Sabe o que é SPED Fiscal? Gerenciar uma companhia não é mesmo um trabalho fácil. Afinal, para que o empreendimento se desenvolva, é necessário que o empresário detenha conhecimento aprofundado de todas as informações. Por exemplo: logística, contabilidade, recursos humanos, gestão financeira e planejamento tributário.
Por isso, é essencial que se entenda o que é SPED Fiscal, e como essa novidade funciona.
Primeiramente, seja qual for o ramo ou o tamanho da sua empresa, alguns dos campos mais complicados com que o empreendedor deve lidar, com certeza, são os setores contábil e fiscal. Ainda assim, essas disciplinas são elementos-chave para que a companhia se destaque perante os concorrentes e se torne uma referência no mercado.
Assim sendo, não se deve confundir o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) com o “SPED Fiscal”.
O primeiro, instituído pelo Decreto n.º 6.022 de 2007, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC). Ele busca a informatização das relações fiscais entre os contribuintes e órgãos fiscalizadores das obrigações tributárias e fiscais. Sendo assim, é dividido em três vertentes:
A finalidade do SPED Fiscal é simplificar e facilitar o processo de entrega em forma de é um arquivo digital com informações necessárias para os fiscos dos entes federativos, como a secretaria da Receita Federal.
Há também benefícios para o governo: além de diminuir a necessidade de visitas presenciais realizadas por auditoria fiscal, o programa integra os fiscos das esferas municipais, estaduais e da união como obrigação acessória.
Pu seja, o SPED reúne registros de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.
Com essa padronização e compartilhamento dos dados, é mais fácil identificar sonegações fiscais e outros ilícitos tributários. Permitindo uma auditoria interna eficiente nas empresas.
Ainda, a melhoria beneficia indiretamente as companhias que arcam com carga tributária legalmente imposta, pois elas concorrerão igualmente com seus demais competidores, que, antes, utilizavam de métodos ilícitos para reduzir o pagamento de tributos.
É de responsabilidade do contribuinte gerar, mensalmente e na forma exigida, o arquivo que contém as informações referentes ao período de apuração dos impostos ICMS e IPI, e submetê-lo à Receita Federal. Para isso, a empresa deve utilizar o Programa Validador e Assinador (PVA). Ele é fornecido pelo próprio órgão.
O PVA é um programa completo, que permite digitar as informações, alterar ou excluir escriturações, pesquisar registros, validar dados, gerar uma cópia de segurança e, finalmente, transmitir o arquivo aos servidores da Receita Federal do Brasil.
Existe a obrigatoriedade de que o documento seja assinado digitalmente por um certificado digital (e-CNPJ), do tipo A1 ou A3 emitido por uma autoridade certificadora. Somente com a obediência a esse requisito será possível o envio do documento ao SPED.
Independentemente do seu tamanho e do ramo que atue — salvo para as companhias optantes pelo regime tributário especial Simples Nacional.
Entretanto, as empresas estabelecidas no estado do Ceará que recolhem sob esse regime são obrigadas a adotar o sistema SPED Fiscal. E é importante saber que pode haver a imposição de multas por atraso ou não entrega das informações ao SPED.
O valor dessas sanções variam de acordo com as normas de cada estado.
É fundamental adotar uma postura mais cautelosa no cadastro de produtos e na inserção de seus respectivos dados.
Dentre os principais erros cometidos pelos empresários, conforme exposto no próprio domínio do SPED, estão:
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Como você já leu, o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED trata-se de uma atualização do governo que permite a declaração de informações por uma via completamente digital.
O uso do sistema ERP correto para seu negócio pode ser bastante vantajoso, pois você não gastará capital com papelada, economizará tempo com cálculos e todo o processo será automatizado por este software de gestão, eliminando falhas humanas e atrasos. Entre taantos documentos que podem ser emitidos pelos ERPs como o FoxManager estão:
Para a gestão financeira de empresas não basta fazer planilhas e controlar gastos manualmente.
O trabalho do bom gestor de empresas exige o conhecimento sobre vários temas. Veja alguns deles nos links abaixo:
A legislação fiscal no Brasil é complexa e ampla, sendo difícil cumpri-la corretamente quando todas as operações são feitas manualmente. Um bom software ERP pode ajudá-lo na escrituração de documentos fiscais nesse sentido. Muitas versões contam, por exemplo, com a possibilidade de gerar um arquivo SPED, fazendo a comunicação das notas emitidas com o Fisco.