes que o normal. Desse modo, manter uma boa precificação auxilia a ganhar mais clientes.

Definição de Público-Alvo

O público-alvo pode ser definido por meio do preço como um dos critérios. Afinal, por ele é possível delimitar quais clientes podem comprar o produto, adquirir seus serviços prestados e que tipo de clientela o seu negócio aborda.

Ganhar da Concorrência

Quando se tem uma boa precificação, apesar da grande concorrência, você consegue sair na frente das empresas que competem consigo. O preço mais equilibrado significa estar na frente dos concorrentes para conseguir novos clientes e se manter no mercado.

Dar Descontos aos Clientes

Existe uma margem mínima que assegura o lucro da empresa com determinado produto e serviço. Isso só é alcançado por meio de uma política de preços bem definida. Dessa maneira evita-se prejuízos e todo tipo de problema com relação à vendas mal planejadas.

Otimização dos Resultados

Com preços bem definidos, o lucro e o desenvolvimento de serviços estarão menos sujeitos ao erro O que torna real a possibilidade de crescimento da empresa, maximização de faturamento e lucros.

Definir o Que Deve Ser Pago

A precificação permite que você cumpra as obrigações necessárias do modo que elas precisam ser feitas. Ou seja: salários, impostos e tributos não ficam de fora dentro do planejamento da precificação. Dessa forma, o processo de pagamento dessas obrigações ficará em dia e não causará transtornos.

Como Precificação de Produtos Pode ser Feita

Dados os benefícios de fazer uma precificação de produtos, podemos dizer quais são as etapas para se realizar uma boa precificação de produtos e serviços.

É essencial, antes de adotar uma estratégia de preços menos elevados, saber quais são os custos e despesas da empresa.

Saiba os Gastos e Despesas

É essencial, antes de adotar uma estratégia de preços menos elevados, saber quais são os custos e despesas da empresa. O faturamento, ainda que as vendas estejam boas, pode não cobrir as despesas e custos variáveis e fixos da empresa e deixar o negócio em prejuízo. A margem de lucro da empresa pode não ser tão grande por conta do preço dos produtos, e ainda que o volume seja alto, ele não será suficiente.

Os gastos são todos aqueles pagamentos que participam da atividade direta da empresa, como a compra de matéria-prima. As despesas são todos aqueles gastos necessários que auxiliam a atingir o objetivo como, por exemplo, o pagamento de funcionários.

Qual sua Margem de Lucro?

É essencial responder essa questão. A margem de lucro líquido precisa ser definida considerando vários critérios. Não basta que o valor do lucro cubra os custos e despesas, ele precisa ser mais que isso.

O lucro líquido é a diferença entre os recebimentos das vendas e os custos e despesas. Não há, no entanto, uma margem de lucro que seja mágica para todo tipo de empresa. A rentabilidade precisa ser prevista de forma responsável, limitando-se ao equilíbrio entre satisfazer o cliente e manter a margem de lucro e o faturamento.

Analise Concorrentes

A sua precificação não pode estar longe do que os concorrentes praticam. O preço das vendas precisa estar mais ou menos na faixa aplicada no mercado. Caso contrário, o seu negócio pode ir à falência pela preferência dos clientes aos seus concorrentes.

É normal que aconteça uma diferenciação de preços em promoções, por exemplo, como uma estratégia temporária. Ainda assim, não deve ser uma regra geral.

Se você diminuir o preço somente para ganhar mais clientes, e tentar manter dessa forma por um longo período, não conseguirá se sustentar por muito tempo no mercado.

Fórmulas para Precificação

A precificação de produtos e serviços costuma ser muito subjetiva e relativa entre as empresas e aos concorrentes. Ainda que hajam indicadores e custos que estão envolvidos nisso, existem algumas variáveis como o mercado em geral que não é facilmente quantificável.

Um jeito fácil de realizar a precificação é a soma do custo do produto, as porcentagens de custos e as despesas fixas e variáveis. Entretanto, existem várias outras fórmulas para precificar os produtos, além disso, a precificação do produto pode se basear na demanda, nos custos ou na concorrência. Abordaremos a seguir uma entre várias das opções de fórmulas disponíveis .

Custo Fixo

Para iniciar a definição de preço de venda dos produtos é necessário calcular o percentual de custo fixo, como a margem de contribuição que é feito da seguinte forma:

Custo Fixo % (CF) = média de custo fixo * 100 / média de vendas.

Na fórmula acima devem ser utilizados valores mensais.

Após o cálculo de custo fixo, é preciso calcular a taxa de remarcação, através da seguinte fórmula:

Taxa de remarcação (TM) = 1 – CC (%) + CF (%) + Lucro / 100.

A sigla CC significa custo de comercialização que se refere aos custos necessários para venda do produto, como comissões e impostos e CF significa custo fixo, já calculado na fórmula anterior.

O próximo passo é finalmente calcular o preço de venda, utilizando a seguinte fórmula:

Preço de venda= CMV / TM

Na fórmula acima temos a sigla CMV, que significa custo de mercadoria vendida, que se refere ao valor pago pela empresa pelo produto a ser comercializado.

Definição de Preços

Em resumo, não basta se prender necessariamente dentro de fórmulas, afinal, o ponto de equilíbrio nem sempre é definido por meio delas. Ainda assim, elas são boas indicadoras do modo em que se pode definir bons preços.

Por fim, o mais importante é ter em mente que precificar produtos e serviços deve estar no poder de observação empreendedora do mercado e de modos criativos de se destacar frente a concorrência considerando fatores internos e externos.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Precificar Produtos e Serviços: Que Levar em Consideração?”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Gestão empresarial - 6 coisas que empresários precisam saber

[…] de capital de giro precisa, sem ter um plano de negócios ou saber como calcular o lucro e o preço de produtos? Isso é mais comum do que se […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Plano de Negócio: dicas práticas de gestão empresarial

[…] de Marketing (definir produtos/serviços a serem oferecidos, preços, estratégias promocionais previstas, estrutura de comercialização, localização do […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙