Marketing e vendas

Sistema de CRM: a jornada do cliente em suas mãos

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 10/02/2020
Sistema de CRM: a jornada do cliente em suas mãos

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Empresas que atuam no ramo de marketing e vendas devem investir em um sistema de CRM. Mas você sabe o que significa o chamado Customer Relationship Management, afinal? Essa ferramenta poderosa é capaz de lhe dar dados e informações sobre seus clientes e aumentar seu faturamento por meio de melhores vendas.

Dessa forma, continue lendo para ficar sabendo de tudo sobre essa ferramenta poderosa de marketing e vendas!

Sistema de CRM

Primeiramente, o conceito de CRM é o de entender melhor quais as necessidades do seu cliente a um nível quase pessoal. Imagine o dono de uma pequena mercearia que conhece todos os clientes do bairro em que ele atende tanto por nome quanto seus hábitos de compra.

Sendo assim, o dono conhece tão bem que sabe quando cada um deles costuma aparecer em seu estabelecimento, o quanto tempo levam para escolher determinado gênero de produto e quanto eles costumam gastar.

Logo, imagine esse ótimo hábito de gerenciamento aplicado para toda a sua operação de vendas. Acompanhando toda a jornada de compra do cliente. A isso se dá o nome de CRM.

Desse modo, ao invés de estar tudo gravado na cabeça do dono da mercearia, as informações importantes sobre seus clientes estarão catalogadas em um banco de dados separado por: etapas de vendas, conclusão, customer success e até mesmo um plano de fidelidade.

A busca por excelência

O CRM nada mais é do que você buscar excelência na relação com quem está com o cheque em mãos, ou seja, aquela pessoa que é responsável pelo seu faturamento. Ora, e porque não transformar isso em um sistema?

O marketing é uma ferramenta poderosa de vendas, mas por vezes pode soar agressivo, ou redundante demais quando é falada a mesma coisa a todos.

Pense bem, o marketing é responsável por atrair as vendas, mas a conclusão da operação fica a cargo do vendedor. Com certeza o marketing trabalha o processo de um para muitos. Já o processo de vendas se dá um para um.

O CRM foi pensado justamente para ajudar o vendedor no ato da venda pois traz todas as informações necessárias. Estou falando aqui de sua dor, suas necessidades, qual seu deadline e o que ele pretende ao adquirir seu produto ou serviço

Para um vendedor, fica mais fácil você ter essas informações em mãos na hora de negociar com o cliente.

A jornada do cliente

Por isso, nós destacamos algumas fases importantes da jornada de vendas do cliente. Tenha em mente de que cada sistema de CRM pode ter suas próprias fases, dependendo de sua configuração.

Conseguindo leads

A obtenção de leads é a base do funil de vendas, o ponto inicial importante de todo o processo. O empresário que quiser investir em um CRM eficiente deve desenvolver uma maneira de captar leads.

Lembre-se que as características do seu negócio, e de seus clientes, deve ser respeitada. Portanto, elabore uma maneira de conseguir algumas informações essenciais deles sem ser invasivo.

Uma boa sugestão para a captação de leads para o CRM é um pequeno questionário rápido e fácil de ser preenchido. Você pode, por exemplo, oferecer uma cortesia de um produto ou serviço seu que vai deixar seu lead encantado. Tudo o que ele precisa fazer é deixar alguns dados como nome completo, e e-mail.

Se pensarmos em uma estratégia tendo em vista a indústria 4.0 isso pode ser feito por meio de um QR Code. Ao acessá-lo por meio de seu celular, o cliente vai ter acesso a tal cortesia, basta antes preencher rapidamente alguns dados citados acima. Viu como não é complicado?

A venda

Ao ter em mãos a lista você pode disparar e-mails personalizados ou mesmo telefonar oferecendo seu conjunto de produtos ou serviços e explicar porque eles podem ser úteis ao lead tendo em vista sua preferência por tal coisa.

São inúmeras listas disponíveis já prontas na internet, mas é sempre interessante você formar a sua própria.

Se o lead foi convencido de comprar de você isso o torna em cliente,em outras palavras, um potencial ‘embaixador’ da marca. Isso, é claro, se ele ficar satisfeito com a aquisição que fez do que você ofereceu.

Customer Success

Esse é o momento de acompanhar se tudo deu realmente certo e o seu cliente ficou satisfeito com a sua empresa. Dependendo de como a relação entre você e o cliente ficou estabelecida anteriormente, mande um email ou faça uma ligação para entender melhor como ele está indo.

É também um momento propício de tentar oferecer um plano de fidelização, onde você promove acumulação de pontos para descontos em futuras vendas. Isso é muito comum em lojas de departamentos, companhias de cartões de crédito ou postos de gasolina.

Enquanto isso, é aconselhável até mesmo a realizar um outro questionário para saber o quão realmente ele ficou satisfeito com o desempenho do seu produto ou serviço. Desse modo, tabule os dados coletados pela pesquisa e monte uma planilha de satisfação que irá orientar onde você foi bem e onde você precisa melhorar.

CRM do FoxManager

Você conhece a plataforma de sistemas de software ERP FoxManager? Muito embora negligenciada, ela é ideal paras o empreendedor que pensa em continuar crescendo de maneira sustentável e eficiente.

Possuindo diversos módulos que são críticos para o bom andamento da empresa no seu dia a dia, o ERP FoxManager reúne em apenas um local módulos diversos como: estoque, financeiro, contábil, fiscal, PDV, e claro, o CRM.

Com um sistema ERP operando no centro nervoso de seu negócio é possível realizar uma gestão empresarial mais eficiente, sendo assim, ele acaba com o temível retrabalho de executar diversas vezes uma mesma tarefa.

Fim da Jornada Não é o Fim

Em resumo, o mais importante é ter em mente que o processo de vendas do consumidor é cíclico, não se trata de um processo linear com início, meio e fim. A jornada de vendas é constante uma vez que o cliente esteja no seu sistema de CRM, bem como em qualquer tipo de vendas.

Por fim, é preciso garantir seu retorno e sua satisfação constantemente. É muito mais caro você atrair novos clientes para seu negócio do que mantê-los nele. Lembre-se disso!

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