Empreendedorismo

7 desafios do empreendedorismo no Brasil

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 23/07/2018
7 desafios do empreendedorismo no Brasil

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Empreender no Brasil é sonho de muitos. Para consolidar seu negócio no mercado atual é preciso buscar sempre conhecimento e investir em boas ferramentas e métodos de gestão empresarial. Não há uma “receita de bolo” que garanta lucros, por isso é preciso muito trabalho para se tornar um empresário de sucesso.  

A dificuldade do empreendedorismo é natural, mas no Brasil ela é ainda maior. Existem vários desafios que os empreendedores enfrentam e neste artigo abordaremos sete deles. Confira abaixo: 

1 – Alta carga tributária

Se o empreendedor no Brasil não se planejar bem durante a criação da empresa com relação aos tributos, então ela poderá estar fadada ao fracasso. Vale consultar um contador e saber o que será preciso arcar após criar seu CNPJ. 

Os regimes tributários são pesados no Brasil, e fazer uma pesquisa especializada sobre a possibilidade de enquadramento em um regime tributário mais leve como o Simples Nacional e sobre a isenção de certos impostos como no caso do Microempreendedor Individual pode ser útil para ter um certo alívio financeiro.

O porte da empresa e atividade contam como critérios objetivos para ser aceito nesses modelos de tributação.

Substituição tributária – veja como funciona

O Brasil possui uma legislação extremamente complexa com relação aos impostos, com muitos detalhes e variações.

Esteja sempre atento ao acompanhar a parte fiscal de sua empresa, visto que as situações mudam constantemente, e o que foi mais favorável no início pode não ser mais vantajoso em determinado momento. Consulte sempre um contador de confiança. 

2 – Falta de estímulo de créditos

É comum que os empresários não consigam incentivo financeiro com taxas de juros muito baixas. Por isso, é fundamental planejar bem a vida financeira da empresa e fazer o controle de gastos constante. 

Acontece que muitas pessoas precisam do pontapé inicial para começar suas atividades como empresários e donos da própria empresa.

Capital de giro para empresas: o que é, como calcular e gerir?

A análise do mercado precisa ser feita por um profissional especializado, geralmente economista, o que gera um custo extra. Porém, com o auxílio desses profissionais, fica mais fácil de conseguir recursos e investir na sua empresa com melhores taxas. Uma dica fundamental é sempre fazer um plano de negócio. 

Para o controle fiscal e contábil também é indicado usar sistemas integrados de gestão, que permitem atualização de dados em tempo real. 

3 – Grande concorrência

Um dos principais desafios quando falamos de empreendedorismo é a concorrência forte presente no mercado brasileiro.

O ambiente é cada vez mais competitivo para os empreendedores, o que torna a entrada no mercado muito mais complicada. Por conta disso, é muito difícil a empresa conseguir chegar a um equilíbrio financeiro e é preciso ter uma reserva inicial para conseguir se manter competitiva .

Os concorrentes no Brasil geralmente já são os grandes empreendedores e conhecidos por seus produtos, preços, entre outros. No entanto, isso não é motivo para desanimar: você deve analisar e buscar sua forma de diferenciação dos concorrentes mais fortes, a fim de conquistar seu próprio público-alvo.

Veja opções de negócios para abrir ainda neste ano

4 – Grande possibilidade de fechamento da empresa

A probabilidade de uma empresa fechar no Brasil é maior entre os empreendedores que estavam desempregados antes de iniciarem seus negócios.

Quanto menor o planejamento, maior a probabilidade da empresa fechar. São muitos os fatores que podem contribuir como:

  • Não conseguir fornecedores ideais;
  • Não manter diferenciação entre os concorrentes;
  • Deixar de cobrar os preços corretos de produtos e serviços, perdendo lucro;
  • Deixar de identificar o público-alvo corretamente;
  • Ter o lucro muito baixo sem possibilidade de reinvestir;
  • Não fazer plano de negócio;
  • Não medir seu capital de giro corretamente; 
  • entre outros motivos.

Dados do IBGE de 2014 mostram que mais da metade das empresas que foram abertas no país são fechadas antes de completarem cinco anos de vida.É um tempo muito curto considerando todo o investimento e dedicação envolvidos.

Veja 4 dicas para evitar o fechamento de sua empresa! 

5 – Burocracia para empresas

Empreender no Brasil

Outro desafio para ser enfrentado pelos empreendedores brasileiros é a morosidade para legalizar uma nova empresa.

É comum ouvirmos que a burocracia no Brasil para abrir uma empresa ou iniciar negócios é gigantesca. É, por esse motivo, que muitas idéias não saem do papel. O Brasil é um dos países mais burocráticos quando se fala de abertura de empresas.

Segundo informação apontada pelo Banco Mundial em 2017, o tempo médio para abertura de empresa no Brasil é de 79,5 dias e envolve cerca de 11 processos. Enquanto isso, a Austrália permite que uma empresa seja aberta em menos de 5 dias.

Eireli – vantagens da empresa sem sócios

A diferença é grande e afeta todos os brasileiros, de certa forma, que demoram a conseguir iniciar um novo negócio.

6 – Escolher um nicho que o empreendedor goste

É comum ouvirmos sobre pessoas que escolhem cursar determinada área porque “dá dinheiro”, no entanto, se você não tiver nenhum tipo de afinidade com a área escolhida não conseguirá ter satisfação pessoal e se manterá apenas por obrigação.

O mesmo pode acontecer na empresa, podendo resultar em falência. Isso acontece porque muitas pessoas ouvem dicas de terceiros sobre a situação do mercado para determinado nicho, que acabam não se concretizando se não houver satisfação em se dedicar ao negócio.

Veja como fazer um plano de negócio para sua empresa

É necessário uma pesquisa de mercado detalhada, pois cada empreendedor tem suas características, experiências, valores que inserem na empresa, tornando cada trajetória única, então não é porque você conhece um empreendedor que obteve sucesso em algum setor que sua empresa teria o mesmo resultado.

7 – Conseguir fazer a gestão eficaz de empresas

Empreender no Brasil

Quem iniciou agora no mundo do empreendedorismo costuma ter muitas dificuldades de fazer a gestão financeira e administrar tudo sozinho.

Cuidar do marketing, das vendas, do financeiro, da gestão de pessoas, entre outras coisas pode não ser muito fácil, pois exigiria um conhecimento múltiplo, o que dificilmente se tem quando não há experiência anterior. Com o tempo, é claro, a dificuldade diminui devido as situações diárias..

Para agilizar esse processo, é comum que os empresários busquem ajuda com gestores experientes,  através de palestras e eventos do gênero, ou através de parcerias ou mesmo investidores.

É comum também recorrerem a contadores, assessorias jurídicas e outros tipos de profissionais com conhecimento aprofundado em sua áreas.

Manter contato com pessoas dessas áreas e procurar participar de eventos direcionados a startups é um boa forma de conseguir orientações iniciais.

Há diversas ferramentas disponíveis no mercado como o sistema ERP online, por exemplo. Ele pode ser usado até mesmo gratuitamente e auxiliar a gestão empresarial.

DICA

ERP FoxManager é o mais completo do mercado. 

Entre suas funcionalidades estão: emissão de notas fiscais, relatórios e boletos, controle de estoque, contábil e fiscal.   

O sistema garante acesso grátis para até dois usuários. Vale conferir!

Conclusão

Em suma, esses são os sete maiores desafios a serem enfrentados pelos empreendedores de alto impacto inicial no Brasil. É possível evitá-los? Não. Contudo, conhecê-los os torna menos assustadores e com a devida ajuda e boa gestão é possível superá-los de forma que não afetem tanto seu negócio.

Infelizmente o cenário do empreendedorismo no Brasil não é muito favorável, mas com o devido planejamento, foco no negócio e busca de conhecimento constante é possível driblar as dificuldade e ter sucesso.

ERP auxilia na gestão de empresas
ERP (Enterprise Resource Planning)

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade