Empreendedorismo

Negócio Lucrativo Para Abrir em 2020; Veja Sugestões

26/12/2019
Negócio Lucrativo Para Abrir em 2020; Veja Sugestões

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Além de negócios tradicionais, como os do ramo de alimentos e bebidas, a tecnologia aparece com força entre as opções para novos empreendedores que desejam abrir uma empresa ou começar um novo negócio lucrativo em 2020.

Deste modo, resolvemos elencar algumas das atividades que podem se tornar boas opções para empreender durante o ano de 2020 para ganhar dinheiro. 

Primeiramente, entenda que quem decide abrir o próprio negócio pode fazer o seguinte: buscar entre as opções de ideias para um negócio lucrativo, se planejar, buscar conhecimento técnico na área investida e bem como seguir o passo a passo para formalização, ou seja se tornar pessoa jurídica.

Entretanto, não significa que a ideia de negócio lucrativo que não esteja entre as sugestões listadas abaixo não devem ser consideradas boas apostas para empreender esse ano. Afinal, não há “receita de bolo” para um empreendimento de sucesso. 

Além disso, o que o empresário precisa é de muito trabalho e planejamento para fazer boa gestão empresarial e vencer os principais desafios do empreendedorismo no Brasil. 

Planejamento Inicial para empreender 

Antes de escolher qual negócio vai decidir empreender, ou antes de formalizar sua empresa e criar seu CNPJ, é preciso fazer um planejamento estratégico. 

Primeiramente, a dica é fazer um bom plano de negócios. Sendo assim, temos um post específico sobre isso no link.  

Entretanto, outro aspecto que é crucial para o sucesso de qualquer negócio é o planejamento financeiro, por exemplo.

Por isso, antes de abrir sua empresa é preciso entender também o que é (e como calcular) capital de giro e fluxo de caixa. Enquanto isso, leia mais sobre o assunto nesse outro artigo

Já para a abertura de uma empresa investimento é fundamental. Sendo assim, parte dele deve ser destinado para os trâmites legais, como retirada do alvará de funcionamento, licença do Corpo de Bombeiros, entre outras.

Dito isto, vamos seguir com o assunto principal deste post: dicas de um negócio lucrativo para 2020. 

Negócios abrir em 2020

Entenda que as dicas aqui levam em conta uma análise do panorama geral dos negócios. 

Então, veja abaixo as principais sugestões de áreas para abrir empresa e investir negócios lucrativos em 2020.

1- Tecnologia 

Cada vez mais em alta, o mercado de startups cresce no país. Boas ideias, profissionais de tecnologia e um bom projeto podem encantar investidores e gerar soluções lucrativas. Entre opções de negócios na área podemos citar, por exemplo, as fintechs e startups que desenvolvem aplicativos variados.

O que é fintech

O termo fintech é oriundo do inglês “financial technology”. Em tradução livre, significa a junção de financeiro e tecnologia.

Antes de tudo, a proposta de uma fintech é – primordialmente – otimizar serviços financeiros. Para investir na área é preciso pesquisa e conhecimento técnico na área de tecnologia. Entretanto, o segmento é promissor e tem expectativa de crescimento nos próximos anos. 

Desenvolvimento de aplicativos 

Outra opção na área tecnológica é a criação de sistemas e aplicativos. São vários os investidores que buscam boas ideias para apostar. Certamente, iniciar uma startup que apresente soluções para a vida atual, nas mais variadas áreas, é um boa ideia de negócio para abrir em 2020.  

Startups foram criadas aos montes e já começaram a lançar aplicativos úteis em todo o mundo. Afinal, quem não possui um celular ou computador hoje em dia?

Note que a internet, os smartphones e a tecnologia de modo geral passam a ser cada vez mais buscados de modo amplo. 

Exemplo 

Pode-se citar como exemplo de um o sistema ERP online, que permite a gestão empresarial integrada.

 O software funciona pela internet e pode ser usado por qualquer tipo de empresa. Há até um plano gratuito que possibilita funcionalidades necessárias para qualquer empresário, como a emissão de notas fiscais e controle de estoque por exemplo. Leia mais sobre o ERP online. 

2- Marketing e Geração de Conteúdos Web

Agora, mudando de área, mas ainda abordando sobre algo relacionado com a tecnologia. Podemos citar o marketing como campo promissor entre os negócios em alta . 

Entenda que com o avanço do internet as empresas de hoje precisam ser vistas pelos potenciais consumidores na web. 

Embora muitas empresas pensem e criar os sites institucionais, apenas tê-los disponíveis no universo web não é suficiente para marcar presença no mercado concorrido. 

Clientes estão conectados 

Primeiramente, para que o possível cliente (aquele que tem interesse no tipo de serviço ou produtos que a empresa oferece) encontre e escolha onde comprar, ele pesquisa na internet. 

Neste cenário, o marketing ganhou uma nova roupagem nos últimos anos. Nem sempre a propaganda tradicional é certeza de atração de clientes. Para lucrar, a empresa de hoje precisa das redes sociais, de blogs, de sites, de plataformas digitais. 

Resumindo, a decisão de compra está relacionada com a busca por informações online.

Marketing para Web

Nesse contexto, as empresas precisam do chamado inbound marketing. Por meio deste ramo do marketing, os negócios conseguem atrair e converter internautas que buscam por assuntos de modo espontâneo, diferente do marketing e propaganda tradicional – com anúncios na TV, rádio, impressos.

Porém, para ter sucesso é preciso empregar um conjunto de estratégias para geração e conversão de leads (esses clientes em potencial que estão navegando pela web). Uma ferramenta útil é o uso de um sistema CRM online. 

Precisando de um CRM online e grátis?

Já para atração é preciso usar estratégias de SEO e marketing de conteúdo.

Principalmente profissionais das áreas de comunicação e marketing, além de interessados que se especializarem nesses temas, podem investir na abertura de um negócio focado neste vasto nicho de mercado atual. Entre as opções correlatas estão:

  • consultoria e gestão de marketing digital; 
  • consultoria e gestão de redes sociais;
  • criação de blogs e sites; 
  • geração de produtos digitais e conteúdo web.

Um dos diferenciais deste tipo de oportunidade de negócio é a possibilidade de atuação remota, ou seja, o trabalho home office. Note que o home office pode ser o modelo adotado por prestadores de serviços, autônomos, profissionais liberais ou empresas. Leia mais sobre o assunto no link

Outro diferencial que pode ser citado é o baixo investimento inicial necessário e, também, o fato de nem sempre se precisar de outras pessoas para começar a atuar. No início, uma empresa pode ser composta por uma única pessoa especializada na área.

3- Empreendimentos de Alimentos e Bebidas 

Ele quase sempre é uma opção levantada quando se pensa em começar a estudar negócios lucrativos e empreender.

Podemos citar como opções:

  • bar temático
  • marmitas saudáveis 
  • marmitas para empresas

Entre os assuntos fundamentais para quem deseja abrir um restaurante, lanchonete, bar, pub ou similar, está a ficha técnica para restaurantes. Sem ela é fácil deixar de calcular os custos reais e o preço correto dos pratos. Temos artigos específicos sobre e ficha técnica. 

PDV, gestão de estoque, emissão de notas fiscais, gestão contábil, fiscal e financeira. Tudo isso é possível com uso de um único sistema ERP online. Conheça mais sobre ele!

4- Mercado da Beleza e Bem-Estar

O salão de beleza, barbearias, fábrica de cosméticos e produtos de beleza. 

Além dos citados acima, um nicho de mercado que tende a crescer, por exemplo, é o de cosméticos naturais e artesanais. Os sabonetes, xampus, desodorantes e cremes estão entre opções.

Bem com a venda de comidas saudáveis e o crescimento do número de pessoas que deixam de consumir produtos de origem animal, há pessoas que se preocupam com os produtos industrializados que usam no dia a dia. Por isso, o mercado é uma boa aposta de negócio lucrativo para investir em 2020.

Para abrir um empreendimento na área da beleza pode-se pensar primeiro na prestação de serviços de modo individual para depois se abrir uma unidade física, como salão, barbearia etc. Para isso é importante fazer cursos e se profissionalizar. Há opções que duram poucos meses e já capacitam para entrada no mercado.

Entenda também que apostar em nichos é uma boa pedida. Há esmalterias, salões especializados em sobrancelhas, micropigmentação capilar, etc.

5- Turismo

Com a desvalorização do Real frente ao Dólar, o turismo no no Brasil pode se favorecer. 

Por isso, oferecer serviços de turismo receptivo ou uma abrir empresa de viagens é uma opção de negócio para começar nos próximos meses.

Existem franquias especializadas e de custo relativamente baixo disponíveis no mercado. Leia mais sobre franquias no post sobre o assunto. 

6- Serviços e produtos para pets

Outra opção que pode ser considerada tradicional, mas pode ser bem lucrativa é a do mercado pet. Aprender os passos de como abrir um pet shop é opção. Entretanto, há outros tipos de negócios possíveis para quem gosta e tem o sonho de trabalhar com animais. 

Podemos citar como exemplos as clínicas veterinárias e os hoteis para cães e gatos.

Primeiramente, avalie que cada vez mais os animais de estimação são criados como membros da família. Em muitos casos, os tutores não economizam nos mimos e cuidados especiais com seus pets. 

Note que a saúde e bem-estar animal passaram a ser preocupações constantes atualmente. Certamente para quem vive em grandes centros urbanos.

Então, uma dica é oferecer, além de qualidade nos serviços e produtos, comodidade aos tutores e pets.

Somada a paixão por animais, um bom estudo de mercado, investimento inicial, bem como um conhecimento técnico, é possível começar um negócio em 2020 na área de pets. 

Ou seja, seja uma clínica veterinária, hotel para pets, petshop, serviço de passeio de cães ou similar, é preciso aliar planejamento e paixão por animais para atuar (e lucrar) no mercado pet. 

7- Produtos Artesanais 

Outra opção que pode ser tida como “tradicional” em um negócio lucrativo, frente ao relacionado com as novas tecnologias, é a venda de produtos artesanais e personalizados. 

Pode parecer controverso, mas em um mundo cada vez mais conectado, muitas pessoas buscam por produtos exclusivos e criativos. 

Portanto, o artesanato pode ser uma boa fonte de renda. Além de participar de eventos ou ter uma loja física, o empresário da área também precisa investir em um site adequado com e-commerce e divulgação nas redes sociais. Ele pode também usar as estratégias citadas no tópico acima sobre o mercado de marketing para atrair clientes. Sendo assim, o e-commerce é um caminho lucrativo para destinar produtos artesanais para clientes em todo o mundo. 

Conclusões 

Em resumo, o Brasil tem enfrentado um momento de crise econômica nos últimos anos. No entanto, o cenário é de esperança e pode render lucros para quem decide arregaçar as mangas, empreender e estudar negócios lucrativos nos próximos meses.

Em outras palavras, é preciso avaliar bem, reunir boas ideias e escolher entre opções de um negócio lucrativo para abrir em 2020. 

Contudo, não basta apostar em negócios em alta para 2020. Somado a vontade de empreender é válido planejamento e investir nas novas tecnologias.  

Por fim, se já é empresário ou deseja se tornar um empreendedor de sucesso, acompanhe as dicas de nossos posts no Blog FoxManager. 

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Replies to “Negócio Lucrativo Para Abrir em 2020; Veja Sugestões”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Novos negócios: veja os 10 passos para empreender

[…] Leia também: Negócios lucrativos para abrir em 2020; veja sugestões […]

>>> Franquias - sugestões de negócios para abrir e lucrar no verão

[…] Leia também: Negócios lucrativos para abrir em 2020; veja sugestões […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Consulta CNPJ no site da Receita Federal

[…] Para saber mais informações sobre o CNPJ, clique nos links sobre Cancelamento de CNPJ e sobre a importância do CNPJ para empresas. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › MEI, EI, ME - Segmentos promissores para novos negócios em 2020

[…] isso, além de indicar dicas de tipos de empresas que podem ser criadas (veja no artigo Negócios lucrativos para abrir em 2020; veja sugestões), vamos listar aqui alguns segmentos que são promissores para quem deseja começar seu […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Nº de empresas sobe 25%; veja 5 dicas de gestão para novos negócios

[…] Já quem ainda pretende abrir seu negócio próprio pode continuar em nosso Blog e conferir sugestões no artigo: Negócios lucrativos para abrir em 2020; veja sugestões. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Trabalho autônomo - O que é e como é realizado

[…] Leia também: Negócios lucrativos para abrir em 2020; veja sugestões […]

Empresas e segmentos para se investir em 2020 – Pedro Castro

[…] isso, além de indicar dicas de tipos de empresas que podem ser criadas (veja no artigo Negócios lucrativos para abrir em 2020; veja sugestões), vamos listar aqui alguns segmentos que são promissores últimos anos para quem deseja começar […]

Empresas e segmentos para se investir em 2020 – Frota Cysne

[…] isso, além de indicar dicas de tipos de empresas que podem ser criadas (veja no artigo Negócios lucrativos para abrir em 2020; veja sugestões), vamos listar aqui alguns segmentos que são promissores últimos anos para quem deseja começar […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Quer abrir negócio em 2020? Veja 7 itens importantes para empresários

[…] Leia também: Negócios lucrativos para abrir em 2020; veja sugestões […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙