Fiscal

Portal da Nota Fiscal Eletrônica: saiba como consultar

27/04/2022
Portal da Nota Fiscal Eletrônica: saiba como consultar

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Portal da Nota Fiscal Eletrônica é o local onde o colaborador pode consultar e realizar a emissão de nota fiscal de maneira segura e fácil. Essa é a alternativa mais buscada, mesmo que existam outras gratuitas e pagas pelo mercado.

O objetivo do portal é colocar um fim no “retrabalho” que envolve o processo de emissão de nota fiscal eletrônica, aumentar a eficiência da emissão e, principalmente, interligar todas as informações levantadas em diferentes áreas de um mesmo negócio.

Em termos práticos, é a otimização da forma de como emitir nota fiscal. Essa é uma tarefa que, inevitavelmente, precisa ser realizada com regularidade, com o portal a ação que outrora era desgastante e demorada passa a ser mais ágil.

Pensando na importância do tema, o blog FoxManager reuniu em um único artigo as principais informações sobre o Portal da Nota Fiscal Eletrônica. 

O objetivo é que você saiba como fazer a consulta através do site e como se beneficiar com o serviço relacionado com a tão necessária NF. Agora, tire todas as suas dúvidas a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é NFe e qual a necessidade do Portal da Nota Fiscal Eletrônica?
  • Como funciona a emissão de nota fiscal eletrônica?
  • O credenciamento na Secretaria da Fazenda (Sefaz)
  • Como realizar a consulta no Portal da Nota Fiscal Eletrônica

O que é NFe e o Portal da Nota Fiscal Eletrônica?

Para melhor entender a relevância do Portal da Nota Fiscal Eletrônica, nada melhor do que os conceitos mais básicos. Por exemplo, você sabe mesmo o que é a nota fiscal?

Bem, nota fiscal é o nome utilizado para definir o documento que serve para registro e detalhamento de uma venda/compra ou uma prestação de serviço. A parte mais importante é que esse documento possui validade jurídica e é imprescindível para a continuidade e sucesso da maioria dos negócios.

Via de regra, a emissão das notas fiscais é obrigatória em qualquer operação, já que é por meio delas que o Fisco consegue reunir os tributos apropriados sobre as transações das empresas. Inclusive, o fato de não emitir nota fiscal pode se configurar como sonegação de impostos e acarretar severas penalidades.

Para acompanhar o avanço das coisas, desde 2006, as notas fiscais em talões foram substituídas pelas notas fiscais eletrônicas ou NFe. Elas são bem mais práticas, modernas e ecológicas, além de mais eficazes para a fiscalização do governo quanto à gestão das informações de saídas e entradas nas empresas.

Então a NFe surge para facilitar o trabalho e a vida do contribuinte, enquanto agiliza o serviço da Receita Federal, sendo que isso já remete à necessidade do Portal da Nota Fiscal Eletrônica. Afinal, o portal foi criado para unificar as informações e facilitar o acesso do contribuinte.

Assim ele tem mais controle sobre as transações, impostos pagos, faturamento e etc. 

Como funciona a emissão de nota fiscal eletrônica?

Antes de chegar até o Portal da Nota Fiscal Eletrônica, é importante saber como funciona a emissão das NFe como um todo. 

Primeiramente, nas operações e transações são gerados dados referentes. Eles são disponibilizados na internet para que sejam acessados por aqueles que possuem a chave de acesso da nota fiscal eletrônica, assim como para a Secretaria da Fazenda do estado. Em caso de envio de um produto para outro estado, é registrado também a Secretaria da Fazenda do estado destinatário.

A partir disso, se gera a via única do Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, mais conhecido como DANFE. Ele destaca o código de acesso, além de um código de barras para ajudar na confirmação de dados dentro dos postos fiscais.

Atenção! Precisa emitir nota fiscal, boleto e fazer a gestão empresarial em um único sistema? Conheça o ERP online grátis

A circulação de mercadorias, as trocas e qualquer outra operação envolvendo os produtos ou prestação de serviço só são possíveis com esse documento. Por ser eletrônica, a nota fiscal tem acesso facilitado já que a empresa fica encarregada de transmitir os dados diretamente para a prefeitura utilizando o próprio sistema do Portal.

Mas isso exige um credenciamento. No próximo tópico você vai ver como fazê-lo!

Credenciamento na Secretaria da Fazenda

O credenciamento na Secretaria da Fazenda (Sefaz) é um daqueles passos indispensáveis. A ação é útil para emissões, para informações de pagamento aos contribuintes, para validação, para recebimento de prazos e afins.

No entanto, nem todos sabem como proceder nesse momento e a ajuda de profissionais da área de contabilidade ou empresários mais experientes no assunto costuma ser muito valiosa.

Agora, tomemos como exemplo a emissão de nota fiscal paulista. No caso do estado de São Paulo, o credenciamento exige uma senha do Posto Fiscal com o CNPJ do contribuinte. Fora que é preciso acompanhar o estado do credenciamento e outras particularidades.

Isso significa que é preciso estar sempre por dentro dos assuntos de certificação, algo que pode ser feito pelo Portal da Nota Fiscal Eletrônica.

Você pode clicar aqui para acessar a NFe paulista, no entanto, alguns estados não têm link direto para o credenciamento. Nesses casos, é possível verificar com um profissional do órgão ou um contador outras vias para resolver o processo.

Consulta no Portal da Nota Fiscal Eletrônica

Esse é o momento de aprender a realizar a consulta no Portal. Tudo pode ser feito de forma bem fácil e rápida, justamente para seguir a proposta de otimização do processo como um todo. Seja para emissão, consulta ou impressão.

Portal da Nota Fiscal Eletrônica

Para consulta, especificamente, é preciso passar pelo seguinte passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do Portal da Nota Fiscal Eletrônica pelo seu celular ou computador;
  2. Em seguida, selecione a opção “Consultar NFe”;
  3. Para dar continuidade, insira a chave de acesso;
  4. Se você ainda não tenha anotado o número da sua chave, basta conferir os 44 dígitos recebidos com o DANFE; 
  5. Uma vez localizados, forneça os dígitos e vá para o próximo passo;
  6. Faça a validação do captcha, ou seja, digite os 6 caracteres da imagem mostrada na caixa seguinte;
  7. Clique em “Continuar”;
  8. Uma nota será exibida na página, mas para que a consulta continue você precisa que o navegador esteja habilitado para gravação de “cookies”;
  9. Se assim desejar, faça a impressão do documento no ícone situado no final da página.

E pronto! Você já pode fazer a sua consulta. 

Assim como o portal NFe, outra plataforma online que permite uso de funcionalidades e benefícios aos empresários é o software de gestão ERP online grátis.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙