fbpx

Contabilidade

Pague menos imposto escolhendo corretamente a CNAE

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 07/10/2020
Pague menos imposto escolhendo corretamente a CNAE

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe qual a CNAE ideal para você escolher para sua empresa?

Saber fazer essa escolha vai além de algo formal. Isso porque fazer a escolha certa determina em qual segmento sua empresa age e como será estabelecida dentro da administração tributária.

Sendo assim, qualquer erro que apareça no código selecionado, pode fazer com que a carga de tributos e suas obrigações, aumentem. Podem até mesmo, impedir o acesso aos benefícios do fisco.

Por essa razão, é muito importante que se esteja atento na hora de fazer a escolha do seu.

Se possível, contar com a ajuda de um contador em todo o processo, faz com que tudo seja mais descomplicado e diminui as chances de algum dado sair errado.

A aplicação da Classificação Nacional de Atividades Econômicas é válida para todo agente econômico capaz de produzir bens ou serviços.

Portanto, servem para identificar a fabricação do produto, a mercadoria vendida ou o serviço que foi oferecido.

Se quer saber mais, continue lendo este artigo do Blog FoxManager.

O Que é CNAE?

A CNAE como já dissemos, é a classificação que indica qual a atividade econômica uma empresa presta.

Desse modo, servem para manter um padrão em todo o Brasil dos códigos de atividades econômicas e sobre os critérios de encaixe usados por diferentes órgãos da gestão tributária do país.

Sendo assim, são bem úteis para marcar quais ações você pode conseguir fazer e a qual setor seu negócio pertence.

A CNAE tem aplicação em todo agenciador econômico que se enquadra na produção de bens e serviços.

Portanto, abrangem negócios e órgãos públicos e / ou privados. Incluem também estabelecimentos agrícolas, institutos sem fins lucrativos e até pessoas físicas.

A CNAE tem aplicação em todo agenciador econômico
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio A CNAE tem aplicação na produção de bens e serviços como agenciador econômico

Agora que você compreendeu a importância de ter um, deve estar se perguntando como escolher a CNAE perfeita para seu negócio.

Bom, a primeira coisa a se fazer é pedir o auxílio de um profissional contábil. Mas isso, falaremos mais à frente.

Então, depois você tem que descobrir qual é o código referente a atividade que sua empresa presta.

Desse modo, pense sobre as atividades da empresa, qual o seu tipo de serviço, que tipo de produto você vai comercializar, se você trabalhará apenas com um tipo de coisa ou várias outras, enfim, tudo isso vai servir para que você saiba se precisa de um ou de vários CNAE.

Essa classificação faz parte do seu CNPJ e normalmente, a maior parte das empresas possuem mais de um código pois acabam prestando serviços, produzindo e vendendo, tudo ao mesmo tempo.

No entanto, ainda que você segmente suas atividades, você precisa escolher sua atuação principal. Desse modo, todo resto será secundário.

Importância da escolha da CNAE correta

A importância de escolher bem um código se dá unicamente pelo motivo de que se você escolher errado, ele pode causar um aumento de sua carga de imposto.

Isso pode fazer com que a empresa tenha problemas de irregularidade com o Fisco e ainda, pode acabar sendo impedida de funcionar.

Ainda, caso você escolha errado, pode deixar de aproveitar alguns benefícios fiscais oferecidos. Por exemplo, algumas atividades podem ter a desoneração da folha de pagamento para certos ramos.

A Quais Impostos Você Está Sujeito?

Primeiramente, esta é uma parte de muita complexidade. Isso porque o sistema de tributos é um tanto difícil de entender.

Sendo assim, para tentar dar uma facilitada, diversos enquadramentos e alíquotas para uma variedade de serviços e comércios foram criadas.

Elas indicam as diferenças dos impostos a serem pagos pela empresa. Essa distinção é feita a partir do segmento que o negócio pertence e o tamanho de sua complexidade.

Em segundo, o que você precisa saber é em qual setor você se encaixa e depois, necessita fazer a identificação na tabela do Simples Nacional.

Busque conhecer bem a tabela de códigos CNAE
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Busque conhecer bem a tabela de códigos CNAE

Esta tabela está de acordo com o seu tipo de negócio e com o código que ele está relacionado.

Dentro do simples nacional, você acha 5 anexos. Cada um deles possui alíquotas distintas.

  • Comércio;
  • Indústria;
  • Prestação de serviço;
  • Prestador de serviço;
  • Prestadores de serviço;

Sendo assim, você está sujeito a pagar pelos impostos dentro de cada setor.

Pague Menos Imposto Escolhendo Corretamente

Para que você consiga pagar a CNAE com menos impostos, é necessário que você conheça a tabela.

Para isso, você pode procurá-la no site do IBGE, ou aqui. Eles possuem a lista completa para que você possa conferir sua categoria.

Para que você consiga entender melhor a tabela, veja que ela possui 4 hierarquias para você escolher o código. Os códigos CNAE estão em:

  • 21 seções;
  • 87 divisões;
  • 285 grupos;
  • 673 classes;
  • 1301 subclasses;

Ou seja, é como se fosse um funil que passa do mais abrangente para algo mais específico.

Algumas dicas para que você pague o imposto correto é:

1.  Leve em consideração tudo o que sua empresa faz

É fácil entender o porquê muitas pessoas não escolhem bem a sua CNAE. Afinal, é possível observar inúmeras subclasses precisas e, as vezes, a empresa acaba atuando com mais ações do que consta na descrição.

Por isso destacamos a importância de você pensar em uma atividade principal. É ela que vai fazer a representação da maior parte de sua receita e, portanto, das ações de seu negócio.

Depois é que você pode escolher as atividades secundárias. Por exemplo, se você tem uma empresa de desenvolvimento de software e app, no entanto, também trabalha com consultorias e suporte técnico, você tem mais de uma atividade.

Entretanto, sua atividade número 1 é desenvolver programas para os clientes.

Dentro da tabela, você verificará todas as seções, grupos, classes e subclasses a serem selecionadas.

2. Se atente as classes e subclasses

Quando você for conferir a tabela, perceberá que cada uma delas tem uma nota de explicação na qual tem uma descrição mais completa.

Fique atento nos detalhes de enquadramento da categoria da CNAE
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Fique atento nos detalhes de enquadramento da categoria da CNAE

Ali, todas as atividades que se incluem nesta categoria, aparecerão. Assim como também, especificam quais não se incluem.

3. Atenção ao simples nacional na CNAE

Uma dica útil na hora de escolher a CNAE correta é ver se ele pode se enquadrar no Simples Nacional.

Este é um tipo de regime de impostos simples para empresas menores.

Você pode fazer essa busca por meio do anexo publicado pela Receita Federal que faz a listagem dos códigos que impedem a adesão ao Simples Nacional.

Há ainda um anexo que explica que existem empresas que podem aderir a um regime, desde que ela somente exerça um tipo de atividade permitida.

Busque Um Profissional Da Contabilidade

Ainda que você se informe na internet sobre como fazer a melhor escolha de CNAE e faça milhares de pesquisas, esse sistema não deixará de ser algo complicado de se fazer.

Portanto, procure um profissional que atue na área de contabilidade. Ele certamente conhece todos os caminhos para que os processos não deem errado.

Ninguém melhor que um profissional da contabilidade para orientar quanto a escolha da CNAE
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Ninguém melhor que um profissional da contabilidade para orientar quanto a escolha da CNAE

Afinal, qualquer escolha inadequada será decisiva nas operações de sua empresa. Assim, um contador poderá te guiar de acordo com a atividade de sua empresa e te ajudar a escolher as opções certas.

Além disso, o profissional acaba sendo importante para avaliar qual enquadramento é mais vantajoso para que você possa inserir seu negócio em seu processo de abertura.

Desse modo, ele vai acompanhar o crescimento da empresa e avaliar quais seriam as possíveis mudanças nos códigos que poderiam contribuir para sua empresa.

E não só isso. Um contador acompanha lado a lado as mudanças da legislação que podem fazer com que a base de cálculo da CNAE se altere e, desse modo, fazer com que o seu estabelecimento tenha maiores e novas possibilidades em seu negócio.

Com todos os seus dados em mãos, é possível que o contador consiga trabalhar de forma clara, objetiva e certeira.

Um contador é necessário em várias etapas 

Não podemos deixar de lado a importância de um contador quando se trata de negócios. Através dele, é possível que várias áreas dentro de uma empresa tenham o devido cuidado.

Ainda, ajudam não só nos processos dentro de uma empresa que já está em atuação, como também em processos antes da empresa inaugurar seus serviços.

O contador é necessário em diferentes etapas do planejamento empresarial
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio O contador é necessário em diferentes etapas do planejamento empresarial

Como por exemplo, escolhendo a CNAE ideal para que a empresa é importante e ajuda a mesma a iniciar sua atuação de modo correto sem sofrer com impostos errados, risco de fechamento de empresa, entre muitos outros prejuízos que um estabelecimento pode tomar caso não se previna.

E assim, você pode ficar tranquilo quanto ao pagamento correto de tributos. Afinal, o contador já vai ter feito tudo o que é necessário e de acordo com as leis, que é o mais importante.

Então não se garanta apenas em pesquisas, vídeos e tutoriais. Uma empresa gera dinheiro e todo investimento nela que é perdido, se torna prejuízo.

Conclusão

Vimos então, neste artigo sobre o que se trata a CNAE e para que ele serve.

Mostramos também como você pode fazer para inseri-la em suas notas fiscais e como escolher o código ideal para que não corra risco de pagar por tributos errados.

É muito importante que durante a escolha você saiba e preste atenção nos pontos de classificação em que sua empresa se encaixa.

Além disso, não dispense a ajuda de um contador. Ele será fundamental para fazer que todos os documentos andem nos conformes.

Este artigo lhe ajudou? Nos conte nos comentários e compartilhe em suas redes sociais.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade