Tecnologia

Software ERP: Todas as empresas precisam de um?

16/12/2017
Software ERP: Todas as empresas precisam de um?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ter um software ERP é uma necessidade praticamente universal quando tratamos da realidade de quem possui CNPJ. Os sistemas são capazes de oferecer uma integração de dados que facilita e otimiza o desenvolvimento de processos de empresas de todos os tamanhos. Mas afinal, o que é ERP, e para que serve?

O que é ERP e para que serve?

O termo vem do inglês Enterprise Resource Planning, ou, planejamento dos recursos da empresa.

Mesmo com uma ideia inicial muito positiva sobre sua função, o ERP ainda sofre resistência por alguns empresários e gestores. E tendo em vista que nem todos conhecem as vantagens de trabalhar com a ajuda desses softwares.

Contudo, não pense que o sistema ERP serve apenas para as grandes empresas. Não! Ele pode ajudar todas: pequenas e médias empresas. Até mesmo os MEIs.

Primeiramente, é importante citar as principais vantagens desses sistemas, para que seja percebido como o investimento necessário para obtê-los vale a pena. Sendo assim, siga a leitura e confira motivos para adotar esse software na sua empresa!

Software ERP para melhorar as vendas

O ERP é sistema de gestão empresarial, que trabalha registrando as atualizações quanto aos pedidos de orçamento cadastrados no sistema. Assim, não é necessário verificar planilhas e tentar buscar como está o andamento dessas consultas. Com a automatização é possível estar sempre por dentro do que está acontecendo. Ou seja, é um sistema integrado de gestão.

Isso permite que o contato com o cliente seja feito para saber a respeito da continuidade ou não da venda do produto ou serviço. O que se segue é o caminho natural após a solicitação do orçamento.

Sem o ERP, esse processo ficaria perdido no meio do caminho, já que o fluxo de demandas seria excessivo, o que dificultaria a verificação dessas atualizações.

Desse modo, com o ERP é possível converter mais vendas, com a ajuda do sistema que mantém as informações atualizadas e facilita muito a tarefa de pesquisa e consultas.

Dica

O ERP online FoxManager conta com módulo loja e CRM para gestão de clientes.

Clique no link para usar gratuitamente.

Empresas variadas podem usar sistema ERP
Empresas variadas podem usar sistema ERP

Para centralizar os processos da empresa

Uma das principais vantagens dos ERPs é concentrar todas as atividades realizadas dentro da organização. É possível, por meio dele, acessar dados de todos os setores, se certificando de como estão os andamentos das demandas e verificando informações importantes sobre o trabalho cotidiano.

Com essa atuação o ERP consegue fornecer relatórios de dados precisos sobre todos os setores da empresa. E vai transmitindo um diagnóstico bastante amplo e facilitando os processos. Assim há um menor trabalho, já que não é necessário dividir essas tarefas e informações entre vários departamentos distintos.

Essa centralização é de grande auxílio ao trabalho do gestor, que tem uma ideia precisa de como está a empresa em si. Isso vai facilitar sua atuação na hora de tomar decisões que serão cruciais para o futuro da organização.

Para evitar problemas operacional de registros

É grande o fluxo de informações registradas em planilhas e sistemas menos robustos que algumas empresas costumam ter. Com o passar do tempo, é natural que esses dados aumentem e comecem a dificultar a operação dos documentos. Como se tratam de informações importantes, todo cuidado é pouco para que não haja problemas com os arquivos.

Um possível erro ou corrupção desses registros pode ser fatal, causando a perda de todos as informações de meses ou até mesmo anos de trabalho. Há também a possibilidade de lentidão durante a operação, o que atrapalha a produtividade do trabalho. Por isso é importante contar com o sistema ERP.

Os problemas causados por essa perda de controle dos registros podem ser graves, causando prejuízos enormes à empresa.

O software ERP disponibiliza toda a eficiência necessária para abrigar esses dados com robustez e agilidade de operação, sem trabalhos longos e que tomam muito tempo.

Para ganhar em tempo e produtividade

O trabalho com planilhas pode ser considerado arcaico. Registrar dados em diferentes documentos toma bastante tempo de funcionários que poderiam estar desenvolvendo outras atividades e atuando em demandas mais importantes e que exijam uma atuação mais subjetiva.

Delegar mão de obra apenas para preencher dados é robotizar alguém que poderia estar produzindo algo mais importante e que exige preparo e intelecto profissional.

Com a centralização de dados proporcionada pelo software ERP esse processo é muito menos trabalhoso. Ele pode ser concluído mais rápido, liberando os funcionários para atuarem em outras frentes. O sistema integrado economiza tempo, que naturalmente é utilizado para acelerar demandas mais importantes.

Sistema ERP permite a gestão integrada em empresas
Sistema ERP permite a gestão integrada

O trabalho automático e robotizado também está sujeito a erros de cansaço e falta de atenção devido a uma atividade repetitiva. Essas falhas podem causar prejuízos financeiros e até mesmo o retrabalho. Quando o sistema consegue fazer isso, são menores as possibilidades de erros primários como esses.

O ERP FoxManager possibilita a contabilidade em tempo real de sua empresa. Conheça mais sobre o sistema.

Para aumentar o desempenho amplamente

A implementação de um sistema ERP é uma forma de pensar de maneira altamente profissional. Porque ele otimiza todos os processos realizados, automatizando tudo. Isso dá aos gestores uma porta de entrada única para todos os dados que eles precisam para seguir no melhor nível de atuação.

Com esse posicionamento mais simplificado, todos os processos da empresa que dependem de informações abrangidas pelo ERP são feitos com maior eficiência. Naturalmente o caminho é de uma melhoria de desempenho em todas as funções, tendo em vista que mais funcionários estarão disponíveis para realizar demandas mais complexas.

Investimento em software ERP deve ser considerado

É possível entender os motivos pelos quais as empresas não devem abrir mão de dar esse passo em direção a uma atuação mais profissional na gestão empresarial. Elas conseguirão ter mais eficiência de processos e melhores possibilidades para quem está à frente da gestão das organizações.

Os sistemas ERP seguem as evoluções da tecnologia, que visam, cada vez mais, oferecer soluções para facilitar a vida. Seja em âmbito pessoal ou profissional, por exemplo.

Ainda que em alguns momentos a implementação desse sistema pareça oferecer um preço alto, sendo necessário um investimento considerável. Mais importante é pensar na relação custo-benefício. Logo, a análise deve ser feita em relação a todos os pontos positivos que serão obtidos com a chegada de um sistema com as características do ERP.

Ao longo prazo, a tendência é que a empresa só cresça, conseguindo mais vendas e um desempenho mais positivo. Levando isso em consideração, o lucro estará em uma crescente com o passar do tempo. Então, a tendência é que esses custos fiquem cada vez menos impactantes para o planejamento da organização.

Enfim, analisando bem todos esses motivos e como o software ERP pode ser útil para sua empresa. Então, ficou mais fácil entender essa atuação, não é mesmo?

Veja informações sobre o software ERP mais completo do mercado no link.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

22 Replies to “Software ERP: Todas as empresas precisam de um?”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Tipos de empresas: Diferenças entre EI, MEI, Eireli, Ltda e S/A

[…] também quais ferramentas usar para garantir lucratividade e a gestão integrada e em tempo real de seu negócio. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › DANFE: Qual utilidade do documento auxiliar da NF

[…] O sistema de gestão empresarial ERP completo não só emite o DANFE e outros documentos necessários, mas ele funciona como um administrador de atividades dentro da sua empresa. Emitir boletos, controlar estoque e finanças é especialidade desses softwares chamados de ERP. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Ramo de atividade - O que é e em qual devo investir?

[…] Dica de gestão empresarial: Tecnologia é fundamental para fazer seu negócio crescer! […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Home office para empresários, empregados ou autônomos

[…] necessidades como a emissão de notas, por exemplo. Por isso é importante o uso de tecnologia para auxiliar no andamento do […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Gestão empresarial - 6 coisas que empresários precisam saber

[…] tecnologia possibilita a gestão empresarial integrada – todos os setores da empresa conversando entre si – por meio do uso do sistema ERP […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Budget e forecast: Como fazer planejamento financeiro empresarial

[…] Em resumo, é fundamental controlar gastos, entender seu fluxo de caixa e saber como anda a saúde financeira do seu empreendimento. Para fazer isso de modo otimizado o ideal é usar um sistema de gestão integrada, um ERP. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Novos negócios: veja os 10 passos para empreender

[…] verifique tudo o que você já estudou a respeito do seu empreendimento e analise se seu plano inicial ainda está adequado com o momento econômico que o país […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Negócios lucrativos para abrir em 2020; veja sugestões

[…] escolher qual negócio vai decidir empreender, ou antes de formalizar sua empresa e criar seu CNPJ, é preciso fazer um planejamento […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › MEI pode sim usar contador para poupar dinheiro

[…] Microempreendedor Individual, conhecido popularmente como MEI é uma categoria de profissional autônomo que possui sua atividade laboral legalizada com pleno gozo de diversos […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › 'Brasil Mais' quer ajudar 200 mil a otimizar gestão empresarial; Veja como participar

[…] conhecidos por quem decide criar um CNPJ, entre eles: capital de giro, controle de estoque, sistema ERP, fluxo de caixa, contabilidade, gestão fiscal, […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Dinheiro para empresas - Quais os tipos e como conseguir financiamento

[…] DICA: Sua empresa precisa de um sistema cheio de funcionalidades (emissão de notas, controle de estoque, contabilidade em tempo real, etc) que permitem a gestão integrada do seu negócio. Conheça o ERP online FoxManager […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Pandemia: alugar imóvel comercial deixa de ser opção

[…] Veja como a tecnologia pode ajudar na gestão integrada e inteligente do seu […]

Análise Swot - entenda como aplicar em sua empresa - MundoEmpresa

[…] DICA: Para fazer boa gestão empresarial é preciso investir em tecnologia. Conheça as vantagens do sistema ERP online […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › OFX e Conciliação Bancária: Entenda

[…] está entre as suas preocupações realizar um controle mais eficiente nas finanças e contabilidade da sua empresa, você definitivamente precisa […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Home office: 7 modelos de negócios online para fazer em casa

[…] Com a transformação digital que impulsionou a migração de diversas empresas para o digital, a busca por modalidades de negócios a partir do modelo home office, no qual é possível criar e administrar sem sair de casa, tem se tornado cada vez mais popular entre os empreendedores. Afinal, as empresas que se destacam atualmente precisam investir em novos métodos e em tecnologia. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Balancete contábil - o que é e como usar em sua empresa  

[…] o ideal é contar o trabalho de um profissional especializado, ou seja contador, e usar um bom software para otimizar tempo e desempenho na […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Indicadores financeiros: Selic, IPCA e CDI

[…] sobre o assunto é positivo para quem deseja investir de forma individual ou para quem atua na gestão de empresas e […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Marketplace: os melhores para criar negócio digital

[…] Além dessa formalização, é válido entender que todo negócio nasce para prosperar! Então, usar um sistema ERP online que acompanhe esse crescimento evita dores de cabeça futuras advindas de migrações entre software. Por isso, entenda o que é o ERP e como ele é fundamental na gestão empresarial de qualquer tipo de empresa.   […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › MVA, ICMS e substituição tributária: entenda para gestão empresarial

[…] Note que vários assuntos, ligados com questões fiscais, financeiras e contábeis, fazem parte da rotina empresarial. Uma rotina que pode ser otimizada com o uso de um bom sistema ERP online de gestão integrada.  […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Do Simples ao IRPJ - cinco principais leis para empresários e empresas

[…] Ao abordarmos o assunto leis para empresários e empresas, nota-se que a legislação brasileira é muito extensa, mas, é importante para qualquer empresário saber quais as principais leis estão ligadas com a sua atividade. Mais que isso, é válido ter noções sobre o pagamento de tributos e outras obrigações para pessoas jurídicas. Neste sentido, a tecnologia pode ajudar e otimizar a gestão empresarial. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Sintegra - Entenda a sua importância para o Fisco e empresas

[…] Note que as questões fiscais, financeiras e contábeis, fazem parte da rotina empresarial. Uma rotina que pode ser otimizada com o uso de um bom sistema ERP online de gestão integrada.  […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙