Empreendedorismo

Alvará de funcionamento - como tirar e qual sua importância

21/11/2019
Alvará de funcionamento - como tirar e qual sua importância

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Abrir uma empresa significa assumir responsabilidades e encarar algumas burocracias desafiadoras, mas que fazem parte da rotina de quem decide empreender no Brasil. Uma dessas responsabilidades está relacionada com a formalização do novo negócio. Toda empresa – seja micro, pequena, média ou de grande porte – precisa de alguns documentos, entre os quais o alvará de funcionamento. 

Por isso, vamos abordar o tema e ajudar novos empresário na busca de mais informações sobre o que é e qual a importância do alvará de funcionamento para as empresas. 

O que é alvará de funcionamento?

O alvará de funcionamento é um tipo de documentação emitida pelas prefeituras brasileiras. Entenda, ele é um dos mais importantes documentos exigidos aos empreendedores. 

Precisa emitir notas fiscais, boletos e fazer a gestão financeira da sua empresa? Existe um sistema ERP online e grátis que permite tudo isso. 

Ao se abrir um negócio é preciso comprovar aos órgãos de fiscalização que a empresa possui capacidade técnica e preenche os requisitos para sua atuação. 

O alvará é uma espécie de permissão para o funcionamento. Os empreendedores que atuam sem ele cometem infrações que estão sujeitas à penalidades. 

Para que o alvará seja emitido é preciso que a empresa cumpram exigências determinadas de acordo com a legislação.  Isto é, elas devem possuir uma série de licenças específicas tais como:

  • IPTU referente ao imóvel;
  • Habite-se;
  • CMM – Cadastro da Secretaria da Fazenda do Município;
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros;
  • Licença ambiental;
  • Licença sanitária.

Tendo em vista a quantidade de exigências, é importante consultar um contador para abrir uma empresa e tirar as dúvidas sobre o processo de formalização. 

Em suma, a finalidade do alvará é garantir que a empresa está apta para atuar, minimizando-se riscos para consumidores.

Como tirar alvará de funcionamento?

Cada município possui seus procedimentos para quem deseja tirar alvará de funcionamento para seu negócio. Entretanto, algumas das prefeituras de cidades do Brasil contam com a possibilidade de fazer a regularização pela internet. 

Precisa fazer gestão de estoque e controlar seu PDV?

Usar um sistema ERP é a solução!

Além de ser retirado na abertura do negócio, periodicamente é preciso renovar o alvará. Mais uma vez é válido ressaltar a relevância do profissional contador.   

Penalidades para falta de alvará 

Primeiramente, ressaltamos que quem exerce uma atividade empresarial sem alvará pode ser penalizado com autuação e multa.

Além disso, empresas que não são regularizadas podem ser interditadas por órgãos fiscalizadores, entre eles a vigilância sanitária, secretaria de meio ambiente e Corpo de Bombeiros.

Por exemplo, um pequeno negócio na área de alimentos pode ser fechado pela vigilância sanitária se não possuir a documentação necessária, que comprova a capacidade técnica e adequações que garantem a saúde das pessoas que consumirem os produtos da empresa. 

Nova lei 

A nova legislação, aprovada recentemente, simplificou a retirada do alvará de algumas empresas consideradas de baixo impacto.  

Pequenos comércios são um exemplo de atividade econômica considerada de baixo risco pela Lei da Liberdade Econômica e que foram dispensadas de ter um alvará de funcionamento. 

CNPJ 

Além de alvará, toda empresa precisa ter seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). A numeração é uma espécie de “RG” de pessoa jurídica.

Veja como criar e consultar CNPJ. 

Após a criação do CNPJ e alvará de funcionamento, é importante buscar mecanismos tecnológicos para gestão consciente e planejada de seu negócio. A tecnologia do sistema ERP online é a solução para isso. 

Por isso, o uso de um software de gestão empresarial integrada permite muitas funcionalidades (como emissão de notas fiscais, boletos e ordens de serviços), controle de estoque, fiscal, financeiro e contabilidade em tempo real. Tudo até mesmo grátis

Conclui-se que – seja você um futuro, novo ou um já experiente empreendedor -, vale a pena conhecer mais sobre a tecnologia que pode ajudar seu negócio crescer. 

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Replies to “Alvará de funcionamento – como tirar e qual sua importância”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Quer abrir negócio em 2020? Veja 7 itens importantes para empresários

[…] O alvará de funcionamento é um tipo de documentação emitida pelas prefeituras brasileiras. Entenda, ele é um dos mais importantes documentos exigidos aos empreendedores. Conheça mais sobre ele. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Nº de empresas sobe 25%; veja 5 dicas de gestão para novos negócios

[…] há alguns tipos de negócios que deixam de precisar de alvará de funcionamento e licenças, por exemplo. As atividades consideradas de baixo risco só precisam ter o […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › MEI, EI, ME - Segmentos promissores para pequenos novos negócios em 2020

[…] Lei de Liberdade Econômica, que desburocratizou alguns tipos de atividades e deixou de exigir alvarás de funcionamento, por […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Sua empresa ainda precisa de alvará? Veja as atividades de baixo risco

[…] destacar que a medida (prevista na Lei de Liberdade Econômica) retira a obrigatoriedade de alvará de funcionamento e licenças apenas de alguns tipos de […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Dicas importantes: Como abrir empresa do zero

[…] alvará de funcionamento é uma licença para fins de liberação de funcionamento na […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙