fbpx

Empreendedorismo

Home office para empresários, empregados ou autônomos

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 20/12/2019
Home office para empresários, empregados ou autônomos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A crise econômica vivida no Brasil nos últimos anos, a necessidade de ter mais tempo para vida pessoal ou familiar, novos modelos de trabalho em empresas. Tudo isso favoreceu o crescimento das atividades no chamado home office.

Embora seja uma forma muitas vezes vantajosa para quem adota, é necessário entender que home office também é um trabalho. Por isso, é preciso manter uma rotina e – principalmente – se organizar. Afinal, o fato de estar fora de uma empresa tradicional e trabalhando ao mesmo tempo favorece para que a vida pessoal e profissional se confundam. 

Ao mesmo tempo que o interesse de profissionais em investir no trabalho remoto, é comum surgir a dúvida: como fazer home office?

O que é home office?

Primeiramente devemos entender que a definição é bem simples. 

Podemos dizer que o termo, oriundo do inglês, significa ter um escritório em casa. Além de manter um escritório no próprio ambiente familiar, dentro do próprio lar, o trabalho home office pode ocorrer em casa, em um café, aeroporto, parque etc. O conceito é de trabalhar fora do ambiente limitante e tradicional. 

Entenda que, muitas vezes, com a capacidade técnica e ferramentas – como um computador, por exemplo – é possível fazer o chamado home office de quase qualquer lugar. O que importa é a produtividade do que deve ser elaborado, não o local físico em si.

Antes de atuar o ideal é seguir algumas dicas. É fundamental ter, além de um espaço de trabalho, planejamento prévio do que podem fazer e como será a rotina de trabalho.

Afinal, estar em casa tem algumas ciladas que podem desviar a atenção. Podemos citar: liberdade para ver redes sociais, filhos que entram no espaço de trabalho e pedem atenção, entre outros.

Em sumo, é preciso vencer a ideia de liberdade plena para poder trabalhar com eficiência.

Autônomo ou empregado home office? 

Grosso modo, há possibilidade de se atuar como autônomo ou ser contratado como colaborador de uma empresa quando se adota o modelo home office. 

Para muitos, ao montar um home office, trabalhar em casa é ideal para quem atua em diversas áreas. Seja para quem quer apenas uma renda extra ou uma ocupação principal.

Freelancer ou autônomo em casa

No primeiro caso, você pode ser um freelancer (o que faz os chamados “bicos”) ou atividades sem o vínculo empregatício tradicional. 

Nestes casos há sites que favorecem o oferecimento de serviços e a busca por profissionais. Podemos citar alguns, que você pode pesquisar e acessar após terminar de ler este artigo até o fim 🙂 

Alguns sites para oferecer serviços de freelancer: 

Além de usar o home office como freelancer pode fazer parte da lista atividades atuar com venda de produtos, marketing digital, infoprodutos, entre outros, a partir do escritório montado em casa. 

Vagas de emprego home office

Outra opção é ser empregado de empresas. Neste caso, cada contrato de trabalho deve ser desenhado de acordo com as necessidades específicas.

O Linkedin e sites de empregos estão cheios de vagas para quem procura o modelo. Muitas vezes é possível atuar para uma empresa mesmo morando em cidades distantes de onde ele fica sediada.

Além disso, muitas startups estão entre elas. Então, preste atenção nas tecnologias, ferramentas e metodologias atuais!

Empresário em qualquer lugar

Agora, se além de oferecer, ou aceitar demandas de serviços você tiver um CNPJ e for um profissional de áreas como contabilidade, marketing, assessoria de imprensa, designer, entre outros, é possível trabalhar de modo similar ao se tivesse um escritório formal. A diferença é que ele fica dentro de casa.

Há muitos empresários enquadrados como Microempreendedores Individuais (MEI) que conseguem atuar de dentro de casa.

No caso de prestadores de serviço ou quem possui CNPJ, é preciso emitir documentos como notas fiscais, ordens de serviços, manter o contador atualizado. 

Atenção

Em resumo, o fato de atuar home office não exclui as necessidades de uma empresa. Por isso, é válido manter a gestão integrada da sua rotina. Uma boa estratégia é usar um sistema ERP online, que tem até mesmo versão grátis

O ERP online ajuda a controlar finanças, emitir notas, possibilita contabilidade em tempo real, entre outras coisas. Conheça mais sobre ele no link

De todo modo, independente se o profissional é empregado, autônomo ou empresário,  é preciso ajustar a rotina e se organizar para o modelo de trabalho adotado.   

Vantagens e desvantagens 

Como em todo tipo de atividade, o trabalho com home office, ou até mesmo freelancer, tem suas vantagens e desvantagens. 

Podemos mencionar como desvantagem principal a possibilidade da vida pessoal e desorganização atrapalharem o cumprimento das metas e desempenho das atividades profissionais. 

Então, para que isso não ocorra é crucial ter muita (muita mesmo) organização.  

Dicas para organização  

Monte um espaço específico para seu home office

Invista nos recursos necessários (computador, internet etc)

Tenha uma agenda

Use ferramentas tecnológicas para organização (Trello, por exemplo)

Use um sistema ERP online para emissão de notas, contabilidade e organização do negócio.

Conclusões

Conclui-se que a atividade home office é uma crescente no cenário atual. Embora não seja possível para todas as atividades de mercado, há muitas possibilidades existentes e é preciso entender bem como fazer home office antes de começar. 

Agora, é muito importante frisar que o modelo pode oferecer vantagens para empresas contratantes (menos custos com a manutenção de espaços físicos, por exemplo), para empregados e autônomos. 

Também é válido ressaltar que o modelo exige investimento em ferramentas, principalmente tecnológicas, e muita organização e profissionalismo do trabalhador envolvido, afinal atuar em home office não significa trabalhar apenas nas horas vagas. 

No caso de empresários, o modelo não deixa de lado algumas necessidades como a emissão de notas, por exemplo. Por isso é importante o uso de tecnologia para auxiliar no andamento do trabalho.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade