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Ferramentas para planejamento estratégico empresarial

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 25/07/2019
Ferramentas para planejamento estratégico empresarial

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Um dos principais desafios dos empresários é garantir um planejamento estratégico de negócios bem elaborado. Nesse sentido, muitas ferramentas podem auxiliar os gestores na organização das suas atitudes dentro da empresa. O objetivo é, principalmente, expandir sem perder rendimentos. Assim, é importante ter um plano estratégico completo para ter sucesso

Traçar futuros resultados, caminhos e ideias são componentes de um planejamento estratégico.

Neste artigo vamos expor algumas das ferramentas que ajudam a alocar recursos e reconhecer diferentes caminhos dentro da empresa para fazer o planejamento estratégico.


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Definir missão, visão e valores da empresa

A missão de uma empresa é composta pelos desafios que a atividade empresarial pretende vencer. Os meios precisam ser especificados dentro dessa definição. 

A visão da empresa, por outro lado, define-se como qual a meta dela a longo prazo. Crescer, aumentar os rendimentos, ser sustentável, ajudar em causas sociais e outros itens podem compor a visão de uma empresa. 

Os valores da empresa são constituídos pela sua cultura. As práticas e atitudes da empresa devem ser todas guiadas por esses valores. 

Definir esse tripé composto pela missão, valores e visão é fundamental para atrair os colaboradores e investidores. 

Análise SWOT

A análise SWOT é uma importante ferramenta para que o planejamento estratégico dê certo. Ela é útil devido ao fato de que produz um diagnóstico empresarial do que precisa ser melhorado dentro do seu negócio. 

O nome SWOT vem das palavras inglesas ‘strength’, ‘weakness’, ‘opportunities’ e ‘threats’. Elas significam, respectivamente, ‘força’, ‘fraqueza’, ‘oportunidades’ e ‘ameaças’. 

Nesse método de análise empresarial são listadas:

  • fraquezas;
  • forças; 
  • oportunidades;
  • ameaças. 

Quando todas essas variáveis são postas na mesa, então fica fácil observar e diagnosticar qual o principal problema dentro da empresa. Depois disso, basta buscar  melhorias com foco no diagnóstico. 

Mapa estratégico BSC

Chamamos de mapa estratégico o mapa conhecido como Balanced Scorecard. Ele funciona do seguinte modo: quatro fundamentos são definidos dentro de uma empresa para que ela organize os processos internos. Em linhas gerais, ela mostra o desempenho da empresa de acordo com esses quatro pilares da empresa. Os pilares são os seguintes: 

  • segmento do cliente; 
  • segmento financeiro;
  • segmento do desenvolvimento intelectual;
  •  segmento do saber-como dos processos. 

O entendimento da totalidade da empresa inicia-se a partir da análise de cada um desses segmentos, analisando o comportamento do cliente e passando até o saber-como dos processos internos da empresa. Essa estratégia surgiu a partir de uma necessidade de mudança da metodologia original que as empresas lidavam nos anos 90. 

A partir do BSC, vários objetivos e metas podem ser estipuladas, facilitando assim o desenvolvimento do planejamento estratégico empresarial.

Matriz BCG e planejamento estratégico

Constantemente mencionada, a matriz BCG serve para fazer uma análise do ciclo de vida de produtos ou de estratégias de vendas. Uma análise periódica por meio dessa metodologia pode ajudar no planejamento estratégico. 

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Um gráfico BCG ajuda a tomar quatro tipos de decisões, a saber: 

  • manutenção;
  • construção;
  • ganhar rendimentos;
  • cancelar a produção. 

Os produtos da empresa precisam ser categorizados e a partir dessa classificação uma decisão pode ser tomada. 

As categorias são, grosso modo, as seguintes: estrelas, desconhecidas, animais e maduras. Cada produto se encaixa em uma ou mais dessas categorias. 

A categoria de estrela abarca produtos cujo mercado cresce rapidamente.  A desconhecida abarca produtos cujo mercado não é dominado pela sua empresa; os produtos que se encaixam na categoria de animais são aqueles que devem ser retirado do mercado, já que o mercado está fraco. Por fim, a categoria madura abarca os serviços e produtos que a sua empresa já tem muita experiência e continua ganhando com isso. 

Simplificadamente, essa é a metodologia BCG. Ela ajuda na hora de montar bom plano e conseguir colaboradores. 

Essas quatro maneiras de analisar uma empresa servem de norte para tomar decisões dentro da empresa. Combiná-las pode ajudar na eficiência para criar um bom planejamento estratégico. 

Crescer um negócio requer que o empresário coloque sua mão na massa para atingir melhores resultados. Postular metas impossíveis não ajuda a empresa e a falta de esforço impede que metas fáceis sejam alcançadas. 

Ter uma visão realista da empresa por meio dessas análises poderá ajudar no aumento do rendimento da sua empresa.

Também é muito importante buscar mecanismos tecnológicos para gestão consciente e planejada. Boas estratégias empresariais garantem aumento de lucros. Outra alternativa que melhora a lucratividade, otimiza tempo e a própria administração empresarial é o uso dos sistemas ERP.

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DICA

O mais completo ERP (Entreprise Resource Planning) do mercado brasileiro é o FoxManager. 

O sistema, que garante acesso grátis para até dois usuários, possibilita emissão de notas fiscais e boletos, controle contábil, relatórios  e várias outras necessidades empresariais. 

Além das funcionalidades já disponíveis, o software também possibilita a customização de acordo com as necessidades específicas de cada empresa


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